O que fazer em Santiago, onde se hospedar, o que fazer, os melhores passeios, onde comer, compras e tudo para aproveitar ao máximo a capital do Chile.
Santiago Chile é um dos destinos mais visitados por brasileiros, tanto pela proximidade com nosso país e facilidade da língua quanto pela variedade de atrações. Além de ser uma cidade linda, Santiago Chile é considerada moderna e muito charmosa, são muitos adjetivos possíveis para defini-la e, porque não dizer, o Chile é sim uma ótima opção como destino turístico.
E é fácil de entender porque Santiago do Chile, impressiona tanto, ela mescla um passado bem presente contado em sua própria história com o que há de mais moderno e sofisticado, a nível América do Sul.
Mas o que fazer em Santiago Chile em matéria de diversão e entretenimento? Onde se hospedar, qual melhor época para conhecer Santiago, a gastronomia, quantos dias ficar…enfim, vamos saber mais sobre esta bela capital.
Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio.
Ganhe desconto com o Cupom CASALABORDO
Se tiver dúvidas sobre qual a melhor forma de levar moeda estrangeira para uma viagem internacional, seja em espécie, cartão pré-pago ou cartão de crédito, tem post no blog sobre o assunto.
O que fazer em Santiago Chile
- Passagens aéreas
- Documentações e Seguro Viagem
- O que fazer em Santiago Chile quando ir
- O que fazer em Santiago onde ficar
- Transporte e locomoção em Santiago Chile
- O que fazer em Santiago do Chile Principais atrações e pontos turísticos
- Onde comer em Santiago do Chile
- A Vida Noturna em Santiago
- Indo às compras em Santiago do Chile
- Considerações finais
Passagens aéreas
Tão fundamental quanto a própria hospedagem em Santiago Chile, a compra das passagens aéreas é uma das primeiras coisas a ser pensada, afinal, é um tanto inviável viajar para Santiago do Chile por outro meio de transporte que não seja o aéreo, salvo se você já estiver na Bolívia ou Argentina, em cidades próximas à fronteira.
Para conseguir economizar com as passagens para Santiago Chile, você precisa basicamente de duas coisas bem simples, comprar suas passagens com boa antecedência e pesquisar bastante na web.
Com a “antecedência”, não podemos lhe ajudar, mas podemos lhe auxiliar quanto a pesquisa, através do site Passagens Promo, que consegue comparar preços de passagens de diversas companhias aéreas facilitando as buscas.
A maioria dos voos partindo do Brasil pousa no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez (ou Aeroporto Internacional de Santiago) em Santiago do Chile.
Documentações e Seguro Viagem
São dois itens indispensáveis e que, por incrível que pareça, muita gente acaba esquecendo e deixando para a última hora. Confira as dicas:
- Documentos: no Chile você não precisará de um passaporte e nem visto. O que vale por lá é sua carteira de identidade (o conhecido R.G.) e sua CNH caso pretenda dirigir.
IMPORTANTE: ambos os documentos precisam ser recentes. No caso da CNH, é necessário que a mesma esteja dentro do prazo de validade.
Entretanto, o passaporte é um documento oficial válido em qualquer parte do mundo. E se acaso quiser iniciar sua coleção de carimbos, aposte no passaporte.
Abaixo deixamos alguns links de posts que podem te ajudar com as documentações relacionadas a viagens.
- Confira os países que brasileiros não precisam de visto.
- Passaporte: Passo a Passo para solicitar o seu.
- Certificado Internacional de Vacinação: Como tirar o seu
- Novas regras de autorização de viagem para menores
Seguro Viagem é um item muito importante, principalmente se o seu destino for internacional, acidentes, doenças inesperadas, perda de bagagem e tantas outras situações possíveis que podem lhe gerar uma boa dor de cabeça caso você não tenha um seguro viagem previamente contratado.
A dica é a Real Seguros Viagem, que contempla os melhores formatos de seguro viagem com as melhores coberturas, ele é um buscador de seguros, sendo assim, realiza a consulta em diversas seguradoras, sempre trazendo os melhores preços. Além disso, através do link aqui do blog, você ainda ganha mais 11% de desconto no cartão e 16% no boleto.
Garanta seu desconto e viaje tranquilo.
Aproveite para conferir o post que fizemos sobre as diferenças do Seguro Viagem contratado e do Seguro do cartão de crédito.
O que fazer em Santiago Chile quando ir
Já visitamos Santiago em duas épocas diferentes, sendo uma no verão e outra no inverno, e nas duas estações curtimos Santiago Chile de uma maneira diferente e interessante.
No verão Santiago Chile é quente e suas temperaturas oscilam entre 16º e 35ºC, entretanto, no inverno as temperaturas variam entre 0º e 13ºC. Normalmente no inverno, entre o amanhecer e entardecer a temperatura cai, sendo assim, leve agasalhos, luvas e gorros.
O clima em Santiago do Chile é normalmente seco durante todo ano, então, lembre-se sempre de tomar bastante água e usar protetor solar.
O que fazer em Santiago Chile Estação Climática
As estações são parecidas com as do Brasil em Santiago, outono entre 20 de março e 21 de junho, inverno de 21 de junho à 23 de setembro, primavera de 23 de setembro à 22 de dezembro e verão de 22 de dezembro à 20 de março.
Entre outubro e abril, é considerada a época mais seca, apresentando temperaturas agradáveis mas sem neve.
Já de maio a setembro, concentram-se o período mais frio, sendo que e, julho com certeza irá ver neve.
Em 2019, estivemos em Santiago Chile no início de agosto, entre os dias 9 e 15 para ser mais exatos, a neve já estava começando a ficar mais escassa, mas mesmo assim, ainda conseguimos aproveitar este período. Segundo moradores da região, foi um ano de pouca neve, totalmente diferente do ano anterior.
O que fazer em Santiago onde ficar
Não é preciso dizer que opções de hospedagem em Santiago Chile não faltam, desde as mais requintadas e glamorosas às mais simples e acessíveis, financeiramente falando.
Tudo vai depender obviamente de quanto você está disposto a gastar e qual o nível mínimo de luxo, requinte e comodidade que você exige, além disso, é preciso pensar na localização que melhor atenderá seus interesses
Por isso é sempre interessante pensar em hospedagem com relativa antecedência, primeiro porque dependendo da época de sua viagem, você pode encontrar os principais hotéis de Santiago já lotados e segundo, porque reservando antes você consegue preços melhores.
A dica principal é pesquisar bastante e para isto, o melhor lugar é o booking.com.
Nele você vai conseguir conferir e comparar as melhores opções de hospedagem em Santiago, considerando a data do seu embarque, os níveis de serviços e quanto você pretende gastar com isto, aliás, é possível ver as avaliações e comentários de hóspedes, o que com certeza ajuda na hora da escolha da hospedagem.
Quanto à melhor localização, você pode ficar no centro da cidade, por exemplo, que é onde estão as principais atrações históricas de Santiago. Assim, consegue conhecer diversos locais apenas caminhando e ainda terá acesso ao metrô.
Dicas de hospedagem em Santiago
Não quer no centro? Tudo bem, ali pertinho tem a região de Lastarria, com uma atmosfera contagiante e animada, além dos vários restaurantes e lanchonetes por perto.
E porque não se hospedar em Providência, um dos lugares mais procurados pela maioria dos turistas que visitam a cidade. O motivo é bem simples: tem transporte perto e de fácil acesso, tem muitas lojas, cafeterias, restaurantes, centro financeiro, o Shopping Costanera Center e muito mais.
Tem ainda Las Condes, uma região mais moderna, sofisticada e requintada da cidade. Em Las Condes, reina a tranquilidade e o sossego, contudo, fica mais distante das atrações e do transporte público. Seja como for, Santiago possui várias opções de hospedagem e vamos indicar algumas delas. Confira:
- Hotel Sommelier: decoração moderna e minimalista, com quartos espaçosos com vista de toda a cidade. Econômico e possui serviços e comodidades que agradam a maioria dos hóspedes.
- Hotel Cumbres Lastarria: é um hotel mais requintado, com piscina ao ar livre e restaurante em suas próprias dependências. Seus quartos tem ar condicionado e banheiro privativo.
- Novapark: muito bem localizado, no centro histórico da cidade, perto de lojas e restaurantes. Seus quartos possuem ar-condicionado, Smart TV, aquecimento, cofre e amenidades de banho como cortesia.
- Hotel Montecarlo Santiago: com quartos modernos e climatizados, contam com TV a cabo e vista para o Parque Cerro Santa Lucia.
- Hotel Boutique Reyall: Com acomodações confortáveis e atendimento muito elogiado, oferece café da manhã farto e ótima localização.
- Solace Hotel: O requintado Solace está em uma excelente localização, oferece quartos espaçosos e novos, café da manhã muito elogiado e piscina no terraço.
- Eco-Hostel Tambo Verde: No quesito hostel, este se destaca na avaliação dos hóspedes pelo ótimo preço e estrutura oferecida.
Transporte e locomoção em Santiago Chile
Vale a pena alugar um carro…não vale…o que é melhor? Santiago Chile disponibiliza aos seus visitantes diversas formas de transporte onde se é possível combinar facilmente viagens de metrô e boas caminhadas pela cidade.
A cidade também possui muitos ônibus, mas o trânsito por lá desfavorece e muito este tipo de transporte. Alugar um carro pode ser uma boa, ainda mais se você pretende visitar localidades um pouco mais distantes da cidade e quer maior autonomia. Sempre reservamos nossos carros na rentcars.com pelos descontos oferecidos, isenção de IOF e possibilidade de parcelar o pagamento.
A cidade ainda conta com serviços de táxi e motoristas de aplicativos, mas fique atento quanto aos taxistas, como acontece em muitas cidades turísticas, estes podem querer aproveitar do fato da pessoa não conhecer bem a cidade e cobrar além do preço real.
Se for usar um táxi, exija que o motorista use os aplicativos direcionais, como o Waze, por exemplo, ou feche um valor prévio com você.
O que fazer em Santiago do Chile Principais atrações e pontos turísticos
Se você escolheu Santiago Chile como o seu destino, já deve saber que a cidade conta com vários lugares a serem explorados, sempre muito bem arborizada e alegre, costuma receber carinhosamente todos que a visitam.
Na cidade de Santiago Chile é possível fazer ótimas caminhadas, conhecer centros comerciais, lojas, parques, museus, os inúmeros atrativos históricos e naturais e muitas outras coisas, além disso, se você tiver tempo, pode também dar uma corrida em locais próximos, mas que estão localizados fora da capital.
Parques, Museus e atrações históricas de Santiago
- Catedral Metropolitana de Santiago: é impossível visitar a cidade e não conhecer esta Catedral, independentemente se você é ou não religioso, isto porque ela guarda um momento histórico do país. O prédio é gigantesco e realmente impressiona principalmente pela riqueza dos detalhes em seu interior.
- Palacio de La Moneda: é a sede do governo presidencial, mas também é um importante monumento chileno e deve fazer parte de todo e qualquer roteiro turístico para Santiago do Chile que se preze.
Ali, é possível assistir a troca da Guarda, um evento gratuito e famoso que deve ser incluso em seu roteiro, nesse edifício ocorreu a derrubada de Salvador Allende, ex-presidente chileno que, pelo que consta, se suicidou quando o então general Augusto Pinochet tomou o poder no país, em 1973.
Você pode fazer um Free Tour em Santiago e conhecer todo o centro histórico caminhando e de graça.
Existem diversos passeios gratuitos em Santiago Chile, os famosos Free Tours são visitas guiadas que ao final você poderá dar uma gorjeta ao guia, conforme sua satisfação com o passeio, bastando realizar a reserva antecipada do passeio.
- Free tour por Patronato e Bellavista
- Free tour por Santiago
- Free tour pelo cerro Santa Lucía
- Free tour pelo bairro Yungay
- Free tour pelos mercados de Santiago
- Free tour pelo bairro Matadero Franklin
- Free tour pelo Museu da Memória e dos Direitos Humanos
- Parque Metropolitano de Santiago: é considerado uma das principais atrações turísticas na cidade e abriga o Cerro San Cristóbal.
- Casa Museo La Sebastiana: quem nunca ouviu falar do poeta Pablo Neruda? Pois esta casa/museu foi a segunda residência de Neruda no Chile, em seu interior você encontrará diversos objetos que fizeram parte da vida deste verdadeiro ícone chileno. Imperdível!
- Cerro Santa Lucia: Localizado na região central de Santiago do Chile, sendo que oferece uma vista panorâmica da cidade e das cordilheiras devido a altura do morro em relação aos terrenos ao redor. Foi transformado em forte no século 19 para ser utilizado pelo exército da coroa espanhola.
- Sky Costanera: Considerado um observatório 360º, fica no andar de número 61, oferecendo a melhor vista da cidade, é um passeio que deve ser incluído em seu roteiro do que fazer em Santiago Chile.
O que fazer em Santiago Vinícolas
- Visita às adegas de Santa Rita: O nome se dá pelo fato histórico ocorrido na fazenda, porque à época, 120 soldados se refugiaram após lutarem contra as forças da coroa espanhola. Dona Paula, antiga proprietária, escondeu os soldados onde hoje ficam os barris de vinho, além de tratar os ferimentos também os alimentou.
A Visita às adegas de Santa Rita pode ser reservada com antecedência, e o valor do passeio custa a partir de R$ 228,00.
Aqui deixamos o post onde contamos como foi nossa visita à Vinícola Santa Rita.
Excursão à Vinícola Concha y Toro: É uma das maiores produtoras de vinho do mundo, com exportação para mais de cem países. Fica à 30 km da capital do Chile, sendo que é considerada uma das melhores vinícolas de Santiago, e o valor do passeio custa a partir de R$ 222,00.
- Excursão à Vinícola Undurraga: Esta vinícola fica a aproximadamente 34 km de Santiago no Chile, na cidade de Talagante. Seu tour dura em média de 1 hora e 15 minutos e passear pelos jardins da Undurraga é um passeio super agradável, e seu passeio custa a partir de R$ 228,00.
- Excursão às vinícolas do Valle de Casablanca: Esta vinícola teve início em 2006, sendo que em pouco tempo se transformou em uma das maiores vinícolas do Chile. Fica localizada no Valle de Casa Blanca, cerca de 75 km de Santiago, e o tour completo pela região custa a partir de R$ 470,00.
- Vinícola Viñamar de Casa Blanca: Também localizada no Valle de Casa Blanca, é um espaço renovado e com proposta gastronômica, com valor do tour em toda região a partir de R$ 470,00.
- Vinícola Emiliana: Considerada a maior vinícola orgânica do mundo. Mas o que torna esta vinícola especial é que, todo vinho produzido nesta vinícola não usa nenhum tipo de produto químico, inclusive o controle de pragas é feito de maneira natural. Esta vinícola faz parte do grupo Concha y Toro, com valor a partir de R$ 470,00 por todos os passeios.
Melhor época para o tour do vinho
Entre fevereiro e abril é a temporada das uvas em Santiago do Chile, sendo que as parreiras ficam carregadas transformando a paisagem, esta é uma época em que poderá sentir o sabor das uvas, além da bela paisagem.
As colheitas acontecem normalmente no mês de março, este período também é conhecido como vidima, entretanto, em abril ainda é possível encontrar cepas (cachos) com uvas.
No inverno em Santiago Chile, normalmente as parreiras estão sem folhas e parecendo mortas, época em que seus ramos são cortados para que venha uma nova ramificação para o reinicio do ciclo de produção.
Não existe período melhor ou pior para se visitar as vinícolas de Santiago Chile, mas sim diferentes paisagens a cada época.
O que fazer em Santiago Chile atrações mais distantes da Capital
- Passeio com raquetes de neve pelo Cajón del Maipo: é uma maravilhosa região bem aos pés da Cordilheira dos Andes, menos de 2 horas, aproximadamente, de Santiago até lá, e o valor do passeio inicia a partir de R$ 678,00.
Todo o entorno da região é simplesmente lindo e marcante com muitas montanhas, rios, lagos e um visual de tirar o fôlego, e o principal atrativo além da deslumbrante vista do lugar, é, sem dúvida alguma, o conhecido Embalse del Yeso.
O Embalse é na verdade uma lagoa com lindas e surpreendentes águas esverdeadas, entre as ranhuras das montanhas da Cordilheira dos Andes. Suas águas são limpas e você pode até beber, pois também são potáveis. Aproveite e tire lindas fotos.
Deixamos o link para o post: Embalse el Yeso Santiago Chile – Imperdível
- Tour de neve por Farellones e Valle Nevado: está localizado a aproximadamente 60Km de Santiago do Chile, o maior dos atrativos, principalmente para os brasileiros, é a oportunidade única de conhecer e pisar na neve, e o valor do passeio custa a partir de R$ 154,00.
Você pode saber mais sobre como é ter uma experiência no Valle Nevado no Blog Fora de Casa.
- Farellones: É uma estação de esqui que faz parte do complexo El Colorado. Fica a 2.500m acima do nível do mar e foi construído em 1990, sendo que em Farellones encontrara mais de 8 tipos de brinquedos.
- Excursão a Valparaíso e Viña del Mar: Fica a aproximadamente 130 km de Santiago, Viña Del Mar e Valparaíso ficam na parte litorânea do Chile, e é banhada pelo Oceano Pacífico. O famoso relógio de flores está localizado nesta região e o passeio custa a partir de R$ 173,00.
Também temos aqui no blog um post sobre Viña Del Mar e Valparaíso Santiago Chile.
Além disso, é possível combinar sua viagem com o Deserto do Atacama, vez que partem voos a partir de Santiago a preços bastante atrativos. Para se inspirar, conheça 7 passeios imperdíveis no Deserto do Atacama, aliás, não deixe de conferir o post super completo que fizemos mostrando quanto custa uma viagem para o Deserto do Atacama.
Passeios indicados para serem realizados no Verão em Santiago
Sugestões de ingressos online para passeios no verão em Santiago Chile
Aqui deixaremos algumas sugestões que podem ser realizadas no verão em Santiago.
- Concha y Toro: Tour Oficial pela Vinícola A partir de R$ 222,00
- Destaques de Valparaíso e Viña del Mar: A partir de R$ 470,00
- Sky Costanera Andares 61 e 62: A partir de US$ 11,00
- Santa Rita: Tour Oficial à Vinícola: A partir de R$ 228,00
- Undurraga, Excursão Oficial pela Vinícola: A partir de R$ 228,00
- Tour de vinhedos e adegas pela Ilha de Maipo: A partir de R$ 497,00
Passeios para serem realizados no Inverno em Santiago
Já no inverno, o período mais procurado e como consequência, o mais caro para se visitar a capital do Chile, será possível realizar vários tipos de atividades na neve.
Sugestões de ingressos online para passeios no inverno
Deixamos abaixo alguns dos passeios que podem ser realizados no Chile durante o inverno.
- Excursão ao Resort de Esqui de Farellones: Curta um dia no primeiro resort de esqui do Chile em uma viagem a Farellones a partir de Santiago. Esquie nos Andes ou relaxe no parque de neve com as crianças. Saboreie um delicioso almoço com espetaculares vistas sobre as montanhas cobertas de neve.
- Tour Particular Estação de Esqui Portillo e Lagoa: Curta o dia na estação de esqui de Portillo com uma viagem particular de oito horas saindo de Santiago. Contemple a vista deslumbrante da Laguna del Inca e da montanha mais alta do Hemisfério Sul.
- Excursão Lagoa Inca e Portillo em Pequeno Grupo: Curta uma excursão de um dia à cidade chilena de Portillo, repleta de campos de neve e lar de uma enorme lagoa.
- Portillo, Lagoa Inca com Parque Aconcagua Opcional: Desfrute de um maravilhoso dia de viagem a Portillo e à Lagoa Inca saindo de Santiago. Comece a sua viagem passando pela depressão intermediária e admirando a majestosa Cordilheira dos Andes.
- Trilha no Cajón del Maipo e Vulcão San José: Explore o coração dos Andes e contemple vistas impressionantes de cachoeiras, rios e geleiras. Aventure-se em uma trilha de 5 quilômetros pelo desfiladeiro do Cajón del Maipo e confira um vulcão ativo de 5.800 metros, a apenas 100 quilômetros de Santiago.
Aproveite para conferir o post O que fazer em Santiago no Inverno e saiba em detalhes sobre todas as atrações disponíveis.
Onde comer em Santiago do Chile
É preciso lembrar que a gastronomia no Chile, ainda mais em Santiago, é absurdamente abundante, tanto a caracteristicamente regional, como a mundial também. Em suma, isto quer dizer que não faltarão opções para se comer muito bem na região.
A gastronomia legitimamente chilena é carregada em peixes e frutos do mar, mas não é só isso, pois eles possuem as famosas parrillas, que conta com muitos vegetais e outros tantos ingredientes naturais.
Também existem tour gastronômicos e de degustação de vinhos. Um exemplo que experimentamos foi o tour realizado exclusivamente pela empresa Turistando Chile, onde experimentamos uma variedade de vinhos harmonizando com a comida vietnamita.
A dica é procurar os locais onde existam grandes concentrações de lojas e restaurantes como por exemplo o Patio Bellavista, o Mercado Central, parque Bicentenário, entre outros.
Também existe a possibilidade de incluir uma excursão particular com Almoço e Vinícola Opcional, sendo que neste passeio será possível conferir de perto a história e a vida cotidiana da próspera e sofisticada Santiago em uma excursão particular com opção de almoço e visita a uma vinícola.
A Vida Noturna em Santiago
Restaurantes, bares, casas noturnas e danceterias…tá bom para você? Pois saiba que a capital chilena oferece tudo isto e muito mais quando o assunto é vida noturna.
E tem opções para todos os gostos e bolsos também, desde os que procuram locais mais tranquilos aos que querem mesmo é um bom agito.
Como bar, podemos sugerir uma das filiais do Liguria, ou mesmo conhecer o famoso Chipe Libre, que servem diversas bebidas e deliciosos pratos. Indo para um lado mais tradicionalista, a sugestão seria o La Piojera.
Para os dançarinos de plantão, a dica é a boate Blondie ou Las Urracas, tradicionais na cidade e muito frequentadas por turistas e moradores da capital.
Indo às compras em Santiago do Chile
Já dizia o ditado que “ir às compras é uma verdadeira terapia” e parece que Santiago do Chile leva a sério este ditado. São várias opções de lojas e centros comerciais, dos maiores e mais requintados aos mais simples, para aquelas comprinhas de última hora.
E se você considerar o fato de que o peso chileno geralmente está desvalorizado em relação ao real, melhor ainda.
Para aqueles que não abrem mão de produtos de marcas famosas, a dica é ir direto ao Costanera Center, que é considerado o maior e melhor shopping da cidade. Além disso, ainda tem para quem procura grandes grifes, o Parque Arauco.
Mas, se você não faz muita questão de grandes e famosas marcas e prefere mesmo são bons produtos com bons preços, então, o lugar certo é o Paseo Ahumada, que é na verdade uma imensa rua com boas opções de lojas com produtos a preços mais populares.
Considerações finais
Santiago é uma excelente opção de destino para ser visitado a qualquer época do ano, pelos mais variados tipos de visitantes.
Se acaso seu objetivo for viagem com a família ou amigos para se divertir na neve, há muitas opções de passeios. Entretanto, se prefere uma viagem mais tranquila ou fazer um tour gastronômico, também será muito feliz em escolher Santiago como destino.
Aliás, se você quer viajar para o exterior mas não quer ter que se preocupar com as dificuldades da língua, Santiago do Chile é o lugar.
Alguns passeios em Santiago e região foram realizados com apoio da Empresa Turistando Chile mas as opiniões são de livre expressão dos autores.
Agora me diz, deu vontade de conhecer Santiago? Qual época e passeios mais te interessaram? Tem dúvidas ou alguma dica? Comente pois o blog tem mais vida com a sua participação.