O que fazer em Santiago do Chile, Guia Completo 2020

Santiago do Chile é um dos destinos mais visitados por brasileiros, tanto pela proximidade com nosso país e facilidade da língua quanto pela variedade de atrações. Saiba como chegar, onde se hospedar, o que fazer e tudo mais para conhecer Santiago.

Estátua no centro de santiago

Santiago do Chile, uma cidade linda, considerada moderna e prá lá de charmosa. São muitos adjetivos possíveis para defini-la e, porque não dizer, o Chile é sim uma ótima opção como destino turístico.

E é fácil de entender porque a capital do Chile, Santiago, impressiona tanto: ela mescla um passado bem presente contado em sua própria história com o que há de mais moderno e sofisticado, a nível América do Sul.

Mas o que fazer em Santiago do Chile em matéria de diversão e entretenimento? Onde se hospedar, qual melhor época para conhecer Santiago, a gastronomia, quantos dias ficar…enfim, vamos saber mais sobre esta bela capital.

Passagens aéreas

Tão fundamental quanto a própria hospedagem, a compra das passagens aéreas é uma das primeiras coisas a ser pensada.

Afinal, é um tanto inviável viajar para Santiago do Chile por outro meio de transporte que não seja o aéreo, salvo se você já estiver na Bolívia ou Argentina, em cidades próximas à fronteira.

Avião em pleno voo

Para conseguir economizar com as passagens, você precisa, basicamente, de duas coisas bem simples: comprar suas passagens com boa antecedência e pesquisar bastante na web.

Com a “antecedência”, não podemos lhe ajudar, mas podemos lhe auxiliar quanto a pesquisa, através do site ViajaNet.com, que consegue comparar preços de passagens de diversas companhias aéreas. Aí fica bem mais fácil.

A maioria dos voos partindo do Brasil pousa no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez (ou Aeroporto Internacional de Santiago) em Santiago do Chile.

Documentações e Seguro Viagem

São dois itens indispensáveis e que, por incrível que pareça, muita gente acaba esquecendo e deixando para a última hora. Confira as dicas:

  • Documentos: no Chile você não precisará de um passaporte e nem visto. O que vale por lá é sua carteira de identidade (o conhecido R.G.) e sua CNH caso pretenda dirigir.

IMPORTANTE: ambos os documentos precisam ser recentes. No caso da CNH, é necessário que a mesma esteja dentro do prazo de validade.

Entretanto, o passaporte é um documento oficial válido em qualquer parte do mundo. E se acaso quiser iniciar sua coleção de carimbos, aposte no passaporte.

Abaixo deixamos alguns links de posts que podem te ajudar com as documentações relacionadas a viagens.

Confira os países que brasileiros não precisam de visto.
Passaporte: Passo a Passo para solicitar o seu.
Certificado Internacional de Vacinação: Como tirar o seu
Novas regras de autorização de viagem para menores

Seguro Viagem é um item muito importante, principalmente se o seu destino for internacional.

Acidentes, doenças inesperadas, perda de bagagem e tantas outras situações possíveis que podem lhe gerar uma boa dor de cabeça caso você não tenha um seguro viagem previamente contratado.

A dica é a Real Seguros Viagem, que contempla os melhores formatos de seguro viagem com as melhores coberturas.

Ele é um buscador de seguros, sendo assim, realiza a consulta em diversas seguradoras, sempre trazendo os melhores preços. Além disso, através do link aqui do blog, você ainda ganha mais 10% de desconto.

Garanta seu desconto e viaje tranquilo.

Quando ir a Santiago Chile

Já visitamos Santiago em duas épocas diferentes, sendo uma no verão e outra no inverno. Nas duas estações curtimos Santiago de uma maneira diferente e interessante.

No verão, Santiago é quente e suas temperaturas oscilam entre 16º e 35ºC, entretanto, no inverno as temperaturas variam entre 0º e 13ºC.

Normalmente no inverno, entre o amanhecer e entardecer a temperatura cai, sendo assim, leve agasalhos, luvas e gorros.

O clima em Santiago do Chile é normalmente seco durante todo ano, então, lembre-se sempre de tomar bastante água e usar protetor solar.

Estações climáticas de Santiago Chile

As estações são parecidas com as do Brasil, outono entre 20 de março e 21 de junho, inverno de 21 de junho à 23 de setembro, primavera de 23 de setembro à 22 de dezembro e verão de 22 de dezembro à 20 de março.

Entre outubro e abril, é considerada a época mais seca, apresentando temperaturas agradáveis mas sem neve.

De maio a setembro, concentram-se o período mais frio, sendo que e, julho com certeza irá ver neve.

Em 2019, estivemos em Santiago no início de agosto, entre os dias 9 e 15 para ser mais exatos. A neve já estava começando a ficar mais escassa, mas mesmo assim, ainda conseguimos aproveitar este período. Segundo moradores da região, foi um ano de pouca neve, totalmente diferente do ano anterior.

Onde ficar em Santiago do Chile?

Não é preciso dizer que opções de hospedagem em Santiago não faltam, desde as mais requintadas e glamorosas às mais simples e acessíveis, financeiramente falando.

Vista de Santiago, principalmete do costanera

Tudo vai depender, obviamente, de quanto você está disposto a gastar e qual o nível mínimo de luxo, requinte e comodidade que você exige. Além disso, é preciso pensar na localização que melhor atenderá seus interesses;

Por isso, é sempre interessante pensar em hospedagem com relativa antecedência. Primeiro, porque dependendo da época de sua viagem, você pode encontrar os principais hotéis já lotados e segundo, porque reservando antes você consegue preços melhores.

A dica principal é pesquisar bastante e para isto, o melhor lugar é o booking.com.

Nele você vai conseguir conferir e comparar as melhores opções de hospedagem, considerando a data do seu embarque, os níveis de serviços e quanto você pretende gastar com isto.

Aliás, é possível ver as avaliações e comentários de hóspedes, o que com certeza ajuda na hora da escolha da hospedagem.

Além disso, você pode reservar casas, apartamentos ou quartos utilizando o AirBnb, que oferece muitas opções interessantes em Santiago. Se cadastrando através de nosso link, te damos R$ 179,00 de desconto na primeira reserva pelo AirBnb.

Quanto à melhor localização, você pode ficar no centro da cidade, por exemplo, que é onde estão as principais atrações históricas de Santiago. Assim, consegue conhecer diversos locais apenas caminhando e ainda terá acesso ao metrô.

Dicas de hospedagem em Santiago

Não quer no centro? Tudo bem, ali pertinho tem a região de Lastarria, com uma atmosfera contagiante e animada, além dos vários restaurantes e lanchonetes por perto.

E porque não se hospedar em Providência, um dos lugares mais procurados pela maioria dos turistas que visitam a cidade. O motivo é bem simples: tem transporte perto e de fácil acesso, tem muitas lojas, cafeterias, restaurantes, centro financeiro, o Shopping Costanera Center e muito mais.

Tem ainda Las Condes, uma região mais moderna, sofisticada e requintada da cidade. Em Las Condes, reina a tranquilidade e o sossego, contudo, fica mais distante das atrações e do transporte público. Seja como for, Santiago possui várias opções de hospedagem e vamos indicar algumas delas. Confira:

  • Hotel Sommelier: decoração moderna e minimalista, com quartos espaçosos com vista de toda a cidade. Econômico e possui serviços e comodidades que agradam a maioria dos hóspedes.
  • Hotel Cumbres Lastarria: é um hotel mais requintado, com piscina ao ar livre e restaurante em suas próprias dependências. Seus quartos tem ar condicionado e banheiro privativo.
  • Novapark: muito bem localizado, no centro histórico da cidade, perto de lojas e restaurantes. Seus quartos possuem ar-condicionado, Smart TV, aquecimento, cofre e amenidades de banho como cortesia.
  • Hotel Montecarlo Santiago: com quartos modernos e climatizados, contam com TV a cabo e vista para o Parque Cerro Santa Lucia.
  • Hotel Boutique Reyall: Com acomodações confortáveis e atendimento muito elogiado, oferece café da manhã farto e ótima localização.
  • Solace Hotel: O requintado Solace está em uma excelente localização, oferece quartos espaçosos e novos, café da manhã muito elogiado e piscina no terraço.
  • Eco-Hostel Tambo Verde: No quesito hostel, este se destaca na avaliação dos hóspedes pelo ótimo preço e estrutura oferecida.

O Transporte e a sua locomoção em Santiago do Chile

Vale a pena alugar um carro…não vale…o que é melhor? Santiago disponibiliza aos seus visitantes diversas formas de transporte onde se é possível combinar facilmente viagens de metrô e boas caminhadas pela cidade.

Metro de santiago

A cidade também tem muitos ônibus, mas o trânsito por lá desfavorece e muito este tipo de transporte.

Alugar um carro pode ser uma boa, ainda mais se você pretende visitar localidades um pouco mais distantes da cidade e quer maior autonomia. Sempre reservamos nossos carros na rentcars.com pelos descontos oferecidos, isenção de IOF e possibilidade de parcelar o pagamento.

A cidade ainda conta com serviços de táxi e motoristas de aplicativos, mas fique atento quanto aos taxistas. Como acontece em muitas cidades turísticas, estes podem querer aproveitar do fato da pessoa não conhecer bem a cidade e cobrar além do preço real.

Se for usar um táxi, exija que o motorista use os aplicativos direcionais, como o Waze, por exemplo, ou feche um valor prévio com você.

O que fazer em Santiago do Chile: Principais atrações e pontos turísticos

Se você escolheu Santiago como o seu destino, já deve saber que a cidade conta com vários lugares a serem explorados. Sempre muito bem arborizada e alegre, costuma receber carinhosamente todos que a visitam.

região central de santiago

Na cidade em si, é possível fazer ótimas caminhadas, conhecer centros comerciais, lojas, parques, museus, os inúmeros atrativos históricos e naturais e muitas outras coisas.

Além disso, se você tiver tempo, pode também dar uma corrida em locais próximos, mas que estão localizados fora da capital.

Parques, Museus e atrações históricas

  • Catedral Metropolitana de Santiago: é impossível visitar a cidade e não conhecer esta Catedral, independentemente se você é ou não religioso. Isto porque ela guarda um momento histórico do país. O prédio é gigantesco e realmente impressiona principalmente pela riqueza dos detalhes em seu interior.
Catedral Metropolitana Santiago
  • Palacio de La Moneda: é a sede do governo presidencial, mas também é um importante monumento chileno e deve fazer parte de todo e qualquer roteiro turístico para Santiago do Chile que se preze.
Palacio la moneda santiago chile, troca da guarda

Ali, é possível assistir a troca da Guarda, um evento gratuito e famoso que deve ser incluso em seu roteiro.

Nesse edifício ocorreu a derrubada de Salvador Allende, ex-presidente chileno que, pelo que consta, se suicidou quando o então general Augusto Pinochet tomou o poder no país, em 1973.

Você pode fazer um Free Tour em Santiago e conhecer todo o centro histórico caminhando e de graça.

  • Parque Metropolitano de Santiago: é considerado uma das principais atrações turísticas na cidade e abriga o Cerro San Cristóbal.
Parque metropolitano em santiago do chile
  • Casa Museo La Sebastiana: quem nunca ouviu falar do poeta Pablo Neruda? Pois esta casa/museu foi a segunda residência de Neruda no Chile. Em seu interior você encontrará diversos objetos que fizeram parte da vida deste verdadeiro ícone chileno. Imperdível!
  • Cerro Santa Lucia: Localizado na região central de Santiago do Chile,sendo que oferece uma vista panorâmica da cidade e das cordilheiras devido a altura do morro em relação aos terrenos ao redor. Foi transformado em forte no século 19 para ser utilizado pelo exército da coroa espanhola.
Cerro Santa Lucia Santiago Chile
  • Sky Costanera: Considerado um observatório 360º, fica no andar de número 61, oferecendo a melhor vista da cidade. É um passeio que deve ser incluído em seu roteiro do que fazer em Santiago Chile.
sky costanera santiago chile

Vinícolas em Santiago Chile

  • Vinícola Santa Rita: O nome se dá pelo fato histórico ocorrido na fazenda, porque à época, 120 soldados se refugiaram após lutarem contra as forças da coroa espanhola. Dona Paula, antiga proprietária, escondeu os soldados onde hoje ficam os barris de vinho, além de tratar os ferimentos também os alimentou.
vinícola santa rita

Aqui deixamos o post onde contamos como foi nossa visita à Vinícola Santa Rita.

  • Vinícola Concha e Toro: É uma das maiores produtoras de vinho do mundo, com exportação para mais de cem países. Fica à 30 km da capital do Chile, sendo que é considerada uma das melhores vinícolas de Santiago.
Vinicola concha e toro santiago chile
  • Vinícola Undurraga: Esta vinícola fica a aproximadamente 34 km de Santiago no Chile, na cidade de Talagante. Seu tour dura em média de 1 hora e 15 minutos e passear pelos jardins da Undurraga é um passeio super agradável.
  • Vinicola Indomita: Esta vinícola teve início em 2006, sendo que em pouco tempo se transformou em uma das maiores vinícolas do Chile. Fica localizada no Valle de Casa Blanca, cerca de 75 km de Santiago.
  • Vinícola Emiliana: Considerada a maior vinícola orgânica do mundo. Mas o que torna esta vinícola especial é que, todo vinho produzido nesta vinícola não usa nenhum tipo de produto químico, inclusive o controle de pragas é feito de maneira natural. Esta vinícola faz parte do grupo Concha y Toro.

Melhor época para o tour do vinho

Entre fevereiro e abril é a temporada das uvas em Santiago do Chile, sendo que as parreiras ficam carregadas transformando a paisagem. Esta é uma época em que poderá sentir o sabor das uvas, além da bela paisagem.

tour do vinho em santiago

As colheitas acontecem normalmente no mês de março, este período também é conhecido como vidima, entretanto, em abril ainda é possível encontrar cepas (cachos) com uvas.

No inverno, normalmente as parreiras estão sem folhas e parecendo mortas, época em que seus ramos são cortados para que venha uma nova ramificação para o reinicio do ciclo de produção.

Não existe período melhor ou pior para se visitar as vinícolas de Santiago do Chile, mas sim, diferentes paisagens a cada época.

Atrações mais distantes da Capital chilena

  • Cajón del Maipo: é uma maravilhosa região bem aos pés da Cordilheira dos Andes, menos de 2 horas, aproximadamente, de Santiago até lá.
cajon del maipo santiago

Todo o entorno da região é simplesmente lindo e marcante com muitas montanhas, rios, lagos e um visual de tirar o fôlego. O principal atrativo, além da deslumbrante vista do lugar, é, sem dúvida alguma, o conhecido Embalse del Yeso.

O Embalse é na verdade uma lagoa com lindas e surpreendentes águas esverdeadas, entre as ranhuras das montanhas da Cordilheira dos Andes. Suas águas são limpas e você pode até beber, pois também são potáveis. Aproveite e tire lindas fotos.

Deixamos o link para o post: Embalse el Yeso Santiago Chile – Imperdível

  • Valle Nevado: está localizado a aproximadamente 60Km de Santiago do Chile. O maior dos atrativos, principalmente para os brasileiros, é a oportunidade única de conhecer e pisar na neve.

Você pode saber mais sobre como é ter uma experiência no Valle Nevado no Blog Fora de Casa.

  • Farellones: É uma estação de esqui que faz parte do complexo El Colorado. Fica a 2.500m acima do nível do mar e foi construído em 1990, sendo que em Farellones encontrara mais de 8 tipos de brinquedos.
Farellones esqui em santiago
  • Viña Del Mar e Valparaíso: Fica a aproximadamente 130 km de Santiago, Viña Del Mar e Valparaíso ficam na parte litorânea do Chile, e é banhada pelo Oceano Pacífico. O famoso relógio de flores está localizado nesta região.
Relógio de flores em vinha del mar e valparaiso

Também temos aqui no blog um post sobre Viña Del Mar e Valparaíso Santiago Chile.

Além disso, é possível combinar sua viagem com o Deserto do Atacama, vez que partem voos a partir de Santiago a preços bastante atrativos. Para se inspirar, conheça 7 passeios imperdíveis no Deserto do Atacama.

Passeios indicados para serem realizados no Verão em Santiago

No verão, as paisagens mudam e também surgem tipos de atividades que podem ser realizadas, como exemplo o Rafting no rio Maipo, o principal rio de Santiago.

rafting no rio maipo em santiago chile

Para saber os valores deste passeio, além do que ele oferece, basta clicar aqui para ver.

Sugestões de ingressos online para passeios no verão

Aqui deixaremos algumas sugestões que podem ser realizadas no verão em Santiago.

  • Concha y Toro: Tour Oficial pela Vinícola: Reserve os ingressos com antecedência para visitar a Viña Concha y Toro, a vinícola mais bem-sucedida da América Latina e uma das maiores do mundo. Faça um tour pela premiada vinícola e escolha entre seis opções de tours com degustação de vinho incluída.
  • Destaques de Valparaíso e Viña del Mar: Explore a costa do Pacífico nesta excursão de um dia às cidades mais famosas dos arredores de Santiago. Visite Viña del Mar, com suas belas praias e jardins, e Valparaíso, com suas casas e artes de rua coloridas, listada como Patrimônio Mundial da Unesco.
  • Sky Costanera Andares 61 e 62: Admire as inesquecíveis vistas panorâmicas de Santiago a partir da plataforma de observação do icônico Sky Costanera, o edifício mais alto da América Latina. Encante-se ao subir 62 andares para contemplar as vistas de 360 graus da Cordilheira dos Andes. Uma dica: assista ao pôr do sol.
  • Santa Rita: Tour Oficial à Vinícola: Curta um tour pela Vinícola Santa Rita, uma pérola do Vale do Maipo. Confira os vinhedos e a primeira adega, conhecendo melhor a produção local durante o tour guiado. Termine o dia com uma degustação de vinhos e receba um ingresso para o Museu Andino.
  • Undurraga, Excursão Oficial pela Vinícola: Uma vinícola com mais de 130 anos de tradição e história inovadora. Escolha entre uma seleção de tours, todos incluindo degustação de vinhos, e conheça a trajetória do vinhedo através de uma taça de vinho.
  • Excursão de Vinhos no Vale do Maipo: Experimente os melhores vinhos do Vale do Maipo em uma excursão de degustação de vinhos saindo de Santiago. Visite duas ou três notáveis vinícolas para saborear diferentes variedades de produtos locais.

Passeios indicados para serem realizados no Inverno em Santiago

Já no inverno, o período mais procurado e como consequência, o mais caro para se visitar a capital do Chile, será possível realizar vários tipos de atividades na neve.

Sugestões de ingressos online para passeios no inverno

Deixamos abaixo alguns dos passeios que podem ser realizados no Chile durante o inverno.

neve em santiago do chile
  • Excursão ao Resort de Esqui de Farellones: Curta um dia no primeiro resort de esqui do Chile em uma viagem a Farellones a partir de Santiago. Esquie nos Andes ou relaxe no parque de neve com as crianças. Saboreie um delicioso almoço com espetaculares vistas sobre as montanhas cobertas de neve.
  • Tour Particular Estação de Esqui Portillo e Lagoa: Curta o dia na estação de esqui de Portillo com uma viagem particular de oito horas saindo de Santiago. Contemple a vista deslumbrante da Laguna del Inca e da montanha mais alta do Hemisfério Sul.
  • Excursão Lagoa Inca e Portillo em Pequeno Grupo: Curta uma excursão de um dia à cidade chilena de Portillo, repleta de campos de neve e lar de uma enorme lagoa.
  • Portillo, Lagoa Inca com Parque Aconcagua Opcional: Desfrute de um maravilhoso dia de viagem a Portillo e à Lagoa Inca saindo de Santiago. Comece a sua viagem passando pela depressão intermediária e admirando a majestosa Cordilheira dos Andes.
  • Trilha no Cajón del Maipo e Vulcão San José: Explore o coração dos Andes e contemple vistas impressionantes de cachoeiras, rios e geleiras. Aventure-se em uma trilha de 5 quilômetros pelo desfiladeiro do Cajón del Maipo e confira um vulcão ativo de 5.800 metros, a apenas 100 quilômetros de Santiago.
Valle nevado santiago

Aproveite para conferir o post O que fazer em Santiago no Inverno e saiba em detalhes sobre todas as atrações disponíveis.

Comendo bem em Santiago do Chile

É preciso lembrar que a gastronomia no Chile, ainda mais em Santiago, é absurdamente abundante, tanto a caracteristicamente regional, como a mundial também. Em suma, isto quer dizer que não faltarão opções para se comer muito bem na região.

A gastronomia legitimamente chilena é carregada em peixes e frutos do mar, mas não é só isso, pois eles possuem as famosas parrillas, que conta com muitos vegetais e outros tantos ingredientes naturais.

Também existem tour gastronômicos e de degustação de vinhos. Um exemplo que experimentamos foi o tour realizado exclusivamente pela empresa Turistando Chile, onde experimentamos uma variedade de vinhos harmonizando com a comida vietnamita.

A dica é procurar os locais onde existam grandes concentrações de lojas e restaurantes como por exemplo o Patio Bellavista, o Mercado Central, parque Bicentenário, entre outros.

Também existe a possibilidade de incluir uma excursão particular com Almoço e Vinícola Opcional, sendo que neste passeio será possível conferir de perto a história e a vida cotidiana da próspera e sofisticada Santiago em uma excursão particular com opção de almoço e visita a uma vinícola.

A Vida Noturna em Santiago

Restaurantes, bares, casas noturnas e danceterias…tá bom para você? Pois saiba que a capital chilena oferece tudo isto e muito mais quando o assunto é vida noturna.

E tem opções para todos os gostos e bolsos também, desde os que procuram locais mais tranquilos aos que querem mesmo é um bom agito.

Como bar, podemos sugerir uma das filiais do Liguria, ou mesmo conhecer o famoso Chipe Libre, que servem diversas bebidas e deliciosos pratos. Indo para um lado mais tradicionalista, a sugestão seria o La Piojera.

Para os dançarinos de plantão, a dica é a boate Blondie ou Las Urracas, tradicionais na cidade e muito frequentadas por turistas e moradores da capital.

Indo às compras em Santiago do Chile

Já dizia o ditado que “ir às compras é uma verdadeira terapia” e parece que Santiago do Chile leva a sério este ditado. São várias opções de lojas e centros comerciais, dos maiores e mais requintados aos mais simples, para aquelas comprinhas de última hora.

E se você considerar o fato de que o peso chileno geralmente está desvalorizado em relação ao real, melhor ainda.

Para aqueles que não abrem mão de produtos de marcas famosas, a dica é ir direto ao Costanera Center, que é considerado o maior e melhor shopping da cidade. Além disso, ainda tem para quem procura grandes grifes, o Parque Arauco.

Mas, se você não faz muita questão de grandes e famosas marcas e prefere mesmo são bons produtos com bons preços, então, o lugar certo é o Paseo Ahumada, que é na verdade uma imensa rua com boas opções de lojas com produtos a preços mais populares.

Considerações finais

Santiago é uma excelente opção de destino para ser visitado a qualquer época do ano, pelos mais variados tipos de visitantes.

Se acaso seu objetivo for viagem com a família ou amigos para se divertir na neve, há muitas opções de passeios. Entretanto, se prefere uma viagem mais tranquila ou fazer um tour gastronômico, também será muito feliz em escolher Santiago como destino.

Aliás, se você quer viajar para o exterior mas não quer ter que se preocupar com as dificuldades da língua, Santiago do Chile é o lugar.

Alguns passeios em Santiago e região foram realizados com apoio da Empresa Turistando Chile mas as opiniões são de livre expressão dos autores.

Agora me diz, deu vontade de conhecer Santiago? Qual época e passeios mais te interessaram? Tem dúvidas ou alguma dica? Comente pois o blog tem mais vida com a sua participação.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Mostrar mais

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar