Se você tem o sonho de assistir aos espetáculos da Broadway em Nova York, saiba que aqui é o lugar certo para conferir as melhores dicas e garantir uma experiência inesquecível!
Considerada a maior empresa de teatro na língua inglesa do mundo, a Broadway é um verdadeiro universo artístico, e você vai partir rumo a uma viagem cheia de possibilidades.
Seus espetáculos conseguem atingir diferentes públicos, desde adultos, até crianças em busca de muita imaginação.
E mesmo que você não seja um amante do teatro, os espetáculos da Broadway deixam qualquer um completamente hipnotizado com tamanha grandiosidade.
Por isso, falo com toda tranquilidade que uma viagem para a Big Apple só será completa depois de viajar para esse universo.
Então, continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Para você que está com a viagem planejada para Nova York, temos um artigo que irá te ajudar a escolher a melhor hospedagem em Nova York.
Um pouco sobre a Broadway
A Broadway é, na verdade, uma das maiores e mais famosas avenidas de Nova York, que corta o distrito de Manhattan de Norte a Sul.
Mas, muito além disso, a Broadway é uma região conhecida mundialmente graças aos seus espetáculos artísticos de altíssima qualidade e de maior renome dos Estados Unidos.
Não à toa, a avenida possui uma região chamada de Theater District, onde concentra mais de 40 teatros, um mais lindo do que o outro. E são eles que recebem as produções teatrais mais famosas do país.
Outro lado positivo é que o Theater District fica bem do ladinho da Times Square.
Sem dúvida alguma, é aqui que a magia acontece, e assistir a um espetáculo da Broadway é uma das experiências mais marcantes de uma viagem para Nova York.
As produções abordam uma grande diversidade de gêneros teatrais, desde clássicos como “O Fantasma da Ópera” e “Les Misérabels”, até musicais da Disney e de comédia.
Sem falar do grande conhecimento cultural e artístico que os espetáculos nos proporcionam. As produções são gigantescas, trazendo cenários e figurinos impecáveis, um jogo de luz e som em perfeita harmonia e uma conexão sem igual com grandes atores.
Já passaram pela Broadway artistas como Meryl Streep, Viola Davis, Hugh Jackman, Sarah Jessica Parker, Julie Andrews e muito mais.
Os espetáculos acontecem durante todo o ano, de janeiro a dezembro, então você não precisa se preocupar com a “época certa” para poder viajar nesse universo.
Preparados (as) para viver um dos melhores momentos da sua viagem? Então vem com a gente ficar por dentro dos principais espetáculos, dicas para comprar o seu ingresso e muito mais!
- Os clássicos atemporais
- Musicais infantis
- Novidades e produções contemporâneas
- Comédias musicais
- Shows off-Broadway
- Ingressos e dicas para comprar
- Planejando a experiência
Os clássicos atemporais
É comum que os espetáculos da Broadway fiquem em capaz durante muitos anos, ou até mesmo décadas devido ao sucesso estrondoso.
As produções mais antigas que conquistaram a plateia são “O Fantasma da Ópera“, que de 1988 a 2023 ficou em cartaz no The Majestic Theatre, o musical “O Rei Leão“, que acontece no Minskoff Theatre desde 1997, e “Chicago“, com mais de 25 anos em cartaz no Ambassador Theatre.
Esses espetáculos possuem uma grande importância histórica no cenário teatral não só da Broadway, mas também de inspiração para o teatro mundial.
Vem conferir um breve resumo sobre cada um deles:
O Fantasma da Ópera
Sem dúvidas, é um dos musicais mais famosos da Broadway das últimas décadas, e também o espetáculo com o maior tempo de exibição: foram 35 anos e um total de 13.973 apresentações.
Entrando em cartaz em 1988, no Majestic Theatre, O Fantasma da Ópera teve a sua última apresentação no dia 16 de abril de 2023, e faturou mais de 5 bilhões de dólares, ficando atrás apenas de O Rei Leão.
Uma curiosidade é que, durante os 35 anos em cartaz, o espetáculo continuou com o seu elenco principal, reunindo os atores Sarah Brightman, Michael Crawford e Steve Barton.
Apesar de não estar mais em cartaz, não poderíamos deixar de falar sobre essa mega produção, que ao longo dos anos venceu diversas premiações, como o Laurence Olivier Award, o Drama Desk Award e o Tony Awards, a premiação mais importante do teatro dos Estados Unidos.
De uma forma bem resumida, O Fantasma da Ópera é baseado no romance homônimo de Gaston Leroux, e conta a história de Christine Daaé, uma jovem cantora de ópera que começa a ter uma obsessão por um músico talentoso.
No entanto, esse músico sofria preconceitos por não ser aceito na sociedade devido a sua aparência, e ficou conhecido como “O Fantasma da Ópera”.
Ao desenrolar da história, o músico acaba se apaixonando por Christine, mas ver o seu amor ameaçado por um outro jovem aristocrata, transformando uma história de amor em luta e ódio.
Trazendo canções únicas, que vendeu cerca de 40 milhões de discos ao redor do mundo, o espetáculo mescla o romance com cenas de suspense e sombrias de uma forma jamais vista antes.
Além das atuações impecáveis, os cenários e figurinos também chamavam a atenção da plateia, que ficava hipnotizada com cada detalhe. Infelizmente, o espetáculo não está mais em cartaz, mas há boatos que ele irá retornar. Então, fique de olho!
Proteja sua Viagem dos Sonhos a Nova York com Segurança Total!
Nova York espera por você! Mas antes de embarcar para a cidade que nunca dorme, certifique-se de estar totalmente protegido com seguro viagem. Não deixe que imprevistos transformem seus sonhos em pesadelos.
Por que contratar um Seguro Viagem para Nova York?
- Cobertura Completa: De acidentes pessoais a cancelamentos de voos, garantindo que nada atrapalhe sua experiência.
- Assistência Médica: Não importa o quão pequeno ou grande seja o problema, a assistencia é 24/7, com acesso aos hospitais da Big Apple.
- Bagagem Protegida: A perda de bagagem pode ser um grande aborrecimento. Fique tranquilo sabendo que terá cobertura por qualquer inconveniente, deixando-o livre para desfrutar de sua viagem.
- Suporte de Emergência: Seja um furto ou a necessidade de um retorno urgente, o suporte de emergência está ao seu dispor a qualquer hora, em qualquer lugar.
Invista em tranquilidade e segurança. Contrate hoje mesmo seu seguro viagem e faça de Nova York uma lembrança inesquecível por todos os motivos certos!
Chicago
Conquistando 6 Tony Awards, o musical Chicago é voltado para o público adulto e faz uma viagem ao tempo para os anos 20.
Totalmente coreografado e ao som de músicas como “All That Jazz” e “Razzle Dazzle”, o espetáculo é baseado na peça teatral de 1926, escrita pela jornalista Maurine Dallas após ela cobrir um crime para o Chicago Tribune. Ou seja, o musical é baseado em eventos reais.
Mostrando o retrato da sociedade americana da década de 1920, “Chicago” conta a história de Roxie Hart, uma dançarina de boate que acaba assassinando o seu amante depois dele dizer que irá deixá-la.
Roxie, então, é presa e passa a dividir cela com Velma Kelly, uma artista que Roxie tem o sonho de seguir os mesmos passos. Juntas, elas tentam a todo custo provar sua inocência.
Intrigante e sedutor do começo ao fim, Chicago sabe entregar um espetáculo irresistível, trazendo um elenco em perfeita harmonia.
Esses são alguns dos motivos que fizeram o musical ser aclamado pelo público, entrando em cartaz em 1996 e permanecendo até hoje.
Com duas horas e meia de duração, o espetáculo tem 8 apresentações por semana no Teatro Amabassador, que possui uma capacidade para 1.124 pessoas.
Você pode adquirir por aqui os seus ingressos para Chicago. Uma dica é comprar com antecedência.
O Rei Leão
Prepare-se para embarcar em uma aventura rumo aos safáris da África.
O musical O Rei Leão é um dos espetáculos mais visto da Broadway, e sua fama não se deu à toa.
Trabalhando cenários e figurinos riquíssimos em detalhes, uma infinidade de efeitos e um elenco totalmente entrosado, “O Rei Leão” é um musical que nos proporciona momentos de comédia, drama e mensagens muito importantes sobre a vida.
O sucesso do musical é tanto, que ele também está em cartaz nas cidades de Londres, Madri, Tóquio e Hamburgo, mas é na cidade de Nova York que ele mais se destaca.
O espetáculo já foi reconhecido diversas vezes como o melhor musical da Broadway, conquistando seis vezes o Tony Awards.
Segundo o The New York Times, um dos jornais mais influentes do mundo, “simplesmente não há nada igual”.
Em cartaz na Broadway desde 1997, no Teatro Minskoff, o musical é uma adaptação do filme da Disney, que foi vencedor do Oscar.
Envolvendo o público com suas coreografias, jogo de luzes e trilha sonora marcante de Elton John, a história desse clássico da Disney trás o pequeno Simbá como o protagonista central.
Depois do seu tio Scar assassinar o seu pai, com o objetivo de ocupar o trono, Simbá que acaba levando a culpa pelo crime. Por conta disso, ele decide fugir do reino, começando assim a sua jornada.
Atualmente, o musical conta com oito apresentações semanais, e você deve comprar os seus ingressos para O Rei Leão com antecedência, pois todas as sessões costumam lotar.
Outras produções clássicas que já passaram pela Broadway
Além dos espetáculos que citamos acima, a Broadway também trouxe outras produções inesquecíveis ao longo das décadas, como:
- Les Misérables (de 1987 a 2003)
- Mamma Mia! (2001 a 2015)
Musicais infantis
Os espetáculos infantis da Broadway conseguem transportar as crianças para uma outra dimensão.
Além de O Rei Leão, os musicais “Wicked” e “Aladdin” são outros clássicos que também conseguem conquistar os corações dos adultos.
Então, se você estiver viajando com crianças, eu tenho certeza de que elas irão amar os musicais infantis da Broadway.
Wicked
Subindo no pódio ao lado de O Rei Leão e O Fantasma da Ópera, “Wicked” é um dos musicais de maior bilheteria da Broadway.
Motivos não faltam para isso, pois a praquela do clássico O Mágico de Oz proporciona um espetáculo emocionante, repleto de elementos que envolvem todo a plateia.
Em cartaz desde 2003 no Gershwin Theatre, o musical tem quase 8 mil apresentações e continua sendo um sucesso ano após ano.
A história de Wicked acontece antes e depois da chegada de Dorothy, e por isso possui diversas referências ao filme de 1939.
Porém, diferente do clássico de 1939, o espetáculo traz como ponto central Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, e Glinda, a Bruxa Boa do Sul, fazendo uma retrospectiva de como era a vida das duas jovens estudantes de bruxaria que se encontraram na Terra de Oz.
De um lado, Elphaba é uma feiticeira com poucos amigos e muito reprimida, apesar de sua inteligência. A todo momento ela tenta ocupar o seu espaço no mundo.
Já Glinda possui um perfil totalmente diferente, ela é extrovertida e a aluna mais popular da escola.
Apesar das diferenças, Alphaba e Glinda eram grandes amigas, mas devido às circunstâncias da vida, acabam se afastando. Um pouco mais tarde, elas se tornaram a Bruxa Má do Oeste e a Bruxa Boa do Sul.
Alegre, divertido e com uma produção deslumbrante, Wicked é uma verdadeira obra de arte, e acumula 3 Tony Awards e um Grammy de Melhor Trilha Sonora para Musical.
O sucesso estrondoso do musical na Broadway resultou em outras montagens nos Estados Unidos e em 16 países, incluindo o Brasil.
O musical possui 8 apresentações ao longo da semana e, devido à alta procura, o ideal é que você adquira os seus ingressos para Wicked com antecedência.
Aladdin
Além do sucesso absoluto de O Rei Leão, a Disney possui outras produções incríveis na Broadway, como o clássico “Aladdin”.
Trazendo efeitos especiais surpreendentes, coreografias sincronizadas, atuações impecáveis e um figurino belíssimo, o musical “Aladdin” é baseado no filme de 1992, vencedor de dois Oscar: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original com “An Ideal World”.
Dizendo isso, você já pode imaginar que o musical também possui uma mega produção, que garantiu um prêmio do Tony Awards.
Em cartaz desde 2014, o musical inclui cinco canções da trilha sonora do filme e outras que vão ficar gravadas em sua memória.
Contando a história de um jovem garoto que precisa roubar para comer, ele acaba entrando em uma caverna onde encontra uma lâmpada mágica que invoca um Gênio. Mas, além do que isso, o Gênio da Lâmpada lhe concede três desejos.
Então, a partir disso, as aventuras de Aladdin tomam contam do palco e nos levam para uma viagem e tanto!
E é claro que a bela princesa Jasmine e outros personagens marcantes também estão presentes no musical.
O espetáculo acontece de terça a domingo, totalizando 8 apresentações por semana no New Amsterdam Theatre. Apesar de comportar 1.700 pessoas, as sessões tendem a esgotar.
Por conta disso, nós indicamos que você compre o seu ingresso para assistir ao espetáculo Aladdin com antecedência.
Há 4 setores para você escolher. Claro que, o mais caro, é o melhor lugar para curtir ao espetáculo.
Novidades e produções contemporâneas
Além dos clássicos atemporais, os teatros da Broadway não param de trazer novidades para o público com suas produções repletas de originalidade e inovação.
Entre os mais aclamados pela crítica, os espetáculos mais recentes que vêm conquistando o público são “Hamilton“, “Hadestown“, “Moulin Rouge!”, “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” e o inesquecível “MJ, The Michael Jackson Musical”.
Veja uma breve descrição de cada um deles:
Indicado 16 vezes ao Tony Awards, e vencendo 11 deles, incluindo de Melhor Musical, “Hamilton” tornou-se o musical mais indicado na história da premiação.
Sem sombras de dúvidas, o espetáculo é um dos maiores sucessos da última década, entrando em cartaz na off-Broadway em fevereiro de 2015 e, já em agosto do mesmo ano, foi transferido para o Richard Rodgers Theatre na Broadway.
Para se ter uma noção, o musical faturou, entre os anos de 2015 a 2018, o valor surpreendente de US$350 milhões.
Reunindo um elenco premiado, Hamilton é um musical inteiramente cantado, e conta a história de Alexander Hamilton, um órfão caribenho que viveu em Nova York no século XVIII e que foi uma das figuras políticas mais importantes para a história dos Estados Unidos.
Além de ser um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos e um forte influente na Constituição Federal Americana, Hamilton também foi o principal autor das políticas econômicas do governo de George Washington.
Envolvendo músicas dos gêneros R&B, hip hip, pop e soul, o espetáculo é uma verdadeira obra prima, trazendo um conceito contemporâneo ousado e totalmente interativo, juntamente com os efeitos sonoros e a iluminação em perfeita harmonia.
Com 2 horas e 40 minutos de duração, as apresentações acontecem de terça a domingo, totalizando 8 sessões semanais.
Por ser extremamente procurado, os ingressos para Hamilton devem ser comprados com antecedência.
Hadestown
Também com 8 apresentações semanais no Walter Kerr Theatre, o musical “Hadestown” estreou em 2019 e recebeu um total de 14 indicações ao Tony Awards, vencendo a 73ª edição com o prêmio de Melhor Musical.
A história de Hadestown é uma adaptação do mito de Orfeu para uma atmosfera folk, sendo retratada durante a Grande Depressão dos anos 30.
Trazendo os mesmos personagens do conto original, o espetáculo acompanha duas histórias de amor interligadas, a de Orfeu e Eurídice, e a do rei Hades e sua esposa Perséfone.
Encantando o público em uma jornada ao submundo e ao mundo dos vivos, o espetáculo consegue combinar com maestria a natureza com a indústria, a fé com a dúvida e o amor com o medo. Aclamado pela crítica, o jornal The New York Times descreveu a produção como “inventiva” e “maravilhosamente cantada”, além de elogiar a simplicidade e intimidade com o público. Já o Hollywood Reporter elogiou a energia do espetáculo e a encenação imersiva.
Antes de ser transferido para a Broadway, Hadestown estreou na Off-Broadway em maio de 2016.
Reserve seu ingresso para o espetáculo Hadestown com antecedência e pague em Real.
Moulin Rouge!
Inspirado no filme homônimo de 2001, “Moulin Rouge!” traz um cenário impecável e performances de deixar qualquer um de queixo caído.
Ambientado em um cabaré de Paris no início do século XX, esse musical da Broadway entrou em cartaz em 2019 no Al Hirschfeld Theatre e acumula uma lista extensa de críticas positivas no universo teatral.
O musical conta a história de Christian, um jovem compositor que se apaixona pela atriz de cabaré Satine, vividos por Derek Klena e Natalie Mendoza, que dão um show de interpretação.
Ao decorrer da trama, Satine vira a musa de Christian, mas para viver esse amor, os dois terão que enfrentar diversos obstáculos.
O cenário traz todos os detalhes de um cabaré em Paris no início dos anos 1900, juntamente com as coreografias ousadas e cheias de energia. É uma viagem no tempo!
E falando em coreografias, muitas músicas do filme estão presentes no musical, além de outros sucessos ao longo dos anos, como “Toxic” de Britney Spears, e “Firework” de Katy Perry, que se encaixaram perfeitamente com a época que se passa o espetáculo.
No ano de 2020, Moulin Rouge! recebeu um total de 14 indicações ao Tony Awards, o Oscar do Teatro, e levou para casa 10 prêmios, incluindo o de Melhor Musical.
Para assistir a esse verdadeiro show de atuação, você deve comprar os seus ingressos para Moulin Rouge! com antecedência. Há duas opções de assento.
Ao todo, são 8 apresentações semanais, de terça a domingo.
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Além dos livros e do universo cinematográfico, os fãs do bruxo mais famoso do mundo também têm a chance de reviver essa história no espetáculo da Broadway.
Com 3 horas e meia de duração, “Harry Potter and the Cursed Child” estreou em março de 2018 no Lyric Theatre e, desde então, recebe “potterheads” de todos os cantos do mundo.
Conquistando 6 Tony Awards, incluindo o de Melhor Peça em 2018 e 9 Olivier Awards, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada traz performances únicas, com cenas repletas de ação, emoção e, é claro, efeitos especiais. Aqui, a magia realmente acontece!
Vale dizer que o espetáculo não é nenhuma versão dos filmes, e sim um espetáculo totalmente original e criado justamente para os palcos.
Dezenove anos depois da derrota de Voldemort, Harry Potter é agora um funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três filhos, entre ele Albus Severus Potter, que precisa lutar com o legado familiar que ele nunca quis.
O passado e o presente se fundem enquanto pai e filho descobrem uma verdade que vem, muitas vezes, de lugares inesperados.
As apresentações acontecem de terça a domingo, totalizando 8 sessões por semana.
Para viver essa experiência no mundo dos bruxos, indicamos que você compre seus ingressos para Harry Potter e a Criança Amaldiçoada por aqui, e com antecedência.
MJ, The Michael Jackson Musical
Se você é fã do Rei do Pop ou admira todo o legado deixado por Michael Jackson, assistir ao espetáculo “MJ, The Michael Jackson Musical” não pode ficar de fora dos seus planos.
Estreando em 2021 no Neil Simon Theatre, o musical inclui um total de 30 músicas do artista, como os clássicos atemporais “Billie Jean”, “Thriller”, “Bad”, “Black or White”, “Don’t Stop ‘Til You Get Enough” e “I’ll be there”.
Realizado em colaboração com seus filhos, o musical não é apenas um tributo a Michael Jackson, e sim uma viagem ao tempo durante toda a sua trajetória.
Com 2 horas e meia de duração, o espetáculo tem os ensaios da turnê Dangerous de 1992 como ponta de partida e, posteriormente, revive o passado de MJ no Jackson 5 e também a sua adolescência.
O valor dos ingressos é bem elevado, mas se você deseja conhecer a fundo a história do Rei do Pop, vale a pena conferir o espetáculo.
Adquira agora mesmo seu ingresso para o MJ, The Michael Jackson Musical.
Comédias musicais
Como já citamos aqui no post, os espetáculos da Broadway conseguem atingir diferentes tipos de públicos, desde jovens, adultos, pessoas mais velhas, crianças e, é claro, o público que não dispensa uma comédia.
Proporcionando espetáculos repletos de humor, entretenimento e interação com a plateia, as comédias musicais da Broadway também possuem uma super produção, reunindo elencos carismáticos e um roteiro afiadíssimo que garantem uma boa dose de gargalhadas.
Veja nossas sugestões:
The Book of Mormon
Atualmente, “The Book of Mormon” é o maior sucesso musical de todos os tempos, e já arrecadou mais de US$700 milhões.
Oferecendo ao público 2 horas e meia de pura diversão e muitas risadas, o musical foi indicado a nove Tony Awards e um Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical, The Book of Mormon.
Estrito por Trey Parker e Matt Stone, os mesmos criadores de South Park, The Book of Mormoon é uma sátira sobre as religiões, e conta a história de dois jovens missionários mórmons da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Enviados para Uganda, um país bem pobre e que enfrenta diversas questões humanitárias, como fome, abuso sexual infantil e uma taxa altíssima de portadores da AIDS, os missionários têm o objetivo de converter o maior número de habitantes locais.
Porém, eles acabam descobrindo que grande parte da população blasfema sobre Deus e a religião, o que acaba dificultando todo o processo.
A partir disso, acontecem diversas situações que você só vai descobrir se assistir ao espetáculo.
Com muita dança e músicas lindíssimas, o que deixa o espetáculo ainda mais interessante é a abordagem de assuntos tão delicados e a mensagem final, que é justamente a empatia pelo próximo e o poder da fé.
Em cartaz desde 2011, The Book of Mormon é apresentado de terça a domingo, no Eugene O’Neill Theatre, com 8 horários semanais.
A procura por essa comédia musical na Broadway é bem grande, então eu te aconselho a garantir os seus ingressos para o Ingresso para The Book of Mormon com antecedência.
Funny Girl
Voltando aos palcos da Broadway 55 anos depois da última apresentação, “Funny Girl” é um musical de comédia encantador, divertido e completamente apaixonante.
Estrelado por Barbra Streisand e Sydney Chaplin em 1964, hoje os papéis de Fanny Brice e Nicky Arnstein são interpretados de forma deslumbrante por Lea Michele (conhecida por seu papel em Glee) e Ramin Karimloo, respectivamente.
Em cartaz no August Wilson Theatre desde março de 2023, o revival de Funny Girl conta a história de Fanny Brice, uma típica garota de Lower East Side que tem o sonho de ser uma estrela dos palcos, mesmo com todos te dizendo o contrário.
Brice vê, então, o seu sonho sendo realizado, se tornando uma das artistas mais amadas da história.
Apesar da fama, seu casamento com o jogador Nicky Arnstein passa por um período difícil e, a partir disso, a história de Funny Girl acontece.
Recebendo críticas positivas de diversos veículos da imprensa, esse musical de comédia da Broadway tem conquistado o público desde a sua estreia.
Segundo o The New York Times, Funny Girl é “vulnerável e invulnerável, excêntrica e ardente” e ainda ressaltou que “Lea Michele acende como uma luz”.
Shows off-Broadway
Os espetáculos da Broadway são divididos em três categorias, que são:
- Broadway (apresentações nos grandes teatros da Theater District, com mais de 500 lugares)
- off-Broadway (teatros menores nos arredores da Broadway, de 100 a 499 lugares)
- off-off-Broadway (teatros mais afastados e ainda menores, com até 99 lugares)
Além do tamanho dos teatros, as produções que não estão nos teatros da Theater District contam um investimento menor em propaganda, bem como na produção.
Mas essas classificações se tornam pequenos detalhes, pois os espetáculos são igualmente criativos e envolventes.
Para você ter uma noção, diversas produções que estão ou já estiveram em cartaz na Broadway, começaram em teatros menores da off-Broadway ou até mesmo da off-off-Broadway.
Mas o sucesso e a procura foram tão grandes, que acabaram sendo transferidos para os teatros maiores, como Hamilton.
Veja três sugestões incríveis para você assistir:
The Play That Goes Wrong
Apresentando um ótimo roteiro, elenco carismático, cenários e figurinos super elaborados, “The Play That Goes Wrong” é um musical de comédia da off-Broadway para você incluir no seu roteiro.
Vencedora do prêmio Laurence Olivier Award, a peça está em cartaz na cidade de Londres há quase uma década e chegou nos palcos da Broadway em 2019.
Repleto de cenas de humor e até acrobacias, o musical mostra uma peça dentro de uma peça, em que vários desastres acontecem com o elenco.
Entre os “imprevistos” encenados na peça, estão portas emperradas, paredes e pisos desabando, assessórios sendo perdidos, falas esquecidas e muito mais. O público consegue rir do começo ao fim com cenas tão leves e brilhantes.
O espetáculo acontece no New World Stages, de terça a domingo. Ao todo, são 8 apresentações por semana.
Little Shop Of Horrors
Trazendo uma mistura de musical rock de comédia e terror, “Little Shop Of Horrors” estreou na off-off-Broadway em 1982 e posteriormente para o Orpheum Theatre, já na off-Broadway.
Ganhador de vários prêmios, incluindo dois Drama Desk Award, Little Shop Of Horrors é baseado no filme de 1960, e conta a história de um funcionário de uma floricultura responsável por cultivar uma planta que se alimenta de sangue e carne humana.
Composto por um elenco cheio de indicações ao Tony Awards, o espetáculo tem um cenário muito bonito, atuações excelentes e um roteiro sensacional.
O musical possui 8 sessões ao longo da semana, que acontecem de terça a domingo.
Blue Man Group
De todos os musicais que citamos até agora, “Blue Man Group” é o de menor duração: são 90 minutos que envolvem muito música, comédia e tecnologia.
Indicado para o público adulto e infantil, Blue Man Group é um clássico da off-Broadway, e a sua primeira apresentação aconteceu em 1991, e segue fazendo muito sucesso até os dias atuais.
Como o nome já diz, o musical traz um elenco todo de azul (com a pele pintada mesmo), e conta a história do Blue Man, um ser do espaço que quer se comunicar com os humanos através de sons e cores.
Por isso, a maior parte do show é composta por jogos de luzes, efeitos especiais, multimídia e música, principalmente percussão. É como se você realmente estivesse no espaço!
A apresentação acontece no Astor Place Theatre, de terça a domingo. Devido à alta procura, o grupo apresenta mais de 10 sessões por semana.
Ingressos e dicas para comprar
Já adianto que viver a experiência de assistir a um espetáculo da Broadway em Nova York requer um investimento alto, principalmente para as peças mais famosas.
O clássico O Rei Leão tem ingressos de até mil reais, e produções como MJ, The Michael Jackson Musical e The Book of Mormon também não ficam para trás.
Já outros espetáculos que foram citados aqui, como Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, Moulin Rouge, Hamilton, Aladdin, Wicked e Chicago, oferecem ingressos entre 80 a 140 dólares, que na conversão atual, fica em torno de R$380 a R$660 reais.
Dificilmente você vai encontrar um ingresso abaixo de US$80 dólares.
Ainda assim, cada centavo investido vale a pena, pois as produções da Broadway são únicas e inesquecíveis, fora a emoção de conhecer um teatro da Theater District, onde centenas de artistas reconhecidos mundialmente já estiveram.
E se você ainda tem dúvidas sobre como e onde comprar seus ingressos, nós também trouxemos todas as informações necessárias, além de dicas para garantir preços mais acessíveis e ingressos promocionais. Confira:
Onde comprar seus ingressos
É muito fácil adquirir um ingresso para assistir a um espetáculo da Broadway. Ele pode ser comprado pela internet, presencialmente em cada um dos teatros em que os shows acontecem ou nos pontos de venda da TKTS.
A grande vantagem de comprar pela internet é que você consegue garantir seus ingressos com antecedência, ainda mais para os espetáculos que costumam esgotar com facilidade.
O The Broadway Collection é o site oficial para a compra dos ingressos, mas você também pode comprar em outros sites autorizados, como a Civitatis ou em nosso site de ingressos Casal a Bordo.
Na maioria dos espetáculos que citamos aqui no post, nós já acrescentamos o link da compra de ingressos através da Civitatis, que usamos e indicamos e sempre. O serviço oferecido por eles é ótimo, assim como os valores.
Outra opção de compra online é pelo site da Viator, parceira oficial da Broadway na venda de ingressos já convertidos em real.
Mas, se você prefere comprar presencialmente nos teatros, é preciso ter em mente a grande demanda dos ingressos. É muito provável que você não consiga assistir a um espetáculo no mesmo dia.
Agora, se você não tem preferência de assistir a algum musical específico ou decidiu de última hora, um bom lugar para adquirir um ingresso é nos pontos de venda da TKTS, e ainda garante descontos imperdíveis. Vamos dar mais detalhes no tópico a seguir!
Dicas para garantir preços mais acessíveis
A nossa primeira dica é a mais importante de todas: compre os seus ingressos com antecedência.
Conhecidos mundialmente, os espetáculos da Broadway, apesar de terem um custo elevado, esgotam com muita facilidade, e você pode correr grandes riscos de não conseguir um lugar caso deixe para comprar os ingressos de última hora.
E se você der a sorte de encontrar um, saiba que os lugares que sobram sempre são os mais caros ou os assentos mais distantes.
Uma ótima sugestão de garantir ingressos com preços mais acessíveis é através dos pontos de vendas da TKTS, que citamos acima.
A TKTS é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de promover a cultura, financiar teatros e incentivar as centenas de peças que ocorrem na cidade de Nova York.
Cada ingresso possui uma taxa obrigatória de US$4,50 que é destinada a organização, mas os descontos no valor dos ingressos vão de 20% a até 50%. Uma baita economia, né?
Há uma loja na Times Square, e os ingressos colocados à venda são para espetáculos que irão acontecer no mesmo dia e que ainda não esgotaram. Então não há desculpas se você perder uma oportunidade dessas!
Outra forma de garantir ingressos com preços mais acessíveis é priorizando as matinês, que são sessões que acontecem no período do dia, ou selecionar dias de semana, principalmente terça-feira.
Alguns espetáculos abaixam os valores dos ingressos durante esses períodos.
Por fim, temos os Rush Tickets, que são ingressos disponibilizados de última hora nas bilheterias dos teatros que apresentam determinada peça.
No entanto, essa dica é um tiro no escuro e não há nenhuma garantia que você irá conseguir, pois o rush tickets só é disponibilizado se a sessão do dia ainda não estiver esgotada.
Se a sua intenção é assistir um musical famoso, saiba que as chances são mínimas.
Planejando a experiência
Para que a sua experiência seja a melhor possível, trouxemos algumas dicas para você embarcar nesse universo grandioso que são os espetáculos da Broadway.
- Chegue com pelo menos 40 minutos de antecedência, assim você consegue explorar o teatro onde será a apresentação.
- Leia sobre o espetáculo antes para você se familiarizar com a história.
- Determinados musicais não precisam de um inglês tão avançado, como é o caso de O Rei Leão e Aladdin, que todos já conhecem a história. Porém, outros espetáculos exigem um maior conhecimento no idioma.
- Caso o idioma seja um problema, os principais musicais da Broadway possuem um áudio-guia multilíngue, inclusive em português, que narra as cenas durante todo o espetáculo. Ele é alugado e custa 10 dólares.
- Se o seu ingresso foi comprado pela internet, basta apresentar o seu celular com o e-mail que foi enviado o ingresso.
- Todos os assentos são numerados, então você não corre nenhum risco de se sentar no lugar errado.
- É proibido fazer filmagens e fotografias durante todo o espetáculo.
- Não existe um código de vestimenta para assistir aos espetáculos da Broadway, mas indicamos que você vista algo confortável e de acordo com a ocasião.
- Há bares dentro dos teatros com algumas opções de comida, e você pode comer algo durante o intervalo da apresentação.
Considerações finais
Não existe nenhum outro lugar no mundo tão mágico, diverso e extremamente artístico quanto a Broadway.
Quando eu disse no início desse post que o lugar é um universo da arte, eu não estava exagerando!
Coração do teatro de Nova York, a Broadway tem espetáculos para todos os tipos de públicos, e aqui selecionamos por tópicos os principais deles, que são:
- Os clássicos atemporais; musicais que estão em cartaz há décadas e ainda lotam todas as sessões;
- Musicais infantis; que deixam todas as crianças deslumbradas com seus cenários e figurinos coloridos, muita música e dança;
- Novidades e produções contemporâneas; espetáculos que estrearam a pouco tempo, mas que conquistaram a crítica, diversos prêmios e, é claro, o público;
- Comédias musicais; que trazem atuações brilhantes, roteiros afinadíssimos e muitas risadas;
- Shows off-Broadway; que são produções com um investimento mais baixo, mas que ainda assim garantem um verdadeiro espetáculo.
Por fim, ressalto que os espetáculos da Broadway conseguem nos prender do início ao fim, e cada cena, cada movimento e cada palavra dita nos proporcionam uma mistura de sentimentos.
E você não precisa ser nenhum amante ou expert do teatro para entender a importância cultural desses espetáculos não só para a cidade de Nova York, e sim para o mundo todo.