Querendo curtir um dos destinos mais visitados do mundo, mas ainda tem dúvidas sobre qual a melhor época para ir a Nova York? Então você está no lugar certo: reunimos todas as informações necessárias sobre o clima da Big Apple.

Um ponto super positivo sobre NY é que a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano, pois o que não faltam por lá são atrativos e lugares para conhecer, independente da estação.

No entanto, a sua escolha vai depender se você prefere encarar um calor de 40°, temperaturas abaixo de zero ou uma cidade toda florida com o termômetro mais agradável.

Ou seja: cada estação possui suas principais características, pontos positivos e, também, os negativos.

Mas fique tranquilo, pois nosso post tem tudo o que você precisa para entender como funcionam as estações e os meses da Cidade que Nunca Dorme. Confira:

  • Entendendo o clima de Nova York
  • Primavera
  • Verão
  • Outono
  • Inverno
  • Análise dos meses
  • Alta temporada
  • Baixa temporada

Além disso, temos mais conteúdos que podem ser úteis para você que está planejando sua viagem a Nova York, buscando facilitar ao máximo seu planejamento.

Entendendo o clima de Nova York

A ponte do Brooklyn é um marco histórico da cidade de Nova York.

É importante que as estações na cidade de Nova York são muito bem definidas, e você consegue perceber as mudanças climáticas mês após mês.

Quando é inverno, faz frio mesmo, quando é verão, o sol é de rachar. Já na primavera, os coloridos das flores tomam conta e, no outono, as folhagens ganham tons amarelados e vermelhos.

Por conta disso, podemos dizer que o clima da cidade é de extremos. E se os próprios nova-iorquinos sentem na pele essas mudanças, quem dirá nós, turistas que não estão acostumados com mudanças tão significativas.

Por essas razões, é muito importante escolher com atenção a melhor época para viajar a Nova York.

Esteja preparado para encarar a estação – seja qual for a sua escolha – e lembre-se de arrumar a sua mala com roupas, sapatos e acessórios apropriados.

Primavera

Deixando a cidade completamente colorida, a primavera é uma das estações mais gostosas para conhecer Nova York.

Com início no dia 20 de março e terminando no dia 20 de junho, a estação florida deixa a cidade ainda mais encantadora e alegre.

Os passeios ao ar livre são ainda mais agradáveis, sobretudo nos parques. O Central Park, por exemplo, recebe decorações lindíssimas de tulipas e outras flores em determinados locais, trazendo um clima de muito aconchego e romantismo.

O primeiro mês da primavera (março) ainda faz um frio entre 5°C a 9°C, mas a temperatura vai subindo de acordo com os meses. Ao chegar em junho, os termômetros podem bater 20°C.

No entanto, as chuvas durante os meses de abril e maio são mais recorrentes, então é melhor andar com um guarda-chuva e sapatos fechados.

Verão

Prepare-se para encarar um calor digno do nordeste brasileiro e do Rio de Janeiro. Como falamos no início deste post, as estações de Nova York são marcadas por extemos, e o verão em Nova York pode ser bem intenso.

A temperatura média da estação é de mínima de 20°C e máxima de 30°C, mas a sensação térmica pode chegar facilmente aos 40°C.

Não quero te assustar, mas dependendo da época que você for viajar, a sensação é de estar em uma sauna.

Começando em junho e finalizando em setembro, é a época que a cidade mais recebe visitantes. As atrações ficam completamente cheias e os preços dos hotéis ficam extremamente mais caros.

Porém, também é nesse período que os nova-iorquinos invadem os gramados do Central Park com suas toalhas e roupas de banho. Há ainda festivais de verão, feiras, sessões de cinema nos parques, apresentações culturais e muito mais.

O lado positivo é que os dias são ainda mais longos, e começa a escurecer somente às 20h. Por conta disso, a maioria dos atrativos ficam abertos até mais tarde.

Agora, a desvantagem é a alta umidade, que faz a sensação térmica ser ainda pior. Mas, se isso não for um problema para você, é só colocar roupas frescas, havaianas no pé e uma garrafinha d’água do lado.

Outono

Parecendo cenário de filme – não é à toa que diversas produções são gravadas nessa época – é no outono que as folhas ganham tons de amarelos e vermelhos, oferecendo um visual incrível ao caminhar pelas ruas do Central Park.

Indo de setembro a dezembro, o outono apresenta temperaturas ainda agradáveis, sobretudo nos dois primeiros meses. Então, é possível fazer atividades ao ar livre sem morrer de frio ou calor.

A temperatura média em setembro, que é o início do outono, é de 14°C a 23°C. Já em dezembro, no último mês da estação e pertinho do inverno, ela pode ficar abaixo de zero.

Outro lado positivo é que a estação costuma ser a menos procurada pelos turistas (com exceção dos feriados), então as filas para conhecer determinados atrativos ficam bem tranquilas, e os preços dos hotéis tendem a diminuir.

Inverno

Prepare-se para encarar temperaturas abaixo de zero na estação mais fria do ano. Acredite: a sensação é de estar em um congelador!

O inverno em Nova York corresponde aos meses de verão no Brasil, ou seja, de dezembro a fevereiro.

Durante a estação, a cidade registra as temperaturas mais baixas durante todo o ano, ficando entre 10°C a 15°C negativos, e a máxima não passa dos 5°C.

E se você tem o sonho de ver neve, já vou logo adiantando não neva durante todo o inverno. Ainda assim, podem ocorrer nevascas e ventos que deixam os nossos dedinhos congelados.

Para sair do seu hotel, é necessário usar sapatos forrados, luvas, gorros e roupas bem quentes para aguentar o frio.

Essa quantidade de roupas e acessórios podem ser um pouco desconfortáveis para realizar passeios ao ar livre, mas você também não vai aguentar tanto tempo fora.

Mas não desanime, pois o inverno é uma ótima estação para fazer programas indoor, como visitar museus – não faltam opções em Nova York -, assistir aos espetáculos da Broadway e admirar a cidade em um dos seus observatórios.

A cidade durante o inverno não deixa de ser encantadora e traz uma sensação de puro aconchego, principalmente no mês de dezembro, quando as decorações de Natal tomam conta da Big Apple.

Então, se o inverno é a sua escolha de quando ir para Nova York, uma ótima dica é conciliar com as festividades de fim de ano.

Os parques ganham pistas de patinação, as lojas de Manhattan ficam com as vitrines todas decoradas, os centros comerciais recebem árvores gigantescas e você ainda pode visitar os famosos mercados de Natal.

Mas, como tudo tem seus prós e contras, é importante dizer que as diárias dos hotéis durante o Natal e Ano Novo podem triplicar de valor, como acontece no verão.

Porém, no final das férias e até a Páscoa, os preços caem consideravelmente. Então, se você quer curtir o clima de inverno e sem gastar uma fortuna, dê preferência aos meses de janeiro e fevereiro.

Proteja Sua Viagem Dos Sonhos A Nova York Com Segurança Total!

Nova York espera por você! Mas antes de embarcar para a cidade que nunca dorme, certifique-se de estar totalmente protegido com seguro viagem. Não deixe que imprevistos transformem seus sonhos em pesadelos.

Por que contratar um Seguro Viagem para Nova York?

  • Cobertura Completa: De acidentes pessoais a cancelamentos de voos, garantindo que nada atrapalhe sua experiência.
  • Assistência Médica: Não importa o quão pequeno ou grande seja o problema, a assistencia é 24/7, com acesso aos hospitais da Big Apple.
  • Bagagem Protegida: A perda de bagagem pode ser um grande aborrecimento. Fique tranquilo sabendo que terá cobertura por qualquer inconveniente, deixando-o livre para desfrutar de sua viagem.
  • Suporte de Emergência: Seja um furto ou a necessidade de um retorno urgente, o suporte de emergência está ao seu dispor a qualquer hora, em qualquer lugar.

Invista em tranquilidade e segurança. Contrate hoje mesmo seu seguro viagem e faça de Nova York uma lembrança inesquecível por todos os motivos certos!

Seguro Viagem EUA

Análise dos meses

Mesmo que você escolha uma determinada estação para conhecer Nova York, é importante dizer que nenhum mês é igual ao outro.

Por exemplo, se você decidiu visitar a cidade durante a primavera, saiba que o mês de março é bem diferente do mês de junho.

Então, para que você possa entender melhor, trouxemos uma análise dos meses em Nova York de acordo com a temperatura média anual:

Janeiro

É o mês do inverno mais rigoroso, em que as nevascas ocorrem com mais frequências e os dias são ainda mais curtos. Também costuma chover bastante e a temperatura varia entre 4°C a -3°C.

Por isso, o ideal é fazer passeios em locais fechados, como pistas de gelo, um tour gastronômico e pontos turísticos como museus, observatórios e a Biblioteca Nacional.

O lado positivo é que o mês é considerado de baixa temporada, então os preços das hospedagens abaixam, bem como as filas dos atrativos.

Fevereiro

Central Park, um dos maiores parques urbanos do mundo e um dos símbolos de Nova York

Bem semelhante ao mês de janeiro, ainda faz muito frio em fevereiro, com os termômetros marcando temperaturas negativas.

A recomendação são os passeios em locais fechados, como museus, os basquetes da NBA e os musicais da Broadway.

Além disso, o Valentine’s DayDia dos Namorados – é comemorado no dia 14 de fevereiro nos Estados Unidos.

Então, se você estiver fazendo uma viagem a dois, saiba que a cidade de Nova York fica em clima de puro romance. É uma ótima oportunidade de reservar um restaurante bacana para comemorar.

Março

Marcando o início da primavera, o mês de março ainda possui um clima bem gelado, com temperaturas entre 2°C a 11°C.

Por ser um mês de baixa temporada, o movimento de turistas é bem menor. Para quem deseja economizar, viajar em março é uma ótima escolha.

Por começar somente no dia 20, ainda não é possível ver as ruas e parques floridos, mas as atividades ao ar livre ficam mais confortáveis.

No entanto, não deixe de levar um guarda-chuva na bolsa, pois as chuvas acontecem com uma certa frequência. A dica é consultar a previsão antes de sair do hotel.

Abril

Fearless Girl Nova York

Depois dos dias cinzas e frios do inverno, chegou a hora do colorido começar a tomar conta da cidade de Nova York.

Oferecendo várias atrações ao ar livre, como feiras gastronômicas e apresentações de rua, o mês de abril ainda conta com o “Spring Break”, quando acontece as férias escolares e universitárias americanas.

Nas duas últimas semanas do mês, a temperatura começa a subir, podendo variar entre 7°C a 18°C. Porém, vale dizer que o mês de abril é um dos mais chuvosos do ano, com uma média de 8 dias de chuva.

Isso pode atrapalhar um pouco o seu roteiro, mas nada que um guarda-chuva ou capa não resolvam.

Maio

Para muitos turistas, o mês de maio é um dos melhores para conhecer Nova York.

Por estar no auge da primavera, você vai encontrar uma cidade cheia de vida devido ao colorido das flores. Então, caminhar pelo Central Park e pelos demais parques de NY deixa tudo ainda mais encantador.

O clima também é uma delícia, já que as temperaturas ficam entre 12°C a 22°C, proporcionando dias de sol e céu azul, o que são perfeitos para passeios e atividades ao ar livre.

Mas como nem tudo são flores, o mês de maio marca o início da alta temporada, quando as atrações, hotéis e restaurantes ficam lotadíssimos.

Junho

Se o mês de maio marca o início da alta temporada em Nova York, saiba que a cidade no mês de junho recebe milhões de turistas de todos os cantos do mundo por ser o início do verão.

Estátua da Liberdade Nova York

Com dias intensos de muito sol e céu azul, o clima de Nova York em junho é um dos mais agradáveis, pois ainda não faz aquele calor insuportável do verão.

Para se ter uma ideia, as temperaturas ficam entre 18°C a 27°C. Use e abuse de roupas frescas e confortáveis.

As chuvas típicas de verão também acontecem em Nova York, mas nada que irá atrapalhar o seu roteiro. Geralmente, as pancadas são passageiras e logo o sol aparece novamente.

Em relação aos atrativos, saiba que não irá faltar o que fazer em Nova York. O mês de junho é perfeito para todo o tipo de atividade, desde ao ar livre, até em locais fechados.

Por fim, mas não menos importante: por ser o período da alta temporada, tudo fica mais caro e lotado.

Julho

Também marcando a alta temporada do verão, o mês de julho mantém o mesmo movimento de turistas na Big Apple.

O mês coincide com as férias escolares dos americanos, brasileiros e europeus, e vai ser muito comum você encontrar famílias curtindo a cidade durante esse período.

As atividades ao ar livre são ainda mais frequentes, sobretudo no Central Park e no Bryant Park, pois recebem apresentações musicais, teatrais, feiras de artesanato e gastronômica, programações de cinema e outros.

A temperatura sobe ainda mais, ficando entre 20°C a 30°C, mas a sensação térmica pode chegar facilmente aos 40°C. Faz um calor daqueles!

A cidade fica completamente caótica, desde as hospedagens, até as filas dos atrativos e restaurantes, além dos preços elevados.

Por conta disso, faça a reserva do seu hotel com antecedência, assim como a compra dos ingressos das atrações.

Agosto

Sem dúvidas, o mês de agosto é o auge do verão, então prepare-se para enfrentar uma onda de calor.

A sensação térmica pode chegar aos 40°C num piscar de olhos. Use protetor solar, roupas frescas e não se esqueça da garrafinha d’água.

O mês ainda coincide com as férias escolares nos Estados Unidos e Europa, e por isso é considerado um mês de altíssima temporada.

A cidade proporciona uma lista extensa de atividades ao ar livre, principalmente nos parques, praias e nas ilhas nos arredores de Nova York.

Por conta disso, tudo fica extremamente cheio. A Times Square parece um mar de gente, bem como o Central Park e o High Line.

Os musicais da Broadway também esgotam rapidamente, então é indispensável a compra dos ingressos antecipadamente.

A vida noturna também fica bastante agitada, e você pode curtir um rooftop, um bar e até mesmo uma casa noturna.

As chuvas no mês de agosto são um pouco acima de média, então esteja preparado para pancadas passageiras.

Setembro

Marcando os últimos dias do verão e o início do outono, o mês de setembro é um dos mais queridinhos pelos turistas.

A cidade ainda recebe uma grande quantidade de visitantes, com muitas atividades e passeios ao ar livre.

Setembro também é conhecido como o “mês do esporte”, pois acontecem torneios de tênis, baseball e o início da temporada do futebol americano.

Nas primeiras três semanas do mês, os dias ainda seguem bem quentes. Na última, quando acontece a transição para o outono, o clima começa a ficar mais fresco. À noite, é recomendável levar até um casaco.

A temperatura média do mês varia entre 16°C a 25°C.

Outubro

Proporcionando um clima bucólico e romântico, o mês de outubro é perfeito para curtir a cidade com tranquilidade.

Embora a cidade ainda receba uma boa quantidade de turistas, nada se compara com o movimento dos meses do verão.

A temperatura sempre fica entre 10°C a 18°C, então você terá dias incríveis para aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer.

O início do mês tende a ser mais quente devido ao final do verão, mas nas últimas duas semanas, a temperatura tende a cair.

Novembro

O mês de novembro costuma ser bastante agitado por conta do dia de Ação de Graças e da Black Friday.

Diferente de outubro, as filas nos atrativos começam a ficar maiores, mas nada comparado aos meses de agosto e setembro, por exemplo. Ainda assim, o ideal é ter um roteiro bem montado.

Marcando o ápice do outono, Nova York se transforma em um cenário de filme, pois as folhas ganham tons amarelados e começam a cair. Caminhar pelo Central Park durante essa época é de tirar o fôlego.

É importante dizer que os valores das hospedagens começam a subir, pois é no mês de novembro que as decorações natalinas começam a invadir a cidade, e por isso ele já pode ser considerado um mês de alta temporada.

Em relação a temperatura, o frio ainda é ameno até a metade do mês. Mas, ao chegar nas últimas semanas, você já sente o frio rigoroso do inverno. Portanto, espere encontrar os termômetros entre 6°C a 13°C.

Dezembro

O último mês do ano traz para Nova York toda a magia do Natal. A cidade fica completamente iluminada com o espírito natalino, recebendo decorações que deixam o clima ainda mais gostoso. É como se você estivesse em um filme.

Tudo fica decorado, desde as fachadas dos prédios com iluminações e eventos especiais, até as vitrines das lojas e as pistas de patinação pelos parques.

Por conta disso, o mês de dezembro é de altíssima temporada. A cidade fica completamente lotada, incluindo os hotéis, atrativos e restaurantes.

Então, se você quer conhecer Nova York durante esse período, faça suas reservas com antecedência, bem como a compra de ingressos para eventos e atrações.

Outra informação importante é em relação aos valores, e tudo fica mais caro.

O inverno começa oficialmente no dia 21 de dezembro, então nas primeiras semanas do mês, você vai sentir o clima característico do outono.

Mas, no finalzinho do mês, a temperatura cai ainda mais, e as noites são bem frias. Esteja preparado para encontrar temperaturas entre 0°C a 7°C.

Alta temporada

Além do clima, a sua escolha para conhecer a cidade também deve levar em consideração fatores como preço, lotação (dos atrativos e hospedagens), épocas festivas e feriados.

A alta temporada coincide com o verão, férias e as festividades de fim de ano, como Natal e Réveillon.

Durante esses períodos, Nova York fica completamente lotada, e as reservas dos hotéis precisam ser feitas com antecedência, pois esgotam com facilidade meses antes.

Os valores também sobem consideravelmente – e Nova York já é considerado um destino bem caro. É indispensável fazer um bom planejamento financeiro.

Já em relação aos atrativos, as filas podem ser enormes, e você precisará de paciência para aguardar a sua vez.

Para garantir um espetáculo da Broadway, por exemplo, veja seus ingressos com semanas de antecedência.

Baixa temporada

O termo “baixa temporada” para Nova York não é tão propício ao destino, uma vez que ele é procurado em qualquer época do ano.

escultura de bronze Charging Bull

Ainda assim, se você quer encontrar hospedagens mais acessíveis e pontos turísticos mais vazios, a dica é priorizar os meses de janeiro a março, que são considerados os mais baratos.

Outros meses mais tranquilos, tanto em relação ao número de turistas, quanto aos valores das hospedagens, são maio e outubro (com exceção do Halloween).

Eles também são ótimos para quem deseja fazer compras.

Então, quando ir para Nova York?

A ponte do Brooklyn é um marco histórico da cidade de Nova York.

Responder essa pergunta vai depender da sua preferência como turista. Depois de ler o nosso post, ficou mais fácil de entender como funciona cada estação e as mudanças de um mês para o outro.

A partir do meu ponto de vista, a primavera e o outono são ótimos para quem quer fugir das altas temperaturas do verão e das baixas durante o inverno.

O termômetro fica bem agradável, bem como os passeios ao ar livre. Além disso, os preços tendem a diminuir.

Agora, vale analisar o que cada estação tem para oferecer. O inverno, apesar do frio rigoroso, traz toda a magia das decorações natalinas. Já o verão, mesmo com a sensação térmica altíssima, oferece diversas programações pela cidade.

Sendo assim, a escolha de quando ir é bem pessoal. Mas, independente da sua escolha, eu tenho certeza que a sua viagem será inesquecível.

Nova York nunca decepciona!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *