fbpx
Home / Europa / Itália / Roma / Roma: Coisas para fazer de graça – Parte 2

Roma: Coisas para fazer de graça – Parte 2

Atualizado em

Roma: Coisas para fazer de graça – Parte 2
3.5 (70%) 2 votes

Fala gente lindaaaa!!! Estão curtindo explorar Roma de graça, sem gastar 1 euro sequer?

Então se preparem pois o segundo capítulo desse roteiro pela Cidade Eterna está incrível.

Se você ainda não viu a Parte 1, clique aqui e confira pois mostramos 10 atrações imperdíveis em Roma e o melhor, gratuitas.

Piazza di Spagna, o lugar mais movimentado de Roma.

A Praça da Espanha leva esse nome visto que, no século XVII, toda sua área pertencia à Embaixada Espanhola.

Um dos lugares mais agitados de Roma, a praça é o local favorito dos jovens romanos e também dos turistas.

PRAÇA ESPANHA PIAZZA SPAGNA ROMA

No centro da Praça está a Fontana della Barccacia, esculpida com fortes influências barrocas, no formado de um barco.

FONTANA DELLA BARCCACIA

Na Escalinata (Escadaria) di Trinità dei Monti, uma multidão se aglomera para conversar, relaxar e apreciar o movimento. É algo um tanto engraçado de se ver mas logo encontramos um cantinho na escada e entramos no clima.

PRAÇA ESPANHA ESCADARIA PIAZZA SPAGNA ROMA

Com 135 degraus, a escadaria foi construída entre os anos de 1723 e 1726 a fim de ligar a praça à Igreja di Trinità dei Monti.

COMENDO BARATO EM ROMA
Comendo bem e barato em Roma – Pastificio Guerra, próximo a Piazza Spagna.

Ainda na região da Piazza di Spagna, cafés, restaurantes e, para os amantes das compras, lojas requintadas como Armani, Gucci e Valentino, entre outras. Além disso, a Via del Corso, uma extensa rua de compras onde se encontra de tudo, fica nas proximidades.

Caso você tenha apenas uma conexão em Roma e quer conhecer um pouco da Capital da Itália, veja aqui dicas essenciais de como aproveitar suas horas na cidade.

Parque Villa Borghese, o preferido dos romanos.

Após passear pela Piazza di Spagna, entre na Estação de Metrô da Praça e caminhe até a saída para o Parque Villa Borghese. Assim que sair da estação, vire à esquerda e com mais alguns metros de caminhada estará dentro do parque.

ENTRADA PARQUE VILLA BORGHESE ROMA
Entrada do Parque Villa Borghese.

Com mais de 80 hectares e uma perfeita combinação de natureza e arte, o Villa Borghese é o mais amado de todos os parques de Roma. Por seus lindos jardins, é possível encontrar fontes, esculturas e até lagos.

TEMPLO DE ESCULAPIO parque villa borghese ROMA
Templo de Esculápio, o Deus da Medicina.

Ainda nas dependências do parque, encontramos a Galleria Borghese que é um dos museus mais importantes de Roma. Porém, a visita à Galleria Borghese é paga, custando o valor de 13 euros ou pelo Roma Pass.

Contudo, as atrações gratuitas do parque lhe garantem horas de diversão. É possível alugar bicicletas ou carrinhos de golf, fazer piquenique e relaxar. O parque ainda conta com restaurante e quiosques para quando a fome apertar.

Por fim, a Terrazza del Pincio, um belo mirante com linda vista da cidade e um dos melhores locais para curtir o pôr do sol.

O local fica repleto de pessoas aguardando para assistir a esse espetáculo e ver Roma sob um céu avermelhado.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PASCOA (até 22/04), é só clicar no botão.
 

Piazza del Popolo.

A Piazza del Popolo fica logo abaixo da colina onde está localizada a Terrazza del Pincio.

OBELISCO PIAZZA POPOLO
Obelisco ao centro da Praça e à direita, a Terrazza del Pincio.

Bem no centro da praça está o Obelisco Flamínio, com seus 24 metros de altura, o qual homenageia Ramsés II. Originalmente, o Obelisco ficava no Circo Maximo desde o ano 10 a.C., porém, em 1589 foi trasladado para a Praça.

PIAZZA POPOLO

A Praça do Povo, em tradução literal, foi inspirada na Praça de São Pedro do Vaticano. A Praça está situada na principal entrada ao norte de Roma, no interior da Muralha.

PORTA PIAZZA POPOLO
Porta del Popolo na Muralha Aureliana.

É um local onde tudo acontece. É um lugar para eventos, para assistir jogos da Copa do Mundo em telões, ver shows ou apenas tomar um solzinho durante o inverno. Ademais, a Piazza del Popolo comporta cerca de 65 mil pessoas.

PIAZZA POPOLO E IGREJAS GEMEAS ROMA

Na Piazza del Popolo também estão as Igrejas Gêmeas: Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria di Montesanto, construídas no Século XVII. Ambos os templos são aparentemente iguais, porém, ocultam algumas diferenças.

IGREJAS GEMEAS ROMA ROMA

Da praça, podemos observar o Tridente: as três ruas que tem início ali. A Via di Ripetta, a Via del Babuino e ao centro, a Via del Corso, ótima para compras.

Rio Tevere, de importância ímpar no desenvolvimento de Roma

Caminhar pelas margens do Rio Tevere, ou Rio Tibre em português, é uma das atrações de Roma com suas lindas pontes e construções.

IGREJA SAGRADO CORAÇÅO DE JESUS
Igreja Sagrado Coração de Jesus às margens do Rio.

A partir da Piazza del Popolo, encontramos o Palazzo di Giustizia e o Castel di Sant’Angelo com sua exuberante ponte.

Palazzo di Giustizia Roma
Palazzo di Giustizia – Roma

Logo em seguida, a Ponte Vittorio Emanuele II que conecta Roma à Via Della Conciliazione, caminho até a Praça de São Pedro no Vaticano.

Durante o verão, as margens do Rio se enchem de barraquinhas, restaurantes e stands que promovem iniciativas culturais como shows musicais, debates literários, apresentações artísticas e mostras. Além disso, é um ótimo local para assistir ao pôr do sol, vendo os reflexos alaranjados na água.

Castel di Sant’Angelo, quase 2 mil anos de história.

Ainda às margens do Rio Tibre, nas proximidades da Cidade do Vaticano, encontramos o mais importante Castelo de Roma.

O Castelo de Sant’Angelo, que foi cenário para o filme Anjos e Demônios, foi construído em 123 d.C., mas, desde sua construção, a finalidade do local mudou diversas vezes.

PONTE E CASTEL DI SANT'ANGELO ROMA

De mausoléu do Imperador Adriano à residência dos Papas, atualmente o Castelo tornou-se um Museu e ainda oferece uma bela vista da cidade em 360 graus.

CASTElO DE SANT'ANGELO ROMA

Para visitar o interior do Castelo ou acessar o terraço, é cobrado o valor de 10 euros. Conforme vários relatos de não valer a pena a visita ao museu (a não ser pela vista), optamos por conhecer apenas a parte externa, cuja visita é grátis.

O Vaticano.

Visitar Roma e não conhecer o Vaticano é praticamente um pecado. O menor país do Mundo, residência do Papa, é de fato um lugar muito espiritual, porém, bastante interessante até mesmo para quem não é religioso.

A Praça de São Pedro.

A Praça de São Pedro, uma das mais bonitas e importantes do mundo, chama a atenção por sua imponência. Afinal, são 284 colunas dóricas e 80 pilares de travertino de Tivoli circundando a Basílica de São Pedro.

PRAÇA DE SÃO PEDRO VATICANO

Apesar de todos esses detalhes, no alto das colunas ainda existem 140 estátuas de santos que medem 3,20m de altura cada. 

ESTATUAS VATICANO ROMA

Sobretudo, o objetivo da arquitetura da Praça é dar a impressão de um abraço simbólico aos fiéis e amantes de arte que a visitam.

PRAÇA DE SÃO PEDRO VISTO DA CÚPULA
Praça de São Pedro vista do alto da cúpula.

 A construção da Praça de São Pedro envolveu alguns dos maiores artistas da humanidade, a saber, Michelangelo e Bernini. São 320 metros de comprimento e 240 metros de largura, com capacidade de abrigar mais de 300.000 pessoas

PRAÇA DE SÃO PEDRO

Contudo, vale a dica de chegar cedo para não ter que enfrentar filas e encontrar o local cheio de pessoas.

A Basílica de São Pedro.

Com 218m de comprimento e 136m de altura, a Basílica de São Pedro foi erguida no local onde o Apóstolo Pedro teria sido enterrado. Igualmente exuberante, as atenções da Basílica são divididas com sua maravilhosa cúpula que pode ser vista de vários pontos de Roma.

basilica de são pedro VATICANO ROMA

Da mesma forma que a Praça, sua construção reuniu os maiores artistas renascentistas do mundo e hoje, é patrimônio mundial da UNESCO. A obra foi concluída em 1626 após 120 anos do início da construção. No total são 45 altares, 11 capelas, 390 estátuas e 10 mil metros quadrados em mosaicos.

BASILICA DI SAN PIETRO INTERIOR ROMA VATICANO

Logo ao adentrar a Basílica, do lado direito, encontramos a impressionante La Pietà, uma das mais famosas obras de Michelangelo.

LA PIETÀ DI MECHELANGELO

Em seguida, a capela onde encontra-se o túmulo de João Paulo II juntamente com uma estátua do tão querido Papa.

A imponência da Basílica impressiona tanto pelos detalhes, bem como pelo tamanho, com capacidade para até 60 mil pessoas.

BASILICA DE SAO PEDRO VATICANO ROMA

Na parte da frente, sob a incrível cúpula, o baldaquino de Bernini, com seus 30m de altura e muito luxo. Além disso, o baldaquino, feito em bronze e estilo barroco, fica no altar central da Basílica, acima da tumba de São Pedro.

BALDAQUINO DI BERNINI

As visitas à Basílica e à Praça são gratuitas e não requerem agendamento. Para conhecer os Museus do Vaticano, é preciso adquirir o ingresso ao custo de 21 Euros, bem como para subir na cúpula o valor de 8 euros.

Como ver o Papa Francisco.

Conforme a agenda do Vaticano, é possível acompanhar as Celebrações Papais às quarta-feiras, porém, é necessário agendamento prévio. O ingresso, ainda que gratuito, pode conseguido pelo site do Vaticano. 

PAPA FRANCISCO ANGELUS VATICANO ANGELUS
Papa Francisco durante o Ângelus

Além disso, aos domingos, o Papa Francisco aparece na janela de sua Biblioteca para a cerimônia do Ângelus. Apesar de durar apenas cerca de 20 minutos, vale a pena acompanhar a bênção do Papa. Para o Ângelus, não é preciso ingresso ou agendamento, assim sendo, consulte o calendário de eventos no site do Vaticano.

SELFIE COM O PAPA FRANCISCO VATICANO ROMA
Selfie com o Papa Francisco? Claro que temos… kkk

Praça Campo di Fiori.

O passeio pela Praça do Campo di Fiori é ideal para conhecer um pouco da rotina dos Romanos. Atualmente, a Praça, que já foi palco de execuções e também um mercado de flores, é cercada por diversos restaurantes, cafés e lojinhas.

Pelas manhãs acontece a feirinha com barracas de frutas e variedades espalhadas por toda a praça. Nos cafés, mesas repletas de pessoas tomando seus tradicionais capuccinos e batendo papo.

CAMPO DI FIORI ROMA

Aos finais de tarde, Campo di Fiori ganha um ar de happy hour com mesas cheias e muita animação. Ótima opção para finalizar o dia.

Trastevere, o Bairro mais charmoso de Roma.

Sabe aquele lugar que dá vontade de caminhar por todas as ruelas, sem pressa, se perdendo pelos caminhos? Assim é o bairro cujo nome deriva do latim e significa “além do Tevere”, ou seja, depois do Rio Tevere.

Durante o dia, apreciar as ruas estreitas, com varais estendidos e varandas cheias de flores… Puro charme.

O bairro típico de Roma tem muito para se ver já que é cheio de praças, Igrejas e construções históricas.

Para saber tudo sobre o bairro mais charmoso de Roma, clique aqui e confira o post completo dos nossos amigos do Carioca Sem Fronteiras.

FONTE DELL'ACQUA PAOLA TRASTEVERE ROMA
Fonte dell’Acqua Paola

durante a noite, a pedida é curtir a ótima energia do cantinho mais boêmio de Roma. Trastevere se transforma no centro da vida noturna e de entretenimento de Roma .

Além disso, você encontrará muitas opções de boas comidas dos restaurantes locais, pizzarias, barracas e pequenos comércio. Almoçamos no Restaurante Carlo Menta e adoramos pois comemos muito bem pagando pouco. Do jeito que a gente gosta rsrs.

Então, sendo para conhecer um característico bairro romano ou para curtir a noite agitada, coloque o Trastevere em seu roteiro.

Sabia que é obrigatório Seguro Viagem para conhecer a Europa?

Embora a Europa exija o mínimo de 30 mil euros para Assistência Médica, não é preciso pagar caro no Seguro. Após muitas pesquisas, conhecemos a Seguros Promo, um comparador que apresenta a cobertura e valores de diversos planos, facilitando a escolha.

Então, clique aqui, faça sua cotação e ganhe até 15% de desconto usando o cupom VIAJANTE.

Dica de Hospedagem em Roma.

Optamos por nos hospedar no centro de Roma pela facilidade de acesso às atrações bem como ao transporte público. Ficamos hospedados no Hotel Edera e amamos. Hotel bonito, aconchegante, tem elevador e oferece um delicioso café da manhã. Adoramos a localização em virtude de estar cerca de 400 metros do Coliseu e próximo ao metrô. Caso queira conferir outros lugares para se hospedar em Roma, no Booking há várias opções com cancelamento gratuito, descontos e avaliações dos viajantes.

E ai, gostou das nossas dicas de coisas para se fazer de graça em Roma?

Tem dúvidas sobre Roma? Deixe nos comentários pois será um prazer responder. Ah, e fique de olho nos próximos posts, muitas dicas ainda estão por vir.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Reserve sua hospedagem, alugue carro ou contrate Seguro Viagem através dos nossos links e banners! VOCÊ NÃO TERÁ QUALQUER CUSTO EXTRA, pelo contrário, nossos leitores GANHAM DESCONTOS e encontram os melhores preços. Com isso, os sites parceiros nos pagam uma pequena comissão e você estará nos ajudando a monetizar o nosso trabalho e continuar produzindo conteúdo gratuito e de qualidade. 

Siga nossas redes sociais.

Sobre Luciana Torezan

Paulista, 37 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Veja Também

Cidade de Pedra: Chapada dos Guimarães vista do alto.

Cidade de Pedra: Chapada dos Guimarães vista do alto.5 (100%) 13 votes Já imaginou como …

2 comentários

  1. Que lugares lindosss!!! Já quero botar o pé na estrada.

    • Euclides Torezan

      Bora botar o pé na estrada mesmo Rosangela, Roma realmente tem lugares fantásticos e apaixonantes. Quando for compartilhe com a gente sua viagem que iremos adorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link