Morro da Igreja e Pedra Furada – Urubici SC

O Morro da Igreja é um dos principais pontos turísticos de Urubici – SC e uma das atrações mais visitadas da Serra Catarinense que, juntamente com a Pedra Furada, formam um cenário de extrema beleza.

morro da igreja e pedra furada urubici

Localizado dentro do Parque Nacional de São Joaquim, o Morro da Igreja é o ponto mais alto de Urubici, com altitude de 1.822 metros. Além disso, o Morro da Igreja é considerado o ponto habitado mais alto e frio do Sul do Brasil, com ocorrência frequente de neve durante o inverno. Aliás, este é um dos motivos que fazem do Morro da Igreja uma das atrações mais visitadas da Serra Catarinense, principalmente nas épocas mais frias do ano.

Com temperatura média anual de apenas 11º, o Morro da Igreja detém o record da temperatura mais baixa já registrada no Brasil. Ocorrido em Junho de 1996, o registro foi de -17,8º no topo do Morro da Igreja, embora haja relatos de que a temperatura chegou a -20º, com sensação térmica de -46º.

O mirante do Morro da Igreja oferece vista para o principal ponto turístico de Urubici – SC: a Pedra Furada. Ou seja, visitar o Morro da Igreja é um passeio imperdível em Urubici, já que a Pedra Furada é o cartão postal da cidade.

Entretanto, o acesso ao mirante do morro é controlado pelo ICMBio e, para visitá-lo, é necessário obter uma autorização prévia, respeitando o limite de visitantes diários. Então, continue lendo e saiba tudo o que precisa para conhecer o Morro da Igreja e a Pedra Furada em Urubici – SC.

Fique prevenido com seguro viagem nacional.
Se seu convênio não tem cobertura em outros estados ou você não possui plano de saúde, o seguro viagem pode te ajudar caso você precise. Clique aqui e contrate agora mesmo com 10% de desconto.

Seguro Viagem Nacional, vale a pena?

Logo de início, afirmamos que sim, vale a pena contratar um seguro viagem nacional.

De fato, a contratação de seguro viagem internacional é mais comum entre os viajantes, já que esse item é obrigatório para entrada em alguns países. Além disso, existem destinos onde a saúde custa muito caro e, qualquer tipo de assistência médica pode tornar-se um pesadelo.

seguro viagem nacional

Entretanto, os problemas que podem acontecer são muito parecidos, seja no Brasil ou no exterior. Com excessão de pessoas que possuem plano de saúde com abrangência nacional, os demais podem ter dificuldade em conseguir atendimento médico de qualidade durante sua viagem, ou ainda terão que desembolsar um grande montante.

Conforme levantamento da Agência Nacional de Saúde – ANS, em Janeiro de 2021, cerca de 75,5% dos Brasileiros não possuem qualquer tipo de Plano de Saúde.

Embora a assistência médica seja a principal vantagem buscada por quem contrata um seguro viagem nacional, outros benefícios podem estar cobertos. Dentre eles, assistências odontológica e farmacêuticas, cobertura para extravio de bagagens e cancelamento de voos, orientação em caso de perda de documentos e cartão de crédito, bem como assistência jurídica. Contudo, tais benefícios dependem do plano escolhido, devendo analisar com calma todas as coberturas antes de contratar.

Financeiramente falando, custa muito pouco contratar um seguro viagem nacional. Para se ter ideia, a média de custo pode ser de R$ 5 por dia para uma cobertura mínima de R$ 10.000. Ou seja, um investimento muito pequeno se comparado ao tamanho dos benefícios do serviço.

Então, não deixe de contratar seu seguro viagem nacional para conhecer Urubici em Santa Catarina e viaje tranquilo. Aliás, reservando através de nosso site, você ganha 10% de desconto. Basta clicar aqui.

O Morro da Igreja em Urubici – SC

Localizado cerca de 30 km do centro de Urubici, o Morro da Igreja é o segundo cume mais alto de Santa Catarina e o quarto da região Sul do Brasil.

morro da igreja e pedra furada urubici sc

Devido a isso, no topo do Morro da Igreja foi instalada uma base de monitoramento aéreo dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ali, no CINDACTA II, os militares mantém dois radares monitorando a rota dos aviões e outro registrando as condições climáticas no Estado. Aliás, pela ocupação pelos militares é que o Morro da Igreja é considerado o ponto mais alto habitado do Sul do Brasil.

 CINDACTA II morro da igreja urubici sc

O Morro da Igreja tem sempre grande fluxo de visitantes, principalmente durante o inverno, quando as temperaturas no local ficam frequentemente abaixo de zero, possibilitando a queda de neve. Se acaso sua visita for em um dia limpo e sem nuvens, conseguirá avistar o mar, a mais de 100 km de distância. Entretanto, em dias fechados e com nuvens, a paisagem muda, mas o espetáculo ainda será belo.

Há ainda a possibilidade de encontrar o Morro da Igreja tomado por neblina, cobrindo por completo a paisagem e prejudicando a visibilidade. A neblina é frequente no Morro da Igreja durante todo o ano e é comum acontecer em horários variados do dia.

Contudo, o tempo máximo de permanência na área do mirante é de 15 minutos, independentemente das condições de visibilidade. A subida de outros visitantes, a partir da portaria do Parque, depende da descida dos que já estão na área do mirante e por isso, é preciso colaboração para evitar filas.

O Morro da Igreja conta com um mirante para a Pedra Furada, portal de acesso e controle da visitação do ICMBio e estacionamento, distante cerca de 20 metros do mirante e borda do cânion.

morro da igreja e pedra furada urubici santa catarina

Pedra Furada, o Cartão Postal de Urubici – SC

A Pedra Furada é uma escultura natural em forma de janela, com aproximadamente 30 metros de circunferência. Além de linda, a Pedra Furada é o ponto de referência da divisa entre três municípios – Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans.

pedra furada urubici santa catarina

Conforme dito anteriormente, a Pedra Furada é o cartão postal de Urubici – SC e por isso, é o principal ponto turístico da cidade. Além disso, a Pedra Furada ainda é considerada o símbolo do Parque Nacional de São Joaquim e da Serra Catarinense, o que justifica o grande número de visitantes diários no Morro da Igreja.

Além da visita ao mirante do Morro da Igreja, outra dica do que fazer em Urubici é a trilha da Pedra Furada. A trilha da Pedra Furada tem 6,2km ida e volta, com duração aproximada de 5 horas e nível pesado, pois há trechos com declividade acentuada e terreno irregular. Portanto, o visitante que quiser fazer a trilha da Pedra Furada precisa ter bom condicionamento físico e ser bastante cuidadoso durante o percurso.

O acesso à trilha da Pedra Furada precisa ser devidamente autorizado pelo ICMBIO e pelo Destacamento do Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), bem como ser agendado com antecedência. Além disso, é necessário acompanhamento de condutor autorizado, cuja lista com contatos pode ser acessada neste link.

morro da igreja e pedra furada serra catarinense

Assim como o acesso ao Morro da Igreja, há limite para fazer a trilha da Pedra Furada, sendo este de 4 grupos por dia, com até 5 visitantes cada.

Além de chegar até a Pedra Furada, durante o percurso, o visitante poderá contemplar a Serra do Corvo Branco, as Pirâmides, cânions, montanhas e uma bela visão panorâmica da Serra Catarinense.

Veja também => Chalés, Pousadas e Hotéis em Urubici – SC

Acesso

A visitação ao Morro da Igreja é gratuita, mas é necessária autorização prévia, realizada através do site do ICMBio. O agendamento feito pelo site é liberado para datas próximas, geralmente liberadas com uma semana de antecedência.

Conforme dito anteriormente, há limite de visitantes por dia mas, devido a pandemia, este número foi reduzido para atender determinações legais. Por isso, fique atento às datas para garantir sua vaga e conseguir conhecer o Morro da Igreja e a Pedra Furada.

Após agendar a data, é preciso retirar a autorização na sede do Parque Nacional de São Joaquim, na cidade de Urubici. O endereço é Av. Pedro Bernardo Warmling, 1542, com funcionamento das 08h às 12h e das 14h às 16:30h. O telefone de contato para dúvidas é (49) 3278-4994.

O Morro da Igreja e a Pedra Furada estão localizados na região nordeste do Parque Nacional de São Joaquim, com acesso pela SC-370, cerca de 12km da sede do Parque. Ao deixar a Rodovia, em boas condições de trafegabilidade e com sinalização indicativa para o Morro da Igreja, percorre-se um trecho de 6 km até o portal de entrada e controle do Parque Nacional. Neste momento, o visitante deverá apresentar as autorizações e seguir as orientações.

Após adentrar o portal de acesso do Parque Nacional de São Joaquim, serão mais 10 km de percurso até o topo do Morro da Igreja. A via que leva ao mirante é toda pavimentada, acessível com qualquer tipo de veículo, inclusive carro de passeio.

Onde se hospedar para visitar o Morro da Igreja

A melhor cidade para montar como base e visitar o Morro da Igreja e Pedra Furada é Urubici. Se acaso pretende se hospedar na região do Morro da Igreja e Pedra Furada, a opção mais próxima é a Pousada Cascata Véu de Noiva.

pousada cascata véu de noiva urubici sc

Com 6 charmosas cabanas, a Pousada Cascata Véu de Noiva fica dentro de um atrativo que também vale a pena conhecer em Urubici -SC. Aliás, a dica é combinar a visita ao Morro da Igreja com a Cascata Véu de Noiva no mesmo dia, vez que são próximos.

cascata véu de noiva urubici sc

Tivemos o prazer de nos hospedar em dois charmosos e aconchegantes Chalés em Urubici: a Cabana Leão Baio e a Estalagem Corvo Branco, esta última tem desconto usando o cupom CASALABORDO.

Contudo, há diversas outras opções muito interessantes para se hospedar em Urubici -SC. Por isso, fizemos um post falando sobre as melhores localizações, com sugestões de Hotéis, Chalés e Pousadas em Urubici. Não deixe de conferir.

Vale ressaltar que sempre utilizamos o Booking.com para reservar nossas hospedagens. O site oferece excelentes tarifas, opções de cancelamento grátis, bem como é possível ver avaliações dos hóspedes, ajudando na decisão.

Aliás, reservando através dos links que disponibilizamos aqui no site, as empresas nos pagam uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Você ajuda a monetizar o nosso trabalho e assim, conseguimos manter o blog sempre atualizado, com conteúdo de qualidade e gratuito. Gratidão.

Outras dicas para sua viagem

Agora que você já sabe como visitar o Morro da Igreja e a Pedra Furada, chegou a hora de descobrir outros passeios e atrativos que precisam estar em seu roteiro. No post O que fazer em Urubici, Santa Catarina, você verá informações sobre as demais atrações de Urubici e da Serra Catarinense.

canion espraiado urubici sc

Se pretende ir de avião, fique sempre atento às promoções do site Passagens Promo e encontre passagens para Florianópolis com descontos de até 35% todos os dias. Sempre usamos e recomendamos. Então, clique aqui e faça sua cotação.

Para se deslocar do Aeroporto de Florianópolis até Urubici, a melhor escolha é alugar um carro, uma vez que isso lhe trará maior liberdade e flexibilidade para conhecer as belezas do destino.

Recomendamos o site Rentcars.com, um comparador que busca todas as operadoras disponíveis no destino e apresenta os melhores valores, com descontos que chegam a 60%. Além disso, é possível parcelar o pagamento em até 12x sem juros, com mais 5% de desconto no boleto e é isento de IOF. Então, aproveite para fazer sua cotação aqui e alugue um carro em Florianópolis pelo melhor preço.

Por fim, planeje e faça suas reservas com antecedência para garantir disponibilidade em suas datas e também, para economizar. Urubici não possui grande oferta de hospedagens, as quais costumam esgotar rapidamente em períodos de férias e feriados.

Aliás, muito importante avisar que conseguimos diversos descontos para nossos leitores com empresas de nossa confiança. Inclusive, criamos a página DESCONTOS para disponibilizar todos os links e cupons de desconto. Então, não deixe de conferir os descontos ativos na página DESCONTOS e economize em suas viagens.

Gostou das dicas ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário pois o Blog tem mais vida com sua participação.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo