Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães

Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães, monumento natural de rara beleza. A Cidade de Pedras fica próximo a cidade de Chapada dos Guimarães, fornecendo uma vista panorâmica dos paradões.

Tema de abertura da Novela Fera Ferida, onde, uma onça percorria esculturas naturais que lembram as ruínas de uma cidade.

A Cidade de Pedra serviu de cenário para as gravações e ganhou fama ao ter suas imagens veiculadas em rede nacional.

Cidade de Pedra – Chapada dos Guimarães.

O nome do atrativo se deve às formações rochosas encontradas no local. Tais formações foram esculpidas durante anos devido a ação da chuva e vento.

Estas esculturas podem ser observadas de perto, sendo que ao chegar na Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães, passará pelas esculturas antes de ter acesso aos mirantes.

Nesta trilha, é muito comum a realização de comparações das formações rochosas com paredes de construções medievais, portais de casas, assim por diante.

Mirantes da Cidade de Pedra de Chapada dos Guimarães

A trilha que dá acesso aos mirantes da Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães tem uma extensão de aproximadamente 500 metros, permitindo chegar à beira dos canyons.

O visual dos paredões é ideal para os amantes da natureza, permitindo sua contemplação e também a possibilidade de fotos incríveis.

Ao chegar aos mirantes da Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães, é possível contemplar o Vale do Rio Claro e os paredões a uma altitude de aproximadamente 350 metros.

O vale do Rio Claro em Chapada dos Guimarães é outra atração que deve ser colocada em seu roteiro, e para saber mais basta ler o artigo que fizemos.

Neste passeio na Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães, é comum avistar bandos de araras vermelhas sobrevoando os paredões, além de pegadas de anta e de onça pelo caminho.

Também é possível contemplar o vale onde nascem alguns dos córregos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, como exemplo, as nascentes do rio Claro e Mutuca.

Para realização do passeio na Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães, é obrigatória a contratação de Guia Credenciado, pois, esta atração está dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, além de ser necessário agendamento prévio.

Para saber mais sobre o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, recomendamos a leitura do seguinte artigo:

Como dito anteriormente, a necessidade de contratação de Guia cadastrado se deve pelo fato de estar dentro do Parque Nacional e pela altura dos cânions, não possuindo qualquer tipo de proteção nos mirantes para garantir a segurança dos visitantes.

Conforme as regras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, cada guia deve acompanhar grupos de no máximo 6 pessoas.

Como chegar a Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães.

A Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães, fica cerca de 28 Km distante do centro da cidade de Chapada dos Guimarães.

O acesso é realizado seguindo por 10 Km na MT-251 em direção à Cuiabá, posteriormente virando à direita na rodovia MT-020.

Esta rodovia não é asfaltada, tendo como destino o Distrito de Água Fria, deve-se manter por aproximadamente 10 Km.

Posteriormente, realize o acesso à esquerda por onde deverá percorrer mais 8 Km até a placa de estacionamento do atrativo.

Estrada de acesso com muita areia, por isso é necessário veículo 4×4.

Veículos altos e preferencialmente 4×4 deverão ser utilizados em virtude das condições da estrada.

Alguns guias e agências que oferecem os serviços de condução, já disponibilizam o transporte.

Horário para entrada na Cidade de Pedra

Visitas podem ser realizadas diariamente das 8:30 às 17 horas, porém, a entrada na Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães é permitida somente até as 12 horas.

Vale lembrar ainda que o local não possui infraestrutura de banheiros e comércio, portanto, leve água e lanches. Além disso, não se esqueça do protetor solar, boné e câmera fotográfica para eternizar seus momentos nesse lugar.

Caso queira conhecer algumas cachoeiras de Chapada dos Guimarães, você pode querer ler o artigo abaixo:

Circuito das Cachoeiras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Quanto custa a entrada na Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães.

Para entrar no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, não é cobrado nenhum valor de ingresso, porém, em virtude da obrigatoriedade do guia, existirá o custo da diária do mesmo.

O valor médio cobrado é de R$ 150,00 por pessoa em veículo 4×4 do próprio visitante ou ainda, R$ 200,00 por pessoa incluso guia e transfer.

Por fim, aos que quiserem viver essa experiência, deixamos o link onde poderá encontrar a lista de guias credenciados e autorizados pelo ICMBio para atuarem dentro da área do Parque Nacional.

Se estiver pensando em visitar Chapada dos Guimarães e se hospedar nela, deixamos em outro artigo uma sugestão de pousadas e hotéis.

E ai, o que acharam do visual? Nos conte se já conhece ou o que recomenda em Chapada e ajude outros viajantes.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo