Cachoeira Serra Azul, Bom Jardim, Nobres – MT

Conheça a beleza da Cachoeira Serra Azul, um dos principais pontos turísticos que precisa estar em seu roteiro de viagem para Nobres – MT.

Cachoeira
Cachoeira Serra Azul

A Cachoeira Serra Azul é uma das cachoeiras mais bonitas de Mato Grosso, com água em tom azulado, repleta de peixes. Localizada na cidade de Rosário Oeste, a Cachoeira Serra Azul fica na região de Bom Jardim em Nobres – MT, e por isso, é possível combinar com outros passeios da região.

Com uma bela queda de 46m, a Cachoeira Serra Azul faz parte do Parque Sesc Serra Azul, um parque ambiental em fase inicial de implantação, voltado para os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Os municípios de Nobres e Rosário Oeste, no Mato Grosso, possuem o sistema de voucher único implantado, que dá acesso dos turistas aos atrativos locais. Desta maneira, os valores comercializados por todas as agências e receptivos são os mesmos, favorecendo aos turistas a aplicação de preço justo. Para conhecer todos os passeios de Nobres – MT bem como a relação de agências credenciadas, veja o post O que Fazer em Nobres – MT.

E para saber como chegar em Nobres, qual a melhor época para visitar, as melhores pousadas, onde comer e muito mais, leia o post completo sobre Nobres – MT.

O que é o Sesc Serra Azul

O Sesc Serra Azul é um projeto voltado para o ecoturismo e turismo de aventura. O método utilizado para explorar o local visa sempre a sustentabilidade e busca causar o mínimo de impacto ao meio ambiente.

Flutuação sesc

Atualmente, o Parque Sesc Serra Azul oferece atividades como tirolesa e arvorismo, bem como visitação na cachoeira com flutuação.

Contudo, todas as atividades devem ser agendadas através das operadoras locais no distrito de Bom Jardim além de Rosário Oeste.

Como chegar a Cachoeira Serra Azul

Estrada para Cachoeira
Estrada para Cachoeira Serra Azul

Então, para se chegar ao local, é preciso percorrer aproximadamente 20 km em estrada de terra, a partir da Vila de Bom Jardim. 

Em toda extensão da estrada é possível ir admirando principalmente a paisagem, animais e a imponente Serra Azul, o que a torna o percurso bastante atrativo. 

Ao final deste post, deixamos um mapa que mostra todo o percurso para que possam explorar este local.

Entrada do SESC

Na entrada do atrativo, o visitante deve se identificar para controle e registro.

Sesc
Placa de recepção

Já na sede do SESC, é possível verificar as informações relevantes e que devem ser seguidas e respeitadas, bem como informações sobre extensão da tirolesa, altura da cachoeira e profundidade do poço. 

Assim sendo, na recepção, todos são orientados a somente fazer uso de Protetor Solar e Repelente biodegradável com o objetivo de proteção à fauna aquática. Logo depois, todos recebem os equipamentos de flutuação e se dirigem à trilha.

Visita à Cachoeira Sesc Serra Azul

Entrada Cachoeira

Para visitar a Unidade e os atrativos, é necessário agendamento antecipado. acompanhamento de guia e adquirir o voucher em uma das agências autorizadas.

Para fazer orçamento ou verificar disponibilidade, entre em contato com alguma agência e faça seu orçamento.

Percurso até a Cachoeira

Trilha para Cachoeira
Trilha para Cachoeira Serra Azul
Trilha para Cachoeira Serra Azul

Da recepção à Cachoeira, percorremos uma trilha leve, praticamente toda feita em passarelas com corrimão, por onde passamos pela vegetação nativa. 

O percurso para a cachoeira é de aproximadamente 800 metros incluindo as escadas. São um total de 470 degraus entre subidas e descidas, porém, acessível a todos.

Trilha para Cachoeira Serra Azul
Trilha para Cachoeira Serra Azul

Tivemos a companhia de uma galera incrível que com muita animação, tornaram o passeio muito mais agradável. 

Caso goste de realizar mergulhos, também temos em nossa região Dolina Água Milagrosa Cáceres – MT . Vale a pena ler e conhecer este lugar também.

A vista da Cachoeira

Antes mesmo de terminar as escadarias, a visão que o visitante tem da cachoeira é impressionante.

Uma queda de 46 metros de altura e um grande poço de águas azuis e cristalinas.

Cachoeira Serra Azul
Cachoeira Serra Azul

O que mais nos impressiona, ainda mais depois de já termos realizado diversas trilhas, é o fato dela ser extremamente limpa e bem protegida.

Demonstra assim que é possível aproveitar o que a natureza tem a nos oferecer com responsabilidade, permitindo assim que futuras gerações também conheçam e aproveitem. 

Duração da flutuação

Cachoeira Sesc Serra Azul
Cachoeira Serra Azul

Para cada grupo, o tempo de flutuação é de 50 minutos, objetivando o controle da quantidade de pessoas que usufruem do atrativo ao mesmo tempo.   

Não é permitida a entrada sem o colete visto que a profundidade do poço que é de aproximadamente 6 metros.

Cachoeira Serra Azul Piraputangas
Cachoeira Serra Azul Piraputangas

Mergulho com Peixes na Cachoeira

Cachoeira Serra Azul Piraputangas
Cachoeira Serra Azul Piraputangas

Para entrar na água é necessário o uso de colete conforme dito anteriormente.

Caso tenha levado algum pertence, este pode ser deixado no deck de madeira que fica bem na entrada da cachoeira.

O lugar onde são avistados a maior quantidade de peixes é próximo ao deck, então caso queira uma foto dessas, este é o local.

Todas as fotos acima foram feitas utilizando-se uma GoPro com o Dome, visto que é um acessório para tirar fotos permitindo capturar tanto a parte acima da água como embaixo.

Entretanto, devido a altura da Cachoeira, formam-se ondas que dificilmente deixarão o visitante chegar próximo das quedas, o que não é recomendado.

Além do mais, não é permitido que nadem até embaixo da queda d’água, pois a força é imensa, além do risco de alguma tromba d’água.

Cachoeira

A temperatura da água é super agradável, sendo assim, não perca tempo e se jogue, pois, 50 minutos neste lugar não passam, eles simplesmente voam.

O que pode cancelar o passeio na Cachoeira

Cachoeira

O passeio poderá ser cancelado ou interrompido em caso de chuvas intensas ou outras circunstâncias que comprometam a qualidade e a segurança dos visitante.

Uma das situações que podem ocorrer como dito anteriormente é a tromba d’água, além de raios.

Retorno da Cachoeira Serra Azul

Caso tenha interesse em realizar a tirolesa, é necessário realizar o pagamento ainda na recepção para já se deslocar com os equipamentos.

Tirolesa para Cachoeira

A tirolesa tem 700 metros de comprimento e aproximadamente 50 metros de altura.

A velocidade pode chegar a 60km/h e o valor é de R$ 60,00 (em Agosto 2021).

Temos uma cachoeira que conhecemos em uma outra região que nesse sentido recomendamos Aldeia e Cachoeira Salto da Mulher.

O Blog Mochilão a Dois tem um post bem completo que irá te ajudar a conhecer o Distrito Bom Jardim em Nobres. Vale a pena conferir.

Dicas para aproveitar melhor seu passeio

  • Melhor época para visitar a cachoeira fica entre abril e outubro por ser período de estiagem em Mato Grosso. Por causa de época de chuva além de da água ficar turva, as estradas ficam péssimas.
  • Use roupa com proteção solar.
  • Leve lanches leves e água para reidratação.
  • Não é permitido o uso de protetor solar para evitar a contaminação da água e peixes.
  • Gestantes e crianças abaixo de cinco anos não podem realizar este passeio por questão de segurança.
  • No local não existe almoço nem pousada.
  • Peça seu desconto para crianças com idade entre 5 e 9 anos.

Ainda assim ficou com alguma dúvida? Conhece essa maravilha? Então deixe seu comentário e ajude outros viajantes.

Endereço do Sesc Cachoeira Serra Azul

  • Endereço: Vila Bom Jardim, Nobres, Mato Grosso
  • Distância do centro de Bom Jardim: Aproximadamente 24 Km
  • Distância de Cuiabá: Aproximadamente 157 Km
  • Valor da Entrada: R$ 80,00 por pessoa (preço em Agosto de 2021)
  • Como Chegar: Basta clicar no mapa abaixo.
Mapa google cuiaba para cachoeira serra azul

Outras dicas para sua viagem a Nobres – MT

Agora que você já sabe tudo sobre Nobres – MT, chegou a hora de organizar sua viagem. Devido sua localização, é possível combinar a viagem a Nobres com outros destinos de Mato Grosso. A começar por Cuiabá, a Capital do Estado, que conta sua história através da arquitetura, monumentos e ruas estreitas.

cuiaba guia de viagem

Outra sugestão é conhecer Chapada dos Guimarães, 167 km distante de Bom Jardim. Em meio a vegetação típica do cerrado brasileiro e imponentes paredões de arenito, Chapada dos Guimarães oferece trilhas, cachoeiras e mirantes. Se possível, separe ao menos dois dias para curtir a cidade. Leia o post onde se hospedar em Chapada dos Guimarães para conhecer opções para todos os gostos e orçamentos.

chapada dos guimaraes

Além disso, você pode aproveitar para combinar sua viagem a Nobres – MT com o Pantanal Mato-Grossense.

pantanal mato-grossense

Por fim, faça suas reservas com antecedência para garantir disponibilidade em suas datas mas também, para economizar. Aliás, conseguimos diversos descontos para nossos leitores com empresas de nossa confiança. Inclusive, criamos a página DESCONTOS para disponibilizar todos os links e cupons de desconto.

Se esse post foi útil pra você e te ajudou no planejamento, ficaremos muito gratos se você reservar seus hotéis por este link, seu carro por este link, fazer seu seguro de saúde por este link. Vale ressaltar que são empresas que usamos em nossas viagens e sabemos da qualidade dos serviços. Por isso, temos a tranquilidade de recomendar a vocês. Somos parceiros dessas empresas e recebemos uma pequena comissão a cada reserva, mas você não paga nada a mais por isso. Desta forma, conseguimos monetizar nosso trabalho e continuamos oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. Fica aqui nossa gratidão.

Se acaso precisar de alguma ajuda ou tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário. Será um imenso prazer te ajudar.

*Todos os gastos durante o passeio foram pagos com recursos próprios e decidimos divulgar porque a experiência foi positiva. Qualquer post patrocinado será mencionado.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo