Tour Virtual: Nova forma de viajar durante a quarentena

Em tempos de isolamento social e proibição de viagens, a internet ganhou novas versões com a chegada do tour virtual, que permite conhecer destinos, visitar museus e viver experiências seguras no conforto do seu lar.

SAFARI NA AFRICA TOUR VIRTUAL

Como o turismo ficou impraticável atualmente por conta das restrições decorrentes da pandemia do coronavírus, alguns apaixonados por viagens tem buscado alternativas para explorar novos lugares de forma segura.

A internet assumiu o papel de “janelas para o mundo” e diversas oportunidades surgiram a fim de suprir a vontade de viajar.

Essas viagens virtuais em tempos de isolamento são excelentes alternativas para se divertir, conhecer novos lugares e assim, preservar a mente ativa.

Como resultado, uma forma segura, econômica e divertida de viajar sem sair de casa, fazendo um tour virtual para conhecer museus, exposições, e até mesmo, se aventurar em um Safari. Para isso, basta apenas imaginação.

É possível viajar sem sair de casa com um tour virtual?

O que você busca quando viaja? Conhecer a arquitetura local, história, gastronomia, música, cultura, costumes… Isso tudo é o que nos atrai em nossas viagens.

E grande parte dessas coisas podemos experimentar em casa, como por exemplo, ouvindo músicas regionais, assistindo a filmes ou séries, provando algum prato típico, se vestindo como os locais, e por ai vai.

Tanto é verdade que criamos o Projeto Viaje de Casa onde realizamos jantares temáticos inspirados em destinos. Aos finais de semana, escolhemos algum canto do mundo, preparamos pratos típicos, nos vestimos a caráter e embarcamos nessa viagem, compartilhando tudo em nosso instagram.

NOITE GAUCHA JANTAR TEMÁTICO
Noite Gaúcha

E assim, já viajamos de casa para o MéxicoItália, Japão, Países Árabes, Rio de Janeiro, Egito, Portugal, Nordeste, Rio Grande do Sul, Goiás.

Com a indústria do turismo paralisada, diversas oportunidades de realizar tour virtual surgiram durante a quarentena.

Embora esse tipo de experiências não substitua as viagens reais, podem ser excelentes formas de distração e diversão durante a quarentena ou a qualquer tempo.

A ideia é tão boa que nosso Projeto Viaje de Casa foi exibido em rede nacional no Programa Hoje em Dia da TV Record. Para assistir a matéria, basta clicar aqui.

programa hoje em dia tour virtual

Tour Virtual

Mesmo com museus, galerias, prédios históricos e atrações turísticas fechadas temporariamente, ainda é possível passear por esses lugares sem nem sair de casa. Esse é o objetivo do tour virtual.

Muitas pessoas tiveram que cancelar suas viagens devido ao Coronavírus, e isso acaba gerando uma certa frustração por não realizar aquele sonho que já estava programado.

Além disso, inúmeras famílias estão com crianças em casa, impedidas de ir para a escola ou brincar com os amigos. E haja criatividade para controlar a ansiedade e energia das crianças.

Para todas essas situações, o tour virtual pode ser uma alternativa interessante de descontração. Por isso, deixaremos abaixo algumas sugestões de tour virtual para você se aventurar em casa.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare os preços e Compre online na Confidence Câmbio.
Ganhe desconto com o Cupom CASALABORDO

Se tiver dúvidas sobre qual a melhor forma de levar moeda estrangeira para uma viagem internacional, seja em espécie, cartão pré-pago ou cartão de crédito, tem post no blog sobre o assunto.

1 – Safari na África

Já pensou em fazer um Safari na África ao vivo diretamente do seu sofá? Saiba que isso é possível e mais, é um tour virtual muito emocionante.

A África do Sul está no topo de nossa lista de desejos e não vemos a hora dessa viagem sair do papel. Mas enquanto isso não acontece, resolvemos sentir o gostinho de como acontece um Safari na África por meio de um tour virtual.

safari na africa tour virtual
Safari de casa com direito a um leãozinho fofo

A primeira opção é o site Africam.com, onde diversos canais ao vivo são disponibilizados 24 horas por dia, gratuitamente. Esses canais transmitem imagens de câmeras espalhadas por diversas partes da selva africana.

Então, você poderá assistir o cotidiano de animais selvagens diversos, como elefantes, leões, zebras, leopardos, aves e muito mais.

Outra opção é acompanhar um safári ao vivo através do Canal do YouTube andBeyond. O canal apresenta um verdadeiro safári pela África em três horários diários, onde os guias percorrem o deserto mostrando tudo para os telespectadores, como se estes estivessem dentro do carro em sua companhia.

safari na africa tour virtual

A emoção está justamente em ser surpreendido com a aparição de animais selvagens pelo caminho, contando com a narração do guia. Vale muito a pena.

2- Egito

Que tal fazer um tour virtual por museus e sítios arqueológicos do Egito? Sim, isso é possível.

O Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito disponibilizou uma série de visitas virtuais que fazem parte da campanha “Experimente o Egito em casa. Fique em Segurança”.

Portanto, você pode realizar, do conforto do seu lar, um tour virtual pelo túmulo do Faraó Ramesses VI, ver os detalhes das inscrições e pinturas nas paredes e tetos, esculturas e a própria tumba.

tumulo do faraó ramesses tour virtual
Imagem do tour virtual pelo túmulo do Faraó Ramesses VI

Segundo informativo do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, graças à tumba de Ramsés VI, a tumba de Tutancâmon foi descoberta em 1922, com todos os seus tesouros mundialmente famosos.

Outros locais que também contam com tour virtual são o túmulo de Menna na Necrópole de Theban, a tumba da Rainha Meresankh III, o Monastério Vermelho e a Mesquita Medieval e Madrassa do Sultão Barquq.

Imagem do tour virtual pela Mesquita Medieval e Madrassa
Imagem do tour virtual pela Mesquita Medieval e Madrassa

Além disso, é possível fazer um tour virtual pela Pirâmide de Djoser, a primeira pirâmide construída da antiga civilização egípcia.

Aliás, nós fizemos esse tour virtual com direito a Jantar temático com músicas locais, comidas típicas e claro, uma boa caracterização.

Jantar Egípcio no Projeto Viaje de Casa
Jantar Egípcio no Projeto Viaje de Casa

Foi um dos jantares mais divertidos que fizemos e você pode conferir como foi la no instagram.

3- Museu do Louvre

O Museu do Louvre é um dos museus mais famosos e visitados do Mundo e o maior da França, com suas mais de 350 mil obras, das quais 35 mil são expostas ao público.

Sem dúvidas, um dos locais que mais encanta os visitantes de Paris, vez que é passeio obrigatório para quem conhece a Cidade Luz.

E durante a quarentena, é possível conhecer algumas das galerias e exposições do Museu do Louvre através de um tour virtual super completo.

Tour Virtual do Museu do Louvre em Paris
Tour Virtual do Museu do Louvre em Paris

Mas uma das atrações mais visitadas do Museu, a icônica Mona Lisa, obra de Leonardo Da Vinci, também pode ser vista durante o tour virtual.

Contudo, necessário se faz baixar o aplicativo “Mona Lisa: Beyond the Glass” (para Android, baixe aqui) ou “La Joconde en VR” (para iOS, baixe aqui) para viver uma experiência de realidade virtual.

O tour virtual pelo Museu do Louvre é uma excelente oportunidade para conhecer o famoso Museu mas também, para relembrar uma visita já feita. Divirta-se.

=> Aproveite para saber algumas dicas para viajar mais gastando menos.

4- Capela Sistina

Nada menos que a atração mais concorrida do Vaticano, a Capela Sistina também está aberta para visitação por meio de um tour virtual mais que especial.

Quando estivemos na Itália, visitar a Capela Sistina era uma prioridade para nós, tamanha sua beleza e importância. Confesso que foi emocionante contemplar o teto mais famoso do mundo, feito por Michelangelo ao longo de 4 anos de trabalho.

Uma das maiores obras de arte do Vaticano e do mundo, a Capela Sistina é também o templo onde, desde 1492, acontecem os Conclaves para escolha do novo Papa.

Tour virtual pela Capela Sistina
Tour virtual pela Capela Sistina

O tour virtual pela Capela Sistina te dá a oportunidade de contemplar todos os afrescos de Michelangelo, bem como de outros artistas como Sandro Botticelli, Pietro Perugino, Pinturicchio, Domenico Ghirlandaio, Cosimo Rosselli e Luca Signorelli.

5- Anne Frank House

Um dos Museus mais populares da cidade de Amsterdam, na Holanda, o Anne Frank House guarda a triste história de uma garota de 13 anos, de família judia, que se mudou para a Holanda para fugir da perseguição nazista.

Durante 2 anos, Anne e mais 7 pessoas viveram escondidas, no escuro e no maior silêncio, no local onde atualmente funciona o Museu. A difícil e dolorosa rotina foi narrada por Anne em seu Diário, até o dia em que foram denunciados e presos.

O Diário de Anne Frank visto no Tour Virtual
O Diário de Anne Frank visto no Tour Virtual

A visita ao Museu Casa de Anne Frank é passeio imperdível para quem visita Amsterdam. Entretanto, todos podemos conhecer o local através do Tour Virtual Anne Frank House, a partir de nosso sofá.

Além disso, uma série de 15 episódios sobre Anne Frank são exibidos no Canal do Youtube do Museu. Os personagens, locais e eventos mostrados nos vídeos são baseados nas cartas do diário de Anne Frank.

6- Muralha da China

A Muralha da China é mais um lugar icônico que você pode conhecer do conforto do seu lar através de um tour virtual.

Devido a Pandemia do Coronavírus e muitas viagens canceladas, a empresa de turismo local The China Guide desenvolveu um tour virtual da Muralha da China para que as pessoas possam explorar a atração em segurança.

Tour Virtual pela Muralha da China
Tour Virtual pela Muralha da China

Tombada como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1987 e considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, a visita virtual pela Muralha da China permite observar os detalhes da construção, considerada uma das mais majestosas do mundo.

O tour virtual acontece por meio de imagens em 360° de diferentes pontos da Grande Muralha. Além disso, o site conta a história da Muralha da China, mostra como fica o local nas diferentes estações do ano e ainda fornece informações de caminhadas e como acessar a Muralha, que tem mais de 21 mil km de extensão.

Muralha da China no Inverno mostrada no tour virtual
Muralha da China no Inverno mostrada no tour virtual

Certamente, uma grande e linda viagem para você se aventurar diretamente de sua casa.

7- Yosemite National Park

O Yosemite National Park é o parque mais famoso e mais visitado da Califórnia, e um dos mais visitados do país.

Tunnel View, o mirante mais famoso de Yosemite
Tunnel View, o mirante mais famoso de Yosemite

Localizado na Sierra Nevada, o Yosemite National Park possui uma área que cobre mais de 3.000 km2. O parque, que recebe anualmente mais de três milhões de visitantes, ganhou fama depois que registros incríveis do fotógrafo Ansel Adams rodaram o mundo.

Sem dúvidas, foi um dos lugares mais incríveis que visitamos durante nossa Roadtrip de Motorhome pelo Oeste Americano.

De Motorhome no Yosemite National Park
De Motorhome no Yosemite National Park

Considerado para muitos escaladores como a meca da escalada, o Yosemite National Park possui diversos desníveis, com altitudes variando entre 600m acima do nível do mar, no leito do Rio Merced, até os 4.000m de altitude no cume do Monte Lyell.

Essas diferenças de altura também são encontradas nos mais de 1.200 km de trilhas do Yosemite National Park.

Mas, como neste momento não é possível explorar o parque pessoalmente, a alternativa é apreciar as paisagens e as vistas incríveis através do Tour Virtual pelo Yosemite National Park.

Mapa geral do tour virtual pelo Yosemite National Park
Mapa geral do tour virtual pelo Yosemite National Park

Além disso, é possível ouvir o som e ativar as legendas com informações detalhadas sobre cada ponto do parque. Sem dúvidas, uma viagem completa.

E para saber como foi nossa viagem real para o parque, confira o post exclusivo sobre o Yosemite National Park.

7- Museus dos Estados Unidos com tour virtual

Se acaso você curte visitar Museus, vai gostar dessa seleção de museus dos Estados Unidos que disponibilizaram tour virtual para seus visitantes.

Um dos maiores e mais completos museus de Nova York, o Metropolitan Museum of Art permite a visita em um tour virtual super interessante, com direito a trilha sonora.

Além desse, você pode optar pelo tour virtual do Museu de Belas Artes de Boston bem como o do Getty Museum de Los Angeles.

Dos famosos Museus de Washington, há o tour virtual do National Gallery of Art, do National Air and Space Museum e do Museu Nacional de História Natural Smithsonian.

Já o Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos, conta com uma grande variedade de armas e aeronaves militares, inclusive aviões presidenciais. No tour virtual do museu, é possível passear pelas galerias do hangar bem como pelos jardins e memoriais.

Tour virtual pelo Museu da Força Aérea dos Estados Unidos
Tour virtual pelo Museu da Força Aérea dos Estados Unidos

Por fim, o tour virtual da Nasa, onde é possível explorar Aeronáutica e hangares, ciência atmosférica, tecnologia espacial e mudança cultural e revitalização. Estão disponíveis o tour virtual pela Langley Research Center (Virginia) e Glenn Research Center (Ohio).

9- Museus Brasileiros com tour virtual

O Brasil também entrou no clima da tecnologia e alguns museus disponibilizaram tour virtual para que visitantes conheçam seus acervos de casa.

Começamos pela Pinacoteca de São Paulo, já que é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. A Pinacoteca tem disponível dois tipos de tour virtual para seus visitantes que podem ser acessados pelo site Iteleport.com, bem como pelo Google Arts and Culture.

Tour Virtual da Pinacoteca de São Paulo
Tour Virtual da Pinacoteca de São Paulo

Ainda pelo Google Arts and Culture, outros museus de São Paulo possuem tour virtual, como por exemplo, o MASP e o Museu do Futebol, bem como o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Já no Rio de Janeiro, é possível conhecer o Museu Nacional, o Museu do Amanhã e o Museu Imperial.

Tour virtual pelo Museu Imperial
Tour virtual pelo Museu Imperial

Em São Paulo, o Museu Casa de Portinari, disponibilizou um tour virtual pela antiga residência de Cândido Portinari, local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.

Por fim, o tour virtual do Instituto Inhotim em Brumadinho – MG, permite passear pelas galerias dedicadas a exposições individuais de artistas e pelas obras externas permanentes.

Jardins do Instituto Inhotim vistos através do tour virtual
Jardins do Instituto Inhotim vistos através do tour virtual

10 – Cirque du Soleil

Para encerrar nossa lista de tour virtual para curtir em casa durante a quarentena, que tal assistir a um espetáculo do majestoso Cirque du Soleil?

Já tivemos a oportunidade de assistir a dois espetáculos do Cirque du Soleil, em Orlando e em Playa del Carmen, no México. Em ambas as oportunidades, saímos encantados com tantos detalhes e beleza.

Então, para não se afastar de seu público durante a quarentena, o Cirque du Soleil lançou uma plataforma digital chamada Cirque Connect.

Cirque Connect tour virtual
Cirque Connect

Na plataforma, diversos espetáculos estão disponível gratuitamente, bem como aulas de condicionamento físico, maquiagens entre outros assuntos.

Tour Virtual: Considerações finais

Sem dúvidas, ninguém estava preparado para passar tanto tempo em casa, como tem ocorrido durante a Pandemia do Coronavírus. Isso acaba desmotivando pessoas que tiveram seus planos de viagem cancelados, bem como aquelas que não sabem que tipo de atividade fazer.

Importante ter algo para se distrair, ter momentos de leveza longe dos noticiários, pois desta forma, conseguimos manter nossa mente saudável.

pizza italiana
Preparando uma tradicional pizza italiana

Por isso, diversos Museus, empresas e atrativos criaram o tour virtual para ser uma forma de entretenimento em local seguro.

Então, agora que você já conheceu diversas maneiras de viajar e se divertir sem sair de casa, aproveite para explorar essas plataformas e compartilhar com amigos e familiares.

Esperamos que esse momento passe logo para que possamos voltar a desbravar o mundo de forma real, ao vivo e a cores.

Mas lembre de quando isso tudo passar, não viaje, principalmente para o exterior, sem um bom Seguro Viagem. Fizemos um post mostrando as diferenças entre um Seguro Viagem contratado e o Seguro do Cartão de Crédito. Não deixe de conferir.

Por fim, se cuidem.

Mas agora me conte, tem mais alguma dica de tour virtual para compartilhar conosco? Gostou das opções aqui apresentadas? Deixe seu comentário pois o Blog tem mais vida com a sua participação.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar