Lagunas Escondidas de Baltinache, Deserto de Atacama

Um passeio imperdível no deserto mais seco do mundo

Atualizado em

Dentre os passeios mais procurados no Deserto do Atacama, o tour pelas Lagunas Escondidas de Baltinache e visita ao ônibus abandonado revelam paisagens incríveis.

Lagunas Escondidas Baltinache deserto do atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache.

Que o Deserto do Atacama é rico em visuais de tirar o fôlego, isso você já deve ter ouvido falar. Mas o que mais nos surpreendeu foi a variedade de atrações tão diversas entre si.

Como pensar naturalmente que, em um mesmo dia, depois de ver o sol nascer a uma temperatura de -9º C, estaria se banhando nas águas congelantes das Lagunas Escondidas de Baltinache?

Pois é, isso acontece no Atacama. Paisagens distintas, temperaturas extremas, uma energia inexplicável. Todos esses fatores fazem do Deserto mais seco do mundo um dos destinos mais admiráveis.

O tour das Lagunas Escondidas de Baltinache, operado pela Empresa Ayllu Atacama, foi combinado com a visita ao famoso ônibus abandonado do Deserto.

Contudo, algumas agências podem fazer outro tipo de programação. Então, confirme antecipadamente qual o roteiro exato de seu passeio.

Salve este Post em seu Pinterest.

PINTEREST LAGUNAS ATACAMA

Mas antes de continuar a falar sobre o tour, lembre-se sempre de contratar um bom seguro viagem, afinal nunca sabemos quando realmente poderemos precisar.

Seguro Viagem no Deserto do Atacama.

Você sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no Deserto do Atacama?

Além de contar com cobertura de assistência médica, odontológica, farmacêutica, um bom seguro viagem inclui emergências médicas decorrentes de acidentes ou enfermidades.

Ainda mais em uma viagem com grande oscilação de temperatura durante o dia, altitude e baixa umidade do ar, ter uma cobertura de seguro viagem é extremamente necessário.

No Deserto do Atacama é muito comum o mal da altitude então, não se arrisque.

Embora muitos pensem que o Seguro Viagem seja relacionado somente à saúde, grande parte dos planos incluem cobertura de extravio, atraso e danos à bagagens, cancelamento e atraso de voos.

Nós nunca viajamos para o exterior sem um bom seguro contratado e achamos que é sempre melhor prevenir do que remediar.

Após muita pesquisa, encontramos uma empresa confiável, que oferece excelentes coberturas com ótimos preços em seguros viagem. Por isso, decidimos compartilhar com vocês, e o melhor, conseguimos descontos para nossos leitores. Clique no botão abaixo para fazer sua cotação, garanta seu desconto e viajar tranquilo.

Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Fizemos uma parceria com o maior comparador de seguros do Brasil, a REAL SEGUROS, leitores do Casal a Bordo tem no mínimo 10% de desconto.

Você sabia que o céu do Deserto do Atacama é o céu mais visível do mundo? O tour astronômico foi nosso passeio favorito pelo deserto e se você quiser saber como foi, clique aqui e confira o post recheado de fotos incríveis.

Como é o tour das Lagunas Escondidas de Baltinache.

Conforme dito anteriormente, realizamos esse tour com a agência Ayllu Atacama, uma empresa especializada em receber brasileiros no deserto. Então, fique tranquilo pois todos os guias falam no mínimo um bom “portunhol”.

Por volta das 06:30 hs da manhã, o guia nos buscou no Hotel em San Pedro de Atacama para iniciarmos o passeio. Em nosso grupo, nesse dia, além de nós dois, um casal de brasileiros e o guia chileno chamado Jota.

café da manhã ayllu atacama
Os queridos Aline e Leonardo.

O passeio foi feito em veículo 4×4 bastante confortável.

Convém destacar que, grande parte das agências marcam o horário de saída para às 08:00 hs. Com isso, nosso grupo foi o primeiro a chegar em todos os pontos de parada, permitindo assim que aproveitássemos com maior tranquilidade.

O roteiro incluiu parada em dois pontos. Primeiramente, na região do Vallecito, entre a Cordilheira de Sal e a Cordilheira Domeykoe, onde conhecemos o famoso Ônibus Abandonado no Deserto do Atacama. Em seguida, as encantadoras Lagunas escondidas de Baltinache.

Ônibus Abandonado no Deserto do Atacama.

Partindo de San Pedro de Atacama, a distância até o ônibus abandonado é de aproximadamente 33 Km, no ponto conhecido como Vale de la Micro.

O caminho é quase todo em estrada de chão, sendo possível realizar o trajeto por conta própria, de preferência em veículo 4×4.

Estrada que leva para o ônibus abandonado
Estradas no Deserto do Atacama.

Vale ressaltar que, caso decida ir por meios próprios, siga sempre a estrada, nunca saindo da mesma. É possível verificar diversas áreas demarcadas durante o trajeto.

Nosso guia nos informou não ser seguro andar fora da estrada devido minas abandonadas que ainda podem estar instaladas na região.

ônibus abandonado no Deserto do Atacama
Ônibus abandonado no Deserto do Atacama.

Abaixo, deixamos um mapa contendo a localização exata do ônibus abandonado para quem optar por visitar por conta própria. Mas lembre-se, tenha cautela e respeite a sinalização, nunca saindo fora da estrada.

Se sua intenção é alugar um carro para desbravar o Deserto do Atacama, clicando no botão abaixo, você reserva seu carro com excelentes valores. Além disso, ganha descontos e ainda ajuda a manter nosso Blog atualizado pois o site nos paga uma pequena comissão pela indicação. Mas fique tranquilo, você não pagará nada a mais por isso.

Que tal alugar um carro pelo melhor preço?

Você pode alugar com até 60% de DESCONTO, parcelar em até 12X pelo cartão de crédito e o melhor, se for para fora do País não precisa pagar IOF, economizando mais 6,38%, com a RENTCARS, você sempre consegue o melhor preço. Faça uma cotação online na RentCars.com, comparando o preço das melhores locadoras. É só clicar no botão.

Sobre o ônibus abandonado no Deserto.

Até hoje, não se sabe ao certo como o ônibus foi parar lá. Segundo o guia, esse era o transporte de trabalhadores que extraíam sal da Cordilheira.

Conforme contam, o ônibus apresentou problemas no motor e, devido a distância e custos com o conserto, teria ficado mais barato deixá-lo ali.

Euclides levantando a Luciana em cima do teto do ônibus abandonado no Deserto do Atacama
Foto clássica no teto do ônibus abandonado.

É possível entrar no ônibus ou até mesmo subir em seu teto. Para isso, tenha cuidado pois o mesmo está enferrujado devido ao longo período exposto a ação do tempo.

Contudo, sua estrutura foi reforçada para que os visitantes consigam se divertir por la.

Luciana sentada no teto do ônibus abandonado no Deserto do Atacama

Ainda segundo contam, até mesmo algumas festas foram realizadas no local, sendo instalado um bar dentro do ônibus.

Dá pra imaginar que a produção e a festa tenha sido bem legal pois o local é lindo.

Euclides e Luciana Sentados no teto do ônibus abandonado no Deserto do Atacama

Nossa visita aconteceu logo cedo e vimos o sol nascer. Que momento… inesquecível.

Como chegamos antes do sol raiar, ainda estava muito frio então, vá bem agasalhado. Independente da época do ano, no Deserto do Atacama as temperaturas são baixas antes do sol nascer e após o pôr do sol.

Beijo no nascer do sol no Vallecito

E para quem curte ver o dia amanhecer, com certeza achará o momento especial.

Enquanto contemplávamos o sol despontar e tiramos nossas fotos no ônibus abandonado, nosso café da manhã era preparado com muito capricho.

Além das muitas opções de biscoitos, torradas e omeletes foram servidos, bem como bebidas diversas. Dentre as bebidas, chocolate quente, café, chás de ervas variadas, inclusive o chá de coca, que ajuda a minimizar os efeitos da altitude.

Café da manhã oferecido pela empresa Ayllu Atacama

Após nosso desjejum, fomos explorar o Vale. Independente do ângulo que se olhe, o visual é sempre deslumbrante.

Vallecito vale do ônibus abandonado no deserto do Atacama
Vale onde está o ônibus abandonado.

Ali encontramos os cristais de sal, formados pela evaporação de águas subterrâneas com alta carga de sais.

Lagunas Escondidas de Baltinache

As Lagunas Escondidas de Baltinache são consideradas atrações imperdíveis no Deserto do Atacama. Distante aproximadamente 60 km de San Pedro de Atacama, as lagunas encantam por tamanha a beleza e por suas particularidades.

Euclides e Luciana em frente as Lagunas Escondidas de Baltinache
Lagunas Escondidas de Baltinache cercada de sal.

A tonalidade da água é surpreendente e, conforme a incidência do sol, mais azul a água fica.

Entretanto, não só pela coloração da água as Lagunas Escondidas de Baltinache são muito procuradas. Devido a alta concentração de sal, não é possível afundar nas águas das lagoas.

Luciana Flutuando na Laguna Escondida de Baltinache de Sal do Deserto do Atacama

Tal fato desperta a curiosidade de muitos que adentram nas águas geladas das lagunas para comprovar se flutuam mesmo.

Ao todo, são sete lagoas que estão localizadas próximas uma das outras. Contudo, é permitida a entrada para banho somente na primeira e na última laguna.

Como é o passeio pelas Lagunas Escondidas de Baltinache.

O passeio entre elas é feito a pé e todo o caminho é demarcado com pedras. Tal sinalização deve ser respeitada, evitando assim causar danos ao local e permitindo que novas gerações possam conhecer este paraíso.

Lagunas Escondidas de Baltinache

As Lagunas Escondidas de Baltinache surgiram após 1980, quando iniciaram-se escavações na região em busca de lítio. Com a diminuição das atividades mineradoras e o acúmulo de água, as lagoas foram se formando.

Se acaso estiver pensando em realizar o tour pelas lagunas escondidas de Baltinache por conta própria, abaixo você encontra um mapa com a localização exata da atração.

As águas geladas das Lagunas Escondidas de Baltinache.

Quem vai ao Deserto do Atacama quer viver a experiência de flutuar nas águas salgadas das Lagunas da região. E não poderia ser diferente. Quem está na chuva é para se molhar.

Mas antes de se aventurar, se atente a algumas considerações que te ajudarão a curtir melhor o passeio.

A temperatura da água das lagunas é muito baixa, um verdadeiro banho de água fria.

lagunas escondidas de baltinache atacama
Aquele choque ao entrar na água congelante da última laguna.

No período em que conhecemos as Lagunas Escondidas de Baltinache, ainda era inverno então, conte que além das águas super geladas, tem o vento frio após o banho.

águas geladas das lagunas escondidas de baltinache atacama
Dificuldade para entrar na água gelada.

A Ayllu Atacama oferece roupão a todos os clientes e isso ajuda a não “congelar” após sair da água.

Lembre-se de não mergulhar de cabeça pois, devido a alta concentração de sal, poderá causar lesão ou irritar os olhos. Além disso, os danos aos cabelos podem ser bem agressivos.

Mesmo a água sendo gelada, lembre-se que esta experiência será única pois o corpo não afunda mesmo. A sensação é bem legal.

Luciana flutuando nas lagunas escondidas de baltinache
Flutuando nas águas salgadas da Laguna.

Neste passeio, somente a Lu encarou esse banho, afinal, alguém tinha que ficar do lado de fora para tirar as fotos.

Segundo o relato dela, parecia que tinham agulhas espetando seu corpo de tão gelada que estava a água. Mas mesmo assim, aprovou a experiência.

Luciana de Roupão em frente as Lagunas Escondidas de Baltinache
Passado o frio intenso, pose para foto.

Ao sair da Laguna, rapidamente vestiu o roupão oferecido pela agência, reduzindo assim a sensação de frio.

As águas salgadas das Lagunas Escondidas de Baltinache.

Outro ponto a ser levado em consideração é com relação ao sal na pele após se banhar nas Lagunas Escondidas de Baltinache. Se acaso estiver com algum ferimento pelo corpo, certamente sentirá ardência no local.

Há opção de banho em água doce nos banheiros do receptivo, contudo, a água dos chuveiros não são aquecidas.

A noite anterior à nossa visita teve temperaturas muito baixas e com isso, a água do reservatório congelou. Obviamente a Lu pulou esse segundo banho gelado.

lagunas escondidas de baltinache atacama
A Lu vestindo o roupão após sair da água gelada.

Entretanto, permanecer muito tempo com o sal no corpo pode irritar a pele e causar coceiras e até mesmo lesões. Para evitar que isso ocorra, a dica é levar lenços umedecidos ou garrafa com água para remover o excesso de sal e aguardar sem maiores incômodos até a hora do banho no hotel.

Além disso, lembre-se do protetor solar visto que o sol do Deserto do Atacama é extremamente forte. Opte por produtos biodegradáveis de modo a ajudar na preservação do meio ambiente.

Importante também o uso de boné ou chapéu e óculos escuros, visando se proteger ao máximo contra os raios solares.

Outros itens como hidratante labial e nasal podem minimizar os efeitos da baixa umidade do ar bem como da ação dos ventos e do frio.

E se acaso for realizar o tour por conta própria, leve toalha ou roupão, principalmente no inverno. Ademais, escolha um calçado confortável para caminhadas e leve chinelo para usar após o banho nas lagunas.

Almoço nas Lagunas Escondidas no Deserto do Atacama
Almoçando na beira da primeira Laguna Escondida de Baltinache.

Terminada as poses para fotos e flutuação, retornamos para a primeira laguna onde um delicioso almoço nos aguardava.

Quanto custa o tour pelas Lagunas Escondidas de Baltinache e ônibus abandonado.

Na cidade de San Pedro de Atacama você poderá encontrar diversas agências que oferecem o tour pelas Lagunas Escondidas de Baltinache e pelo Ônibus abandonado.

Entretanto, o passeio pode conter um roteiro diferente do que apresentado neste post, o qual foi operado pela Ayllu Atacama. Os valores variam entre as empresas visto que algumas oferecem itens e comodidades a mais.

O tour das Lagunas Escondidas de Baltinache e ônibus abandonado feito pela Ayllu Atacama custa CLP 90.000, aproximadamente R$ 529,00 (valor em Agosto de 2019).

Porém, esse valor é para o tour individual. Se acaso fechar pacotes de no mínimo 5 passeios, nossos seguidores ganham 30% de desconto.

Nesse valor estão inclusos transporte, acompanhamento de guia, roupão, café da manhã e almoço. Conforme dito anteriormente, o café da manhã é bem farto e saboroso. Já no almoço, foi servido quinoa e bife na chapa, além de salada e vinho para acompanhar.

Almoço servido pela empresa em frente a primeira laguna escondida
Almoço super caprichado preparado pela Ayllu Atacama.

Contudo, existe ainda cobrança do valor da entrada nas Lagunas Escondidas de Baltinache, o qual não está incluso no valor cobrado pelas agências. Tal valor é pago diretamente no receptivo das Lagunas e custa CPL 5.000, cerca de R$ 30,00.

Vale ressaltar que temos um parceiro onde você consegue comprar seus ingressos pela internet, de forma segura, com preços ótimos e muita praticidade, pois o site está em Português. Clique aqui e reserve o seu voucher para os passeios no Deserto do Atacama.

Internet no Deserto do Atacama.

Que tal compartilhar toda essa experiência com amigos e família enquanto ainda estiver em viagem? Nós saímos do Brasil com nossos chips em mãos, bastando chegar no Chile e ligar nossos telefones para ficarmos conectados.

Sempre optamos pelo pacote somente de dados visto que é mais barato e utilizamos o aplicativo WhatsApp para fazer ligações. Clicando no botão abaixo, você pode comparar os pacotes e escolher o que melhor se encaixa em sua viagem. Além disso, aproveita os descontos que conseguimos para nossos leitores.

Quer internet de qualidade durante sua viagem?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram. Clicando no botão abaixo você compra qualquer chip e recebe em casa, e assim passa a ter conexão em diversos países.

Conclusão.

Ver o sol nascer no Vale de la Micro com o ônibus abandonado no Deserto do Atacama foi incrível. As cores do sol refletindo nos paredões proporcionam uma das luzes mais bonitas para se fotografar.

Com certeza, um dos lugares que mais sentimos estar no deserto pelo visual que apresenta e pela atmosfera desse cenário fantástico.

VALE DE LA MICRO DESERTO DO ATACAMA
O Deserto do Atacama e suas paisagens incríveis.

Já as Lagunas Escondidas de Baltinache são lindas e a experiência de flutuar na água salgada, é algo que você não conseguirá viver em qualquer lugar do mundo. Então, deixe o medo de lado e se permita descobrir essa sensação.

LAGUNAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE ATACAMA
Uma experiência como poucas na vida.

Por fim, se estiver planejando conhecer o Atacama, não deixe de incluir o tour pelas Lagunas Escondidas de Baltinache e no ônibus abandonado. Vale muito a pena.

Sobre as passagens para o Atacama, conseguimos excelentes valores voando pela Sky Airlines. Pagamos R$ 600,00 ida e volta de Santiago a Calama, para duas pessoas, incluindo bagagem despachada. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e garantir ótimos preços em passagens aéreas.

E se acaso for aproveitar para visitar Santiago e região, clique aqui e veja todos os posts com dicas do que fazer por lá.

Caso esteja em seus planos conhecer a imensidão do Salar de Uyuni, clique aqui para conferir o post do Mochilão a Dois.

Agora nos conte, você tem vontade / coragem de mergulhar nas águas salgadas das Lagunas do Atacama?

* O Tour pelas Lagunas Escondidas de Baltinache e ônibus abandonado foi patrocinado e realizado pela empresa AYLLU ATACAMA, mas as opiniões são de livre expressão dos autores.

Toda vez que você reserva algum produto através dos links/Banners encontrados no Blog, nós ganhamos uma pequena comissão. NÃO EXISTE CUSTO EXTRA para você, e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade e a manter o blog no ar.
Nós agradecemos seu apoio.

HotelReserve seu Hotel com as melhores tarifas
Aluguel de CarroAluguel de Carro até 60% de desconto
Seguro ViagemSeguro Viagem com Desconto
Chip CelularChip de Celular com até 25% de desconto
AviãoPassagens com até 35% de Desconto

Siga nossas redes sociais.

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

5 Comentários

  1. Tô querendo ir pro Atacama principalmente por causa do céu estrelado rs Mas é taaanto passeio por lá que ou fico um mês ou vou sofrer pra escolher qual fazer hehehe

  2. Infelizmente ainda não conheço mas estou programando a minha viagem e amei as dicas. Com certeza é um dos lugares mais lindos da América do Sul. Obrigada por compartilhar. As fotos ficaram maravilhosas.

  3. Eu fui pro Atacama fazem muitos anos. Fiquei 7 dias lá e conheci bastante coisa, mas faltou lugares, como esse do ônibus abandonado. Adorei as forros, principalmente as da Lu entrando na água gelada! Hahah

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link
Fechar
Fechar