Pamonha no Saquinho: receita para fazer em casa

Aprecia uma boa pamonha goiana? Então, que tal preparar em casa uma deliciosa pamonha no saquinho, sem precisar de palha para embrulhar? Confira a receita.

noite goiana pamonha no saquinho

Seguindo com nosso Projeto Viaje de Casa, desembarcamos no Estado de Goiás em busca de delícias para nosso Jantar Temático.

Nossa última visita ao Estado foi na cidade de Formosa, onde nos deslumbramos com tanta riqueza natural, belas cachoeiras e visuais de tirar o fôlego.

Contudo, uma coisa que nos chamou a atenção foi a gastronomia. E como passamos bem durante essa viagem… Certamente voltamos para casa com alguns quilos a mais.

Então, para relembrar essa viagem deliciosa à Goiás, escolhemos o Estado como destino de nosso Jantar Temático, cuja trilha sonora foram músicas de Leandro e Leonardo e Christian e Half, e preparamos pamonha no saquinho.

Aproveite para nos acompanhar em nossas redes e assistir aos vídeos de nossos janteres temáticos que estão no destaque do Instagram. A diversão está garantida.

Veja aqui => Regras atualizadas para cancelar ou remarcar sua viagem devido ao Coronavírus.

O Projeto Viaje de Casa

Devido ao atual momento que atravessamos, em tempos de isolamento social, manter a qualidade de nossa saúde mental é tão importante quanto a saúde física.

Por isso, decidimos procurar algo que nos desse prazer e divertimento, mesmo sem impedidos de sair de casa e realizar nossas viagens.

Quando viajamos, buscamos conhecer a arquitetura local, gastronomia, música, cultura, costumes e, boa parte dessas coisas podemos experimentar em casa.

Embora esse tipo de experiências não substitua as viagens reais, podem ser excelentes formas de distração e diversão durante a quarentena ou a qualquer tempo.

E foi a forma que descobrimos de fazer nossas baladinhas de sábado a noite, com temas que mais amamos: VIAGENS.

Curtimos tanto essas noites temáticas que já tivemos Noite Mexicana, Noite Italiana, Noite Japonesa, Jantar Árabe, Boteco Carioca, Noite Egípcia, Noite Portuguesa, Festa de São João e Noite Gaúcha, todas super divertidas.

noite gaucha
Noite Gaúcha

E como os pedidos pelas receitas dos pratos que preparamos são muitos, compartilhamos aqui no blog os detalhes para que você também possa fazer em casa.

pastel de belem receita
Pastel de Nata (ou de Belém)

Alguns pratos que já preparamos e o link para as receitas:

Culinária goiana

Alguns pratos típicos goianos são conhecidos em todo o país, como é o caso da Pamonha, e por isso, escolhemos preparar essa delícia em nossa casa.

Além da pamonha no saquinho, preparamos outro prato que é a cara de Goiás: o frango caipira com pequi.

Frango com Pequi
Frango com Pequi

Para quem não sabe, o pequi é um fruto típico do cerrado brasileiro, cujo nome deriva do Tupi e significa “pele espinhenta”.

O pequi é preparado cozinho e os pratos mais famosos são arroz com pequi ou frango com pequi. Além disso, o pequi é utilizado em temperos, conservas e até mesmo bebidas, como é o caso do licor de pequi.

Frango com Pequi
Frango com Pequi acompanhado de arroz

Contudo, não é muito fácil encontrar o pequi fora da região Centro-Oeste pois o consumo por locais é grande e supre a oferta. Além disso, a época de produção do pequi vai de Novembro a Janeiro apenas, podendo encontrar em outras épocas apenas o fruto em conserva ou congelado.

Receita de Pamonha no Saquinho

Nossa escolha pela receita da Pamonha no saquinho foi um grande desafio. Gostamos muito de pamonha mas temos dificuldade de encontrar pamonhas de qualidade para comprar.

Ocorre que algumas pessoas produzem a pamonha utilizando fubá ou flocão de milho ao invés de utilizar o próprio milho, deixando o sabor bem diferente da pamonha goiana.

Entretanto, uma dificuldade seria encontrar a palha do milho para embrulhar a pamonha. Por isso, decidimos testar uma receita que encontramos na internet, a qual utilizaram saquinho plástico comum para acondicionar a pamonha.

Mesmo contrariando muitos que disseram que a pamonha no saquinho não ficaria boa ou que o saquinho iria derreter, topamos o desafio e pasmem, ficou deliciosa.

Ingredientes da Pamonha no Saquinho

  • 6 espigas de milho verde
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher (café) de sal
  • 100 ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
  • Queijo minas ou coalho fatiado
  • Saquinhos para embalar (usamos saquinho de refrigerante)

Modo de preparo da Pamonha no Saquinho

Primeiramente, com o auxílio de uma faca, retire os grãos do milho das espigas. Em seguida, adicione o milho no liquidificador ou processador, a sua escolha.

Se acaso não tiver liquidificador ou processador, você poderá ralar os milhos em ralo grosso.

Acrescente 1 xícara de açúcar, o sal para realçar o sabor e 100 ml de leite, batendo por aproximadamente 2 minutos.

A quantidade de leite pode variar de acordo com o milho pois, quanto mais amarelinho e mole, menos leite irá precisar.

pamonha no saquinho bater processador

Logo depois que tiver batido, despeje a massa em uma vasilha.

massa da pamonha no saquinho

Em seguida, adicione a margarina derretida e quente para escaldar a massa e conferir maciez à pamonha no saquinho.

Acrescente a margarina aos poucos e vá mexendo bem.

adicionar margarina pamonha no saquinho

Com a massa pronta, corte as fatias de queijo para rechear a pamonha.

queijo coalho fatiado para pamonha no saquinho

Agora, para embrulhar as pamonhas no saquinho, arrume algum potinho que sirva como base o saquinho.

use algo como base para o saquinho pamonha

A quantidade de massa a ser colocada dependerá do tamanho que deseja para sua pamonha no saquinho.

Adicione parte da massa, uma fatia de queijo e mais um pouco da massa para cobrir.

pamonha no saquinho com queijo

Em seguida, remova o saquinho da base e amarre, devendo a quantidade de plástico que sobrar, dar outra volta no conteúdo da embalagem.

pamonha no saquinho

Em uma panela, coloque água para ferver em uma quantidade de cubra todas as pamonhas no saquinho de modo a cozinhar por completo.

O tempo médio de cozimento é de 30 a 40 minutos, dependendo de seu fogão bem como do tamanho das pamonhas no saquinho.

Após o cozimento, retire as pamonhas no saquinho da água e deixe esfriar um pouco para não se queimar.

Depois de um tempo, corte os saquinhos e remova as pamonhas com cuidado.

Passe um café fresquinho e saboreie um dos pratos mais típicos de Goiás.

pamonha no saquinho

Considerações Finais

Aos que, assim como nós, não acreditaram muito no sucesso dessa receita, podem fazer sem medo pois deu super certo.

Com relação ao saquinho, compramos em supermercado aqueles que são geralmente utilizados para colocar refrigerante.

Contudo, vimos receitas em que foram usados saquinhos comprados em rolos, aqueles mais finos usados para guardar carnes ou verduras na geladeira. E podem ficar tranquilos pois o saquinho não derrete.

Mais uma observação é com relação ao tempo de cozimento da pamonha no saquinho. Há pessoas que preferem a pamonha mais cremosa ou mais durinha. Então, de acordo com seu gosto, ajuste o tempo que a pamonha no saquinho ficar no fogo.

Preparamos nossa receita com 10 espigas de milho que renderam 10 pamonhas no saquinho.

Uma excelente plataforma para encontrar muitas ideias de receitas, decoração e caracterização é o Pinterest onde, com uma simples busca, você terá diversas fotos como inspiração. Usamos muito o Pinterest, inclusive como inspiração de fotos durante nossas viagens. Aproveite e nos siga por la também.

Mas agora nos conte, gostou da receita? Vai preparar essa delícia em sua casa? Tem alguma outra dica? Deixe seu comentário pois o Blog tem mais vida com a sua participação.

Ah, e não deixe de conferir nossos outros jantares temáticos do Projeto Viaje de Casa.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar