Tour Astronômico no Atacama: um passeio imperdível.

Atualizado em

Um dos passeios mais emocionantes do Atacama, o Tour Astronômico é a oportunidade de apreciar toda a beleza e complexidade do céu mais visível do mundo.

Deserto do Atacama: um excelente local para observação do Céu.

O Tour Astronômico é um dos passeios mais procurados no Deserto do Atacama. Altitude, poucas nuvens e baixa umidade do ar fornecem condições perfeitas para observação do céu no Deserto mais alto e mais seco do mundo.

Vale ressaltar ainda que, devido a pouca iluminação e praticamente nenhuma interferência da poluição luminosa, é possível visualizar estrelas, planetas, nebulosas e muitas estrelas cadentes.

Salve esse Post em seu Pinterest.

PIN TOUR ASTRONÔMICO

Qual a melhor época para realizar o Tour Astronômico.

Embora o Atacama tenha as características perfeitas para assistir a esse espetáculo, a realização do tour astronômico somente é possível em algumas fazes da lua.

Então, se seu objetivo é se deslumbrar com o céu do Deserto do Atacama, a dica é programar sua viagem de acordo com o calendário lunar.

Se acaso conseguir estar no Atacama durante a Lua Nova e o tempo estiver firme, tenha certeza que sua experiência será incrível. Por certo você verá muitas estrelas cadentes cruzando o céu.

FASES DA LUA
Fases da Lua.

A lógica é: quanto menor a lua, menor a luminosidade e maior a visibilidade.

Aliás, durante a Lua Cheia, existe período de seis dias nos quais o tour astronômico não é operado em virtude da claridade, por interferir na visibilidade.

Para que não se perca, deixamos aqui o link onde poderá conferir cada fase da lua para aproveitar o melhor do tour astronômico no Atacama. Clique aqui e confira.

TOUR astronômico deserto do atacama, nebulosa
Foto: Euclides – Imagem feita com uma Canon T5i e lente padrão 18-55.

Agora, com relação a época do ano, os meses de Janeiro e Fevereiro são considerados meses chuvosos no Atacama. Mesmo chovendo pouco no deserto, existe a probabilidade do céu ficar nublado.

Não significa que os passeios não são realizados neste período mas, em noites com pouca visibilidade, os passeios podem ser cancelados.

Passeio astronômico deserto do atacama, Pose para foto noturna euclides e luciana
Foto do Mike da Ayllu Atacama.

O tour é realizado durante todo o ano, seja no frio ou calor. Se acaso for no período de inverno, provavelmente pegará temperaturas negativas ou muito baixas durante o passeio.

Normalmente no inverno, os primeiros grupos partem entre às 19hs e 21hs, e das 21hs às 23hs no verão.

Mas antes de continuar a falar mais sobre o Tour Astronômico, lembre-se de contratar um bom Seguro Viagem, principalmente quando o destino for no exterior.

Já pensou em se banhar nas lagoas de água salgada do Atacama e não afundar? Pois é, as Lagunas Escondidas de Baltinache tem concentração tão alta de sal que te fazem flutuar. Clique aqui e conheça tudo sobre esse tour imperdível no Atacama.

Seguro Viagem no Atacama.

Você sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no Deserto do Atacama?

Além de contar com cobertura de assistência médica, odontológica, farmacêutica, um bom seguro viagem inclui emergências médicas decorrentes de acidentes ou enfermidades.

Ainda mais em uma viagem com grande oscilação de temperatura durante o dia, altitude e baixa umidade do ar, ter uma cobertura de seguro viagem é extremamente necessário.

Embora muitos pensem que o Seguro Viagem seja relacionado somente à saúde, grande parte dos planos incluem cobertura de extravio, atraso e danos a bagagens, cancelamento e atraso de voos.

Nós nunca viajamos para o exterior sem um bom seguro contratado e achamos que é sempre melhor prevenir do que remediar.

Após muita pesquisa, encontramos uma empresa confiável, que oferece excelentes coberturas com ótimos preços em seguros viagem. Por isso, decidimos compartilhar com vocês, e o melhor, conseguimos descontos para nossos leitores. Clique no botão abaixo para fazer sua cotação, garanta seu desconto e viajar tranquilo.

Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Fizemos uma parceria com o maior comparador de seguros do Brasil, a REAL SEGUROS, leitores do Casal a Bordo tem no mínimo 10% de desconto.

Como é o Tour Astronômico.

Realizamos o Tour Astronômico com a empresa Ayllu Atacama. O ponto de partida para o passeio foi a sede da empresa que fica em San Pedro de Atacama.

Nosso grupo era composto por 4 casais, todos brasileiros. Por volta das 20 hs, embarcamos na van e nos deslocamos para o ponto de observação em meio ao deserto.

Foram cerca de 30 minutos de estrada até chegarmos ao destino, a fim de que a iluminação de San Pedro não interferisse.

A beleza da Via Láctea.

Durante o trajeto, o guia foi explicando sobre a história da criação do universo. Informações mais técnicas foram passadas ainda dentro da van a fim de aproveitarmos melhor o tempo de contemplação do céu.

Chegando ao ponto de observação, um choque. Difícil acreditar que aquele céu brilhante e estrelado é real.

A quantidade de corpos celestes como estrelas, nebulosas e várias estrelas cadentes vistas a olho nu nos deixou boquiabertos. Como moramos em grande centro, a iluminação da cidade não nos permite apreciar esta maravilha.

O telescópio foi montado e, com a ajuda de um laser, o guia apontava as constelações e planetas. Nos impressionamos com a observação dos planetas através do telescópio.

nebulosa no deserto do Atacama
Foto: Euclides: Imagem feita com uma Canon T5i e lente padrão 18-55.

Outro fato que destacamos é a possibilidade de ver diversos meteoritos (estrelas cadentes) cruzando o céu e deixando o rastro.

Nossos guias falavam português e espanhol, o que facilitou e tornou a experiência ainda mais válida. Vale ressaltar que a Ayllu Atacama é uma empresa especializada em receber brasileiros, então, todos os guias falam no mínimo um bom “portunhol”.

Enquanto parte do grupo admirava a via láctea, um casal por vez fazia poses para o guia tirar a tão sonhada foto noturna.

Foto com lanterna mostrando a nebulosa no passeio astrONÔmico ATACAMA
Foto do Mike da Ayllu Atacama. Perfeição define.

Ao final, todos retornam para van com suas fotos digitais que são transferidas na hora, iniciando o retorno para San Pedro.

Durante o tempo do tour, uma mesa com chocolate quente, snacks, lanches e vinho é montada para nosso deleite.

Além disso, mantas são oferecidas para dias muito frios, como os que pegamos.

Duração do passeio.

O tour astronômico dura em média de 2 horas, mais o tempo de deslocamento. Em nosso caso, saímos da agência às 20:00hs e retornamos por volta das 23:00hs.

Há opção da van te deixar no Hotel após o passeio ou em qualquer outro ponto da cidade, conforme preferir.

O que levar para o Tour Astronômico.

No Deserto do Atacama, as temperaturas tendem a cair muito durante a noite, mesmo durante verão. Por ser um local aberto, sem proteção natural, a incidência de ventos no ponto de observação pode ser intensa.

Desta maneira, independente do horário ou época, vá bem agasalhado. E saiba que quanto mais tarde, mais frio. Vá por mim.

Use agasalhos, casaco corta vento, touca, cachecol, luvas, meias (de preferência térmica). Quanto mais se sentir confortável, melhor irá aproveitar para se deslumbrar com o céu do Atacama.

preparativo para o passeio astronômico
Empacotados aguardando a saída do tour.

Ouvimos relatos de algumas pessoas que mal conseguiram sair da van devido ao frio que estavam sentindo. Então, prevenir é sempre a melhor saída. Antes ter que tirar camadas de roupa do que perder esse passeio incrível por não suportar as baixas temperaturas.

Também importante que leve protetor labial para evitar o ressecamento ocasionado pelo vento. Também utilizamos durante a viagem hidratante nasal em gel e nos ajudou bastante a não sofrer com a baixa umidade do deserto.

E para faze registros lindos, câmera fotográfica, tripé com boa estabilidade e controle remoto. Infelizmente, é impossível registrar a beleza do céu do Atacama com a câmeras simples ou do aparelho celular. Mas continue lendo pois ao final tem dicas de fotografia noturna.

Internet no Atacama.

E que tal compartilhar em tempo real sua viagem com os amigos? Para isso você precisa ter um Chip de internet Internacional. Nós optamos por um chip com pacote de dados, sem ligação para o Brasil pois conseguimos telefonar pelo Whatsapp.

Ficamos muito satisfeitos com a qualidade da internet. Contudo, tenha em mente que a cobertura de rede no Atacama é mais localizada na cidade de San Pedro e locais próximos. Clicando no botão abaixo, você compra seu chip, recebe ainda no Brasil e chega em seu destino conectado. E o melhor, nossos leitores ganham desconto.

Quer internet de qualidade durante sua viagem?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram. Clicando no botão abaixo você compra qualquer chip e recebe em casa, e assim passa a ter conexão em diversos países.

Quanto custa o Tour Astronômico no Atacama.

Em San Pedro de Atacama existem diversas agências que oferecem o Tour Astronômico, e os valores variam entre elas.

Realizamos o tour astronômico com a empresa Ayllu Atacama, pelo valor de CLP 80.000, aproximadamente R$ 470,00 por pessoa (em Agosto de 2019). Porém, esse valor é para o tour individual. Se acaso fechar pacotes de no mínimo 5 passeios, nossos seguidores ganham 30% de desconto.

Ayllu Atacama
Fachada da Ayllu Atacama em San Pedro de Atacama.

A Ayllu oferece em seu tour o transporte, guia especializado, lanche e bebidas (chocolate quente, quentão, vinho, etc), bem como mantas de frio.

Além disso, a empresa conta com o Mike, fotógrafo que tira fotos maravilhosas e as disponibiliza em alta qualidade, sem custo extra.

Super importante ressaltar que temos um parceiro onde você consegue comprar seus ingressos pela internet, de forma segura, com preços ótimos e muita praticidade, pois o site está em Português. Clique aqui e reserve o seu voucher para o tour astronômico com valor inicial de U$$ 45,00 (dólares).

Se acaso você quiser fazer esse passeio por conta própria, também é possível. Basta alugar um carro e definir o destino, com toda cautela, é claro.

Abaixo, deixamos um mapa para que você consiga encontrar um dos pontos de observação mais desejados: onde está o ônibus abandonado.

Mapa Onibus abandonado Deserto do Atacama

Clicando no botão abaixo, você reserva seu carro com desconto e ainda ajuda a manter nosso Blog atualizado pois o site nos paga uma pequena comissão pela indicação. Mas fique tranquilo, você não pagará nada a mais por isso.

Que tal alugar um carro pelo melhor preço?

Você pode alugar com até 60% de DESCONTO, parcelar em até 12X pelo cartão de crédito e o melhor, se for para fora do País não precisa pagar IOF, economizando mais 6,38%, com a RENTCARS, você sempre consegue o melhor preço. Faça uma cotação online na RentCars.com, comparando o preço das melhores locadoras. É só clicar no botão.

Projeto ALMA.

O Deserto do Atacama foi escolhido para construção de diversos projetos de pesquisa astronômica, como o ALMA (Atacama Large Millimeter / Submillimeter Array).

Mas essa escolha não foi só por se tratar de um lugar especial e incrível. O Atacama é o deserto mais seco do mundo, tem baixa umidade, bem como apresenta céu limpo e sem nuvens durante quase o ano todo.

O Projeto ALMA tem cooperação de diversos países, incluindo o Brasil, que financiaram a construção deste telescópio de longo alcance. A propósito, o ALMA é o maior projeto astronômico terrestre existente.

São um total de 62 antenas gigantes exclusivas para observação do espaço, instaladas no planalto de Chajnantor, a 5.000 metros de altitude.

Com ajuda dessas antenas, o Telescópio do Projeto ALMA é capaz de gerar imagens detalhadas de estrelas e planetas próximos ao nosso sistema solar.

Dica para conhecer o Projeto ALMA.

Uma dica muito importante é: se acaso tiver interesse em visitar o Projeto ALMA, você poderá. Distante cerca de 50 km de San Pedro de Atacama, o observatório abre as portas de sua base a 3.000 metros de altitude para os visitantes.

Contudo, apenas um público restrito pode visitar o local onde estão as antenas visto que existe um protocolo de segurança internacional. Tal protocolo inclui exames clínicos e teste de pressão arterial pois muitas pessoas chegaram a sofrer com o mal da altitude.

A visitação é gratuita e acontece aos sábados e domingos, a partir das 9:00 hs, mas é necessário realizar a inscrição com no mínimo um mês de antecedência.

Para agendar sua visita, acesse o site do Projeto ALMA, leia as instruções, preencha seus dados e escolha a data da visita. Entretanto, se não conseguir os tickets para sua data preferida, pode comparecer ao ponto de encontro e verificar se há desistências.

O Projeto disponibiliza um ônibus para o transporte gratuito dos visitantes, o qual parte da Calle Tumisa, esquina Avenida Pedro de Valdivia.

O tour é bastante técnico, em Inglês e Espanhol, e se você tiver interesse em assuntos relacionados a conhecimento científico e avanço tecnológico, certamente irá gostar.

Dicas para fotografia Astronômica.

Chegamos ao assunto que muitos anseiam: como registrar esse céu incrível do Deserto do Atacama.

Saiba que para tal feito, será preciso possuir uma boa câmera fotográfica, bem como alguns equipamentos.

Em primeiro lugar, você precisa de uma câmera fotográfica que permita ajuste de abertura da lente, ISO e do foco manual. Eu utilizo uma Canon Rebel T5i.

Tão importante quanto a máquina é um tripé bom e pesado. Devido a possibilidade de ventos fortes, um tripé muito leve não dará o resultado esperado. É necessário que tenha estabilidade para não se movimentar com a ação dos ventos.

Além disso, um disparador ou controle remoto. Para realização da foto noturna, é necessário um longo período de exposição, sendo assim, qualquer movimento no equipamento irá borrar a foto.

Esse tempo de exposição varia normalmente entre 15 e 30 segundos. Então, é necessária a desativação do estabilizador de imagem.

Luciana segurando lanterna simulando uma estrela nas mãos no deserto
Foto do Mike da Ayllu Atacama.

O ponto mais difícil para esta fotografia é o foco. Entretanto, você conseguirá um bom resultado desativando o foco automático e mudando para o modo manual.

Use como referência algum ponto de luz distante ou uma estrela muito brilhante para dar foco.

Foto de euclides e luciana de mãos dadas no deserto atacama
Foto do Mike da Ayllu Atacama.

Use a maior abertura que a lente permitir. Em meu caso, utilizei uma lente Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM, com abertura f/3,5, ISO 1.600, e tempo de abertura de 20 segundos.

Sempre utilize e menor distância focal, permitindo assim que capture o máximo da via láctea.

Luciana e Euclides admirando as estrelas durante o passeio noturno. Ao fundo a nebulosa.
Foto do Mike da Ayllu Atacama.

Se acaso tiver uma lente grande angular, dê preferência a esta pois possui uma ótima abertura.

Fora essas dicas, pegue a câmera e experimente fotografar o céu de onde estiver. Tenho certeza que com o tempo e prática, as imagens ficarão incríveis.

Conclusão

A visão que se tem do céu estrelado é tão impressionante que somente ela já vale o Tour Astronômico.

As explicações que são passadas pelo guia já durante o trajeto, além de interessantes, permitem que, ao chegar no destino possamos apreciar muito mais o céu.

Nem todas as agências oferecem tour astronômico com fotos, sendo assim, pergunte antes de fechar seu pacote. Caso saiba como fazer sua foto, leve seu equipamento e aproveite.

Se não tiver equipamento ou não tenha certeza que conseguirá tirar a foto, contrate uma empresa que inclua o serviço. Com certeza o valor será mais alto, mas valerá o investimento.

Sobre as passagens para o Atacama, conseguimos excelentes valores voando pela Sky Airlines. Pagamos R$ 600,00 ida e volta de Santiago a Calama, para duas pessoas, incluindo bagagem despachada. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e garantir ótimos preços em passagens aéreas.

Por fim, se estiver planejando conhecer o Deserto do Atacama, não deixe de fazer o Tour Astronômico. Certamente irá se deslumbrar.

E se acaso for aproveitar para visitar Santiago e região, clique aqui e veja todos os posts com dicas do que fazer por lá.

Agora nos conte o que achou do lindo céu do Atacama?

* O Tour Astronômico foi patrocinado e realizado pela empresa AYLLU ATACAMA, mas as opiniões são de livre expressão dos autores.

Toda vez que você reserva algum produto através dos links/Banners encontrados no Blog, nós ganhamos uma pequena comissão. NÃO EXISTE CUSTO EXTRA para você, e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade e a manter o blog no ar.
Nós agradecemos seu apoio.

HotelReserve seu Hotel com as melhores tarifas
Aluguel de CarroAluguel de Carro até 60% de desconto
Seguro ViagemSeguro Viagem com Desconto
Chip CelularChip de Celular com até 25% de desconto
AviãoPassagens com até 35% de Desconto

Siga nossas redes sociais.

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

12 Comentários

  1. Estou simplesmente encantada com essas imagens e apaixonada pela ideia de fazer esse tour. Estava pensando em fazer com uma empresa que cobra menos da metade do valor da Ayllu mas eles não tem fotos. Depois de ver a de vocês, estou convencida que quero as minhas. Parabéns pelo blog, pelo trabalho e pelo instagram (que sou super fã). Sucesso.

    1. Obrigado mesmo, de coração. Esse foi um passeio que super valeu a pena pelas fotos. Essas lembranças estão guardadas para sempre e eternizadas nas fotos.

  2. bah e eu q fui e não enxerguei nada direito aheuaeh aacho q a miopia me impediu de ver as coisas direito nos telescopios pq tudo ficava girando loucamente, ate tirei os oculos e entreguei para os meus amigos verem q n era nenhum alucinogeno ahueahe pelo menos curti o chocolate quente no final com as explicações

    1. A Lú também tem miopia e sofreu bastante, mas com o tempo ela até pegou o jeito. O chocolate quente é muito bom mesmo, ainda mais naquele friozinho né.

  3. Caraca, suas fotos ficaram muito boassssss. Quando fui nao consegui fotos assim, e confesso que demorei bastante pra conseguir ver alguma coisa no telescópio hahaha.
    Mas vale muito a pena o passeio.

    1. A Lú também demorou para conseguir ver alguma coisa kkk. Acho que isso foi porque ela estava olhando no lugar errado e até descobrir ela só via um ponto preto kkk. Obrigado.

  4. Eu adorei o tour astronômico no Atacama.

    Embora o céu em San Pedro já seja incrível, se afastar da vilazinha e aprender sobre esse universo é ainda mais divertido!

    Só ficou me faltando conhecer o ALMA, que queria muuuito, mas não rolou! =(

    Abraço!

    1. Nós descobrimos o ALMA quando já estávamos em viagem. Mas pode ter certeza que na próxima não perderemos esta oportunidade.

  5. O céu do Atacama é lindo demais!
    As fotos ficaram muito incríveis. Nada como ter um bom equipamento e um bom fotógrafo.

    1. O Euclides estava muito ansioso por este passeio. Ele conseguiu até tirar fotos incríveis graças as dicas que recebeu para este Tour Astronômico no Deserto do Atacama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link
Fechar
Fechar