O que fazer de graça em Roma: Parte 1

Passeios Gratuitos para serem realizados em Roma. Saiba o que fazer de graça em Roma e economize em sua viagem para a Itália.

Coliseu Por do Sol

A viagem à Roma rendeu inúmeras descobertas, e como não conseguimos guardar segredos, vamos contar tudo para vocês. Inicialmente, será apresentado um roteiro com todas as atrações gratuitas de Roma em duas partes.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio.
Ganhe desconto com o Cupom CASALABORDO

Você também pode querer saber as diferenças entre Moeda estrangeira para viajar: espécie, cartão pré-pago ou de crédito.

Roma, a cidade eterna.

Roma é uma cidade apaixonante, um verdadeiro Museu a céu aberto. O simples caminhar pelas calçadas já é um super passeio.

A cidade é linda, arborizada e encanta com os detalhes arquitetônicos e arte espalhadas por todos os cantos.

Principalmente aos que curtem história e arquitetura, fazendo assim com que Roma se torne um dos melhores destinos.

Ao se deparar com uma das muitas Igrejas em Roma, entre e se deslumbre com seu interior. Eu, que amo Igrejas, entrei em todas as que cruzaram meu caminho. Confesso que as igrejas de Roma são surpreendentes, ainda mais com sua arquitetura incrível.

A quantidade de atrativos é imensa, portanto, recomendo ao menos 4 dias para aproveitar bem o que a capital da Itália tem a oferecer.

Mas e o custo dessa viagem? Quanto devo gastar com passeios em Roma com nosso Real tão desvalorizado em relação ao Euro?

Se pensa que para passear por Roma precisará vender um rim, está muito enganado. Após várias pesquisas e muitos quilômetros de caminhada, descobrimos diversos atrativos que ocuparão seus dias sem precisar pagar nenhum Euro de ingresso.

Além disso, as atrações estão concentradas de forma que é possível conhecê-las a pé. Dessa maneira, o passeio se torna ainda mais agradável pois permite encontrar a cada esquina cafés, praças, monumentos e muitas surpresas.

Está preparado? Então, aperte o cinto pois aqui começa a primeira parte de o que fazer de graça em Roma.

Após ver a Parte 1, clique aqui e confira pois mostramos mais atrações imperdíveis em Roma Parte 2.

Passeios de graça em Roma

Antes de iniciar as atrações gratuitas em Roma, vale lembrar que para turistas é obrigatório a contratação de Seguro Viagem Internacional. Sendo assim, já começaremos dando dicas de economia na contratação do seu.

Seguro Viagem para conhecer a Europa é Obrigatório

Para realizar uma viagem para Europa, é obrigatória a contratação de Seguro Viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para Assistência Médica, não sendo preciso pagar caro no Seguro Viagem Internacional.

Após muitas pesquisas, conhecemos a Real Seguros, um comparador que apresenta a cobertura e valores de diversos planos, facilitando a escolha.

Então, clique aqui, faça sua cotação e garanta o desconto exclusivo de 10% para nossos leitores.

Caso tenha dúvida entre o Seguro Viagem Internacional para Europa ou Seguro do Cartão de Crédito, fizemos um artigo onde explicamos cada um, vale a pena ler.

1- Visite o Coliseu símbolo de Roma de Graça

O primeiro local que indicamos para conhecer de graça em Roma é o Coliseu. Ai vem aquela pergunta, “A entrada no Coliseu não é paga?”

Sim, porém para conhecer a parte externa do cartão postal de Roma não é cobrado ingresso. E convenhamos, não é a toa que a Arena inaugurada em 80 d.C, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é visitada por 10 entre 10 turistas que vão à Roma.

 ROMA Coliseu

Além das ruínas do Coliseu, neste tour gratuito em Roma, encontramos o Arco Triunfal de Constantino, erguido para celebrar as vitórias do então Imperador. O Arco foi totalmente esculpido narrando os gestos heróicos de Constantino I na batalha da Ponte Mílvia, em 312 d.C.

Arco de Constantino e Coliseu  ROMA

Para realizar a visita no interior do Coliseu, é necessário adquirir os ingressos, que podem ser adquiridos diretamente na Bilheteria da atração ou on-line, cujo ingresso inclui o Coliseu, Monte Palatino e Forum Romano com entrada prioritária.

Quer saber as 3 formas mais econômicas para ir do Aeroporto ao centro de Roma? Então clique aqui e confira.

2- Parque del Colle Oppio: uma das Sete Colinas de Roma visitação gratuita.

Outro dos passeios gratuitos a serem realizados em Roma é em uma das sete colinas de Roma. Logo a frente do Coliseu, o Parque (ou Monte) del Colle Oppio passaria despercebido se não fosse a importância histórica visto que Nero construiu ali uma de suas casas.

A Vila de Nero, chamada Domus Aurea, foi soterrada pelos Imperadores seguintes na tentativa de apagar sua história. Em seguida, foram erguidos no local as Termas de Trajano e Tito, ruínas estas que ainda podem ser visitadas.

Coliseu e o Parco Oppio  ROMA

Caso não tenha muito tempo para explorar o parque, vá apenas para ter uma bela vista do Coliseu e curtir mais este passeio gratuito em Roma.

3- Ruínas dos Fóruns Imperiais passeio de Graça em Roma.

Continuando com os passeios que podem ser realizados de forma gratuita em Roma, sugerimos as ruínas dos fóruns imperiais.

A partir do Coliseu, seguindo pela Rua dos Fóruns Imperiais (Via Dei Fiori Imperiali), uma série de ruínas de Templos e várias construções da Roma Antiga. Além disso, Igrejas como a de Cosme e Damião, onde no subsolo encontram-se os túmulos dos irmãos.

Quando o Fórum Romano não comportava mais a demanda, os Imperadores decidiram construir outros novos. Assim, os Imperadores César, Augusto, Vespasiano, Nerva e Trajano ergueram, cada um o seu.

Na mesma rua, encontramos o Forum de Trajano, um dos conjuntos de ruínas romanas mais bem preservados.

Forum de Trajano

Além deste, o Mercado de Trajano, que equivaleria aos atuais Shopping Centers, que contava com mais de 150 lojas.

Mercado Trajano  ROMA

A saber, somente há menos de um século, os Fóruns Imperiais foram colocados às claras. Sob ordem de Mussolini, a partir de 1924, grandes demolições foram implementadas e levaram à tona a maior parte do que hoje é visto, porém, as escavações permanecem até os dias atuais.

4- O Fórum Romano, visitação Gratuita

Após percorrer a Via Dei Fori Imperiali, seguimos a caminho do Campidoglio pela Via Della Consolazione. Durante a subida da estreita ruazinha, um mirante do lado esquerdo revela um dos mais cobiçados atrativos de Roma: o Fórum Romano.

Por ser um passeio gratuito em Roma, deve ser colocado em seu roteiro.

Arco de Setimo Severo e Forum Romano

Deste ponto pode ser observado bem de perto os detalhes do imponente Arco de Sétimo Severo, ricamente ornamentado.

Ainda do mesmo mirante, é possível ter a vista das ruínas do Fórum Romano e do Coliseu.

Fórum Romano

5- Passeio de Graça em Roma, Piazza del Campidoglio.

A Piazza del Campidoglio, também chamada Monte Capitólio, é outra das Sete Colinas de Roma e uma das principais praças da cidade.

Este é mais um dos locais que podem ser visitados em Roma de maneira gratuita.

Praça ou Monte Capitólio

A praça, que abriga a Comune (equivalente a Prefeitura), foi remodelada por Michelangelo, porém, este não viveu a tempo de ver sua obra pronta.

Piazza del Campidoglio

Existem ainda outros três prédios ao redor da praça que formam o conjunto Musei Capitolini (Museus Capitolinos).

Lobas e irmãos Romulo e Remo

Os Museus abrigam uma importantíssima coleção de obras, entre elas a Estátua da Loba Capitolina, amamentando os irmãos Rômulo e Remo.

6- Monumento a Vittorio Emanuele II.

Ao lado do Campidoglio, com 135 metros de largura e 70 metros de altura, o imponente monumento foi erguido para homenagear o primeiro Rei da Itália após a unificação.

E também pode ser visitado de forma gratuita em Roma, e com certeza deve fazer parte de seu roteiro.

Monumento Vittorio Emanuele

Localizado em frente a Piazza Venezia, abriga o Instituto para a História do Ressurgimento e o Museu Central do Ressurgimento. Além disso, é onde está localizada a tumba do soldado desconhecido, um lugar onde brilha a chama eterna e que está sempre custodiado por dois soldados.

A visita ao Monumento é gratuita, porém, para acessar seu terraço via elevador e ter uma das mais belas vistas da cidade, é preciso pagar o valor de 10 Euros.

7- Area Sacra di Largo Argentina.

Entre o Monumento Vittorio Emanuele II e o Pantheon, encontra-se a Area Sacra di Largo Argentina.

Embora somente tenha sido descoberta em 1926, abriga as ruínas de alguns Templos importantes do século III a.C. Conforme descobertas, um deles teria sido dedicado a Deusa da Fertilidade.

Area Sacra di Largo Argentina

Além disso, ali ficam as ruínas do Teatro e Cúria de Pompeu, local onde Júlio César foi assassinado, apunhalado durante uma reunião do Senado Romano.

Caso seja um apaixonado por gatos (como nós), verá diversos gatinhos lindos e saudáveis circulando pelas ruínas. O Santuário dos Gatos Romanos cuida dos mais de 200 felinos que moram nas ruínas, sendo que todos são alimentados, castrados e vacinados.

Vale a pena incluir uma parada em seu roteiro para conhecer mais esta atração gratuita em Roma.

8- O Pantheon (Panteão)

A principal atração da Piazza Della Rotonda, o Pantheon é o monumento mais bem preservado da história e da Roma Antiga.

Phanteon (O Panteão)  ROMA

Foi construído em 27 a.C. em homenagem a todos (Pan) os Deuses (Theon), porém, em 609 d.C., foi transformado em uma Igreja Católica, Basílica di Santa Maria della Rotonda ou Basílica di Santa Maria ai Martiri. Provavelmente, por este motivo seja tão bem preservado pois acontecem missas e celebrações todos os dias.

O Pantheon Panteão

Embora toda beleza externa o monumento, o que mais chama a atenção é sua inacreditável cúpula. Um verdadeiro clássico da arquitetura já que é a maior cúpula do mundo a ser construída a partir de concreto não reforçado.

Cupula Pantheon Panteão Roma

Ainda no interior do Pantheon, estão as tumbas dos reis da Itália Vittorio Emanuele II e Umberto I, além da tumba do famoso pintor Raffaello Sanzio que pediu em testamento que fosse enterrado no local.

Se você, assim como nós, é um apaixonado por Igrejas, precisa conferir o post do Blog Let’s Fly Away e conhecer 8 Igrejas na Itália imperdíveis.

Por ser uma obra única no mundo, e o melhor, você pode visitar esta atração de maneira gratuita em Roma, recomendamos um tempinho para ela.

9- Piazza Navona.

Considerada uma das Praças mais bonitas de Roma com seu estilo barroco, a Praça é rodeada de cafés e restaurantes.

Piazza Navona Embaixada Brasil

Contudo, o que a faz ser um dos espaços públicos mais frequentados é combinação das três belas fontes com Igrejas e Palácios Renascentistas, conferindo um ar elegante ao local.

A principal das fontes, a Fonte Dei Quattro Fiumi, foi construída por  Bernini em 1651 e representam os quatro rios mais importantes da época: o Nilo, o Danúbio, o Ganges e o Rio da Prata.

Piazza Navona Fontana di quattro Fiumi Roma

Além disso, o palácio Pamphilj, que abriga sede da Embaixada do Brasil, recebe tours gratuitos em seu interior mediante reserva neste link.

Que tal um tour gratuito na Embaixada do Brasil em Roma?

Fontana di Trevi ponto turístico de graça em Roma.

A Fontana di Trevi é um dos atrativos gratuitos mais cobiçados de Roma. Não é por menos, a fonte do século XVIII tem quase 20 metros de largura e 26 metros de altura, sendo a grandiosidade e imponência que definem a obra.

Por muitos, a Fontana é considerada como a fonte mais bonita do Mundo, sendo a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália.

Fontana di Trevi detalhes roma

Um lugar imperdível para ser visitado de forma gratuita em Roma. Mas prepare-se para encontrar uma multidão de pessoas disputando espaço em frente a fonte para jogar suas moedinhas.

Uma opção para evitar a aglomeração é acordar bem cedinho, como fizemos, e visitar a linda Fontana praticamente vazia.

Fontana di Trevi ROMA

Saiba mais sobre os passeios na Itália

Quer saber mais sobre esse país incrível chamado Itália? Se inspire para a sua próxima viagem e confira muitas dicas.

Continue lendo os artigos sugeridos e conheça a Itália através de nossos olhos, incluindo vários passeios gratuitos na Itália.

Para isso, leia os seguintes artigos.

Conclusão dos passeios de Graça em Roma

Finalizamos por aqui a primeira parte dos passeios de graça em Roma. Esse roteiro pode ser feito todo a pé, visto que os atrativos estão a poucos passos um do outro.

Uma sugestão é começar o tour bem cedinho pela Fontana di Trevi e finalizar no Coliseu.

Dessa forma, encontrará a Fontana, o Pantheon e a Piazza Navona ainda com poucos turistas.

Não quer acordar cedo nas férias? Saiba que o horário em Roma é 4 horas a mais que em Brasília, sendo assim, caso acorde as 05 horas, é como se estivesse acordando as 09 horas no Brasil.

Pensando desta maneira, ajuda a pular da cama mais cedo, não acha?

Dica de Hospedagem em Roma

Deixamos aqui algumas sugestões de onde se hospedar em Roma, lembrando que as hospedagens que sugerimos ficam proximo ao centro de Roma.

Também existe possibilidade de hospedagem mais afastada do centro de Roma, ficando a seu critério a análise de custo benefício.

Optamos por nos hospedar no centro de Roma pela facilidade de acesso às atrações bem como ao transporte público. Ficamos hospedados no Hotel Edera e amamos.

Hotel bonito, aconchegante, tem elevador e oferece um delicioso café da manhã. Adoramos a localização em virtude de estar cerca de 400 metros do Coliseu e próximo ao metrô.

Sant’ Eustachio Apartment Sleeps – Situado no centro de Roma, a 70 metros do Largo di Torre Argentina e a 300 metros do Panteão, o Sant’ Eustachio Apartment Sleeps. O 10 Air Con Wifi oferece Wi-Fi gratuito, lounge compartilhado e ar-condicionado.

Trastevere Apartment Sleeps – Situado no centro de Roma, a 500 metros da Piazza Venezia e a 700 metros do Palazzo Venezia, o Trastevere Apartment Sleeps 6 Air Con wifi oferece Wi-Fi gratuito, lounge compartilhado e ar-condicionado.

Trevi nel Lazio Apartment Sleeps – Localizado no centro de Roma, a 500 metros do Morro do Quirinal e a 700 metros da Piazza Barberini, o Trevi nel Lazio Apartment Sleeps. O 6 Air Con Wi-Fi oferece Wi-Fi gratuito, lounge compartilhado e ar-condicionado.

Caso queira conferir outros lugares para se hospedar em Roma, no Booking existem várias opções com cancelamento gratuito, descontos e avaliações dos viajantes.

Vai combinar Roma e Paris na mesma viagem? O Blog Ligado em Viagem da dicas de 10 passeios e atrações turísticas e imperdíveis em Paris.

E se acaso for conhecer Cinque Terre, o Blog Na Proa da Vida tem um roteiro incrível pelas vilas. Vale a pena conferir.

Curtiu nosso post? Tem dúvidas sobre Roma? Deixe nos comentários pois será um prazer te responder. Ah, e fique de olho nos próximos posts, muitas dicas estão por vir.

Vale a pena Alugar um carro em Roma?

Para analisar se vale a pena alugar um carro em Roma, deverá analisar as seguintes questões:

  • Quantas pessoas estarão na viagem à Roma com você;
  • Quais pontos turísticos pretende visitar;
  • Pretende conhecer alguma região próximo a Roma;

Para grupos com mais de 4 a 5 pessoas, o gasto com transporte público praticamente se igualaria ao valor da locação do veículo em Roma.

Outra questão a ser analisada é se pretende visitar muitos pontos turísticos e quais as distancias entre eles. Caso for gastar muito tempo para deslocamento entre eles, devido a espera do transporte público.

Pretende conhecer regiões próximas e Roma? Se a resposta for sim, com certeza o valor da locação de um veículo em Roma será mais em conta que o gasto com transporte público.

Para saber nossa experiência em alugar um carro na Itália, leia o post Alugar carro na Itália: 3 razões que fazem valer a pena.

Recomendamos que aproveite para conhecer a RentCars e faça seu orçamento em seu aluguel de carro. Além do melhor preço, você paga em reais sem IOF e pode parcelar em até 12 vezes.

Alugando por esse link, você economiza e também nos ajuda com uma pequena comissão que o site nos paga por indicá-los. Assim, conseguimos trazer cada vez mais dicas para vocês.

E ai, gostou das nossas dicas de coisas para se fazer de graça em Roma?

Tem dúvidas sobre Roma? Deixe nos comentários pois será um prazer responder. Ah, e fique de olho nos próximos posts, muitas dicas ainda estão por vir.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

27 Comentários

    1. Oi tio, vamos marcar para irmos juntos. Terei que voltar a Itália assim que concluir toda documentação aqui no Brasil. Vamos ver se consigo antes do final do ano.

  1. Ola pessoal, tudo bem? Sigo vocês no instagram e amo as imagens e dicas. Conheci o blog agora e adorei. Vou para Roma em Julho e gostaria de saber se vocês contrataram guia para acompanhá-los ou fizeram tudo por conta? Ótimas dicas grátis pq em Euro, tem que economizar ao máximo né rsrs. Abraços e sucesso

  2. Com o valor do euro, essa listinha do que fazer em Roma de graça é essencial, rs. E tem muita coisa interessante como as ruínas dos Fóruns Imperiais, obrigada por compartilhar.

    1. Oie Fabíola, com toda certeza. Economizar em Euros ajuda e muito hahaha. Fico feliz que tenha gostado. Abraços e volte sempre

  3. Sempre tive o sonho de ir para Roma.. sabendo de tantas coisas que dá pra fazer de graça em Roma, dá mais vontade ainda de ir pra aproveitar a cidade ao máximo!! Adorei as dicas!

    1. Olá Andressa, Roma é um encanto e pode ter certeza que será uma viagem apaixonante. Claro que algumas atrações imperdíveis são pagas (como os Museus do Vaticano) mas a quantidade de atrações gratuitas anima a qualquer um. Fico feliz que tenha gostado. Volte sempre. Abraços

  4. Roma é linda! Confesso que no caso do Coliseu me arrependi de não ter comprado ingresso, fiquei espiando nas frestas e ver só o lado de fora não me satisfez. O Pantheon é visita obrigatória, além de gratuito é lindo. Mesenti voltando as ruas de Roma com o teu post.

    1. Olá Andrea, visitar o Coliseu já é um bom motivo para você voltar a Roma hahaha. Concordo que o Pantheon é obrigatório… incrível né? Fico feliz que tenha gostado do post.. bateu saudades de Roma por aqui també. Abraços e seja sempre bem vinda.

  5. Que destino lindooo. Fiquei apaixonada nas fotos e saber que tem tantas coisas para fazer de graça em Roma é animador. Bora planejar esse destino para as férias.

    1. Oie Michele, realmente Roma é apaixonante. E o legal são todas essas atrações gratuitas que em um simples caminhar pelas ruas, você encontra e se encanta. Planeje sim pois não irá se arrepender. Abraços

  6. Eu adoro Roma e realmente não é uma cidade muito cara, comparada com outras capitais europeias. Mas eu diria que é imprescindível entrar nos museus capitolinos, nas Galerias Borghese (o meu museu preferido preferida) ou nos museus do Vaticano. Infelizmente sem chance de ser gratuitos :)

    1. Olá Ruthia, infelizmente algumas atrações são pagas mas muita coisa compensa sendo gratis. Amei os Museus do Vaticano… fiquei deslumbrada com tamanha beleza e riqueza. Meu favorito. Obrigada pela contribuição. Abraços

  7. O monumento a Vittorio Emanuele II pra mim é um dos mais lindos da Europa, um prédio imponente. Excelente post porque de fato as pessoas normalmente não imaginam que há coisas para fazer de graça em Roma. Parabéns pelo post.

    1. Olá Sil, concordo com você. É inacreditável a beleza e imponência do monumento Vittorio Emanuelle II. Ainda com uma vista maravilhosa da cidade. Realmente muitas pessoas acham que a maioria das atrações em Roma são pagas. Só de caminhar pelas ruas da cidade já garante muita diversão e deslumbre. Fico feliz que tenha gostado.Abraços

    1. Olá Vitor, realmente Roma é incrível. Das cidades com mais belezas e histórias que já conhecemos. Feliz que tenha gostado do post. Abraços

    1. Oie Marcia, concordo com você. Roma é um museu a céu aberto e caminhar pelas ruas já garante muita diversão. Abraços e apareça sempre por aqui.

    1. Olá Edson, ficamos felizes que tenha gostado. Muita gente acredita que todas as atrações em Roma são pagas mas na verdade, a maioria são gratuitas. Isso acaba equilibrando com as demais despesas. Abraços

    1. Olá Roberta. Com certeza não tem como deixar o Coliseu de fora… um espetáculo. Mas para quem não tem tempo para essa visita, pelo menos do lado de fora tem que ir ne? Abraços.

  8. Afinal, o Forum Romano então é de graça? E o ingresso casado do Coliseu que inclui o Forum? Obg pelas dicas =)

    1. Oie Thaise, tudo bem?
      Há duas opções para se conhecer o Forum Romano: pagando o ingresso para caminhar pelas ruínas ou somente a partir de um mirante, localizado próximo a Piazza Campidoglio (Monte Capitolino). Vai muito de seu objetivo. Nos sentimos satisfeitos em apenas apreciar o Forum Romano pela parte do Mirante. E sim, é possível comprar o ingresso para o Coliseu e Forum Romano juntos, como no link a seguir. Espero ter ajudado. Beijos, Lu
      https://www.getyourguide.com/rome-l33/colosseum-ticket-t127592/?partner_id=JN5FJZA&utm_medium=online_publisher&utm_source=contato%40casalabordo.com.br&placement=%22other%22

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo