Como Tirar o Visto Americano – Formulário VISA USA

Atualizado em

Planejando conhecer a Terra do Tio Sam? Então, se liga nesse post pois montamos um passo a passo para tirar o visto de turismo americano.

Passaporte americano

Em primeiro lugar, é preciso muita atenção no preenchimento do formulário de requerimento do visto B2 uma vez que qualquer erro pode comprometer todo o processo.

1° Passo: Preenchimento de formulário DS-160.

A princípio, iniciamos com o preenchimento do requerimento online para visto de não imigrante (Online Nonimmigrant Visa Application). O formulário é todo em inglês e pode ser acessado aqui.

Todas informações devem ser verdadeiras, claras e coerentes. Não deixe de prestar alguma informação por achar que não é necessária, afinal, através deste formulário você será avaliado.

Caso não se sinta seguro em preencher o DS-160 em virtude da língua exigida, existem empresas especializadas em assessoria que poderão te auxiliar.

Em nosso caso, achamos por bem contratar uma assessoria e não correr riscos de ter problemas com o preenchimento.

Além disso, são necessárias duas fotografias bem como juntar toda documentação que comprove seu vínculo com o Brasil. Esta documentação tem como objetivo mostrar que o requerente é de fato turista e não tem pretensão de se mudar para os Estados Unidos.

Mas quais documentos podem comprovar laços com o Brasil? Escritura de casa, documento de propriedade de veículo, comprovantes de estudo do requerente ou dos filhos, comprovantes de vínculos funcionais, investimentos, extrato bancário, entre outros.

A fotografia deve:

  • Ter sido tirada nos últimos seis meses;
  • Ter 5cm x 5cm, com a cabeça centralizada no espaço. As fotos podem conter uma margem branca pequena (de cerca de 0,5cm);
  • Ser colorida com fundo branco ou cinza claro. Fotos com fundo poluído, estampado ou escuro não serão aceitas.

2º Passo: Pagamento da Taxa.

Imediatamente após o preenchimento do formulário, será emitida uma guia no valor de 160 dólares, a qual deverá ser paga para que as demais etapas sejam efetivadas. 

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito internacional ou boleto bancário, contudo, se optar por esta última, provavelmente a confirmação do pagamento levará um tempo maior.

3° Passo: Agendamentos.

Depois que o pagamento for confirmado, o agendamento de sua entrevista poderá ser realizado online para uma das cidades disponíveis. Da mesma forma, o agendamento para a coleta de dados (foto e impressões digitais) nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV), que é feita antes da entrevista.

No Brasil, são cinco locais que podem ser escolhidos para realizar sua entrevista, dentre os quais a Embaixada Americana em Brasília e os Consulados de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

4º Passo: CASV e entrevista.

Na data agendada, o solicitante deverá comparecer ao CASV escolhido portando o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160 para a coleta de dados biométricos (impressão digital e foto). 

Mesmo havendo a coleta de foto digital, leve sua fotografia nas especificações anteriormente informadas visto que pode ocorrer algum erro ou falha no sistema.

Por fim, é chegado o momento mais tenso no processo, a entrevista. Geralmente, são poucas as perguntas feitas pelo oficial da Embaixada ou Consulado Americano. As perguntas são, em suma, relacionadas a seu trabalho, motivo de sua viagem, recursos financeiros, etc.

Primordialmente, lembre-se de responder somente o que lhe for perguntado, não puxar assunto e não omitir informações. Isso pode fazer com que seja prejudicado. 

Enfim, mantenha a calma, seja claro e objetivo em suas respostas. Fale sempre a verdade e confirme as informações apresentadas em seu formulário DS-160.

Acima de tudo, leve consigo toda a documentação que comprove seu vínculo com o Brasil e caso seja solicitada pelo Oficial, apresente-a. 

Saiba como é fácil tirar seu passaporte.

Pretensão de viagem com a família

Se pretende viajar com toda a família, com toda certeza o melhor é realizar a solicitação do visto para todos de uma única vez, reduzindo assim a chance de negativa.

5° Passo: Entrega do Visto.

Por fim, no caso de seu visto ser aprovado, o passaporte será retido e devolvido em até 10 dias úteis.

O endereço constante no formulário deverá ser de um local onde sempre tenha alguém para o receber o passaporte. Caso contrário, após algumas tentativas de entrega frustada, o documento será devolvido ao remetente.

Há ainda a possibilidade de retirada em um CASV, devendo o mesmo ser previamente escolhido.

6º. Passo: A Viagem!!!

Agora é só curtir!!! Aproveite nossos links ao final do post e economize em reserva de hospedagem, passagens aéreas, locação de carro e seguro viagem.

Aqui você encontra várias dicas sobre os Estados Unidos.

Qual a validade do Visto?

O Visto Americano tem validade de 10 anos e, caso seu passaporte vença antes desse período, precisará viajar com os dois passaportes pois não será possível transferir o visto de um para o outro.

Quem não precisa fazer entrevista?

A entrevista é obrigatória aos requerentes do visto, salvo pessoas com idade inferior a 14 anos ou acima de 79 anos.

Além disso, Brasileiros e Argentinos residentes no Brasil, solicitando renovação de visto B1/B2  (negócios/ turismo) pela primeira vez, com idade inferior a 14 anos ou acima dos 79 anos e que nunca tiveram um pedido de visto recusado, em geral não necessitam agendar entrevista no Consulado ou Embaixada.

Entretanto, apesar de não precisarem coletar as impressões digitais, deverão realizar um agendamento para o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para a entrega da documentação. Inclusive, a documentação poderá ser levada pelo solicitante ou qualquer outra pessoa.

Todavia, a seção consular se reserva ao direito de chamar os solicitantes para uma entrevista, caso julgue necessário.

Permissão Internacional de Dirigir: Ter ou não ter?

Precisa de assessoria para preencher o formulário DS-160? 

Como dissemos anteriormente, contratamos uma assessoria para o preenchimento de nossos formulários. À época, não tinhamos segurança com a língua inglesa.

Em decorrência de muitos pedidos de auxílio e indicação, passamos a prestar esse tipo de assessoria e podemos atender pessoas de todo o Brasil.

Para ter maiores informações sobre a assessoria no preenchimento do visto americano, seguem abaixo nossos contatos.

Já sabe como fazer? Então, agora neste link explicamos como fazer o Visto Eletrônico Canadense

Já conseguiu tirar seu visto americano? Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário pois teremos o maior prazer em ajudar.​

Abraços e até a próxima!!!

Toda vez que você reserva algum produto através dos links/Banners encontrados no Blog, nós ganhamos uma pequena comissão. NÃO EXISTE CUSTO EXTRA para você, e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade e a manter o blog no ar.
Nós agradecemos seu apoio.

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link
Fechar
Fechar