fbpx
Campo Novo do Parecis

Aldeia e Cachoeira Salto da Mulher.

Atualizado em

5.0
01

Os loucos por aventura atacam novamente. Assim, em mais uma Expedição para desbravar nosso Mato Grosso, tivemos o prazer de conhecer a impressionante Cachoeira Salto da Mulher, localizada na Aldeia Salto da Mulher da etnia Pareci.

Pose na cachoeira Salto da Mulher

O município de Campo Novo do Parecis está localizado há 404 km de Cuiabá bem como tem cerca de 33% de seu território ocupado por Aldeias Indígenas. A região abriga várias cachoeiras, rios de águas cristalinas além de locais propícios para a prática de esportes radicais.

Como diz o ditado “Deus ajuda quem cedo madruga”. Nosso dia foi incrível!!!

Apesar da distância, é possível fazer um bate-volta a partir da Capital. Saímos de Cuiabá por volta das 03:00hs da manhã e, após cerca de 6 horas de estrada, adentramos a área da Aldeia Salto da Mulher.

Embora seja cansativo devido a distância, existem empresas de turismo que oferecem passeios a partir de Cuiabá com o transporte incluso. Optamos por realizar esse tour com uma agência e assim, aproveitamos o percurso para descansar.

Veja aqui ==>> Onde se hospedar em Cuiabá.

aldeia salto da mulher

Localizada a 80 km do município de Campo Novo do Parecis, o acesso a Aldeia Indígena Salto da Mulher se dá pela antiga estrada que liga Campo Novo a Sapezal, cerca de 30 km em via não pavimentada.

Assim que chegamos à Aldeia, fomos recepcionados pelo Cacique que, juntamente com moradores, nos apresentaram vestes tradicionais e falaram um pouco da cultura de seu povo.

Por que Salto da Mulher?

Reza a lenda que duas meninas, enquanto tomavam banho na cachoeira, acabaram sumindo. Segundo os Parecis, acreditam que elas se encontram nas águas da cachoeira até hoje.

Conhecemos pessoas incríveis e com uma história fascinante. Como não se apaixonar por tanta delicadeza?

cacique aldeia salto da mulher

Além disso, tivemos tempo para conhecer os artesanatos e, aos que se interessaram, fazer pinturas corporais.

Confira aqui ==>> O que fazer em Chapada dos Guimarães.

Em seguida, nos deslocamos para a tão cobiçada Cachoeira Salto da Mulher.

Para acessar a queda d’água, é preciso caminhar por 600 metros, porém, é uma trilha fácil feita em poucos minutos. A cachoeira é formada pelo Rio Sacre e tem as águas límpidas e tonalidade verde esmeralda.

cachoeira salto da mulher

A cor e a transparência da água são tão incríveis que mal da para acreditar no que os olhos veem. Com o drone, capturamos imagens do alto e assim, conseguimos mostrar com riqueza de detalhes esse paraíso.

Assista a seguir o vídeo que fizemos e diga se estamos exagerando.

A correnteza nas proximidades da queda é bem forte, porém, mais abaixo, prainhas com águas tranquilas para se banhar.

Na companhia de nossa querida amiga Esthefânia.

Por falar nisso, sabia que a Dolina Água Milagrosa é um dos melhores pontos de mergulho de cilindro de Mato Grosso? Fizemos um post mostrando tudo desse lugar que tem mais de 185 metros de profundidade bem como uma beleza incomparável.

Quanto custa e o que preciso saber?

Contratamos o passeio com a Agência MT Extremo pelo valor de R$ 160,00 por pessoa, sendo incluso o transporte bem como a entrada na aldeia.

Entretanto, é preciso levar alimentação e bebidas pois no local não há pontos para compra. Se bem que algumas paradas foram realizadas durante o caminho em lanchonetes, oportunidade para os esquecidinhos comprarem seus lanches.

Ao final do tempo livre na Cachoeira Salto da Mulher, ainda há um período para fotos com os moradores locais ou até mesmo para alugar os trajes típicos pelo valor de R$ 20,00 para fotos mais elaboradas.

Além disso, as vestes também podem ser compradas, assim como artigos como arco, flecha, adereços e demais artesanatos produzidos pelos Parecis.

Se você curte uma aventura e belas paisagens tanto quanto nós, confere esse post sobre a Cachoeira Serra Azul localizada em Nobres. Certamente uma das mais lindas que conhecemos até hoje.

Caso prefira alugar um carro, utilize o comparador RentCars e tenha a certeza de encontrar os melhores preços.

Por fim, queremos saber o que achou de mais esse atrativo de Mato Grosso. Tem vontade de conhecer nossa terrinha? Deixe seu comentário e, caso tenha algum lugar para nos indicar, vamos adorar conhecer.


A seguir, deixamos o contado do Guia Patrick da Agência MT Extremo aos que queiram viver essa experiência.

*Todos os gastos durante o passeio foram pagos com recursos próprios, porém, decidimos divulgar os serviços visto que a experiência foi positiva. Portanto fique tranquilo pois qualquer post patrocinado será mencionado.

Reserve sua hospedagem, alugue carro ou contrate Seguro Viagem através dos nossos links e banners! NÃO EXISTE CUSTO EXTRA, pelo contrário, GANHAM DESCONTOS e encontram os melhores preços. Com isso, os sites parceiros nos pagam uma pequena comissão e você estará nos ajudando a monetizar o nosso trabalho e continuar produzindo conteúdo gratuito e de qualidade. 

Mostrar mais

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

5 Comentários

  1. Que lugar lindooo!!! Nem imaginava uma beleza desta escondida no nosso Mato Grosso!!! Obrigada por compartilhar conosco esta experiência maravilhosa!!!

    1. Ola Rosângela, ficamos felizes que tenha gostado. Esse lugar é realmente lindo e vale a visita. São tantos lugares incríveis em nosso Estado, muitos desconhecidos pela maioria das pessoas. Iniciamos uma “Expedição” para mostrar esses locais e incentivar nossos conterrâneos a conhecê-los. Gratidão pelo carinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link