Laguna Cejar no Deserto do Atacama, um passeio considerado imperdível para quem visita o Deserto do Atacama. O Tour para Lagunas Cejar inclue flutuação, e também paisagens incríveis dos Ojos del Salar, além de pôr do sol na Laguna Tebenquinche.
A Laguna Cejar no Deserto do Atacama, assim como as Lagunas Escondidas de Baltinache, possuem enorme concentração de sal, impedindo assim que as pessoas afundem.
A concentração de sal na água da Laguna Cejar é maior do que a encontrada no Mar Morto em Israel.
Dicas sobre Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche
Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche – Dicas
O passeio para a Laguna Cejar possui outras paradas, sendo a visita aos Ojos del Salar e à Laguna Tebinquiche (ou Tebinquinche) no Deserto do Atacama.
O percurso até a primeira parada possui aproximadamente 25 km a contar de San Pedro do Atacama.
Você pode ver valores, itens essenciais para o passeio na Laguna Cejar e muito mais no link abaixo.
O passeio tem duração média de 5 horas, sendo o retorno do mesmo após o pôr do sol.
Caso tenha dúvidas onde se hospedar em San Pedro do Atacama, basta ler o artigo Onde se hospedar no Deserto do Atacama. Além de dicas de locais, selecionamos os melhores hotéis da região, com opções para todos os gostos e bolsos.
Aliás, não deixe de conferir o post super completo que fizemos mostrando quanto custa uma viagem para o Deserto do Atacama.
Seguro Viagem é necessário?
Lembre-se sempre de contratar um bom seguro viagem, ainda mais para o Deserto do Atacama, onde as temperaturas oscilam muito e a altitude sempre pode causar alguns sintomas indesejáveis.
Nós nunca viajamos sem seguro viagem por achar que o valor é muito pequeno a ser investido perto dos benefícios. Aliás, fechamos uma parceria com um dos maiores comparadores de seguros e garantimos no mínimo 11% de desconto no cartão e 16% no boleto para que nossos leitores também viajem tranquilos.
Então, para aproveitar seu desconto, basta clicar aqui e fazer sua cotação.
Aproveite para conferir o post que fizemos sobre as diferenças do Seguro Viagem contratado e do Seguro do cartão de crédito.
Laguna Cejar
Por ser um dos passeios que mais atrai visitantes, o primeiro ponto de parada para este tour é a Laguna Cejar no Atacama.
O trajeto com destino a Laguna Cejar saindo de San Pedro de Atacama, dura em média 30 minutos. Saímos da agência às 14:30hs e fomos a primeira turma a chegar após o almoço, encontrando a Laguna Cejar totalmente vazia.
Com isso, conseguimos tempo suficiente para tirar fotos com o cenário vazio, além de poder nos banhar com tranquilidade, enfim, curtir a beleza da Laguna Cejar e seu entorno.
Quanto Custa o passeio à Laguna Cejar
O valor médio cobrado pelo passeio a Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebequiche custa em média US$ 32,00 por pessoa, incluindo o translado, roupão, pisco e lanche ao pôr do sol.
Além do valor para o tour guiado na Laguna Cejar, ainda é cobrado o ingresso na área da Laguna Cejar que custa CPL 15.000, aproximadamente R$ 79,00, sendo que isto não está incluso no valor pago à agência.
Vale ressaltar que tais referências de valores são baseadas no mês de Janeiro de 2019.
Também existe a possibilidade de reservar este passeio online, economizando tempo e dinheiro.
O passeio para a Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche dura cerca de 5 horas, sendo que o translado é a partir de seu hotel.
Se você está procurando uma maneira segura e segura de comprar moeda estrangeira, Wise é a solução perfeita. Com o Wise, você pode trocar seus dólares, euros e pesos por moeda estrangeira, comprar cartões pré-pagos e fazer transferências internacionais – tudo isso sem sair do Brasil. O Wise é a melhor opção para aqueles que querem viajar para o exterior com tranquilidade. É uma maneira simples, rápida e confiável de comprar moeda estrangeira e planejar suas viagens internacionais com confiança. Com o Wise, você pode tirar o máximo proveito de sua viagem e experimentar o mundo. Faça seu cadastro e ganhe isenção para a primeira transferência.
Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio.
Ganhe desconto com o Cupom CASALABORDO
Se acaso quiser realizar o passeio por conta própria também é possível, bastando alugar um veículo preferencialmente um 4×4, devendo ser pago apenas o valor dos ingressos nos atrativos.
Sempre alugamos carro com a RentCars, um comparador que busca todas as operadoras disponíveis no destino apresentando as melhores opções e preços. Então, se quiser fazer uma cotação, basta clicar aqui.
A seguir, deixamos um mapa para que possa encontrar a Laguna Cejar se optar por visitar o local por conta própria.
O que levar para Laguna Cejar
Alguns itens podem tornar sua experiência ainda mais agradável na visita a Laguna Cejar, então, se possível leve:
- Protetor solar biodegradável;
- Chapéu ou Boné;
- Água;
- Garrafa com água natural para remover o excesso de sal ou lenços umedecidos;
- Óculos de Sol;
- Chinelo;
- Roupa para banho / Toalha;
- Leve uma revista ou folheto (Contarei o motivo mais abaixo);
- Casaco para o final do dia.
Não é permitido a aplicação de protetor solar na Laguna Cejar, isso é necessário para que as águas da Laguna Cejar não sejam contaminadas com produtos químicos.
Mesmo durante o inverno, o sol no Deserto do Atacama é muito forte e pode causar fortes queimaduras caso não esteja protegido, então utilize roupas com proteção solar.
Após o banho na Laguna Cejar utilize lenço umedecido ou água doce para remover o excesso de sal do corpo.
Pode não parecer, mas o caminho de volta mesmo sendo somente uns 250 metros podem ser desconfortáveis devido o atrito do sal com a pele.
Além disso, algumas pessoas sentem ardência na pele por permanecer muito tempo com o sal, podendo até causar feridas.
Lembre-se de beber água constantemente para reidratar durante os passeios.
Se tiver dúvidas sobre qual a melhor forma de levar moeda estrangeira para uma viagem internacional, seja em espécie, cartão pré-pago ou cartão de crédito, tem post no blog sobre o assunto.
Como é o tour na Laguna Cejar
A Laguna Cejar possui uma concentração muito grande de sal, então mesmo sem saber nadar pode entrar na água que não afundará, sem qualquer esforço você flutuará nas águas da Laguna Cejar.
O tempo livre na Laguna Cejar varia de 20 a 40 minutos dependendo do interesse do grupo.
Existem três lagoas, sendo permitido o banho somente na Laguna Piedra, e para chegar até ela é necessário realizar uma caminhada de aproximadamente 250 metros.
Um dica é, não mergulhe de cabeça pois devido a alta concentração de sal poderá acabar entrando nos olhos e causar irritação. Além disso, não será muito saudável para seus cabelos um banho em água tão salgada.
As águas da Laguna Cejar são muito geladas, mas não tanto quanto as das Lagunas Escondidas de Baltinache, Deserto de Atacama, que descrevemos tudo neste post.
Não sabemos se pelo fato do clima estar mais quente, mas a Lu achou confortável entrar duas vezes na Laguna Cejar, coisa que não aconteceu nas Lagunas Escondidas.
A tonalidade da água é de um azul fascinante, rendendo fotos maravilhosas, ainda mais por formar um espelho com reflexo da paisagem ao redor.
Mas isso depende é claro, da condição climática, pois caso esteja ventando, não será possível ver o reflexo nas águas.
Como um dos itens indispensáveis, a recomendada revista será utilizada para tirar uma foto clássica.
No local existem banheiros com duchas de água doce e vestiário para que possa se trocar, mas não existem armários, portanto, você deverá deixar os pertences dentro do veículo ou poderá levá-los junto e deixar próximo à laguna.
Após disfrutamos da Laguna Cejar, partimos para o próximo destino, Ojos del Salar.
Ojos del Salar
Os Ojos del Salar são formados por duas crateras muito profundas de água quase doce, diferente da Laguna Cejar, a concentração de sal não é alta, então o corpo não flutua.
Os Ojos del Salar são bastante profundos, sendo assim, reforçamos que entre somente se souber nadar.
Aliás, importante ressaltar que somente é permitido banho nos Ojos del Salar no poço menor, e para entrada o visitante pode pular da beira da poço e sair nadando até o ponto onde conseguirá subir.
Os Ojos del Salar formam uma paisagem maravilhosa, tendo como fundo o Vulcão Licancabur.
Caso tenha sorte de não estar ventando nos Ojos del Salar, poderá tirar fotos com reflexo na água assim, como fizemos.
Não existem taxas a serem pagas para visitar os Ojos del Salar, o que torna o passeio atrativo também para quem quiser ir de meios próprios.
Sendo assim, deixamos para você um mapa para que possa, caso queira, conhecer este local por conta própria.
Vale lembrar que para ir de San Pedro do Atacama até os Ojos del Salar, obrigatoriamente passará pela Laguna Cejar.
Como são os Ojos del Salar
Os Ojos del Salar não oferecem nenhuma estrutura de banheiros, vestiários ou qualquer outra coisa parecida.
Os Ojos do Salar no Deserto do Atacama são dois poços, um ao lado do outro separados pela estrada.
Até hoje não se sabe realmente como eles se formaram, somente que as águas que abastecem os dois olhos vem de canais entre as rochas do derretimento de gelo nas montanhas.
Existem diversas teorias, mas alguns guías dizem que os Ojos del Salar podem ter surgido devido ao impacto de dois meteoros a milhões de anos.
Com relação ao nome Ojos del Salar, isso se deve à disposição das lagoas, uma ao lado da outra, como se fossem olhos.
Compartilhamos toda nossa viagem utilizando chip de internet Internacional, permitindo chegar ao seu destino e ligar o celular para navegar. utilize o CUPOM CASALABORDO e ganhe 5% de desconto em seu chip.
Laguna Tebinquinche
A visita à Laguna Tebinquinche é realizada ao final da tarde por ser um dos melhores locais no Deserto do Atacama para assistir ao pôr do sol.
Conforme o sol vai se pondo, as cores são refletidas nos paredões refletindo tons incríveis.
A Laguna Tebinquinche fica localizada em um enorme vale e suas águas são formadas pelo degelo das montanhas que a rodeiam.
Normalmente as águas da Laguna Tebinquiche são repletas de flamingos, mas isso dependerá da temporada, sendo o início do ano a melhor época para ver flamingos no Deserto do Atacama.
O Início do ano é o período mais propício devido possuir temperaturas agradáveis, já que próximo ao inverno os flamingos costumam migrar para outras regiões.
Como é o passeio na Laguna Tebinquiche
Para visitar a Laguna Tebinquinche é necessário pagar o valor de CPL 5.000, o que é equivalente à R$ 30,00, e este também não está incluso no valor pago a agência.
Ao chegar no local, o guia nos acompanhou até próximo a laguna tebinquiche onde nos explicou sobre a formação da mesma e importância ao meio ambiente já que é uma área preservada.
Na verdade, a Laguna Tebinquinche é extremamente protegida devido aos microorganismos que habitam nela.
São microrganismos muito importantes visto que são um dos primeiros seres vivos do planeta, que sobrevivem em ambientes extremos com pouco ou nenhum oxigênio.
Na época em que visitamos a Laguna Tebinquiche foi no começo de Agosto de 2019, ainda possuía bastante água devido ao degelo, mas durante o verão a Laguna Tebinquinche fica praticamente seca, permanecendo somente a camada de sal.
Até um tempo atrás, era permitido tomar banho na Laguna Tebinquinche, bem como caminhar por toda área da mesma. Contudo, visando a proteção do local os banhos foram proibidos e somente é permitido caminhar pelas áreas demarcadas.
A paisagem que compõe esta a Laguna Tebinquiche é de tirar o fôlego de qualquer pessoa.
A cor do céu contrastando com a água se completam com montanhas e vulcões ao fundo.
O pôr do sol na Laguna Tebinquinche
Após o tempo para contemplação da Laguna Tebinquiche e fotos, o guia nos acompanhou até o refúgio, ponto perfeito para apreciar o pôr do sol.
Ali, ainda tivemos um mini curso de como se prepara o pisco sour, que é uma bebida tradicional da região.
Aliás, todos do grupo ficaram aptos para preparar seu próprio pisco. Após esse momento de descontração, tivemos hamburger e tira gosto servidos para o lanche.
Quer coisa melhor do que finalizar um dia de passeios com esse visual, lanche e pisco?
Assistir ao pôr do sol do Refúgio, em frente para a Laguna Tebinquinche é incrível, embora a vista que se tem não é do sol se pondo, mas dos paredões, ver as cores que vão refletindo nas montanhas e vulcões juntamente com o reflexo na água, é maravilhoso.
Este passeio é considerado um dos mais belos em relação a paisagem no pôr do sol.
Na verdade, a combinação de visita à Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche é imperdível para quem visita o Deserto do Atacama.
Já que falamos de comida, confira o post do Blog Uma Viagem Diferente com dicas do que e onde comer no Atacama.
Dicas de Passeios no Deserto do Atacama
Aqui deixamos algumas dicas de passeios que podem ser realizados no Deserto do Atacama, além do passeio na Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche.
Iniciaremos pelo passeio que mais nos chamou atenção, sendo assim, consideramos um dos passeios imperdíveis no Deserto do Atacama.
O tour astronômico é um passeio considerado imperdível no Deserto do Atacama, sendo a oportunidade perfeita de apreciar toda a beleza e complexidade do céu mais visível do mundo.
Inclusive fizemos um post contando como você pode realizar esse tour, poderá ver as fotos noturnas que tiramos, bem como aproveitar as dicas de fotografias que deixamos no final do post. Para isso, basta ler o post abaixo:
Tour Astronômico no Atacama: um passeio imperdível.
Opções de Passeios no Deserto do Atacama
Você também pode reservar seu tour astronômico online por aproximadamente 49 dólares, incluso transporte, bebidas quentes e petiscos, guia e telescópio para observação, mas para isso Basta clicar aqui.
Outros passeios muito buscados para quem visita o Deserto do Atacama são os Geisers el Tatio, Lagunas Altiplanicas.
Também existem os passeios para transfer ao Termas de Puritama e Vale de La Luna.
Você pode ainda reservar alguns passeios privativos, que custam mais do que em grupo mas oferecem comodidades e conforto maior. Veja mais detalhes sobre o que é oferecido nos tours Geisers el Tatio, banhos termais e vale dos cactos VIP, Excursão VIP Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas, Excursão VIP ao Vale de la Luna com Pôr do Sol.
Vale ressaltar que, reservando seus passeios antecipadamente você garante sua vaga além de economizar tempo e dinheiro pois o preços são mais atrativos.
Além disso, reservando pelos links que disponibilizamos aqui no blog, os sites nos pagam uma pequena comissão mas você não paga nada a mais por isso.
Então assim, você nos ajuda a monetizar nosso trabalho, permitindo que continuemos produzindo conteúdo para manter o blog atualizado.
Dicas de hospedagem em San Pedro do Atacama
Em San Pedro do Atacama existem várias opções de hospedagens, desde as mais econômicas até as mais luxuosas.
Em nossa estadia, utilizamos os serviços de dois hotéis que gostamos muito, sendo assim, recomendamos de olhos fechados.
Uma opção muito bem avaliada, além de tratamento diferenciado, com direito a horário para chá, degustação de vinhos e queijos, além de uma boa conversa entre os hóspedes, é o Terrantai Lodge.
O hotel é muito recomendado para aqueles que querem viajar sem deixar de lado o conforto e amenidades em uma hospedagem.
Inclusive, fizemos um post exclusivo sobre este hotel, Hospedagem de Luxo no Atacama: Terrantai Lodge confere lá todo conforto que ele oferece.
Outro hotel de alto nível é o Hotel Cumbres San Pedro de Atacama, tem uma excelente avaliação pelas pessoas que já se hospedaram.
Já em opções mais econômicas, mas não deixando de lado conforto (pegando os quartos novos), temos o Don Raul, que oferece uma área com quartos novos e bem confortáveis.
Ja para aqueles que gostam de Hostel, ou outros tipos de hospedagens, além de diversas outras opções de hotéis, existem várias que podem ser verificadas aqui.
O passeio foi realizado com o apoio da empresa Ayllu Atacama mas é a opinião é de livre expressão dos autores
As lagunas do Atacama são absolutamente maravilhosas!
Obrigada pelo post super completinho <3