fbpx
Home / Américas / América do Sul / Chile / O que fazer no Chile – A exuberância de Embalse el Yeso

O que fazer no Chile – A exuberância de Embalse el Yeso

Atualizado em

Avalie este Post

Sabe quando você conhece um lugar que nem acredita ser real de tão lindo? Foi isso que aconteceu conosco ao chegar a Embalse el Yeso.

Embalse el Yeso

Localizado há 98 km de Santiago, esse era o lugar que mais desejávamos conhecer em nossa viagem a Santiago. Por fotos, nos apaixonamos por esse lago com águas azul turquesa e era fora de cogitação tirá-lo de nosso roteiro. 

Saímos de Santiago por volta das 06 horas da manhã visto que faríamos Rafting no Rio Maipo (assunto para o próximo post), mas quando o passeio inclui somente a visita ao Embalse, o horário de saída costuma ser 08 horas..

Confira um pouco do nosso passeio maravilhoso

Realizamos esse passeio com a Empresa Turistando Chile, empresa especializada em receptivo de brasileiros. Eles te buscam no Hotel ou local combinado previamente em van bastante confortável, com guias que falam Português e atendem a todos maravilhosamente bem. 

O espetáculo se inicia durante o trajeto à Cajón Del Maipo com paisagens incríveis. Essa região é o conjunto de várias pequenas cidades no meio das montanhas bem próximas uma das outras, quase todas ligadas pela mesma estrada. 

Embalse el Yeso

San Jose de Maipo. 

Após aproximadamente 1 hora de viagem, chegamos à linda San Jose de Maipo, a maior das cidadezinhas da região, com pouco mais de 13 mil habitantes, que possui altíssima pureza do ar e é procurada por diversas pessoas que possuem problemas respiratórios ou estão em tratamento de saúde. Sem contar que devido a altitude, o clima é mais frio que na região central do Chile.

Vinícola Santa Rita

San Jose de Maipo
San Jose de Maipo

A Praça Central de San Jose de Maipo é super fofa, bem arborizada e abriga a Igreja Matriz e várias construções antigas que dão o maior charme ao local como a Farmácia San Jose, a Sede da Liga de Futebol da Cidade e as Escolas.

San Jose de Maipo
San Jose de Maipo
San Jose de Maipo

Em San Jose de Maipo, assim como em Santiago, notamos diversos cães de rua, quase todos das raças Labrador, Pastor Alemão e Pitbull, super carinhosos e bem cuidados.

San Jose de Maipo

Na imagem acima, estávamos tentando tirar uma foto do casal mas os fofinhos aí nos adotaram como donos e ficaram nesse grude. Rolou até uma corridinha pra fugir deles e conseguir o bendito clique. Mas amamos encher esses seres lindos de carinho e assim, matar saudades dos nossos que ficaram em casa. 

Vinha del Mar e Val Paraíso

Cidade incrível

 Na cidade podemos encontrar algumas agências de Turismo de Aventura que oferecem diversas opções de esportes para o Inverno e Verão como Rafting, Rapel, Tirolesa, Snowboard, Trekking, Canyoning, aulas de Ski, Bungee Jumping e outros. 

Saindo de San Jose, seguimos o  “Camino al Volcán” por aproximadamente 52 km até chegar ao nosso destino. E durante o percurso, mais uma surra de paisagens lindas. Subir as Cordilheiras pelas estradinhas estreitas, vendo de perto a grandiosidade e imponência das montanhas é de tirar o fôlego.

Embalse el Yeso
Embalse el Yeso
Embalse el Yeso

   
Embalse el Yeso. 

O Embalse el Yeso é um grande reservatório localizado a 2500 metros de altitude na Cordilheira dos Andes, com capacidade para 250 milhões de metros cúbicos de água represada do Rio Yeso, sendo a maior fonte de água potável da capital chilena. Levou mais de 10 anos para ser construído e foi inaugurado em 1964.

Embalse el Yeso

Após algumas curvas e aproximadamente 1 hora e meia, a recompensa:

Embalse el Yeso

Gente, que lugar mais lindo da vidaaaaaaaaa!!!!! Sabe quando você vê, estuda, imagina como será aquele lugar durante o planejamento da viagem e ao chegar, percebe que é muuuuuuito mais bonito do que esperava? Foi exatamente o que aconteceu.

Embalse el Yeso

Agora é só sentar e admirar….

Embalse el Yeso

Que nada! Tem muito mais. O local não possui qualquer tipo de infraestrutura como banheiros ou comércio de alimentos ou bebidas, porém, a Turistando Chile oferece um piquenique delicioso, regado a vinho é claro.

Embalse el Yeso
Embalse el Yeso

A tonalidade da água altera entre verde e azul turquesa dependendo clima do dia e da intensidade do sol. Como fomos no verão (Fevereiro/2017), o dia estava bastante ensolarado e tivemos um visual lindo. Essa cor tão intensa se deve aos minerais que estão no fundo da represa, incluindo o gesso, que dá nome ao lugar: El Yeso.

Embalse el Yeso

O período ideal para conhecer Embalse é durante o Verão, entre os meses de Novembro a Abril visto que durante o inverno, pode acontecer bloqueio das vias devido o acúmulo ou deslizamento de neve.  Algumas mineradoras funcionam nas proximidades de Embalse e são elas quem mantém as estradas em condições adequadas para rodagem devido ao intenso fluxo de caminhões, porém, param de operar durante o inverno.

Embalse el Yeso

Infelizmente tudo que é bom dura pouco… hora de voltar.

Las Cáscaras. 

Las Cáscaras

Há poucos minutos dali, já no caminho de volta, realizamos uma parada em “Las Cáscaras”, um lugar erguido para ser acampamento para os trabalhadores da represa e que teria sido utilizado, alguns anos mais tarde, como instalações militares. As instalações estão atualmente abandonadas e se deteriorando.

Las Cáscaras

Glaciar San Francisco.

Ainda no local é possível observar, no topo da Cordilheira, o Glacial San Francisco, uma geleira permanente que pode ser vista durante todo o ano.

Glaciar San Francisco
Glaciar San Francisco

O Túnel de Willy.

Nossa última parada foi para visitar o Túnel Tinoco que servia de passagem para os trens que ligavam as cidades da região entre 1914 até 1980 e fica cravado na Montanha com cerca de 600 metros de extensão.

O Túnel de Willy

Logo na entrada do túnel, uma animita, que é um tipo de Santuário, dedicada ao jovem Guillermo Antonio Rojas Reyes, mais conhecido como Willy. Em 1998, o jovem de belos traços e  torcedor da Universidade do Chile se suicidou aos 18 anos dentro do túnel por conta de uma forte depressão  possivelmente originada por uma decepção amorosa e passou a ser o milagreiro das montanhas.

O Túnel de Willy

Todos os dias o santuário recebe a visita de diversas pessoas que vão ao local para pedir ou agradecer por graças alcançadas, levar presentes como bandeiras do time, moedas, flores e cata ventos. Gravada em uma pedra, uma mensagem que diz: “Para nós, Willy fala através dos cata ventos, por favor não o cale. Seus pais.” Faz parte da cultura local que os mortos se comunicam com os entes queridos através de cata ventos.

O Túnel de Willy

Por aqui encerrou-se nosso passeio e em resumo, classificamos a visita a região de Cajón del Maipo e Embalse el Yeso como IMPERDÍVEL!

 Recomendamos que levem água e lanches, protetor solar e casaco pelo fato de a região ser mais fria. Como em Embalse não possui banheiros, o ideal é que o utilize na cidade de San Jose de Maipo que é o último ponto de parada com infraestrutura. 

Esperamos que tenham gostado e caso tenham alguma dúvida, sugestão ou elogio, deixe seu comentário pois teremos prazer em responder. Abraços e até a próxima, Lu e Euclides.

Turistando Chile

  • www.turistandochile.com.br
  • Endereço: Rua Bombero Adolfo Ossa, 1010, Escritório 616, 6º Andar, Bairro Centro, Santiago – Chile.
  • WhatsApp: +56 9 5839-4606

Detalhes sobre o passeio: Cajon del Maipo

O que inclui:

  • Translado ida e volta a partir do Hotel ou ponto previamente agendado;
  • Parada para conhecer San Jose de Maipo;
  • Visita a Embalse el Yeso;
  • Piquenique com sucos, água e Vinhos.

O que não inclui:

  • Almoço

Valor:

$ 40.000 pesos por pessoa, aproximadamente R$ 230,00 por pessoa.

Valor do passeio contratado individualmente. Para pacotes com mais passeios, valores com desconto.

O que levar:

  • Blusa de frio;
  • Protetor Solar;
  • Água, lanche, bebida.

* Os passeios foram patrocinados e realizados pela empresa TURISTANDO CHILE, mas as opiniões são de livre expressão dos autores.

Considerações sobre a Empresa Turistando Chile: A empresa demonstrou vasta preocupação em melhor atender todos os clientes que realizavam o tour. Os valores cobrados pela mesma são compatíveis com as demais agências de turismo da região. Recomendamos!

Reserve sua hospedagem, alugue carro ou contrate Seguro Viagem através dos nossos links e banners! NÃO EXISTE CUSTO EXTRA, pelo contrário, GANHAM DESCONTOS e encontram os melhores preços. Com isso, os sites parceiros nos pagam uma pequena comissão e você estará nos ajudando a monetizar o nosso trabalho e continuar produzindo conteúdo gratuito e de qualidade. 

Sobre Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

Veja Também

Entrada Transpantaneira

Pantanal Matogrossense visto através de nossos olhos

Atualizado em 08/04/2019 Pantanal Matogrossense visto através de nossos olhos5 (100%) 2 vote[s] Pantanal, quem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link