O destino baiano vem conquistando cada vez mais os turistas que estão em busca de sossego, belas paisagens e águas calminhas para tomar um banho de mar. Confira agora mesmo essa seleção imperdível das melhores praias de Itacaré.

Não é segredo para ninguém que o litoral baiano nos presenteia com cenários paradisíacos. E as praias de Itacaré, cidade ao sul de Salvador, é um desses destinos que reúnem duas coisas em um só lugar: o verde da Mata Atlântico e o azul do mar.

Com opções de praias para todos os gostos, desde as mais movimentadas no centro da cidade, até as mais desertas sendo acessadas por trilhas, Itacaré é um verdadeiro paraíso para os amantes de areia branquinha, mar cristalino e dias de muito sol.

Preparados para explorar o destino? Então vem com a gente conferir as melhores praias de Itacaré!

Quer saber mais sobre Itacaré? Temos mais posts que possam te interessar

Conheça as praias de Itacaré e se apaixone pelo destino

Com paisagens exuberantes, as praias de Itacaré conseguem agradar facilmente todos os turistas que escolhem o destino para passar alguns dias.

Dividindo cenários com o azul do mar e o verde da Mata Atlântica em suas orlas e costões, muitas delas trazem um clima selvagem e areias desertas, que parecem ter saído diretamente de uma pintura.

Ou, ainda, para quem não abre mão de uma boa infraestrutura à beira mar, pode reservar um dia inteiro em alguns dos quiosques, barracas ou restaurantes na orla principal da cidade.

Seja qual for o seu estilo de praia preferido, eu tenho total certeza que as praias de Itacaré vão conquistar o seu coração de viajante.

Divididas em duas regiões, sendo elas as praias urbanas, que ficam pelo centro da cidade, e as praias rurais, acessadas a partir da rodovia BA-001, todas elas vão te proporcionar uma experiência maravilhosa e visuais inesquecíveis.

E apesar de estar cada vez mais no radar dos turistas que querem explorar o litoral nordestino, é muito difícil encontrar as praias de Itacaré lotadas, mesmo as mais conhecidas.

É claro que, algumas delas ficam mais cheias, como a Praia da Ribeira e a do Resende, principalmente na alta temporada, mas você ainda consegue encontrar com certa facilidade um cantinho para ficar na areia.

As praias rurais te dão ainda mais sossego, e você tem aquela sensação de exclusividade, de ter a praia todinha para você.

Então é hora de esticar a canga na areia, repor a vitamina D e tomar um delicioso banho de mar nas praias de Itacaré.

Praias urbanas em Itacaré

Com fácil deslocamento, seja a pé ou de carro, as praias urbanas de Itacaré ficam bem próximas à balada Rua da Pituba e do comércio em geral da cidade.

Embora não possuam o mesmo visual quando comparadas às praias rurais, ainda assim conseguem agradar e garantir um ótimo dia de sol.

São elas:

  • Praia da Concha
  • Praia da Coroa/Coroinha
  • Praia do Pontal

Praia da Concha

Com 500 metros de extensão e uma orla cercada por coqueiros, a Praia da Concha tem um mar calminho, parecendo uma enorme piscina natural. Por conta disso, é uma das melhores praias de Itacaré para quem gosta de ficar de molho na água.

Ficando a apenas 10 minutinhos de caminhada da Rua Pituba, ela ainda possui uma das melhores infraestruturas para receber os banhistas, já que você encontra várias barracas à beira mar.

Há ainda quiosques que alugam mesas, cadeiras, guarda-sóis e espreguiçadeiras, bem como opções de bebidas, petiscos e refeições completas. Ou seja, você pode passar tranquilamente um dia inteirinho por aqui.

A partir do seu canto esquerdo, dá para acessar um mirante que garante um belo pôr do sol e uma vista para a Praia da Coroa.

Praia da Coroa/Coroinha

Apesar de ser imprópria para banho, pois infelizmente o esgoto da cidade desemboca em seu mar, a Praia da Coroa ou Coroinha é um dos melhores lugares de Itacaré para quem gosta de fazer caminhadas ou jogar futebol e vôlei de praia quando a maré está baixa.

Também é nessa praia que fica a orla principal da cidade, além dos barcos ancorados dos pescadores que deixam o mar repleto de barquinhos coloridos.

Localizada ao lado da Foz do Rio de Contas, seu calçadão tem vários bares e restaurantes à beira mar, e diferente do agito da Rua Pituba, eles são ótimos para quem quer um lugar mais tranquilo para um almoço ou jantar.

Ou, se você gosta de curtir dias de folia, também é na Praia da Coroa que acontecem os blocos de Carnaval e São João.

A partir daqui, você ainda pode avistar alguns casarões históricos e pegar um barco até a Cachoeira do Cleandro ou até a Praia do Pontal, nossa próxima da lista!

Praia do Pontal

Não deixe de conhecer a Praia do Pontal, uma pequena península acessada a partir dos barquinhos que partem da Praia do Coroa.

Situada no meio do curso d’água entre o Rio de Contas e o oceano, essa praia tem uma margem com a água praticamente doce e a outra parte de água salgada.

Mas o que mais chama a atenção por aqui é o seu pôr do sol, já que a península está completamente alinhada com o horizonte do Rio de Contas, e por isso é uma ótima pedida para o fim de tarde.

Não deixe de dar uma passada na barraca Iemanjá Beach Club, que além de garantir comidas e bebidas, também costuma organizar festas durante à noite, principalmente quando a cidade está cheia.

Rua do Caminho das Praias

Ainda fazendo parte das praias urbanas de Itacaré, a Rua Caminho das Praias é a continuação da Rua Pituba em uma de suas extremidades, que leva para quatro praias lindíssimas, com visuais mais rústicos, águas cristalinas e mar tranquilo para mergulhos.

Nesse caminho, você irá conhecer:

  • Praia do Resende
  • Praia da Tiririca
  • Praia da Costa
  • Praia da Ribeira

Praia do Resende

A Praia do Resende é a primeira que se tem acesso a partir da Rua Caminho das Praias, e atrai bastante banhistas devido ao seu clima rústico e proximidade com o centro.

Prometendo um visual daqueles graças à sua faixa de areia com áreas gramadas e vários coqueiros, sempre há surfistas marcando presença no mar, mesmo com ondas baixas que quebram bastante. Ainda assim, é possível garantir um ótimo mergulho em suas águas mornas.

Já em relação aos quiosques, não há tantas opções quanto a Praia da Concha, mas é possível encontrar opções mais modestas que servem bebidas e petiscos, além do aluguel de cadeiras e guarda-sóis.

Quer ainda mais exclusividade? Seu canto direito há formações de piscinas naturais entre suas pedras. É uma delícia ficar por ali. 

Praia da Tiririca

Considerada umas das praias mais bonitas de Itacaré, a Praia da Tiririca é o point dos surfistas devido ao seu mar agitado e ondas fortes.

Situada entre dois costões e atraindo um público mais jovem, ela tem a sua orla cercada pela vegetação da Mata Atlântica, que se mistura perfeitamente com os tons esverdeados do mar, compondo um cenário inesquecível, que fez a praia se tornar uma das mais bonitas de toda a Bahia.

Recebendo vários campeonatos de surf, como a Liga Mundial de Surfe, não é à toa que é considerado o melhor lugar do litoral baiano para a prática do esporte.

Porém, para quem dispensa esse tipo de aventura, é só esticar a canga na areia e pegar aquele bronze. Ou, melhor: relaxar nas espreguiçadeiras da Cabana Aloha Surf, uma barraca de praia com serviços de bebidas e comidas. Durante a alta temporada, rolam festas com muita música.

Ali por perto, há um pequeno riacho de água doce, onde é possível se refrescar.

Praia da Costa

Com uma faixa de areia bem pequenininha, a Praia da Costa fica entre a Tiririca e Ribeira, e é composta por grandes pedras e uma linda vegetação litorânea.

Por ser praticamente uma praia deserta, não há nenhum tipo de estrutura, como barracas, quiosques ou vendedores ambulantes. Também é preciso ter cuidado com o mar, uma vez que ele possui muitas correntezas.

A maioria dos turistas passam apenas para conferir a beleza do lugar, mas se você gosta de praias vazias, é uma ótima escolha para curtir um dia de sol. Só lembre de levar alguns lanches e bebidas.

Praia da Ribeira

É a última do Caminho das Praias e a mais indicada para banhistas e crianças, ficando a cerca de 2 km da Praia da Coroa, no centro de Itacaré.

De clima rústico e marcada por uma paisagem inesquecível da Mata Atlântica, a Praia da Ribeira tem um mar maravilhoso para mergulho e a presença do Rio Ribeira, que desemboca em uma parte da praia formando cascatas e uma piscina natural deliciosa.

Para deixar o seu dia na praia ainda mais completo, há várias barracas de praias e o aluguel de mesas, cadeiras e guarda-sóis.

E se ainda quiser acrescentar uma dose de aventura durante a sua ida na praia, há uma tirolesa que passa por cima da praia, tendo o privilégio de admirar toda a sua beleza a partir de um outro ângulo.

Para muitos locais e turistas, ela é uma das melhores praias de Itacaré, e motivos não faltam para isso, né?

Por não ser tão extensa, ela costuma ficar bem cheia aos finais de semana e feriados prolongados. É bom chegar cedo para garantir o seu lugar.

Trilha da Prainha

A pequena e paradisíaca Prainha é, de longe, uma das melhores praias de Itacaré, basta olhar ao seu redor para entender o motivo.

Sendo acessada somente por uma trilha em meio à Mata Atlântica a partir da Praia da Ribeira, passa por cachoeiras e ribeirões que deixam o percurso ainda mais bonito.

E apesar da caminhada extensa, você é recompensado com a beleza exuberante da Mata Atlântica e o mar de águas cristalinas.

A praia, que na verdade é uma enseada com dois morros em cada ponta, é um refúgio para quem deseja fugir das praias mais movimentadas de Itacaré e passar horas em pura tranquilidade e calmaria.

O mar, no entanto, possui bastante ondas, e com certeza você irá avistar alguns surfistas por lá. Servida por apenas um quiosque, é um convite irrecusável para você se conectar com a natureza.

Praia de São José

Acessada a partir de uma trilha na Prainha, a Praia de São José faz parte de uma área de preservação ambiental e do complexo turístico Villas São José, onde é necessário pagar o Day Use para acessar a praia.

Trazendo um lindo visual da natureza ao redor, a areia é branquinha e o mar tem ondas bem fortes. No local, há vários hotéis e residências de alto padrão, assim como o restaurante servindo pratos mais sofisticados.

Uma parte do complexo foi transformado em um Ecoparque, onde é possível conhecer os projetos ambientais, além da fauna e flora da Mata Atlântica. 

Trilha das Quatro Praias – Praias Rurais

A trilha mais famosa da cidade, abrigando algumas das melhores praias de Itacaré e atraindo a maioria dos turistas, principalmente aqueles que gostam de se aventurar em trilhas.

Por isso, prepare-se para encontrar cenários paradisíacos e muita calmaria em meio à imensidão da Mata Atlântica. Confira as praias:

  • Praia da Engenhoca
  • Praia de Havaizinho
  • Praia da Gamboa
  • Praia de Itacarezinho

Praia da Engenhoca

Primeira faixa de areia da Trilha das Quatro Praias, a Praia da Engenhoca, assim como a Tiririca, é parada obrigatória dos surfistas que visitam Itacaré.

Com boas ondas, traz uma bela paisagem devido aos seus coqueiros e montanhas repletas de vegetação nativa. E se quiser aprender um pouco mais desse esporte, há pessoas por ali que dão aulas.

Essa praia não costuma ficar tão cheia quanto às praias da Ribeira, do Resende ou da Concha, mas ainda assim recebe um bom número de banhistas, que aproveitam os quiosques que servem comidas e bebidas para passar o dia com tranquilidade.

Situada a aproximadamente 15 km do centro de Itacaré, o início da trilha fica às margens da BA-001, onde há um pequeno estacionamento. A partir de lá, é preciso seguir a pé por cerca de 20 min até a praia.

Praia Havaizinho

A praia é pequena, mas a beleza da Praia de Havaizinho é grandiosa, e parece ter sido pintada à mão.

Marcada por duas pontas com recifes de corais e a vegetação típica das praias de Itacaré, tem uma faixa de areia bem curta.

O mar de águas calmas e cristalinas já avisam que a praia é o lugar perfeito para passar um dia inteirinho, já que as barracas com bebidas e petiscos disputando espaços com os banhistas.

Seu acesso fica na mesma trilha da Praia da Engenhoca, em uma bifurcação à direita. A caminhada leva cerca de 15 minutos e é muito tranquila. 

Praia da Camboinha

Ainda menor do que Havaizinho, a Praia da Camboinha, também conhecida como Gamboa, muitas vezes acaba passando despercebida pelos turistas, já que fica no caminho para Itacarezinho.

Ela consegue ser ainda mais deserta do que as praias vizinhas, sem nenhum tipo de estrutura, como restaurantes, quiosques ou barracas. Por essa razão, ela é ideal para quem procura praias vazias para relaxar e se desconectar.

Cercada pela vegetação, ela ainda forma pequenas piscinas naturais durante a maré baixa, mas costuma ter boas ondas na maré alta.

Por essas razões, não deixe de conferir todo o seu visual e passar um tempo por lá, pois eu garanto que não irá se arrepender.

Ela fica na mesma trilha das praias anteriores, após 10 minutinhos de caminhada a partir da Praia do Havaizinho.

Praia de Itacarezinho

Basta seguir até o topo do seu mirante para entender os motivos da Praia de Itacarezinho ser uma das melhores praias de Itacaré.

Com 3,5 km de extensão e ao sul de Itacaré, a cerca de 16 km do centro, a Praia de Itacarezinho parece que saiu diretamente de um filme, trazendo um cenário apaixonante em meio à areia deserta e sua orla cercada por inúmeros coqueiros.

E como se tudo isso não bastasse, seu mar de águas azuis cristalinas é capaz de deixar qualquer um hipnotizado. Essa praia é, sem dúvidas, a melhor escolha para quem quer se refugiar em meio à natureza e aproveitar tudo o que ela tem para oferecer.

E para quem é experiente em mergulhos, ainda há corais e cavernas subaquáticas para observar a vida marinha.

Essa praia paradisíaca ainda abriga o Restaurante Itacarezinho, com um cardápio sofisticado e pratos muito bem servidos. Apesar dos valores altos, o investimento vale muito a pena.

Pertinho dali, seguindo para a ponta esquerda da praia, há uma pequena cascata para você tirar o excesso da água salgada.

Outro atrativo de Itacarezinho é o Txai Resort, uma hospedagem de altíssimo nível.

Agora, você tem algumas formas de se chegar até a praia. A primeira delas é para quem tem disposição, onde você irá se aventurar em meio à mata, mas com o privilégio de admirar lugares surpreendentes da natureza e passar pelas outras praias que compreendem a trilha.

Outra opção é seguir de carro pela BA-001 até o restaurante e parar bem pertinho da areia, onde há cobrança de estacionamento.

Se preferir ir de transporte público, pegue o ônibus responsável pelo trajeto Itacaré-Ilhéus, onde ele faz a parada na pista que dá acesso à praia, porém você terá que fazer uma caminhada de aproximadamente meia hora.

Praia de Jeribucaçu

Oferecendo um dos visuais mais bonitos de Itacaré, a Praia de Jeribucaçu guarda uma mata ainda virgem e um rio que atravessa sua faixa de areia e desemboca no mar.

Nem é preciso dizer muito para dizer os motivos dela ocupar a lista das melhores praias de Itacaré.

Seu visual selvagem parece ter saído diretamente de uma tela, onde o céu toca o azul do mar. Na areia clara e fininha ficam várias pedras, e sua orla está totalmente coberta pelo verde da Mata Atlântica e belos coqueiros.

E quanto mais você caminha por lá, mas sente vontade de explorar essa belíssima praia, já que há vários cantinhos para você admirar, trazendo uma sensação de paz inesquecível.

Por lá, você encontra quiosques bem rústicos e até mesmo cadeiras no exato encontro do rio com o mar.

E a partir dela, você ainda consegue chegar até a Praia da Arruda, outro pedacinho de areia com formações de corais e piscinas naturais durante a maré baixa.

A Praia de Jeribucaçu fica a aproximadamente 10 a partir do centro de Itacaré. Para acessá-la, siga pela BA-001 e depois vire em uma estrada de estrada onde há placas indicativas.

Ao estacionar (há uma cobrança de taxa) é necessário seguir uma trilha por cerca de 30 minutos até a praia.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Seguro Viagem

Encontre as melhores ofertas de Seguro Viagem na Real Seguros. Faça a cotação de seu seguro e garanta no mínimo 10% de desconto! Não viaje sem seguro.

Hotel

Encontre o melhor preço em hospedagem, Reserve seu hotel, hostel ou apart hotel no Booking

Aluguel de Carro

Compare e encontre o melhor preço, podendo parcelar. Reserve seu carro com desconto!

Moeda Estrangeira

Compre sua moeda ou abasteça seu cartão, tudo online, com segurança e praticidade. Verifique a melhor cotação. Utilize o CUPOM CASALABORDO e garanta desconto!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *