Descubra a beleza natural exuberante de Embalse El Yeso, um reservatório de água de tirar o fôlego localizado na cordilheira dos Andes, no Chile. Com águas cristalinas que variam de cor entre o verde esmeralda e o azul turquesa, rodeado por montanhas imponentes e picos nevados, Embalse El Yeso é um destino turístico popular no Chile.

Explore um dos tesouros naturais mais incríveis do Chile e descubra por que Embalse El Yeso é um destino obrigatório para os amantes da natureza e da aventura.

Embalse el Yeso chile

Embalse El Yeso é o principal reservatório de água situado na cordilheira dos Andes, a cerca de 100 km a leste de Santiago, no Chile. Esta represa tem uma beleza natural incrível, com águas cristalinas que variam de cor entre o verde esmeralda e o azul turquesa, rodeada por montanhas imponentes e picos nevados.

Tanto no inverno quanto no verão, Embalse el Yeso é uma ótima opção de atrativo visto que a paisagem muda mas a beleza, continua a mesma.

Localizado há 98 km de Santiago, inegavelmente esse era o lugar que mais desejávamos conhecer em nossa viagem a Santiago.

Por fotos, nos apaixonamos por esse lago com águas azul turquesa e certamente estava fora de cogitação tirá-lo de nosso roteiro.

O Roteiro até Embalse el Yeso

Para visitar o Embalse El Yeso, é necessário dirigir pelas estradas sinuosas e impressionantes da Cordilheira dos Andes. A vista é simplesmente deslumbrante e vai melhorando a cada quilômetro percorrido. Ao chegar à represa, você será recebido por uma paisagem deslumbrante que é simplesmente de tirar o fôlego.

Saímos de Santiago por volta das 06 horas da manhã visto que faríamos Rafting no Rio Maipo.

Caso queira realizar este tipo diferente de aventura, recomendamos esta atividade. A duração desta atividade fica entre 2:30 e 6 horas, onde é possível enfrentar corredeiras de classe 3 e 4.

O valor desta atividade é a partir de US$ 28,00, e o ingresso pode ser adquirido online.

Verifique aqui os valores dos tickets e faça uma aventura diferenciada no Chile, fugindo dos passeios rotineiros.

Se acaso incluir somente a visita ao Embalse el Yeso, o horário de saída costuma ser 08 horas.

Como foi conhecer o Embalse El Yeso

Em primeiro lugar, realizamos esse passeio com a Empresa Turistando Chile, empresa especializada em receptivo de brasileiros.

Visto que te buscam no Hotel ou local combinado previamente em van bastante confortável, facilitando e muito sua viagem.

Sobretudo, contam com guias que falam Português e atendem a todos maravilhosamente bem.

Inegavelmente, o espetáculo se inicia durante o trajeto à Cajón Del Maipo com paisagens incríveis.

Essa região é o conjunto de várias pequenas cidades no meio das montanhas bem próximas uma das outras, bem como quase todas ligadas pela mesma estrada. s

Com esta vista incrível só se pode imaginar o que aguarda no Embalse el Yeso.

Estrada para embalse el yeso Chile

SEGURO VIAGEM

Normalmente, tratamentos médicos ou odontológicos no exterior são muito caros, então, para evitar este gasto extra, sempre optamos por seguro viagem que custam em média menos de 1% do valor da viagem.

Além disso, ter a cobertura de um bom seguro viagem, te dará respaldo em situações de danos ou extravio de bagagens, atraso ou cancelamento de voos e muito mais.

Sendo assim, sempre busque o melhor preço utilizando comparadores de seguros no Brasil.

Garantimos no mínimo 10% de desconto para nossos leitores.

Aproveite para conferir o post que fizemos sobre as diferenças entre Seguro Viagem contratado e Seguro do cartão de crédito.

San Jose de Maipo.

Logo após 1 hora de viagem, chegamos à linda San Jose de Maipo, a maior das cidadezinhas da região.

Com pouco mais de 13 mil habitantes, visto que possui altíssima pureza do ar, é procurada por diversas pessoas que possuem problemas respiratórios ou estão em tratamento de saúde.

Além disso, devido a altitude, o clima é mais frio que na região central do Chile.

Cidade de San Jose del Maipo

A Praça Central de San Jose de Maipo inegavelmente super fofa, arborizada e abriga a Igreja Matriz e várias construções antigas que dão o maior charme ao local como a Farmácia San Jose, a Sede da Liga de Futebol da Cidade e as Escolas.

Ruas da cidade de San José del Maipo
San Jose Del Maipo Clube de Futebol
Praça da Cidade de San José Del Maipo

Em San Jose de Maipo, assim como em Santiago, notamos diversos cães de rua, quase todos das raças Labrador, Pastor Alemão e Pitbull, super carinhosos e bem cuidados.

Cachorros da Cidade de San José Del Maipo

Na imagem acima, estávamos tentando tirar uma foto do casal mas os fofinhos nos adotaram como donos e ficaram. Rolou até uma corridinha pra fugir deles e conseguir o bendito clique.

Mas amamos encher esses seres lindos de carinho e assim, matar saudades dos nossos que ficaram em casa.

Na cidade podemos encontrar algumas agências de Turismo de Aventura que oferecem diversas opções de esportes para o Inverno bem como Verão como Rafting, Rapel, Tirolesa, Snowboard, Trekking, Canyoning, aulas de Ski, Bungee Jumping e outros.

Após a parada, partimos para o Embalse El Yeso

Então, após a leitura deste post, você também pode se interessar por ler:

Relógio de Flores em Val Paraíso

Camino al Volcán destino Embalse el Yeso

Em seguida, saímos de San Jose e seguimos o  “Camino al Volcán” por aproximadamente 52 km até chegar ao nosso destino.

Nesse ínterim, mais uma surra de paisagens lindas. Subir as Cordilheiras pelas estradinhas estreitas vendo de perto a grandiosidade e imponência das montanhas é sem dúvida de tirar o fôlego.

Sempre que viajamos, compartilhamos nossos momentos pelo instagram utilizando chips de internet que levamos no Brasil.

Cachoeira do degelo em Embalse El Yeso

Você pode gostar => Dicas para viajar gastando pouco.

Embalse el Yeso

Montanhas para o Embalse El Yeso

Para visitar Embalse El Yeso, é necessário dirigir pelas estradas sinuosas e impressionantes da Cordilheira dos Andes. A vista é simplesmente deslumbrante e vai melhorando a cada quilômetro percorrido. Ao chegar à represa, você será recebido por uma paisagem deslumbrante que é simplesmente de tirar o fôlego.

Durante o verão, a área é perfeita para caminhar, nadar, piqueniques e outras atividades ao ar livre. No inverno, a região é muito procurada para a prática de esqui, snowboard e outras atividades de neve. É um destino turístico popular no Chile, recebendo visitantes de todo o mundo.

O Embalse el Yeso é um grande reservatório localizado a 2500 metros de altitude na Cordilheira dos Andes.

Tem a capacidade para 250 milhões de metros cúbicos de água represada do Rio Yeso, sendo a maior fonte de água potável da capital chilena.

Levou mais de 10 anos para ser construído e foi inaugurado em 1964.

Barragem embalse el Yeso

Após algumas curvas e aproximadamente 1 hora e meia, a recompensa, Embalse El Yeso

Embalse El Yeso Represa

Gente, que lugar mais lindo da vida! Sabe quando você vê, estuda, imagina como será aquele lugar durante o planejamento da viagem, mas ao chegar, percebe que é muito mais bonito do que esperava?

Foi exatamente o que aconteceu no Embalse el Yeso.

Agora é só sentar e admirar….

Represa de Embalse El Yeso

Que nada! Tem muito mais. O local não possui qualquer tipo de infraestrutura como banheiros ou comércio de alimentos ou bebidas.

A Turistando Chile oferece um piquenique delicioso, regado a vinho é claro.

Lanche no Embalse El Yeso
Brinde com vinho no Embalse El Yeso

A tonalidade da água altera entre verde e azul turquesa dependendo clima do dia e da intensidade do sol.

Como fomos no verão (Fevereiro/2017), o dia estava bastante ensolarado e tivemos um visual lindo.

Essa cor intensa se deve aos minerais no fundo da represa, incluindo o gesso, que dá nome ao lugar: el Yeso.

Casal na Foto em frente a represa de Embalse El Yeso

O período ideal para conhecer Embalse é durante o Verão, entre os meses de Novembro a Abril visto que durante o inverno, pode acontecer bloqueio das vias devido o acúmulo ou deslizamento de neve.

Algumas mineradoras funcionam nas proximidades do Embalse el Yeso assim sendo, são elas quem mantém as estradas em condições adequadas para rodagem devido ao intenso fluxo de caminhões porém, param de operar durante o inverno.

Foto de pés na represa de Embalse El Yeso

Infelizmente tudo que é bom dura pouco… hora de voltar.

Las Cáscaras.

Construção Las Caracas Chile

Há poucos minutos dali, já no caminho de volta do Embalse, realizamos uma parada em “Las Cáscaras”, um lugar erguido para ser acampamento para os trabalhadores da represa, e posteriormente como instalações militares.

Apesar de hoje as instalações estarem abandonadas e se deteriorando, é um lugar incrível para aquele clique..

Construção Abandonada Las Caracas Chile

Glaciar San Francisco.

Ainda no local é possível observar no topo da Cordilheira o Glacial San Francisco, visto que tem um geleira permanente.

Glaciar San Francisco Chile

E por falar em glaciar, fizemos um post bem completo com tudo o que fazer em Santiago no inverno.

Las Caracas Chile fundo Graciar São Fancisco Chile

O Túnel de Willy retorno do Embalse

Nossa última parada foi para visitar o Túnel Tinoco que servia de passagem para os trens que ligavam as cidades da região entre 1914 até 1980 e fica cravado na Montanha com cerca de 600 metros de extensão.

Tunel do Willy Chile Entrada

Logo na entrada do túnel, uma animita, que é um tipo de Santuário, dedicada ao jovem Guillermo Antonio Rojas Reyes, mais conhecido como Willy.

Em 1998, o jovem de belos traços e  torcedor da Universidade do Chile se suicidou aos 18 anos dentro do túnel por conta de uma forte depressão.

Depressão está possivelmente originada por uma decepção amorosa, passando a ser o milagreiro das montanhas.

Foto do Willy na entrada do Tunel no Chile

Todos os dias o santuário recebe a visita de diversas pessoas que vão ao local para pedir ou agradecer por graças alcançadas, levar presentes como bandeiras do time, moedas, flores e cata ventos.

Gravada em uma pedra, uma mensagem que diz: “Para nós, Willy fala através dos cata ventos, por favor não o cale Seus pais.”

Faz parte da cultura local que os mortos se comunicam com os entes queridos através de cata ventos.

Visitação ao Túnel de Willy no Chile

Por aqui encerrou-se nosso passeio e em resumo, classificamos a visita a região de Cajón del Maipo e Embalse el Yeso como IMPERDÍVEL!

Caso queira conhecer um pouco mais do que o Santiago – Chile tem a oferecer, escrevemos o post Vinícola Santa Rita: um Tour apaixonante!

Letreiro da Vinícola Santa Rita em Santiago

Dicas de hospedagem em Santiago

E porque não se hospedar em Providência, um dos lugares mais procurados pela maioria dos turistas que visitam a cidade. O motivo é bem simples: tem transporte perto e de fácil acesso, tem muitas lojas, cafeterias, restaurantes, centro financeiro, o Shopping Costanera, que é um dos principais, e muito mais.

Tem ainda Las Condes, uma região mais moderna, sofisticada e requintada da cidade. Só que em Las Condes reina a tranquilidade e o sossego. Seja como for, Santiago possui várias opções de hospedagem e vamos indicar algumas delas. Confira:

• Hotel Sommelier: decoração moderna e minimalista, com quartos espaçosos com vista de toda a cidade. Não é muito caro e possui serviços e comodidades que agradam a maioria dos hóspedes.
  • Hotel Cumbres Lastarria: é um hotel um tanto mais requintado, com piscina ao ar livre e restaurante em suas próprias dependências. Seus quartos têm ar-condicionado e banheiro privativo.
  • Novapark: muito bem localizado, no centro histórico da cidade, perto de lojas e restaurantes. Seus quartos possuem ar-condicionado, Smart TV, aquecimento, janelas com vidros duplos, cofre e amenidades de banho como cortesia.
  • Hotel Montecarlo Santiago: com acomodações mais simples, mas sem perder aquele glamour bem característico das hospedagens em Santiago do Chile. Seus quartos são modernos e climatizados. Contam ainda com TV a cabo e vista panorâmica para o Parque Cerro Santa Lucia e possuem banheiro privado e cofre.
  • La Ruca: são acomodações compartilhadas. Os dormitórios são aconchegantes e a roupa de cama é fornecida pelo La Ruca. Sua localização também o favorece, a apenas 15 minutos a pé da Estação de Metrô Irarrazaval.

Recomendações para o Embalse el Yeso

Recomendamos que levem água e lanches, protetor solar e casaco pelo fato de a região ser mais fria. Como em Embalse não possui banheiros, o ideal é que o utilize na cidade de San Jose de Maipo que é o último ponto de parada com infraestrutura.

Além disso, leve dinheiro visto que o uso de banheiros nos estabelecimentos é cobrado.

Aliás, para saber qual moeda levar para o Chile e quais as melhores casas de câmbio, confira o post do Blog Elas Viajando.

Detalhes sobre o passeio: Cajon del Maipo – Embalse el Yeso

O que inclui

• Translado ida e volta a partir do Hotel ou ponto previamente agendado;
  • Parada para conhecer San Jose de Maipo;
  • Visita a Embalse el Yeso;
  • Piquenique com sucos, água e Vinhos.

O que não está incluso

• Almoço

Quanto Custa

$ 40.000 pesos por pessoa, aproximadamente R$ 230,00 por pessoa.

Valor do passeio contratado individualmente.

Então, para pacotes com mais passeios, consulte valores com desconto.

O que levar para o Embalse

• Blusa de frio;
  • Protetor Solar;
  • Água, lanche, bebida.

Considerações Finais sobre Embalse El Yeso

Em resumo, Embalse El Yeso é um tesouro natural que oferece uma das paisagens mais exuberantes do Chile, com uma incrível mistura de cores, formas e texturas. Um lugar que não pode ser perdido pelos amantes da natureza e da aventura.

Portanto nós Super Recomendamos!

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Seguro Viagem

Encontre as melhores ofertas de Seguro Viagem na Real Seguros. Faça a cotação de seu seguro e garanta no mínimo 10% de desconto! Não viaje sem seguro.

Hotel

Encontre o melhor preço em hospedagem, Reserve seu hotel, hostel ou apart hotel no Booking

Aluguel de Carro

Compare e encontre o melhor preço, podendo parcelar. Reserve seu carro com desconto!

Moeda Estrangeira

Compre sua moeda ou abasteça seu cartão, tudo online, com segurança e praticidade. Verifique a melhor cotação. Utilize o CUPOM CASALABORDO e garanta desconto!