Viaje de Casa: Noite Mexicana, saiba como fazer.

Em tempos de quarentena e proibição de viagens, que tal trazer o destino até sua casa? Então, soltamos a criatividade em um jantar temático, organizamos nossa noite Mexicana e viajamos ao México através da música, culinária e dos trajes.

noite mexicana

Com o avanço do Coronavírus pelo mundo, fronteiras fechadas e proibições de viagens e de saídas na cidade, passar um tempo de qualidade em casa tem sido um desafio.

Inclusive, muitas pessoas estão precisando cancelar ou remarcar suas viagens devido as regras impostas para contenção do vírus.

Por isso, decidimos organizar jantares temáticos aos finais de semana como uma forma de nos divertir e saciar (um pouco) nossa vontade de viajar.

Além disso, nossa ideia é inspirar os leitores e seguidores a também experimentarem esse tipo de atividade e se divertirem, tanto nos assistindo, quanto fazendo em casa.

E se sua quarentena estiver sendo com várias pessoas, dá pra rolar uma Festa Mexicana incrível.

Aproveite para assistir aos vídeos de nosso super animado Jantar Mexicano, que estão no destaque do Instagram.


Veja aqui => Regras atualizadas para cancelar ou remarcar sua viagem devido o Coronavírus.


É possível viajar sem sair de casa?

O que você busca quando viaja? Conhecer a arquitetura local, gastronomia, música, cultura, costumes… Isso tudo é o que nos atrai em nossas viagens.

E grande parte dessas coisas podemos experimentar em casa, como por exemplo, ouvindo músicas regionais, assistindo a filmes ou séries, provando algum prato típico, se vestindo como os locais, e por ai vai.

Embora esse tipo de experiências não substitua as viagens reais, podem ser excelentes formas de distração e diversão durante a quarentena ou a qualquer tempo.

Antes, pensamos em fazer apenas um jantar mexicano e encerrar por ali mas a diversão foi tamanha, tanto para nós quanto para quem acompanhou, que decidimos viajar para novos destinos sem sair de casa.

Após esse, já tivemos uma Noite Italiana, Noite Japonesa, Jantar Árabe, Boteco Carioca, Noite Egípcia e Noite Portuguesa, e todas foram super divertidos.

pinterest noite mexicana
Salve esse Pin para encontrar o post depois

Aliás, filmes e séries também são ótimas maneiras de viajar sem sair de casa. O Blog Entre Mochilas e Malinhas fez um post indicando filmes e séries da Netflix para viajar com as crianças.

Alguns pratos que já preparamos e o link para as receitas:

Noite Mexicana

A princípio, escolhemos o México para nosso primeiro Jantar Temático devido a deliciosa gastronomia, alegria contagiante das músicas e pela cultura tão rica.

Então, para preparar nossa Noite Mexicana, começamos a pesquisar o que precisaríamos para que a experiência fosse completa.

Para isso, tivemos que encontrar uma playlist com músicas latinas (fácil), escolher uma receita de um prato típico, decorar o ambiente e nos caracterizar para entrar totalmente no clima.

noite mexicana jantar temático

E agora, vamos te mostrar como fizemos e te ajudar a organizar o seu Jantar Mexicano. Estan listos, muchachos?

Decoração para sua Noite Mexicana

Como já estivemos no México e trouxemos lembrancinhas do país, utilizamos nossa Caveira Mexicana como parte da decoração de nossa mesa.

caveira mexicana

Aliás, temos posts aqui no Blog mostrando tudo o que fizemos e conhecemos no México. Não deixe de conferir.

Usamos ainda na decoração, vasinhos de cactos que cultivamos, por ser uma planta típica do país.

cactos decoração jantar mexicano

Mas, se você não tiver cactos ou suculentas em sua casa, pode imprimir figuras divertidas encontradas facilmente na internet e colocar em quadrinhos.

Por fim, imprimimos bandeiras do México em dois tamanhos diferentes e colamos em palitos de dente e espetos de bambu.

decoração mesa noite mexicana

Você ainda pode usar toalhas ou jogos americanos coloridos, enfeites com detalhes de pimentas, vidros de molhos de pimenta, chapéu mexicano, figuras de Frida Kahlo, entre outros.

Uma excelente plataforma para encontrar muitas ideias de decoração é o Pinterest onde, com uma simples busca, você terá diversas fotos como inspiração. Usamos muito o Pinterest, inclusive como inspiração de fotos durante nossas viagens. Aproveite e nos siga por la também.

Roupa Mexicana

Esta é uma das partes mais divertidas da noite mexicana pois é quando você incorpora realmente o espírito e entra de cabeça no personagem.

Você pode optar por uma roupa típica mexicana, que carrega os tons da bandeira do México, ou seja, o branco, verde e vermelho.

Contudo, uma forma de representar o povo mexicano é com os trajes utilizados por eles no Dia de Los Muertos, a maior e mais famosa Festa Mexicana.

Neste dia, os mexicanos celebram com grande festa vez que acreditam que os mortos podem voltar do alem e ficar novamente perto de seus entes queridos.

Assim, se caracterizam como esqueletos com roupas coloridas e chapéus mexicanos. Uma forma de dizer que todos somos iguais e que as diferenças sociais não têm qualquer relevância diante da morte.

Aliás, estivemos em Playa del Carmen no Dia de Los Muertos e conseguimos curtir um pouco dessa festa tão tradicional para os mexicanos. Contamos tudo no post.

Uma das figuras mais famosas e inspirada é a Catrina Mexicana, a representação do esqueleto de uma dama da alta sociedade, que usa um vestido elegante, chapéu ou arranjo de flores na cabeça.

Então, para as mulheres, basta um vestido florido ou com cores vibrantes, um arranjo floral nos cabelos e a maquiagem da caveira mexicana.

Já os homens podem se vestir com roupas alegres, colete, um “bigodón” e claro, um chapéu mexicano. Como o Euclides não tinha o chapéu, nos adaptamos com o que tínhamos em casa. E amamos o resultado.

roupas e maquiagem mexicana
Detalhe para o mesmo vestido usado quando estivemos no México. kkk

Vale lembrar que, falar com sotaque também faz parte da caracterização e vai render boas risadas.

Música Mexicana

Encontrar músicas latinas para animar sua Noite Mexicana é uma das partes mais fáceis de se resolver.

Atualmente, com tantas plataformas de streaming como Spotify, Google Music, Deezer, entre outros, você pode ouvir playlists escolhidas conforme o estilo, artista e muitos outros filtros.

E o melhor é que você nem vai precisar escolher música por música e fazer download. Basta utilizar pesquisas de playlists que já compõem a plataforma utilizando termos como “música latina” ou “música mexicana”.

Além disso, você pode buscar vídeos de cantores mexicanos no YouYube e deixar os clipes rolando. Assim, além de ouvir as músicas, poderá aprender as coreografias e deixar a festa mexicana ainda mais animada.

Para se animar e começar a entrar no clima, assista esse vídeo com um resumão de nossa viagem ao México, com uma trilha sonora muito legal.

Comida Mexicana

Enfim, chegamos à parte mais gostosa de nossa viagem: a comida mexicana.

Como você deve saber, há um ramo específico que trata do turismo gastronômico e visa proporcionar experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, de maneira a valorizar a história, cultura e o meio ambiente de determinada região.

Então, quer melhor forma de viajar para o México do que saboreando alguma comida mexicana? Nossa escolha foi preparar Tacos Mexicanos. Mais tradicional, impossível.

Encontramos uma receita perfeita para sua noite mexicana, com ingredientes simples, muito saborosa, fácil de fazer e que pode ser adaptável a cada gosto. Anotem ai.

Receita de Tacos Mexicanos

Ingredientes da Massa:

  • 1 e ½ Xícara (chá) de Água
  • 10 Colheres (sopa) de Farinha de Milho fina
  • 2 Colheres (sopa) de Farinha de Trigo
  • 2 Colheres (sopa) de Azeite (manteiga ou óleo)
  • 1 Colher (chá) de Sal

Ingredientes do Recheio:

  • 350g Carne Moída
  • 1 Tomate Picado (s/ sementes)
  • 1 Colher (sopa) Extrato de Tomate
  • 5 Colher (sopa) de Milho verde
  • 1 Dente de Alho (picado)
  • 1 Pimentão Verde (pequeno) Picado
  • ½ Xícara (chá) de Bacon Picado
  • Salsinha e Cebolinha
  • Paprica Picante
  • Pimenta Chipottle (opcional)
  • Alface

Modo de preparo

Em uma panela, adicione a água, sal e azeite e deixe levantar fervura.

Após, adicione a farinha de milho e farinha de trigo e misture até a massa ficar homogênea e desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar um pouco.

Em uma superfície, polvilhe farinha de milho e comece a sovar, adicionando mais farinha aos poucos, até que a massa fique lisa e desgrude das mão. Reserve.

Abra a massa em uma superfície enfarinhada com farinha de milho e corte com ajuda de uma tigela ou tampa. A massa deve ficar fina, mas firme.

Em seguida, faça rolinhos de papel alumínio para moldar os tacos.

Depois que estiver com os discos prontos, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite aos poucos até ficarem levemente dourados.

Antes de esfriar, acomode os discos em cima dos rolos de alumínio e molde para que fique no formato desejado.

Leve ao forno pré aquecido a 220ºC por cerca de 30 minutos ou até ficarem crocantes.

Agora, vamos ao recheio: Em uma panela, frite o bacon em cubos até começar a soltar gordura. Após, junte a carne moída, frite rapidamente e adicione os temperos (alho, pimenta chipottle, pimenta do reino, paprica picante e sal).

Junte os outros ingredientes (extrato de tomate, milho, pimentão, tomate) e adicione cerca de 2 colheres (sopa) de água e deixe cozinhar até o tomate ficar murcho e a água secar bem.

Espere o recheio esfriar um pouco e monte como desejar, adicionando tiras de alface por cima.

tacos mexicanos

Para o recheio, você pode fazer substituições que desejar, como por exemplo, utilizando frango no lugar da carne. Como compramos farinha de milho em flocos, batemos no liquidificador para ficar fina conforme pede a receita.

Esta receita rende mais ou menos 6 tacos deliciosos.

Bebidas Mexicanas

O México é um país muito cultural, com diversas tradições, inclusive em suas bebidas típicas. E claro que isso também precisa fazer parte de sua Noite Mexicana.

Tequila

Primeiramente, começaremos para principal e mais característica bebida mexicana: a Tequila. A Tequila é o símbolo do México, uma bebida feita de agave-azul fermentado, uma planta nativa do Estado de Jalisco.

tequila noite mexicana

Com forte sabor de aguardente, a tequila é base para muitos drinks famosos, como por exemplo, a margarita. No entanto, o famoso shot apenas com sal e limão é uma ótima escolha.

Cerveja

O México é um dos maiores consumidores e produtores de cerveja, em especial, as cervejas pilsen.

Mas os mexicanos usam a criatividade e, não apenas consomem a cerveja pura, como também utilizam como base para drinks.

A Michelada, por exemplo, é uma bebida que leva Molho de pimenta (tipo Tabasco), Molho inglês, suco de limão, cerveja e gelo, além de sal e pimenta em pó na borda do copo.

A Michelada divide opiniões quando ao gosto mas é bastante consumida nos bares mexicanos e vem ganhando adeptos ao redor do mundo.

Águas Frescas


Se acaso você é do time que não ingere bebidas alcoólicas, ainda assim poderá ter o que consumir em sua Noite Mexicana.

As águas frescas são bebidas de sabor bem sutil, à base de água, suco de frutas, açúcar e eventualmente cereais, sementes, ervas e flores comestíveis.

A bebida mexicana pode ser preparada com várias frutas, como tamarindo, manga e goiaba. Contudo, a mais famosa é a Água de Jamaica, preparada a partir da infusão de chá da flor de hibisco.

As águas frescas são consumidas geladas e servem para refrescar o corpo em climas quentes, bem como para equilibrar no calor dos pratos apimentados.

Licuados

Por fim, mais uma opção para quem não gosta de bebidas alcoólicas, os licuados nada mais são do que sucos de frutas tropicais batidos com leite ou iogurte.

Muito comum encontrar a bebida em barraquinhas, quiosques e carrinhos pelas cidades mexicanas. Uma opção gostosa, refrescante e colorida para deixar sua noite mexicana ainda mais linda.

Pronto para sua Noite Mexicana?

Agora que você já sabe como organizar seu Jantar Mexicano, basta adaptar a seus gostos pessoais e trazer o México para dentro de sua casa.

Com as sugestões que fizemos na decoração, você poderá incluir itens pessoais que tenha em casa para dar um charme maior no ambiente.

Apesar de não ser uma substituição para viagens reais, essa pode ser uma forma bem gostosa de passar o tempo com sua família, provando delicias mexicanas e claro, com muita diversão.

noite mexicana tequila

Então, mãos na massa para organizar sua Noite Mexicana. Estamos na torcida para que seja incrível, como foi a nossa.

Mas agora me conte, o que achou das dicas? Tem mais alguma sugestão para enriquecer essa experiência? Deixe seu comentário pois o Blog tem mais vida com a sua participação.

Ah, e não deixe de conferir nossos outros jantares temáticos do Projeto Viaje de Casa.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Carambaaa, como é que eu ainda não tinha pensado em fazer uma noite mexicana aqui em casa?!?! hahaha
    Adorei a ideia! Até porque as comilanças do México são uma das minhas favoritas no mundo todo!
    Que demais e que saudades deste país!
    Vou aproveitar que tenho que ir hoje a mercado e já vou comprar os ingredientes! Depois volto pra contar se acertei na mão pois cozinhar não é muito a minha praia! hehehe

    Abraço

  2. Que delicia essa noite mexicana. Comida mexicana está entre as minhas favoritas.
    Outro dia compramos doritos e comemos com carne moída aqui em casa, hahha. Quero ir para o México em breve, e experimentar lá essa gastronomia.

  3. Que divertida e criativa essa noite mexicana temática!!! Adorei a ideia e tudo que vocês colocaram em prática. Além de tudo ajuda a sonhar e viajar para este país incrível né?! Sem sair de casa.

    Estive no México durante a festa do dia dos mortos. Não só na região de Yucatán como vocês, mas também em Jalisco onde ela é muito forte e DF. Foi uma experiência sensacional!

    Sobre a comida mexicana. Adoro! Gosto inclusive de suas versatilidade porque posso fazer pratos incríveis sem carnes: sou vegetariana. :)

  4. Ahhhh! Que delícia, casal! Uma noitada mexicana pra lá de super produzida!!! Vou correndo conferir essa farra nos destaques! Já fizemos algumas noites temáticas aqui mas não chegou nem perto dessa super produção rs… Amei! Bjos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar