fbpx
Chapada dos Guimarães

Cidade de Pedra: Chapada dos Guimarães vista do alto.

Atualizado em

Cidade de Pedra: Chapada dos Guimarães vista do alto.
5 (100%) 14 vote[s]

Já imaginou como seria ver Chapada dos Guimarães do alto e em detalhes? Pois é, a Cidade de Pedra te proporciona uma visão panorâmica incrível que provavelmente jamais esquecerá.

MIRANTE CIDADE DE PEDRA

Alguém se recorda da abertura da Novela Fera Ferida? Nela, uma onça percorria esculturas naturais que lembram ruínas de uma cidade.

Então, a Cidade de Pedra serviu de cenário para as gravações e ganhou fama ao ter suas imagens veiculadas em rede nacional.

Cidade de Pedra – Chapada dos Guimarães.

O nome do atrativo se deve às formações rochosas encontradas no local. Tais formações, esculpidas pela chuva e pelo vento, podem ser observadas de perto visto que passamos por elas para ter acesso aos mirantes.

CIDADE DE PEDRA ESCULTURAS

Por vezes nos pegamos comparando as formações com paredes, portais de casas e por ai vai. Impressionante a perfeição.

Após uma caminhada de cerca de 500 metros, chegamos aos mirantes existentes à beira dos canyons de Chapada dos Guimarães.

CIDADE DE PEDRA

Contudo, antes mesmo do final da trilha, seus olhos parecem não acreditar no que veem.

CIDADE DE PEDRA

Logo que chegamos aos mirantes, pudemos contemplar uma visão magnífica do Vale do Rio Claro e dos paredões de Chapada, do alto de aproximadamente 350 metros.

Fizemos um post sobre a Trilha do Vale do Rio Claro então, clique aqui e conheça esse lugar incrível visto de outro ângulo.
CIDADE DE PEDRA

É comum avistar bandos de araras vermelhas sobrevoando os paredões, além de pegadas de anta e onça pelo caminho.

Ainda conseguimos contemplar o vale onde nascem alguns dos córregos do Parque, como as nascentes do rio Claro e Mutuca.

CIDADE DE PEDRA
Por estar dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, é obrigatório acompanhamento de guia / condutor autorizado além de agendamento prévio.
Aproveite para conhecer o Cartão Postal de Chapada dos Guimarães – a Cachoeira Véu de Noiva.
CIDADE DE PEDRA

Além disso, devido a altura dos canyons e por não possuir qualquer tipo de proteção nos mirantes, a condução do guia é necessária para garantir a segurança dos visitantes.

CIDADE DE PEDRA

Conforme as regras do Parque, cada guia / condutor deve acompanhar grupos de no máximo 6 pessoas.

Cidade de pedra

Como chegar.

A Cidade de Pedra fica cerca de 28 Km distante do centro de Chapada dos Guimarães.

O acesso é feito seguindo por 10 Km na MT-251 em direção à Cuiabá, entrando à direita na rodovia MT-020 . Tal rodovia não é asfaltada e leva ao Distrito de Água Fria, na qual deve se manter por aproximadamente 10 Km. Após, pega-se o acesso à esquerda por onde segue por mais 8 Km, até a placa de estacionamento do atrativo.

ESTRADA DE ACESSO CIDADE DE PEDRA
Estrada de acesso com muita areia, por isso é necessário veículo 4×4.

Sobretudo, em virtude das condições da estrada, é necessário o uso de veículo 4×4. Há guias e agências que oferecem os serviços de condução, bem como o transporte.

CIDADE DE PEDRA PAREDÕES

Ademais, as visitas são realizadas diariamente das 8:30 às 17 horas, porém, a entrada é permitida somente até as 12 horas.

Você também pode incluir em seu roteiro o Circuito das Cachoeiras do Parque.

O local não possui infraestrutura de banheiros e comércio, portanto, leve água e lanches. Além disso, não se esqueça do protetor solar, boné e câmera fotográfica para eternizar seus momentos nesse lugar surreal.

CIDADE DE PEDRA

Quanto custa.

O Parque não cobra valor de ingresso, porém, em virtude da obrigatoriedade do guia, haverá o custo da diária do mesmo.

Conhecemos a Cidade de Pedra com o Guia Felipe Desidério, um carioca super alto astral que conhece Chapada como a palma das mãos.

O valor cobrado é de R$ 150,00 por pessoa em veículo 4×4 do próprio visitante ou ainda, R$ 200,00 por pessoa incluso guia e transfer.

Por fim, aos que quiserem viver essa experiência, deixamos o contato do Guia Felipe Desidério da Eco Trilhas Chapada.

Veja também ==>> Onde se hospedar em Chapada dos Guimarães.

E ai, o que acharam do visual? Nos conte se já conhece ou o que recomenda em Chapada e ajude outros viajantes.

Reserve sua hospedagem, alugue carro ou contrate Seguro Viagem através dos nossos links e banners! NÃO EXISTE CUSTO EXTRA, pelo contrário, GANHAM DESCONTOS e encontram os melhores preços. Com isso, os sites parceiros nos pagam uma pequena comissão e você estará nos ajudando a monetizar o nosso trabalho e continuar produzindo conteúdo gratuito e de qualidade. 

Siga nossas redes sociais.

Luciana Torezan

Paulista, 37 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Que passeio maravilhoso! Adorei saber os detalhes sobre itinerário e necessidade do guia para visitar a cidade de pedra da Chapada dos Guimarães, um lugar que ta na minha lista pra visitar! Que bom que não existe estrutura, é bem mais preservado assim!

  2. Sem dúvida uma vista inesquecível da Cidade de Pedra da Chapada dos Veadeiros. Apesar de ser meio perrengue chegar (lama, 4 x 4) a caminhada é tranquila. Um passeio imperdível!!!

  3. Que paisagens incríveis estas da Cidade de Pedra! Eu me perderia em pura contemplação e prazer diante de tal cenário da Chapada dos Guimarães!!! Muito amor por este nosso maravilhoso Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link