fbpx
Chapada dos Guimarães

Véu de Noiva, cartão postal de Chapada dos Guimarães

Atualizado em

Quando se fala em Chapada dos Guimarães, a primeira imagem que vem à mente da maioria das pessoas é a Cachoeira Véu de Noiva.

Cachoeira Véu de Noiva

Localizada dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a imponente cachoeira tem 86 metros de queda livre. É destino obrigatório para quem visita à cidade.

E quer saber o melhor? A visitação é gratuita.

O acesso se dá pela MT-251, Rodovia Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, no Km 51. Distante 12 km do centro de Chapada, a entrada do Parque Nacional também da acesso a outras cachoeiras.

PORTARIA PARQUE NACIONAL

O local conta com estacionamento e guarita de controle de visitantes, sendo necessário anotar seus dados para entrar. 

Há também a sede administrativa do Parque que é gerido pelo ICMBio. Além disso, banheiros, telefone público, loja de souvenir e sala para apresentação de palestras educativas estão disponíveis para os visitantes.

Veja também ==> 11 lugares para comer e se encantar em Chapada dos Guimarães.

A visita à Cachoeira Véu de Noiva é auto-guiada, porém, algumas cachoeiras e atrações do Parque Nacional somente são permitidas com acompanhamento de guia / condutor autorizado.

Placa Veu de Noiva

Da portaria até o mirante da Cachoeira Véu de Noiva, o visitante segue por uma trilha por cerca de 550 metros em área aberta.

Recomendamos uso de bonés e proteção solar pois a maior parte do trajeto é feito em área de campo aberto.

Idosos ou pessoas com mobilidade reduzida podem ir de carro até a sede administrativa, portanto, é uma atração acessível.

Além disso, o Parque é aberto diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 9 às 16 horas, não sendo necessário agendamento prévio.

MIRANTE CACHOEIRA VÉU DE NOIVAS

Ao chegar no mirante, nos deparamos com a surpreendente Cachoeira Véu de Noiva, que é formada pelo Córrego Coxipozinho.

CACHOEIRA VÉU DE NOIVAS ARARAS

Temos ainda a visão panorâmica do paredão de arenito que a cerca em forma de ferradura. Diversos ninhos de araras e outras aves são encontrados no paredão, então, provavelmente verá alguns desses moradores sobrevoando o vale.

PAREDÃO CACHOEIRA VÉU DE NOIVAS
A visita à Cachoeira Véu de Noiva é somente para contemplação, não sendo liberado o acesso e banho na mesma.

Mas, caso queira se refrescar nas águas geladas de Chapada, outras cachoeiras no parque tem acesso liberado para banho.

Conforme dito anteriormente, alguns lugares necessitam acompanhamento de guia / condutor autorizado. É o caso do Circuito das Cachoeiras, cujo percurso se inicia no Mirante da Cachoeira Véu de Noiva.

Assim também, outro atrativo que requer acompanhamento de guia é a Trilha do Vale do Rio Claro e Crista de Galo. Uma das vistas mais bonitas de todo o Parque que mostramos em detalhes nesse outro post.

Apesar disso, duas Cachoeiras de fácil acesso e auto-guiadas podem matar sua vontade de um banho bem relaxante

CACHOEIRINHA

A Cachoeira dos Namorados e a Cachoeirinha são as mais próximas da Portaria do Parque, cujo acesso se dá por meio de uma trilha de 1.200 metros de extensão. Assim como a trilha que leva à Cachoeira Véu de Noivas, grande parte do percurso se dá em campo aberto, com pouca sombra.

Da mesma forma, aqui também existe acessibilidade para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, bastando informar a situação aos funcionários do parque que lhes prestarão auxílio.

A visita nesse atrativo também é gratuita e permitida diariamente, entre as 9 e 16 horas, porém, o visitante somente poderá entrar até as 12 horas.

CACHOEIRA DOS NAMORADOS
Ambas as Cachoeiras ficam próximas, cerca de 100 metros uma da outra.
CASCATA CACHOEIRINHA

O local não possui infraestrutura de banheiros e comércio, portanto, os visitantes devem levar água e lanches. A única restrição de entrada é para bebidas alcoólicas as  quais não são permitidas em qualquer área do Parque Nacional.

CACHOEIRINHA CHAPADA

E então, curtiram a dica de passeio gratuito em Chapada dos Guimarães? Comenta ai se conhece a Cachoeira Véu de Noiva ou se tem dicas a compartilhar com os demais viajantes.

Para saber mais informações sobre o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, clique aqui e acesse o site.

Reserve sua hospedagem, alugue carro ou contrate Seguro Viagem através dos nossos links e banners! NÃO EXISTE CUSTO EXTRA, pelo contrário, GANHAM DESCONTOS e encontram os melhores preços. Com isso, os sites parceiros nos pagam uma pequena comissão e você estará nos ajudando a monetizar o nosso trabalho e continuar produzindo conteúdo gratuito e de qualidade. 

Siga nossas redes sociais.

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Quando fui pra Nobres eu fiquei encantada com os paredões da Chapada dos Guimarães! Queria muito ter dado uma paradinha pra conhecer esse lugar tão incrível. Mas já estou planejando e a Cachoeira Véu da Noiva não vai ficar de fora né!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link

Guia completo com todas as funcionalidades do Motorhome

[Revisado e publicado em Julho de 2019]
Download 100% gratuito!
Quero meu eBook
Escrito por Luciana e Euclides Torezan
close-link