7 Passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

Cercado de paisagens espetaculares, o Atacama tem muitas atrações para encantar seus visitantes. Então, veja agora 7 passeios imperdíveis no Deserto do Atacama que não podem ficar fora de seu roteiro.

Muito além de dunas de areia, o Deserto do Atacama revela paisagens espetaculares e cenários surpreendentes. Diferente do que se espera do deserto mais alto e seco do mundo, há muita vida e belezas naturais, como em poucos lugares do planeta.

Por isso, deixamos aqui uma sugestão de sete passeios imperdíveis no Deserto do Atacama para que você consiga experimentar o melhor do destino.

E como a finalidade aqui é mostrar os passeios imperdíveis do Deserto do Atacama, não podemos deixar de fora sua segurança.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio.
Ganhe desconto com o Cupom CASALABORDO

Seguro Viagem no Deserto no Atacama, é preciso?

Independente do destino, recomendamos que contrate um seguro viagem para todas as viagens internacionais.

A maioria dos países não possui sistema de atendimento público, então, qualquer necessidade de atendimento custará um valor considerável.

O Seguro Viagem é considerado um item indispensável, tanto que alguns países tornaram obrigatória a contratação do mesmo para permitir a entrada de visitantes em seu território.

A Legislação do Chile não exige a contratação do seguro viagem para entrar no país, mas então, porque contratar um seguro viagem para o Deserto do Atacama se não é obrigatório?

Uma das primeiras vantagens em se contratar um seguro viagem é o baixo custo no investimento se comparado a tantos benefícios que oferecem.

Ainda mais em uma viagem como para o Deserto do Atacama, com grande oscilação de temperatura e altitude e baixa umidade do ar, ter uma cobertura de seguro viagem é extremamente necessário.

Além de contar com cobertura de assistência médica, odontológica, farmacêutica, um bom seguro viagem inclui emergências médicas decorrentes de acidentes ou enfermidades.

Embora muitos pensem que o Seguro Viagem seja relacionado somente à saúde, grande parte dos planos incluem cobertura de extravio, atraso e danos a bagagens, cancelamento e atraso de voos.

Nós nunca viajamos para o exterior sem um bom seguro contratado e achamos que é sempre melhor prevenir do que remediar.

Nossa dica é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, com é o caso da Real Seguros, que utilizamos e recomendamos.

Aliás, conseguimos um desconto de 10% para nossos leitores, bastando clicar no link abaixo para fazer a cotação.

Seguro viagem para o Atacama com 10% de desconto.
Clique aqui e viaje tranquilo.

Aproveite para conferir o post que fizemos sobre as diferenças do Seguro Viagem contratado e do Seguro do cartão de crédito.

7 Passeios Imperdíveis no Deserto do Atacama

A princípio, saiba que o que não faltam são atrações no Deserto do Atacama.

Laguna Cejar
Laguna Cejar

Os passeios vão muito além do que esses que citaremos aqui mas, de modo a priorizar suas escolhas ou no caso de ter pouco tempo no destino, saberá o que não pode deixar de conhecer.

Você pode gostar => Dicas para viajar gastando pouco

1 – Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

Sem dúvidas, as paisagens mais incríveis do Deserto do Atacama você verá neste passeio. A propósito, não deveria ser apenas um passeio imperdível mas sim, um passeio obrigatório no Deserto do Atacama.

Em um mesmo dia, você conhece tanto as Lagunas Altiplânicas quanto o mirante de Piedras Rojas (apenas o mirante pois o local está interditado devido a degradação ambiental).

Lagunas Altiplanicas Passeios no Deserto do Atacama
Laguna Miscanti

As lagunas Altiplânicas são formadas por águas tranquilas e com tom azulado, cercadas por montanhas que, muitas das vezes, se refletem na água.

O passeio

Geralmente, as agências partem de San Pedro de Atacama entre as 05 e 06 horas da manhã, percorrendo um total de 280 Km. Aliás, independente da época do ano, vá preparado para o frio e vista-se em camadas.

As lagunas ficam a cerca de 4200 metros de altitude, o que nas primeiras horas do dia faz com que as temperaturas sejam muito frias, mas que vão aumentando conforme o sol vai subindo.

LAGUNA TUYAJTO LAGUNAS ALTIPLANICAS DESERTO DO ATACAMA
Primeira parada: Laguna Tuyajto com temperatura negativa

No inverno parte da água destas lagoas congelam e as montanhas que as cercam ficam cobertas por neve.

Após ver o sol nascer na Laguna Tuyajto, uma parada para contemplar a beleza inigualável de Piedras Rojas. Mas não pense que irá se deslumbrar apenas nas paradas. O caminho é dos mais lindos.

PEDRAS ROJAS DESERTO DO ATACAMA
Mirante de Piedras Rojas ainda com muito frio

Em seguida, fomos até a segunda Laguna Altiplânica: A Laguna Miscanti. Ali, tivemos cerca de 1 hora para apreciar o visual, nos conectar com a natureza e percorrer uma trilha, tempo esse que passou voando.

LAGUNA MISCANTI LAGUNAS ALTIPLANICAS DESERTO DO ATACAMA
Laguna Miscanti com alguns casacos a menos

Por fim, a fantástica Laguna Miniques, menor em tamanho mas não em beleza. Aliás, para nós, a Laguna mais linda de todas.

LAGUNA MININQUES LAGUNAS ALTIPLANICAS DESERTO DO ATACAMA
Laguna Miniques. Deu pra entender o “vista-se em camadas”?

Além disso tudo, é durante esse passeio que passamos pela placa do Trópico de Capricórnio e pela linda estrada onde as clássicas fotografias são tiradas.

Você pode reservar seu passeio para as Lagunas Altiplânicas online, garantindo a data desejada e encontrando o melhor preço. Há opção de Excursão VIP Lagoas Altiplânicas e Pedras Vermelhas que inclui café da manhã, almoço e pequeno grupo.

Há ainda uma opção mais econômica sendo uma Excursão 1 Dia: Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas e Salar, que inclui café da manhã e almoço.

2 – Lagoas Escondidas de Baltinache e Ônibus do Deserto

Dentre os passeios mais procurados e imperdíveis do Deserto do Atacama, o tour pelas Lagunas Escondidas de Baltinache e visita ao famoso ônibus abandonado do Deserto revelam paisagens incríveis.

O roteiro desse passeio incluiu parada em dois pontos. Primeiramente, na região do Vallecito, onde conhecemos o famoso Ônibus Abandonado no Deserto do Atacama. Em seguida, as encantadoras Lagunas escondidas de Baltinache.

lagunas escondidas de baltinache deserto do atacama
Última das Lagunas Escondidas de Batinache onde o banho é permitido

As Lagunas, cuja tonalidade da água é surpreendente, tem uma particularidade muito interessante. Devido a alta concentração de sal, não é possível afundar ao se banhar nas águas das lagoas. Uma experiência incrível.

Passeios no Deserto do Atacama  Lagunas de Baltinache
Flutuando nas águas salgadas da Laguna

Já a região onde fica o ônibus abandonado, contempla visuais lindos, os quais você pode explorar com segurança. Assistimos ao nascer do sol desse local e garantimos que foi um dos momentos mais lindos de nossa viagem.

Passeios no Deserto do Atacama  onibus abandonado
Ônibus abandonado no Deserto do Atacama

Aliás, para saber detalhes, tem post completo aqui no blog sobre as Lagunas Escondidas de Baltinache, Deserto de Atacama.

Você também pode contratar o passeio imperdível para as Lagunas Escondidas de Baltinache no Deserto do Atacama antecipadamente.

Os roteiros podem variar de empresa para empresa então, sempre consulte os horários de saída e o que está incluso no pacote contratado.

Se tiver dúvidas sobre qual a melhor forma de levar moeda estrangeira para uma viagem internacional, seja em espécie, cartão pré-pago ou cartão de crédito, tem post no blog sobre o assunto.

3 – Tour Astronômico

Um dos passeios mais emocionantes do Atacama, o Tour Astronômico é a oportunidade de apreciar toda a beleza e complexidade do céu mais visível do mundo.

Passeios no Deserto do Atacama  tour astronomico
Tour Astronômico

Mais um passeio que não deveria ser somente considerado imperdível mas sim, obrigatório no Deserto do Atacama, o Tour Astronômico é um dos passeios mais procurados.

Durante o passeio, ouvimos explicações do guia sobre a criação do universo, nos impressionamos com a observação dos planetas através do telescópio, bem como com a oportunidade de ver diversos meteoritos (estrelas cadentes) cruzando o céu.

Tour astronomico Atacama

Altitude, poucas nuvens e baixa umidade do ar, fornecem condições perfeitas para observação do céu no Deserto mais alto e mais seco do mundo.

Entretanto, algumas particularidades com relação à fase da lua e condições climáticas, podem impedir que o passeio aconteça.

Saiba muito mais sobre este tour, incluindo a melhor época para realizá-lo e como se preparar no post Tour Astronômico no Atacama: um passeio imperdível.

Além disso, você pode reservar seu tour astronômico online, garantindo o melhor preço para sua data.

4 – Geysers El Tatio

Localizado a 98 km de San Pedro de Atacama, a 4.300 metros de altitude, sem dúvidas um dos locais mais impressionantes e imperdíveis do Deserto do Atacama.

Passeios no Deserto do Atacama  geisers el tatio

Para realização deste passeio é necessário que tomem algumas precauções, isso tudo por causa da altitude e também temperatura.

Como os passeios são realizados ao amanhecer, facilmente encontrará temperaturas negativas, abaixo de -10º C.

Mas não se preocupe com a temperatura, pois, conforme o sol vai aparecendo, a temperatura também vai subindo. Então, lembre-se de vestir-se em camadas.

No tempo livre na área dos Geysers el Tatio, é possível se banhar em uma piscina com águas termais. Após, geralmente é realizada uma visita ao povoado de Machuca, onde muitos aproveitam para experimentar a famosa carne de lhama.

Esse tour também é vendido online, cujo preço e condições podem ser visualizadas aqui.

Já para um tour mais privativo e uma experiência vip no Deserto do Atacama, há disponível o passeio Atacama: Gêiseres de Tatio, Banhos Termais e Vale dos Cactos.

5 – Laguna Cejar e Ojos del Salar

Outro passeio considerado imperdível para quem visita o Deserto do Atacama, une paisagens incríveis dos Ojos del Salar, banho na Laguna Cejar onde é impossível afundar, bem como pôr do sol na Laguna Tebenquinche.

lagunas cejar deserto do atacama vulcão licancabur
Laguna Cejar e o Vulcão Licancabur ao fundo

O roteiro pode variar conforme a agência operadora mas geralmente contempla os três locais.

Este tour tem três paradas, sendo que a primeira é na própria Laguna Cejar. O percurso até ela é de aproximadamente 25 km a partir de San Pedro de Atacama.

Um detalhe muito importante e que torna o banho na Laguna Cejar super procurado é a alta concentração de sal, maior que nas águas do Mar Morto. Por isso, qualquer pessoa que entre na laguna Cejar não conseguirá afundar.

laguna cejar passeios imperdíveis deserto do atacama
Literalmente, de boa na lagoa.

O tour é tão incrível que fizemos um post super detalhado sobre a Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche.

Já os Ojos del Salar são duas crateras de águas (quase) doce que formam um visual dos mais lindos do deserto.

ojos del salar deserto do atacama
A perfeição do espelho d’água dos Ojos del Salar

Por fim, assistimos ao pôr do sol às margens da Laguna Tebinquinche, acompanhados de lanche e pisco. Foi incrível.

por do sol laguna tebinquinche
Pôr do sol na Laguna Tebinquinche

Você pode reservar seu tour online com segurança e praticidade. Algumas opções são San Pedro de Atacama: Excursão Lagoas Cejar e Tebinquinche ou Lagoas Cejar e Tebinquinche saindo de San Pedro de Atacama.

6 – Termas de Puritama e Vale dos Cactus

As Termas de Puritama são um verdadeiro oásis em meio ao deserto mais árido do mundo. Mas será que vale a pena incluir esse passeio no roteiro pelo Atacama?

termas de puritama imperdíveis deserto do atacama
Banho nas águas Termais do Deserto do Atacama

Depois de enfrentar baixas temperaturas pela manhã e ao cair do sol, muito calor e poeira durante o dia, umidade do ar baixa, ventos fortes e frios, que tal um banho relaxante?

A localização das Termas de Puritama é privilegiada, na parte inferior de cânions, a 3.475 metros acima do nível do mar. Prepare para se deparar com visuais incríveis.

termas de puritama atacama

Nas Termas de Puritama existem oito piscinas com águas termais com temperaturas que variam em torno de 28 e 33 graus sendo que, quanto mais distante da nascente (entrada das Termas), menor a temperatura da água.

No retorno a San Pedro de Atacama, é feita uma parada no Vale dos Cactos ou como é conhecido Guatin.

Neste local será possível ver cactos gigantes, que podem chegar facilmente a mais de 7 metros de altura. Parece pouco, mas tem-se que levar em consideração que esses cactos crescem somente de 1 à 5 centímetros por ano.

vale dos cactos deserto do atacama
Vale dos Cactus

Para saber muito mais detalhes sobre este passeio, basta acessar nosso post Termas de Puritama – Atacama: Vale a pena? .

7 – Conhecer o centro de San Pedro de Atacama

Um passeio que deve fazer parte de seu roteiro pelo Deserto do Atacama é conhecer o Centro de San Pedro de Atacama. Na pequena e charmosa, será possível conhecer um pouco da cultura, costumes locais e muito mais.

Calle Caracoles, San Pedro de Atacama
Calle Caracoles, San Pedro de Atacama

Caminhar pela Calle Caracoles, a avenida principal de San Pedro de Atacama, é uma delícia. A rua é toda de barro, com construções rústicas feitas de adobe, repleta de lojinhas, restaurantes, cafés e comércios variados.

calle caracoles san pedro de atacama chile
Calle Caracoles, San Pedro de Atacama

Já na praça central da cidade fica a atração principal: a linda Igreja de São Pedro, uma das igrejas mais antigas do Chile.

igreja de san pedro atacama
Igreja de São Pedro

Fundada por Jesuítas espanhóis no século 17, encanta pela simplicidade e detalhes da construção, tanto por fora quanto por dentro.

Bem próximo dali, em frente à Praça, fica a Feirinha de Artesanatos da cidade, onde é possível encontrar souvenires, gorros, luvas e meias para o frio intenso da região, bem como produtos da região andina.

Ali também é possível encontrar os desejados produtos feitos do lã de lhama ou alpaca. Além disso, há o Pueblo de Artesanatos, localizado ao lado do Terminal Rodoviário, onde se encontra somente artesanato atacamenho.

Ademais, um local bastante interessante de se conhecer é o Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige. O local conta com um acervo de 380 mil peças que contam o passado histórico de San Pedro de Atacama.

San Pedro de Atacama é considerada a porta para quem quer conhecer o Deserto do Atacama, então, reserve um dia para conhecer essa cidade tão charmosa.

O Blog Uma Viagem Diferente foi conhecer o Valle Arco Íris no Deserto do Atacama e fez um post sobre o local. Não deixe de conferir.

Onde se Hospedar em San Pedro de Atacama

Além de perguntas sobre quais os passeios imperdíveis no Deserto do Atacama, dúvidas sobre onde se hospedar são recorrentes. Uma dica muito importante é que existem todos os tipos de hospedagens, para todos os tipos de gostos e bolsos.

terrantai lodge andino san pedro de atacama
Terrantai Lodge Andino, San Pedro de Atacama

Inclusive escrevemos posts explicando sobre as melhores localizações e sugerindo diversas e excelentes opções, buscamos auxiliar em sua escolha. Não deixe de conferir:

Vai aproveitar para conhecer Santiago?

Se acaso pretende combinar sua viagem ao Deserto do Atacama com a capital Santiago, aproveite para ver todos os posts que fizemos com dicas sobre a cidade:

cajon del maipo santiago
Embalse El Yeso, Chile

Mas agora nos conte, gostou da seleção que fizemos dos passeios imperdíveis no Deserto do Atacama? Mudaria algo? Deixe seu comentário pois o blog tem mais vida com a sua participação.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. Concordo contigo, Euclides! Estes são realmente os melhores passeios no Atacama!
    Com tempo, recomendo também fazer o Salar de Tara, as paisagens são bem lindas também.

    Ótimas dicas!

    Abraço

  2. eu não esperava tanto dos geysers e fiquei super animada! estava muito frio no dia que visitei e ainda passamos por uma outra vila bem diferentona. vale muito a pena o atacama!

  3. Adorei as dicas dos passeios no Atacama. Eu fiz todos eles quando fui menos o das Lagoas Escondidas de Baltinache e Ônibus do Deserto. Agora quero voltar pra conhecer estas lagoas lindas. Obrigada pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo