Noite Italiana em casa: uma viagem completa

Que tal viajar para a Itália através da música, culinária e dos trajes típicos? Essa foi mais uma edição do Projeto Viaje de Casa. Uma Noite Italiana com direito a receita tradicional de pizza napolitana e de sobremesa, Tiramisu.

noite italiana em casa

Durante a quarentena obrigatória devido ao avanço do Coronavírus pelo mundo, as proibições de viagens e de saídas na cidade se mantém pela segurança de todos.

Então, para passar um tempo de qualidade em casa, criamos o Projeto Viaje de Casa onde, todos os sábados, elaboramos um jantar temático remetendo a algum destino.

Já “viajamos” para o México, Japão, Países Árabes, Rio de Janeiro, Egito, Portugal, São João do Nordeste, Rio Grande do Sul, Goiás, sempre preparando algum prato típico, buscando bebidas regionais e nos caracterizando.

Aliás, você pode assistir aos vídeos de nossos jantares temáticos pois estão nos destaques do Instagram.

A nossa ideia com esses jantares é, além de nos divertir, inspirar os leitores e seguidores a também experimentarem esse tipo de experiência e se divertirem, tanto nos assistindo, quanto preparando suas noites temáticas em casa.


Veja aqui => Regras atualizadas para cancelar ou remarcar sua viagem devido o Coronavírus.


É possível viajar sem sair de casa?

Quando viajamos, buscamos conhecer a arquitetura local, gastronomia, música, cultura, costumes.

Euclides noite italiana pizza napolitana

E grande parte dessas coisas podemos experimentar em casa, como por exemplo, ouvindo músicas regionais, assistindo a filmes ou séries, provando algum prato típico, se vestindo como os locais, e por ai vai.

Embora esse tipo de experiências não substitua as viagens reais, podem ser excelentes formas de distração e diversão durante a quarentena ou a qualquer tempo.

E foi a forma que descobrimos de fazer nossas baladinhas de sábado a noite, com temas que mais amamos: VIAGENS.

Curtimos tanto essas noites temáticas que já tivemos Noite Mexicana, Noite Japonesa, Jantar Árabe, Boteco Carioca, Noite Egípcia e Noite Portuguesa, Festa de São João, Noite Gaúcha e Noite Goiana, todas super divertidas.

Alguns pratos que já preparamos e o link para as receitas:

Noite Italiana

A Itália foi um dos países que mais nos encantou durante nossas viagens pelo mundo. Então, nada mais justo do que homenagear esse país incrível e aproveitar para matar saudades.

Para isso, escolhemos dois pratos que, além de tipicamente italianos, são deliciosos: A pizza napolitana e o Tiramisu.

jantar italiano pizza e tiramisu viaje de casa

Cardápio decidido, buscamos uma playlist com músicas italianas no Spotify, decoramos o ambiente e nos caracterizamos tentando parecer da “máfia italiana”. Acha que conseguimos?

noite italiana fantasia mafia italiana

Mas vamos ao que interessa: saiba como organizar sua Noite Italiana.

Decoração para sua Noite Italiana

Temos o costume de trazer lembrancinhas dos lugares que visitamos, geralmente, pratinhos, imãs e enfeites. Portanto, como tínhamos alguns itens da Itália, os utilizamos na decoração de nossa mesa.

Aliás, temos posts aqui no Blog mostrando como foi nossa viagem pela Itália. Não deixe de conferir.

Aproveitamos que o macarrão é algo típico da Itália e também usamos na decoração, bem como o xadrez vermelho das cantinas italianas.

Por fim, imprimimos bandeiras da Itália em dois tamanhos diferentes e colamos em palitos de dente e espetos de bambu.

decoração noite italiana

Você ainda pode usar toalha ou jogo americano xadrez nas cores vermelha ou verde, flores e objetos nas cores vermelha, verde e branca, velas, objetos de madeira, vidros de azeite, queijos e por ai vai.

noite italiana decoração da mesa

Uma excelente plataforma para encontrar muitas ideias de decoração é o Pinterest onde, com uma simples busca, você terá diversas fotos como inspiração. Usamos muito o Pinterest, inclusive como inspiração de fotos durante nossas viagens. Aproveite e nos siga por la também.

Roupa Italiana

A parte mais divertida do Jantar Temático é quando você se caracteriza com trajes típicos do país. E para uma Noite Italiana, o que não faltam são opções de roupas e acessórios.

Você pode optar por uma roupa típica italiana, que carrega os tons da bandeira do Itália, ou seja, o branco, verde e vermelho.

Outra opção bem divertida é utilizar as Máscaras Venezianas e as roupas glamurosas típicas do carnaval de Veneza.

mascara veneziana italia

Entretanto, nossa escolha foi com base nas roupas dos Mafiosos Italianos, a famosa “moda gangster”.

Segundo comentários, o Euclides estava mais para o Luigi, irmão do Mario Bross. Será?

fantasia italiana

Para entrar no personagem, não se esqueça de utilizar expressões italianas com um bom sotaque. Certamente renderá boas risadas.

Música Italiana

Encontrar músicas italianas para animar sua Noite Italiana será uma das partes mais fáceis de se resolver.

Atualmente, contamos com diversas plataformas de streaming como Spotify, Google Music, Deezer, entre outros. Nelas, você pode ouvir playlists escolhidas conforme o estilo, artista e muitos outros filtros.

Aliás, uma das melhores coisas é que você nem vai precisar escolher música por música e fazer download. Basta utilizar pesquisas de playlists que já compõem a plataforma utilizando termos como “música italiana”.

Além disso, você pode realizar buscas pelo nome de cantores e encontrar alguns com todas as músicas gravadas por ele disponíveis na plataforma.

Algumas músicas que remetem à Itália são aquelas trilhas sonoras de filmes, como por exemplo, o filme Cartas para Julieta, que ouvimos muito quando estivemos em Verona, a cidade de Romeu e Julieta.

ARENA-VERONA-1

Outra opção é procurar vídeos de cantores italianos no YouYube e deixar os clipes rolando.

Aproveite para assistir aos vídeos de nossa noite italiana no Instagram e ver como foi animada.

Culinária Italiana

Finalmente chegamos à parte mais deliciosa de nossa viagem: o Jantar Italiano.

pizza italiana tradicional receita

Uma viagem gastronômica vai muito além de apenas comer algum prato típico. Visa proporcionar experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, de maneira a valorizar a história, cultura e o meio ambiente de determinada região.

Então, para homenagear o prato italiano mais conhecido pelos brasileiros, escolhemos uma receita tradicional de pizza napolitana.

E de sobremesa, um delicioso Tiramisu, prato criado na cidade de Treviso, terra dos antepassados do Euclides que tivemos o prazer de conhecer.

tiramisu jantar italiano

As receitas são fáceis de preparar e contam com ingredientes simples, comumente encontrados. Anotem ai.

Receita da verdadeira Pizza Italiana

Conforme consta, a pizza marguerita teve sua história iniciada em 1889, quando o rei da Itália Umberto I e a Rainha Margherita de Savóia, visitaram a cidade de Nápoles e decidiram provar a iguaria famosa na região.

A fim de agradar a realeza, o pizzaiolo resolveu cobrir a pizza com tomates, mussarela e manjericão, uma forma de homenagear as cores da bandeira da Itália.

pizza italiana margarita napolitana

Além disso, batizou a pizza, feita especialmente para os reis, com o nome da Rainha: Margherita. O sucesso se mantém até hoje já que, praticamente todas as pizzarias tem o sabor em seus cardápios.

Ingredientes da Massa:

  • 400 gramas de farinha de trigo tipo “0”
  • 200 ml de água morna
  • 20 gr de azeite de oliva
  • 10 gr de fermento fresco
  • Uma pitada de açúcar para ativar o fermento
  • 8 gr de sal
  • Farinha para a bancada
ingredientes pizza italiana tradicional

Ingredientes do Molho de tomate

  • 600 g de tomates pelados maduros (pode ser em lata)
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de orégano (fresco, de preferência)

Ingredientes do Recheio – Pizza Marguerita:

  • Molho de tomate
  • Fatias de queijo muçarela
  • Tomates frescos em fatias
  • Manjericão fresco
  • Orégano

Modo de preparo

A princípio, misture a água morna, o açúcar e o fermento e deixe repousar por alguns minutos para fermentar. Após o crescimento da mistura, acrescente a farinha de trigo, o sal e o óleo.

Sove a massa em uma superfície por cerca de 10 minutos ou até obter uma massa elástica e lisa.

preparo massa da pizza italiana

Faça uma bola com a massa e coloque em uma tigela limpa, levemente untada com óleo.

preparo massa pizza italiana original margarita

Cubra a massa com um pano de prato úmido ou com plástico filme, deixando descansar por cerca de 2 horas ou até que a massa dobre de tamanho. O ideal é escolher um local quente e úmido.

Em locais ou dias frios, aqueça o forno até que fique uma temperatura morna e após, desligue o forno. Coloque o recipiente coberto com o pano ou plástico dentro do forno, feche a porta e deixe a massa descansar.

Você pode encher uma assadeira com água fervente e deixar dentro do forno, na prateleira mais baixa, para umidificar o ambiente.

Depois do crescimento, sove a massa por mais um tempo e divida, em duas partes, se quiser duas pizzas grande, ou em quatro partes para quatro pizzas menores.

Em seguida, leve para a segunda fermentação, onde as massas deverão descansar por mais 1 hora.

Depois disso, a massa estará pronta para montagem da pizza. Nesta etapa, tente não amassar a massa para que não fique elástica e difícil de abrir.

Montagem da Pizza

Abra a massa com um rolo e modele conforme seu gosto (redonda ou quadrada), deixando as bordas ligeiramente mais altas.

Unte a forma com azeite de oliva e acomode a massa com a ajuda dos dedos.

receita pizza italiana tradicional

Espalhe o molho, a muçarela, as fatias de tomate, o orégano e leve para assar em temperatura média.

culinaria italiana pizza margarita

O tempo varia de forno para forno mas, quando as bordas estiverem douradas, a pizza estará assada.

jantar italiano

Após retirar a pizza do forno, decore com as folhas de manjericão.

Buon appetito!!!

Tiramisu

A culinária italiana é de lamber os “beiços” com tantos sabores e pratos típicos deliciosos. E para que sua Noite Italiana seja um sucesso, vamos completar o menu com um doce tradicional.

receita sobremesa tiramisu

Quando o assunto é sobremesa, um dos destaques ficam por conta do Tiramisu, que foi criado na cidade de Treviso. É possível traduzir o nome do doce como “levanta-me”, já que é bastante energético.

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 100 ml de café forte sem açúcar
  • 100 ml de Rum ou algum licor
  • 250 g de queijo mascarpone ou cream cheese
  • 150 g de açúcar
  • 200 g de palitos de La Reine (bolacha champanhe)
  • Cacau em pó sem açúcar

Modo de preparo do Tiramisu

Primeiramente, prepare o café, misture com o rum e deixe esfriar.

Bata as gemas com 100 g de açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte o queijo ao creme e misture suavemente.

Em outra tigela, bata as claras em neve, acrescentando aos poucos o restante do açúcar. Incorpore as claras delicadamente ao preparo anterior e reserve.

Passe rapidamente a bolacha pela mistura de café e rum para umedecer. Não deixe a bolacha encharcada pois o sabor do rum pode ficar muito forte e sobressair os demais sabores da sobremesa.

Na montagem, comece distribuindo as bolachas no fundo de um refratário e após, cubra com o creme. Intercale novamente, finalizando com o creme. Você pode decorar o topo do Tiramisu utilizando sacos de confeitar.

Em seguida, com a ajuda de uma peneira, polvilhe cacau em pó. Por fim, Leve à geladeira por pelo menos 6 horas.

tiramisu

Buon appetito mais uma vez.

Bebidas para sua Noite Italiana

A Itália tem tradição em algumas bebidas que ficaram mundialmente conhecidas e por isso, sua noite italiana tem que ser regada a sabores da Itália.

Aperol Spritz

O Aperol Spritz é o coquetel mais famoso na Itália e chegou a ser eleito o drink do verão pelo The New York Times por ter uma característica refrescante.

Muito tradicional em todo o país e encontrado em praticamente todos os bares e restaurantes, é comum ser consumido como aperitivo e nos horários do happy hour.

O drink leva três partes de prosecco (75 ml), duas partes de Aperol (50 ml)e uma parte de água com gás (25 ml). Use uma taça grande, adicione gelo e misture os ingredientes, finalizando com uma rodela de laranja.

Prosecco

Com sabor leve e frutado, o Prosecco é originalmente produzido na Província de Treviso e segue uma série de exigências para garantir sua qualidade.

Uma dessas exigências é de que a produção seja em uma determinada zona que inclui algumas províncias da região do Vêneto, nos arredores de Treviso.

Nos anos 90, o espumante ganhou status de elegância quando os produtores descobriram seu potencial e o mercado internacional percebeu o quanto o vinho leve e frutado era versátil.

Além dos preços competitivos, o prosecco pode ser consumido como aperitivo antes das refeições ou ainda acompanhar pratos à base de peixes, queijos frescos, sobremesas ou pratos de sabor delicado.

Sem dúvidas que sua noite italiana será deliciosa se for regada a Prosecco.

Ademais, somente nesse post te demos dois excelentes motivos para incluir Treviso em seu roteiro. Mas, se ainda não está convencido, confira um post com 9 motivos para conhecer Treviso e se apaixone pela “pequena Veneza”.

Vinho

A relação entre o vinho e a Itália vem desde sua formação histórica, sendo difícil pensar no país sem remeter à bebida. Tamanha tradição fez com que os vinhos italianos estejam entre os melhores do mundo.

vinho noite italiana

Então, mais uma boa pedida é ter um bom vinho acompanhando e animando sua noite italiana.

Pronto para sua Noite Italiana?

Embora não seja uma substituição para viagens reais, uma noite italiana é uma forma gostosa de se divertir, de passar um tempo de qualidade com a família e amigos.

Além da diversão, você viajará nos sabores, sons, ritmos e imagens da Itália. Então, partiu embarcar nessa viagem de casa?

Não deixe de nos acompanhar no instagram pois lá, publicamos tudo sobre nossos jantares temáticos, entramos ao vivo para conversar e deixar que os seguidores também participem e se divirtam conosco. Te esperamos por la.

noite italiana viaje de casa

Mas agora nos diga o que achou de nossa Noite Italiana. Tem mais alguma sugestão para enriquecer essa experiência? Deixe seu comentário pois o Blog tem mais vida com a sua participação.

Ah, e não deixe de conferir nossos outros jantares temáticos do Projeto Viaje de Casa.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Que delícia essa ideia da noite italiana!
    Vou aproveitar que estou me aventurando mais vezes na cozinha para arriscar um Tiramisu!
    A pizza acho que vou comprar mesmo… hahahaha
    Mas fazendo uma boa decoração e colocando uma trilha sonora tá valendo, né?! hehehe

    Abraço!

  2. eu morri de rir com as fotos! Achei incrível essa ideia que vocês tiveram de uma noite italiana pra gente viajar de casa. Amei real! Já anotei aqui a receita da massa da pizza pra fazer, acho que eu só não vou conseguir fazer as bandeirinhas, pq sinceramente? vou estar com muita fome esperando a pizza sair do forno hehehe Obrigada casal :D (só não anotei do tiramisu pq precisa de algum licor e eu não tenho nenhum em casa agora hehe só na próxima ida ao mercado vai rolar hehe)

  3. hahaha que ótima ideia! Não sabia que vcs estavam fazendo isso toda semana e já li tb o post sobre a noite mexicana! Estão arrasando nas comidas, decorações, etc! Fazer noites temáticas de países tb é uma ideia legal para comemorar aniversários qnd a pessoa gosta muito de um lugar, mesmo dps q a quarentena terminar rs

  4. Gente, AMEI esse post! Morri de rir com vcs caracterizados! Já peguei a receita do tiramisu para preparar uma noite italiana aqui em casa também! Os pratos ficaram lindos…. Abriu o apetite! O aperol spritz me traz muitas recordações da Itália. Definitivamente, a melhor maneira para se lembrar de uma viagem! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar