Tour Astrônomico no Deserto do Atacama, um dos passeios mais emocionantes. O Tour Astronômico é a oportunidade de apreciar toda a beleza e complexidade do céu mais visível do mundo.

Tour Astronômico no Deserto do Atacama, Imperdível

O Tour Astronômico no Atacama é um dos passeios mais procurados no Deserto do Atacama. Altitude, poucas nuvens e baixa umidade do ar fornecem condições perfeitas para observação do céu no Deserto mais alto e mais seco do mundo.

Vale ressaltar ainda que, devido a pouca iluminação e praticamente nenhuma interferência da poluição luminosa no Tour Astronômico no Atacama, é possível visualizar estrelas, planetas, nebulosas e muitas estrelas cadentes.

E se for combinar sua viagem ao Deserto do Atacama com a capital do Chile, não deixe de conferir o Guia Completo de Santiago que fizemos com tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo o destino.

Mas antes de prosseguir, saiba que fizemos um post sobre Onde se hospedar no Deserto do Atacama. Além de dicas de locais, selecionamos os melhores hotéis da região, com opções para todos os gostos e bolsos. Não deixe de conferir.

Aliás, não deixe de conferir o post super completo que fizemos mostrando quanto custa uma viagem para o Deserto do Atacama.

Se você está procurando uma maneira segura e segura de comprar moeda estrangeira, Wise é a solução perfeita. Com o Wise, você pode trocar seus dólares, euros e pesos por moeda estrangeira, comprar cartões pré-pagos e fazer transferências internacionais – tudo isso sem sair do Brasil. O Wise é a melhor opção para aqueles que querem viajar para o exterior com tranquilidade. É uma maneira simples, rápida e confiável de comprar moeda estrangeira e planejar suas viagens internacionais com confiança. Com o Wise, você pode tirar o máximo proveito de sua viagem e experimentar o mundo. Faça seu cadastro e ganhe isenção para a primeira transferência.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio.
Ganhe desconto com o Cupom CASALABORDO

Seguro Viagem no Deserto do Atacama é necessário?

Você sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no Deserto do Atacama?

Além de contar com cobertura de assistência médica, odontológica, farmacêutica, um bom seguro viagem inclui emergências médicas decorrentes de acidentes ou enfermidades.

Ainda mais em uma viagem com grande oscilação de temperatura durante o dia, altitude e baixa umidade do ar, ter uma cobertura de seguro viagem é extremamente necessário.

Embora muitos pensem que o Seguro Viagem seja relacionado somente à saúde, grande parte dos planos incluem cobertura de extravio, atraso e danos a bagagens, cancelamento e atraso de voos.

Nós nunca viajamos para o exterior sem um bom seguro contratado e achamos que é sempre melhor prevenir do que remediar.

Após muita pesquisa, encontramos uma empresa confiável, que oferece excelentes coberturas com ótimos preços em seguros viagem. Por isso, decidimos compartilhar com vocês, e o melhor, conseguimos descontos para nossos leitores. Clique no link abaixo para fazer sua cotação, garanta seu desconto e viajar tranquilo.

Quero meu Seguro Viagem com desconto.

Qual a melhor época para realizar o Tour Astronômico no Atacama?

Tour Astronomico no Deserto do Atacama foto Nebulosa
Foto: Euclides – Imagem feita com uma Canon T5i e lente padrão 18-55.

Embora o Atacama tenha as características perfeitas para assistir a esse espetáculo, a realização do tour astronômico somente é possível em algumas fazes da lua.

Então, se seu objetivo é se deslumbrar com o céu do Deserto do Atacama, a dica é programar sua viagem de acordo com o calendário lunar.

Se acaso conseguir estar no Atacama durante a Lua Nova e o tempo estiver firme, tenha certeza que sua experiência será incrível. Por certo você verá muitas estrelas cadentes cruzando o céu.

A lógica é: quanto menor a lua, menor a luminosidade e maior a visibilidade.

Aliás, durante a Lua Cheia, existe período de seis dias nos quais o tour astronômico não é operado em virtude da claridade, por interferir na visibilidade.

Para que não se perca, deixamos aqui o link onde poderá conferir cada fase da lua para aproveitar o melhor do tour astronômico no Atacama.

Agora, com relação a época do ano, os meses de Janeiro e Fevereiro são considerados meses chuvosos no Atacama. Mesmo chovendo pouco no deserto, existe a probabilidade do céu ficar nublado.

Não significa que os passeios para o Tour Astronômico não é realizado neste período mas, em noites com pouca visibilidade, os passeios podem ser cancelados.

Tour Astronomico Deserto do Atacama, Foto Casal com a Nebulosa
Foto do Mike da Ayllu Atacama.

O Tour Astronômico no Atacama é realizado durante todo o ano, seja no frio ou calor. Se acaso for no período de inverno, provavelmente pegará temperaturas negativas ou muito baixas durante o passeio.

Normalmente no inverno, os primeiros grupos partem entre às 19hs e 21hs, e das 21hs às 23hs no verão.

Mas antes de continuar a falar mais sobre o Tour Astronômico, lembre-se de contratar um bom Seguro Viagem, principalmente quando o destino for no exterior.

Já pensou em se banhar nas lagoas de água salgada do Atacama e não afundar? Pois é, as Lagunas Escondidas de Baltinache tem concentração tão alta de sal que te fazem flutuar, conheça tudo sobre esse tour imperdível no Atacama.

Como é o Tour Astronômico no Atacama?

O Tour Astronômico no Atacama pode ser reservado online, Clique para verificar os valores do Tour Astronômico no Atacama, e custa a partir de R$ 185,00.

O passeio tem duração de 2 horas, sendo que o trajeto até o ponto de observação leva em torno de 30 minutos.

A beleza da Via Láctea no Atacama.

Tour Astronomico Deserto do Atacama, nebulosa
Foto: Euclides: Imagem feita com uma Canon T5i e lente padrão 18-55.

Durante o trajeto até o Tour Astronômico no Atacama, o guia vai explicando sobre a história da criação do universo. Informações mais técnicas foram passadas ainda dentro da van a fim de aproveitarmos melhor o tempo de contemplação do céu.

Chegando ao ponto de observação, um choque. Difícil acreditar que aquele céu brilhante e estrelado é real.

A quantidade de corpos celestes como estrelas, nebulosas e várias estrelas cadentes vistas a olho nu nos deixou boquiabertos. Como moramos em grande centro, a iluminação da cidade não nos permite apreciar esta maravilha.

O telescópio foi montado e, com a ajuda de um laser, o guia apontava as constelações e planetas. Nos impressionamos com a observação dos planetas através do telescópio.

Outro fato que destacamos no Tour Astronômico é a possibilidade de ver diversos meteoritos (estrelas cadentes) cruzando o céu e deixando o rastro.

Nossos guias falavam português e espanhol, o que facilitou e tornou a experiência ainda mais válida. Vale ressaltar que a Ayllu Atacama é uma empresa especializada em receber brasileiros, então, todos os guias falam no mínimo um bom “portunhol”.

Enquanto parte do grupo admirava a via láctea, um casal por vez fazia poses para o guia tirar a tão sonhada foto noturna.

Tour Astronomico Deserto do Atacama, Casal de mãos dadas
Foto do Mike da Ayllu Atacama. Perfeição define.

Ao final do Tour Astronômico, todos retornam para van com suas fotos digitais que são transferidas na hora, iniciando o retorno para San Pedro.

Durante o tempo do Tour Astronômico no Atacama, uma mesa com chocolate quente, snacks, lanches e vinho é montada para nosso deleite.

Além disso, mantas são oferecidas para dias muito frios, como os que pegamos.

Duração do Tour Astronômico no Atacama?

O tour astronômico dura em média de 2 horas, mais o tempo de deslocamento. Em nosso caso, saímos da agência às 20:00hs e retornamos por volta das 23:00hs.

Há opção da van te deixar no Hotel após o passeio ou em qualquer outro ponto da cidade, conforme preferir.

O que levar para o Tour Astronômico.

Tour Astronomico Deserto do Atacama, mulher segurando estrela
Foto do Mike da Ayllu Atacama.

No Deserto do Atacama, as temperaturas tendem a cair muito durante a noite, mesmo durante verão. Por ser um local aberto, sem proteção natural, a incidência de ventos no ponto de observação pode ser intensa.

Desta maneira, independente do horário ou época, vá bem agasalhado. E saiba que quanto mais tarde, mais frio. Vá por mim.

Use agasalhos, casaco corta vento, touca, cachecol, luvas, meias (de preferência térmica). Quanto mais se sentir confortável, melhor irá aproveitar para se deslumbrar com o céu do Atacama.

Ouvimos relatos de algumas pessoas que mal conseguiram sair da van devido ao frio que estavam sentindo. Então, prevenir é sempre a melhor saída. Antes ter que tirar camadas de roupa do que perder esse passeio incrível por não suportar as baixas temperaturas.

Também importante que leve protetor labial para evitar o ressecamento ocasionado pelo vento. Também utilizamos durante a viagem hidratante nasal em gel e nos ajudou bastante a não sofrer com a baixa umidade do deserto.

E para faze registros lindos, câmera fotográfica, tripé com boa estabilidade e controle remoto. Infelizmente, é impossível registrar a beleza do céu do Atacama com a câmeras simples ou do aparelho celular. Mas continue lendo pois ao final tem dicas de fotografia noturna.

Internet no Atacama.

E que tal compartilhar em tempo real sua viagem com os amigos? Para isso você precisa ter um Chip de internet Internacional. Nós optamos por um chip com pacote de dados, sem ligação para o Brasil pois conseguimos telefonar pelo Whatsapp.

Ficamos muito satisfeitos com a qualidade da internet. Contudo, tenha em mente que a cobertura de rede no Atacama é mais localizada na cidade de San Pedro e locais próximos. Clicando no botão abaixo, você compra seu chip, recebe ainda no Brasil e chega em seu destino conectado. E o melhor, nossos leitores ganham desconto.

Quanto custa o Tour Astronômico no Atacama

Em San Pedro de Atacama existem diversas agências que oferecem o Tour Astronômico, e os valores variam entre elas.

Realizamos o tour astronômico com a empresa Ayllu Atacama, pelo valor de CLP 80.000, aproximadamente R$ 470,00 por pessoa (em Agosto de 2019). Porém, esse valor é para o tour individual. Se acaso fechar pacotes de no mínimo 5 passeios.

Projeto Alma Tour Astrônomico no Deserto do Atacama Agência
Fachada da Ayllu Atacama em San Pedro de Atacama.

Super importante ressaltar que existe a possibilidade de comprar seus ingressos online de forma segura, com preços ótimos e muita praticidade, pois o site está em Português. O voucher para o tour astronômico no Atacama possuem valor inicial de R$ 185,00.

Se acaso você quiser fazer esse passeio por conta própria, também é possível. Basta alugar um carro e definir o destino, com toda cautela, é claro.

Abaixo, deixamos um mapa para que você consiga encontrar um dos pontos de observação mais desejados: onde está o ônibus abandonado.

Tour Astronomico no Deserto do Atacama, como chegar de carro

Clicando no botão abaixo, você reserva seu carro com desconto e ainda ajuda a manter nosso Blog atualizado pois o site nos paga uma pequena comissão pela indicação. Mas fique tranquilo, você não pagará nada a mais por isso.

Projeto ALMA Atacama

O Deserto do Atacama foi escolhido para construção de diversos projetos de pesquisa astronômica, como o ALMA (Atacama Large Millimeter / Submillimeter Array).

Mas essa escolha não foi só por se tratar de um lugar especial e incrível. O Atacama é o deserto mais seco do mundo, tem baixa umidade, bem como apresenta céu limpo e sem nuvens durante quase o ano todo.

O Projeto ALMA tem cooperação de diversos países, incluindo o Brasil, que financiaram a construção deste telescópio de longo alcance. A propósito, o ALMA é o maior projeto astronômico terrestre existente.

São um total de 62 antenas gigantes exclusivas para observação do espaço, instaladas no planalto de Chajnantor, a 5.000 metros de altitude.

Com ajuda dessas antenas, o Telescópio do Projeto ALMA é capaz de gerar imagens detalhadas de estrelas e planetas próximos ao nosso sistema solar.

Dica para conhecer o Projeto ALMA

Uma dica muito importante é: se acaso tiver interesse em visitar o Projeto ALMA, você poderá. Distante cerca de 50 km de San Pedro de Atacama, o observatório abre as portas de sua base a 3.000 metros de altitude para os visitantes.

Contudo, apenas um público restrito pode visitar o local onde estão as antenas visto que existe um protocolo de segurança internacional. Tal protocolo inclui exames clínicos e teste de pressão arterial pois muitas pessoas chegaram a sofrer com o mal da altitude.

A visitação é gratuita e acontece aos sábados e domingos, a partir das 9:00 hs, mas é necessário realizar a inscrição com no mínimo um mês de antecedência.

Para agendar sua visita, acesse o site do Projeto ALMA, leia as instruções, preencha seus dados e escolha a data da visita. Entretanto, se não conseguir os tickets para sua data preferida, pode comparecer ao ponto de encontro e verificar se há desistências.

O Projeto disponibiliza um ônibus para o transporte gratuito dos visitantes, o qual parte da Calle Tumisa, esquina Avenida Pedro de Valdivia.

O tour é bastante técnico, em Inglês e Espanhol, e se você tiver interesse em assuntos relacionados a conhecimento científico e avanço tecnológico, certamente irá gostar.

Dicas de fotografia Astronômica

Tour Astronomico Deserto do Atacama, segurando lanterna para nebulosa

Chegamos ao assunto que muitos anseiam: como registrar esse céu incrível do Deserto do Atacama.

Saiba que para tal feito, será preciso possuir uma boa câmera fotográfica, bem como alguns equipamentos.

Em primeiro lugar, você precisa de uma câmera fotográfica que permita ajuste de abertura da lente, ISO e do foco manual. Eu utilizo uma Canon Rebel T5i.

Tão importante quanto a máquina é um tripé bom e pesado. Devido a possibilidade de ventos fortes, um tripé muito leve não dará o resultado esperado. É necessário que tenha estabilidade para não se movimentar com a ação dos ventos.

Além disso, um disparador ou controle remoto. Para realização da foto noturna, é necessário um longo período de exposição, sendo assim, qualquer movimento no equipamento irá borrar a foto.

Esse tempo de exposição varia normalmente entre 15 e 30 segundos. Então, é necessária a desativação do estabilizador de imagem.

O ponto mais difícil para esta fotografia é o foco. Entretanto, você conseguirá um bom resultado desativando o foco automático e mudando para o modo manual.

Use como referência algum ponto de luz distante ou uma estrela muito brilhante para dar foco.

Tour Astronomico Deserto do Atacama, homem tirando foto
Foto do Mike da Ayllu Atacama.

Use a maior abertura que a lente permitir. Em meu caso, utilizei uma lente Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM, com abertura f/3,5, ISO 1.600, e tempo de abertura de 20 segundos.

Sempre utilize e menor distância focal, permitindo assim que capture o máximo da via láctea.

Tour Astronomico Deserto do Atacama, casal de maos dadas aprecia
Foto do Mike da Ayllu Atacama.

Se acaso tiver uma lente grande angular, dê preferência a esta pois possui uma ótima abertura.

Fora essas dicas, pegue a câmera e experimente fotografar o céu de onde estiver. Tenho certeza que com o tempo e prática, as imagens ficarão incríveis.

Onde se hospedar em San Pedro do Atacama

Em San Pedro do Atacama existem várias opções de hospedagens, desde as mais econômicas até as mais luxuosas.

Em nossa estadia, utilizamos os serviços de dois hotéis que gostamos muito, sendo assim, recomendamos de olhos fechados.

Uma opção muito bem avaliada, além de tratamento diferenciado, com direito a horário para chá, degustação de vinhos e queijos, além de uma boa conversa entre os hóspedes, é o Terrantai Lodge. Este hotel é muito recomendado para aqueles que querem viajar mais não deixam de lado o conforto e diferenciais que fazem toda diferença em uma hospedagem.

Inclusive, fizemos um post exclusivo sobre este hotel, Hospedagem de Luxo no Atacama: Terrantai Lodge confere lá todo conforto que ele oferece.

Outro hotel de alto nível é o Hotel Cumbres San Pedro de Atacama, tem uma excelente avaliação pelas pessoas que já se hospedaram.

Já em opções mais econômicas, mas não deixando de lado conforto (pegando os quartos novos), temos o Don Raul, que oferece uma área com quartos novos e bem confortáveis.

Ja para aqueles que gostam de Hostel, ou outros tipos de hospedagens, além de diversas outras opções de hotéis, existem várias que podem ser verificadas aqui.

Esse post contém links de afiliados que significa que, ao realizar qualquer reserva através desses links, você está ajudando a manter nosso blog no ar, além de não pagar nada a mais por isso.

Conclusão

A visão que se tem do céu estrelado é tão impressionante que somente ela já vale o Tour Astronômico.

As explicações que são passadas pelo guia já durante o trajeto, além de interessantes, permitem que, ao chegar no destino possamos apreciar muito mais o céu.

Nem todas as agências oferecem tour astronômico com fotos, sendo assim, pergunte antes de fechar seu pacote. Caso saiba como fazer sua foto, leve seu equipamento e aproveite.

Se não tiver equipamento ou não tenha certeza que conseguirá tirar a foto, contrate uma empresa que inclua o serviço. Com certeza o valor será mais alto, mas valerá o investimento.

Sobre as passagens para o Atacama, conseguimos excelentes valores voando pela Sky Airlines. Pagamos R$ 600,00 ida e volta de Santiago a Calama, para duas pessoas, incluindo bagagem despachada. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e garantir ótimos preços em passagens aéreas.

Por fim, se estiver planejando conhecer o Deserto do Atacama, não deixe de fazer o Tour Astronômico. Certamente irá se deslumbrar.

E se acaso for aproveitar para visitar Santiago e região, não deixe de conferir o Guia Completo de Santiago com dicas do que fazer e todas as informações necessárias para conhecer o destino.

Posts Similares

15 Comentários

  1. Adorei o post de vcs, mas infelizmente só poderei viajar p o Atacama na pré Lua CHEIA. O dia que a lua estará menos clara, estará com 81% de claridade.
    Gostaria de saber se alguém já fez o passeio nessas condições e se valeu o investimento. Obrigado!

  2. Olá Cassiano, tudo bem?
    Que alegria saber que gostou de nosso post. Obrigada pela mensagem.
    Olha, para observar o céu com telescópio, vocês terão que estar em companhia de alguma agência pois são eles que levam os equipamentos. Agora, se for apenas a olho nu, vocês podem tentar sozinhos, acredito que nâo tenha problema. Contudo, como os guias já sabem os locais onde a observação é melhor devido distancia da claridade, segurança e tudo mais, pode ser que aproveitem melhor o passeio estando com uma agência, recebendo explicação do guia etc. Como é uma experiência tão única, para mim, vale o investimento.
    Espero que curtam muito. Foi uma viagem especial para nós.
    Abraços, Lu

  3. Oi, primeiro muito obrigado pelas excelentes informações! Segundo, estaremos de carro lá, sabe me dizer como que funciona para observar o céu com os telescópios? Faz sentido fazer o passeio com a agência sendo que estaremos de carro?

  4. Obrigado mesmo, de coração. Esse foi um passeio que super valeu a pena pelas fotos. Essas lembranças estão guardadas para sempre e eternizadas nas fotos.

  5. A Lú também tem miopia e sofreu bastante, mas com o tempo ela até pegou o jeito. O chocolate quente é muito bom mesmo, ainda mais naquele friozinho né.

  6. A Lú também demorou para conseguir ver alguma coisa kkk. Acho que isso foi porque ela estava olhando no lugar errado e até descobrir ela só via um ponto preto kkk. Obrigado.

  7. Nós descobrimos o ALMA quando já estávamos em viagem. Mas pode ter certeza que na próxima não perderemos esta oportunidade.

  8. Um bom equipamento faz toda a diferença em um passeio Astronômico desses.

  9. O Euclides estava muito ansioso por este passeio. Ele conseguiu até tirar fotos incríveis graças as dicas que recebeu para este Tour Astronômico no Deserto do Atacama.

  10. O céu do Atacama é lindo demais!
    As fotos ficaram muito incríveis. Nada como ter um bom equipamento e um bom fotógrafo.

  11. Eu adorei o tour astronômico no Atacama.

    Embora o céu em San Pedro já seja incrível, se afastar da vilazinha e aprender sobre esse universo é ainda mais divertido!

    Só ficou me faltando conhecer o ALMA, que queria muuuito, mas não rolou! =(

    Abraço!

  12. Caraca, suas fotos ficaram muito boassssss. Quando fui nao consegui fotos assim, e confesso que demorei bastante pra conseguir ver alguma coisa no telescópio hahaha.
    Mas vale muito a pena o passeio.

  13. bah e eu q fui e não enxerguei nada direito aheuaeh aacho q a miopia me impediu de ver as coisas direito nos telescopios pq tudo ficava girando loucamente, ate tirei os oculos e entreguei para os meus amigos verem q n era nenhum alucinogeno ahueahe pelo menos curti o chocolate quente no final com as explicações

  14. Estou simplesmente encantada com essas imagens e apaixonada pela ideia de fazer esse tour. Estava pensando em fazer com uma empresa que cobra menos da metade do valor da Ayllu mas eles não tem fotos. Depois de ver a de vocês, estou convencida que quero as minhas. Parabéns pelo blog, pelo trabalho e pelo instagram (que sou super fã). Sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *