Formulário DS 160: Passo a passo para preencher

Aprenda a preencher o Formulário DS 160 com nosso passo a passo atualizado com fotos e solicite seu visto americano.

Imagem DS 160 VISA

Se acaso você está planejando conhecer a Terra do Tio Sam, já deve saber que só é possível com o visto americano em mãos.

Tão importante quanto a entrevista, preencher corretamente o temido Formulário DS 160 poderá determinar suas chances de sucesso na obtenção do visto de turismo americano!

Montamos um tutorial com o passo a passo atualizado com as novas mudanças de 30/05/2019, que inclusive passaram a pedir mídias sociais.

Preencher o Formulário DS 160 não é uma tarefa fácil. Devido a isso, muita gente acaba tendo dificuldades quanto ao preenchimento por ser um formulário grande, cansativo e confuso.

Em primeiro lugar, o mais importante é manter o foco.

Sobretudo, tenha muita atenção durante todo o preenchimento e faça uma leitura calma de cada tópico e cada pergunta apresentada.

Não se esqueça de ir verificando se você digitou tudo corretamente pelo menos duas vezes antes de passar para próxima página pois, qualquer erro no preenchimento do Formulário DS 160 pode comprometer todo o seu processo para adquirir o visto de turismo.

Importante ressaltar que tem um post aqui no Blog com dicas de lugares recomendados para se hospedar próximo aos Consulados e Embaixada. Não deixe de conferir.

Seguro Viagem nos Estados Unidos

Uma das coisas que achamos essencial em todas as viagens para fora do país é o seguro viagem. Nos Estados Unidos não existe sistema público de saúde como no Brasil e qualquer emergência médica pode ser tornar um transtorno e acarretar gastos não previstos.

Além disso, como as compras no país são praticamente irresistíveis, uma boa cobertura de seguro viagem irá proteger sua bagagem contra danos e extravios.

Neste link, temos um post explicando o motivo que se torna praticamente obrigatório o Seguro Viagem.

Após diversas pesquisas, firmamos parceria com uma empresa confiável e que oferece excelentes valores e coberturas, de modo a oferecer esses benefícios para nossos leitores. Com isso, conseguimos descontos que deixam os valores ainda mais atrativos.

Então, clique aqui, faça sua cotação e viaje tranquilo.

Aproveite para conferir o post que fizemos sobre as diferenças do Seguro Viagem contratado e do Seguro do cartão de crédito.

Siga o passo a passo para o preenchimento do Formulário DS 160.

Antes de mais nada, vale conhecer um pouco mais sobre o Formulário DS 160.

Ele consiste em uma série de perguntas que o governo americano faz para conhecer melhor os estrangeiros interessados em obter um visto B2 para visitar a América.

O Formulário DS 160 funciona como um funil que já começa a decidir se o candidato tem direito ao visto ou não, antes mesmo da entrevista formal no consulado americano, ficando esta condicionada a um Formulário DS 160 idealmente preenchido.

Sendo assim, declare somente coisas que possam ser comprovadas, evitando colocar dados desnecessários.

Ainda não tirou seu Passaporte? Siga o Passo a Passo que fizemos e tenha seu documento de viagem em mãos. É só clicar aqui.

1° Passo: Preenchimento do Formulário DS 160.

O preenchimento do Formulário DS 160 é totalmente eletrônico e inicia-se através do requerimento online para o visto de não imigrante (Online Nonimmigrant Visa Application).

O formulário é todo em inglês e pode ser acessado clicando aqui.

Todas as informações devem ser verdadeiras, claras e coerentes. Contudo, nunca deixe de prestar uma informação por achar que ela não é suficientemente necessária. Lembre-se que você será avaliado através do formulário.

Caso não tenha segurança para o preenchimento pelo fato de as perguntas estarem em língua inglesa, saiba que existem empresas especializadas na assessoria para obtenção do visto americano para brasileiros, as quais poderão realizar esse preenchimento para você.

Contudo, o objetivo desse passo a passo é exatamente te ajudar a preencher o seu próprio formulário DS 160. Temos certeza que conseguirá sem ter que pagar por nenhuma assessoria.

As perguntas podem ser respondidas em inglês ou no idioma nativo do país onde está sendo solicitado o pedido de visto americano, em nosso caso, em Português.

Antes de iniciar o preenchimento do Formulário DS 160, tenha em mãos seus documentos pessoais, bem como todos os documentos que possam comprovar o seu vínculo com o Brasil.

Aliás, a fim de te auxiliar na escolha dos documentos que comprovam seus laços com o Brasil, elaboramos um e-book com uma relação de todos os documentos aceitos pelo Consulado Americano. Nesse e-book, listamos documentos para pessoas em situações diversas, como por exemplo, quem possui empresa, quem é autônomo, quando outra pessoa paga a viagem, etc.

Além disso, damos orientações de como se comportar durante a entrevista no Consulado Americano e no atendimento do CASV. Para baixar o e-book “Como se preparar para a entrevista do visto americano” GRATUITAMENTE, basta inserir seu nome e e-mail na caixa abaixo.

Assine nossa newsletter.
QUER SE DAR BEM NA ENTREVISTA?

Baixe nosso e-book Como se preparar para a entrevista do visto americano GRATUITAMENTE

Entenda que o objetivo do preenchimento do DS 160 é mostrar ao governo americano que você é de fato um turista e não pretende se mudar ilegalmente para os Estados Unidos.

Requisitos para a foto.

Ao preencher seu Formulário DS160, você não precisará inserir nenhuma fotografia. Ocorre que, mesmo com a última atualização, o campo destinado à foto se manteve no formulário, contudo, não é possível carregar nenhum arquivo.

Embora o espaço destinado à foto ainda apareça mesmo sem poder inserir, você não terá problemas algum com relação a isso.

Aliás, é recomendado que todo requerente, independente da idade, deverá apresentar duas fotografias com as especificações a seguir:

  • Ter sido tirada nos últimos seis meses, desde que a características apresentadas na foto continuem as mesmas quando houver a solicitação ao visto.
  • Ter 5x5cm ou 5x7cm, com a cabeça centralizada no espaço. A cabeça deve medir de 2,5cm a 3,5cm do topo do cabelo até embaixo do queixo.
  • As fotos podem conter uma margem branca pequena (de cerca de 0,5cm);
  • Ser colorida com fundo branco ou cinza claro. Fotos com fundo poluído, estampado ou escuro não serão aceitas.
  • Não serão aceitas fotos sorrindo.

Mesmo com a coleta de foto no CASV juntamente com a de impressões digitais, recomenda-se levar fotografias no padrão exigido para o caso de o sistema estar inoperante e não ser possível tirar sua foto digital no local.

Em Novembro de 2019, fizemos uma road trip de Motorhome nos Estados Unidos, onde rodamos cerca de 4.500 km, passamos por 4 Estados americanos, 7 parques nacionais e paisagens incríveis. Clique aqui para ver como foi uma das viagens mais incríveis que fizemos e se apaixone.

Início do Preenchimento do Formulário DS 160

Para começar, deve-se selecionar, do lado direito da página, a localidade onde prefere fazer a entrevista para a solicitação do Visto Americano.

Ao escolher “Brasil”, você deverá optar por uma das 5 opções de cidades brasileiras que possuem o consulado americano ou a embaixada. Sendo assim, escolha a que melhor lhe for conveniente, dentre as quais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife.

start formulário ds 160

Nesta página, há uma janela com um código aleatório gerado automaticamente, o qual deverá ser preenchido corretamente antes de clicar em “START AN APPLICATION”, ou “Iniciar um Formulário”.

Pergunta de Segurança.

A página a seguir será a primeira do Formulário DS 160. Nesta, você deve escolher uma pergunta de segurança para ajudá-lo a recuperar a conta. Lembre-se de sempre anotar todas as informações caso venha precisar.

pergunta secreta formulário ds 160

Muito Importante: Anote o número de sua aplicação – “YOUR APPLICATION ID“, pois, você precisará dele para continuar o preenchimento do Formulário DS 160 caso opte por interromper o preenchimento em qualquer tempo. Após, clique em “CONTINUE”.

Quer saber quanto custa uma viagem para Disney? Clique aqui e saiba o valor dessa viagem dos sonhos.

Formulário DS 160 – Informações Pessoais, parte 1.

Logo em seguida, aparecerá a página onde deverá preencher o seu nome.

No primeiro campo “SURNAMES”, preencha com seus sobrenomes conforme consta no Passaporte. No segundo campo “GIVEN NAMES”, coloque seu primeiro nome. Por último, no campo de “FULL NAME” é onde deverá inserir seu nome por extenso.

Isso ocorre porque o visto americano é confeccionado de acordo com o costume estadunidense de tratar a pessoa pelo nome da família, ao invés do nome dado, que seria o prenome no caso brasileiro.

Importante ressaltar que todas as informações devem ser iguais às do passaporte.

Lembre-se de não inserir em nenhum campo caracteres especiais, inclusive acentos. Os nomes acentuados devem ser escritos de forma limpa e a letra “ç” deve ser substituída por “c”.

informações pessoais formulário ds 160

A seguir, você deverá incluir outros nomes que você possa ter usado formalmente ou legalmente no Brasil ou em outros países. Isso vale para nomes de solteiro ou de casado, ou qualquer outra alteração que tenha ocorrido.

Existe um espaço para adicionar seu nome social, se tiver algum, mas apenas se já foi legalizado e você tenha documentos para comprovar.

Continuando, você deverá inserir seu gênero, estado civil, o dia e local de nascimento. Observe que a data deve seguir o padrão DIA/MÊS/ANO, exatamente como fazemos no Brasil.

Se acaso você nasceu em outro país e tem nacionalidade brasileira naturalizada, lembre-se de selecionar com exatidão. Para esses casos, terá uma página futura que solicitará mais detalhes.

Se atente às observações constantes do lado direito da tela. É interessante lê-las para entender o que exatamente cada campo pede que seja preenchido. Assim, evitará respostas dúbias ou erros que possam prejudicar a avaliação do seu Formulário DS 160.

Facilite o preenchimento utilizando a tradução.

Note que, ao passar o mouse em cima do título de qualquer campo da página, uma tradução da mesma aparecerá na tela.

Utilize essa ferramenta para facilitar o preenchimento do Formulário DS 160, mesmo que você saiba inglês, pois alguns campos podem conter denominações distintas da tradução literal.

Já pensou em se hospedar em uma casa na Disney durante suas férias? Então veja o post Casa em Orlando: como alugar uma casa na Disney pelo AirBnb.

Formulário DS 160 – Informações Pessoais, Parte II

Nesta etapa, outras informações pessoais serão solicitadas acerca da sua nacionalidade e de possível residência permanente em outros países que não seja aquele de sua nacionalidade.

Primeiramente, selecione seu país de origem. Marque “não” nas duas perguntas a seguir se você é um brasileiro nato e se não é residente permanente em outro país diferente do Brasil.

informações pessoais parte 2 formulário ds 160

Os próximos campos exigem atenção.

O “NATIONAL IDENTIFICATION NUMBER” se refere ao número do seu CPF. Caso o formulário DS 160 for para solicitação de visto americano de uma criança que não possui CPF, deverá ser inserido o CPF dos pais.

Os campos em seguida cabem apenas àqueles que possuem um ID americano ou pagam taxas para o governo dos Estados Unidos. Se não for o seu caso, marque o quadrante que diz “DOES NOT APPLY”.

Esse quadrante pode ser selecionado em outras perguntas do Formulário DS 160, no caso de informações que não condizem com a sua realidade no Brasil ou que você não tem como saber para preencher.

Formulário DS 160 – Travel Information.

A próxima página do Formulário DS 160 é muito importante pois se trata do tipo de visto e interesses.

O primeiro campo é sobre o tipo de visto que combina melhor com a sua situação. Se acaso sua pretensão for apenas viagem a turismo, selecione a categoria de classe “B”, e após isso, selecione o tipo “B1/2”.

Entretanto, se estiver indo para os Estados Unidos para fazer um intercâmbio, por conta de negócios ou outra situação, acesse o site da Embaixada dos Estados Unidos e confira corretamente qual tipo de visto deverá selecionar.

É importante não errar e acabar selecionado o visto errado, porque você precisa provar as exigências que cada modelo de visto necessita.

informações da viagem formulário ds 160

Logo após, será solicitado mais informações sobre a sua viagem. Aqui você precisará adicionar a data que pretende chegar aos Estados Unidos, a quantidade de dias, semanas ou meses que pretende no país.

Mas se você não conseguir afirmar datas precisas não há problema. Basta preencher uma data aproximada, conforme nota de explicação ao lado direito da tela.

Uma dica: nesse link, você pode fazer uma cotação dos valores de passagem aérea e assim, ter noção dos preços para a época escolhida.

Formulário DS 160 – Endereço nos Estados Unidos.

Ainda na mesma página, você deverá inserir o endereço de onde ficará nos Estados Unidos, podendo ser na casa de uma pessoa ou hotel.

Esta resposta demanda um certo cuidado visto que, se você já tiver alguma reserva em Hotel e inserir informações precisas da localidade, as autoridades podem entender mal sua postura de já possuir reservas sem ainda ter o visto americano aprovado.

Muitas agências especializadas em assessoria no preenchimento do Formulário DS160, orientam que apenas preencha o campo “STREET ADDRESS” com a frase “HOTEL EM ORLANDO” por exemplo, ou Hotel + o nome da cidade que pretende visitar.

Formulário DS 160 parte 6

Após, insira o nome da Cidade e Estado nos respectivos campos e, os números “5555555555” no campo “ZIP CODE“. O mesmo pode ser feito no caso de você realmente não possuir reservas em hotéis na cidade para onde pretende viajar.

Conforme dito anteriormente, essa é apenas uma orientação de agências especializadas. Contudo, se você preferir preencher esta página com informações exatas do Hotel onde se hospedará, também poderá fazer.

SALA VIP => Saiba tudo o que é preciso fazer para aproveitar a comodidade e conforto de Sala VIP nos Aeroportos do Brasil e do Mundo.

Formulário DS 160 – Acompanhantes ou familiares.

A página seguinte do Formulário DS 160 questiona se existem outras pessoas que viajarão com você. Se acaso houver, você precisará informar quem são cada uma elas.

companhias da viagem formulário ds 160

Assim, será necessário inserir o nome da pessoa que irá te acompanhar, bem como seu relacionamento com a referida pessoa.

É importante marcar em cada Formulário DS 160 preenchido separadamente, os seus familiares acompanhantes de viagem que solicitam no mesmo período que você. Isso aumenta imensamente a chance de todos os seus vistos serem concedidos.

Com relação à pergunta “ARE YOU TRAVELING AS PART OF A GROUP OR ORGANIZATION“, você deverá marcar que sim no caso de estar viajando com um Grupo ou Organização.

Se acaso selecionar SIM, abrirá um novo campo onde deverão ser inseridas informações sobre o respectivo grupo. Aliás, importante ressaltar que, viajar por agências de viagens não quer dizer que você está viajando por um Grupo ou Organização.

No caso de estar viajando com diversas pessoas, basta clicar em “ADD ANOTHER” para inserir informações do próximo acompanhante.

Se você pretende viajar com toda a família, com toda certeza o melhor é realizar a solicitação do visto americano para todos de uma única vez, reduzindo assim a chance de negativa. Contudo, cada membro deverá ter um formulário DS 160 preenchido.

Formulário DS 160 parte

Também é válido observar a opção de “SAVE” disponível ao final de cada página do Formulário DS 160, ou seja, basta clicar para salvar suas informações para continuar a responder o formulário em outro momento.

Formulário DS 160 – já realizou viagens anteriores para os EUA.

A seguir, a próxima página do Formulário DS 160, é dividida em perguntas simples de “sim” ou “não” acerca do seu passado com os Estados Unidos.

É importantíssimo deixar isso claro nas suas respostas para que os Oficiais não neguem o visto durante a entrevista formal, ao constatar inconsistências entre o que você disse e a verdade.

As primeiras perguntas querem saber se você já esteve alguma vez nos Estados Unidos ou se alguma vez já possuiu algum tipo de visto americano. Detalhe que aqui não é apenas sobre o visto B/2, mas sim sobre todos os tipos de vistos americanos.

A terceira pergunta questiona se alguma vez já teve um pedido de visto americano recusado ou se foi recusada sua entrada no país.

Se acaso isso já lhe aconteceu, obviamente o Governo americano já sabe e provavelmente seu nome está em uma base de dados específica para isso. Então, lembre-se de não faltar com a verdade durante o preenchimento do Formulário DS 160.

Veja também => Como organizar uma viagem para Disney

Formulário DS 160 – Dados de endereço e contato.

Na sequência, você terá que disponibilizar mais informações pessoais relativas à sua vida no Brasil, como seu endereço residencial, bem como o endereço para envio postal, se for diferente de sua residência habitual.

Marque corretamente pois, no caso de ter o visto concedido, o passaporte poderá ser enviado para o endereço que você informar neste campo.

Não é necessário que seja o seu endereço para entrega do passaporte, mas sim algum endereço em que sempre terá alguém disponível para o recebimento.

Um exemplo foi a entrega do nosso passaporte. Pelo fato de trabalhar o dia todo e não ficar ninguém em casa, informamos o endereço de um amigo que mora em um condomínio e isso garantiu que sempre teria alguém para receber os documentos.

endereço pessoal

Após o preenchimento dos endereços, você deverá inserir seus números de telefone ou celular. A comunicação e a comprovação de suas informações ficará mais fácil se esses campos serem preenchidos corretamente.

Formulário DS 160 – Mídias Sociais

Desde 30/05/2019, esse novo questionamento foi adicionado ao Formulário DS 160 visto que agora, o Governo Americano está interessado em saber mais sobre a sua vida pessoal como um cidadão.

Mas não se preocupe pois é apenas em relação a como você enxerga publicamente os Estados Unidos.

Essa página se destina a saber sobre todas as redes sociais que possui em seu nome.

dados das mídias sociais

Importante ressaltar que todas as redes sociais em que você tem presença ativa devem ser mencionadas no Formulário. O peso dessas informações dobra se você for um influencer e principalmente se for reconhecido na internet.

Apesar de parecer uma invasão de privacidade e até assustar aquelas pessoas inspiradas em teorias da conspiração, saiba que o governo americano não tem interesse em te monitorar ou te perseguir pela internet afora.

Isso tudo é para que os bancos de dados cruzem as informações dadas para constatar se você denigre a imagem do país na internet, perpetua discursos de ódio e violência contra o governo e seus nomes, bem como se você fere verbalmente ou simbolicamente o patriotismo americano ou se tem tendências terroristas.

Lembre-se de que você está aplicando um visto de turismo para um país que já sofreu muito com ataques terroristas então, é de se esperar que eles tomem essa medida de proteção para tentar amenizar as chances disso acontecer novamente.

Formulário DS 160 – informações do Passaporte.

A próxima página do Formulário DS 160 pede mais informações sobre o seu passaporte.

Caso ele seja um passaporte comum, marque a opção “Regular”. Após, você deve adicionar o número de seu passaporte e o local onde o documento foi emitido.

Além disso, deve ser informada as datas de emissão e vencimento do passaporte, sempre seguindo as informações constantes no documento.

Já que está planejando uma viagem internacional, não deixe de saber as Regras da Alfândega e para compras em Duty Free clicando aqui.

Formulário DS 160 – Contatos nos Estados Unidos.

Nesta etapa do Formulário DS 160 você deverá informar se existe algum contato, de pessoas ou organizações, nos Estados Unidos. Como exemplo, esses contatos podem ser um membro de família, amigo que reside no país ou até mesmo um empregador.

Caso você não tenha nenhum contato, você seleciona a caixa “DO NOT KNOW” e preenche o próximo campo com o nome do Hotel que irá ficar, ou apenas “HOTEL EM (NOME DA CIDADE)“, da mesma forma como feito anteriormente.

Se acaso quiser pesquisar hotéis ou verificar o preço de hospedagens nos Estados Unidos, clique no link abaixo e tenha acesso a milhares de hotéis no mundo com excelentes tarifas.

Reserve seu hotel com as melhores tarifas

Formulário DS 160 – Informações de familiares.

A página a seguir pede informações acerca de seu parentesco. Insira os nomes de seus pais conforme consta em seus documentos e responda se algum deles está nos Estados Unidos.

Se você não souber responder algo ou não tiver alguma das informações, você poderá marcar o campo “Do Not Know”.

A pergunta à baixo questionará se você tem alguma família residindo nos Estados Unidos. Seja cônjuge, irmão ou filhos, com exceção dos pais.

Formulário DS 160 – Ocupação Principal.

Agora, você deverá inserir no Formulário DS 160, informações sobre sua PRIMARY OCCUPATION (ocupação principal) no Brasil, ou seja, com o que você trabalha.

Selecione a opção que define sua principal ocupação, devendo informar a seguir o nome, endereço e telefone de contato do local onde trabalha ou estuda.

Em seguida, inclua a data de início do seu trabalho nesta organização ou quando começou a estudar no local. Na caixa abaixo, insira seu salário mensal percebido no momento.

Se acaso tiver mais de uma fonte de renda, preencha com o valor total que receber mensalmente.

No caso de ser apenas estudante, selecione “DOES NOT APPLY“.

É interessante poder comprovar sua renda para que o governo americano saiba que você poderá pagar por toda a extensão da sua viagem, e que você não tem interesse ou necessidade alguma de ficar ilegalmente no país.

Mostrar um vínculo válido com o Brasil tornará todo o processo de emissão do visto mais simples.

No campo “BRIEFLY DESCRIBE YOUR DUTIES”, responda de forma sucinta qual sua ocupação. Se acaso tiver mais de uma ocupação ou tiver somado as rendas, utilize este campo para descrever sua situação.

Tipos de Ocupação principal

Para ajudar na escolha da Ocupação Principal (PRIMARY OCCUPATION) no preenchimento do Formulário DS 160 do Visto Americano, deixaremos abaixo a lista com as opções fornecidas e quais são os significados:

  • Agriculture – Agricultor
  • Artist/performer – Artista / Intérprete
  • Business – Empresário / Negócios
  • Communications – Comunicação
  • Computer Science – Ciências da Computação
  • Culinary / Food Services – Culinária / Serviços de Alimentação
  • Education – Educação
  • Engineering – Engenharia
  • Government – Governo (para servidores públicos)
  • Homemaker – Dona de Casa / Do lar
  • Legal Profession – Profissão Jurídica
  • Medical/Helth – Médico / Profissional de Saúde
  • Military – Militar
  • Natural Science – Ciência Natural
  • Not employed – Desempregado
  • Physical Sciences – Ciências Físicas
  • Religious Vocation – Vocação Religiosa
  • Research – Pesquisa
  • Retired – Aposentado
  • Social Science – Ciências Sociais
  • Student – Estudante
  • Other – Outro (caso nenhuma das anteriores se enquadrar)

Formulário DS 160 – Ocupações Anteriores.

Agora, você deverá inserir no Formulário DS 160, informações sobre trabalhos anteriores ou cursos nos últimos 5 anos.

Informe se você trabalhou anteriormente em outro local e se você cursou alguma instituição de ensino de nível secundário ou superior.

Selecione a opção que define sua ocupação, devendo informar a seguir o nome, endereço e telefone de contato do local onde trabalhou ou estudou. Se acaso quiser inserir mais alguma ocupação, clique em “ADD ANOTHER

Formulário DS 160 – Segurança e Segundo Plano.

Por fim, a última parte de preenchimento do Formulário DS 160 se baseia em perguntas de segurança divididas em cinco partes.

Perguntas com respostas “sim” ou “não” são feitas a fim de assegurar a segurança dos Estados Unidos e dos indivíduos que residem no território. Por exemplo, questionam se você pretende entrar nos Estados Unidos carregando bombas ou armas e ferir alguém, se tem alguma doença que coloca em risco a população e se tem envolvimento com terrorismo.

Algumas das perguntas são um tanto estranhas pois, obviamente ninguém que vai entrar no país usando uma arma iria declarar sua intenção em um formulário destinado aos agentes de imigração.

Contudo, acreditamos que tais respostas possam servir como agravante no caso de alguém praticar atos ilícitos após sua entrada no país.

Tem dúvidas sobre as regras de bagagem de mão e despachada para voos domésticos ou internacionais? Então Clique aqui e confira o post completo sobre o assunto.

Formulário DS 160 – Conferência de todas as informações

Após preencher todas as informações, será apresenta uma revisão com todas as respostas que foram dadas.

Preste muita atenção nesta etapa e caso algo esteja errado, este é o momento de alterar.

Estando todos os dados corretos, chegou o momento de assinar digitalmente o Formulário DS 160 e enviar.

No campo “DID ANYMOR ASSIST YOU IN FILLING OUT THIS APPLICATION”, está perguntando se você teve auxílio de alguém para responder o Formulário.

Sempre responda “NÃO“, mesmo que você esteja preenchendo para outra pessoa, a não ser que seja um menor de idade.

Ao final, informe o número de seu passaporte, insira o código no campo e clique em “SIGN AND SUBMIT APPLICATION

Formulário DS 160 – Página de Confirmação.

Ao finalizar o preenchimento do Formulário DS 160, uma página de confirmação abrirá e você deverá imprimir e salvar esse comprovante.

Tal documento deverá ser levado no dia da Entrevista no consulado, não sendo aceito print.

Se acaso estiver aplicando para o visto de outros familiares, este é o momento de criar novas aplicações. Conforme dito anteriormente, cada pessoa da família deve ter um Formulário DS 160 preenchido.

Vai viajar para a Europa, Argentina ou México? Saiba tudo sobre TAX FREE e como reaver parte do valor gasto em compras.

2º. Passo – Criar uma conta para agendamento.

Concluído o preenchimento do Formulário DS 160, você deverá criar uma conta para poder gerar a taxa a ser paga.

A conta é criada no site oficial de informação e agendamento do visto americano de não imigrantes e pode ser acessado clicando aqui.

Você deverá clicar em “INICIE SUA SOLICITAÇÃO” e após, selecionar a opção “Completei o fomulário de solicitação para o Visto Americano de Não Imigrante (DS-160) e preciso solicito o visto”

Se acaso estiver solicitando o visto americano para sua família, lembre-se de criar a conta em nome da pessoa que recebe o maior salário e tenha vínculos mais fortes com o Brasil.

Após preencher o formulário de registro com os dados de nome, sobrenome, e-mail e senha, um e-mail será enviado para o endereço cadastrado com um link de ativação da conta. 

Lembre-se de anotar o número de sua aplicação e senha de acesso à conta pois você irá precisar em um momento futuro.

Os demais passos somente são possíveis após a ativação da conta via e-mail. Contudo, se você não recebeu o referido e-mail, clique em reenviar.

Depois de ativar a conta, você irá registrar cada solicitante, informando os dados pessoais, se já teve visto americano anteriormente e se reside em outro país mas está solicitando o visto pelo Brasil.

Após preencher a informação do primeiro solicitante, você deverá clicar em criar solicitante para inserir as demais pessoas de sua família. Você apenas deverá inserir outros solicitantes se já tiver preenchido o Formulário DS 160 de cada um deles.

A seguir, você deverá informar como deseja receber seu passaporte com o visto. Há duas opções: retirar no CASV ou receber em seu endereço. Lembre-se de, neste campo, inserir um endereço onde sempre tenham pessoas disponíveis para o recebimento do documento

3º Passo: Taxa.

Assim que você terminar de preencher os dados da conta com as informações, será gerada uma guia no valor de 160 dólares para cada pessoa, sendo informado o valor total do grupo em reais.

Aliás, cabe ressaltar que após o preenchimento do Formulário DS160, o requerente terá o prazo de 1 ano para efetuar o pagamento da guia. Decorrido esse prazo, nova solicitação deverá ser feita.

O pagamento da guia poderá ser feito com cartão de crédito internacional, habilitado para compras no exterior. Mas é importante frisar que cartões emitidos por bancos virtuais podem não ser aceitos nos Estados Unidos.

Há ainda a opção de realizar o pagamento da taxa através de boleto bancário, contudo, a confirmação do pagamento leva um tempo maior do que quando pago em cartão de crédito.

O boleto é aceito em qualquer agência bancária, lotérica ou via Bank Line.

Após, clique em “FAZER DOWNLOAD DAS INSTRUÇÕES” para salvar o boleto em alguma pasta em seu computador.

Se acaso não tiver muita pressa, é possível ir acompanhando a cotação do dólar e tentar pagar em um dia que estiver mais baixo.

Aliás, já que estamos falando em cotação de dólar, vamos deixar uma dica muito boa pra quem pretende viajar para o exterior.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio.
Ganhe desconto com o Cupom CASALABORDO

Sempre compramos nossas moedas estrangeiras na Confidence Câmbio. Conseguimos comprar online e também carregamos nosso cartão pré-pago com praticidade e segurança.

Na Confidence Câmbio, sempre encontramos as melhores cotações, podemos retirar as moedas em uma das lojas ou ainda receber em casa pelo serviço de Delivery (consulte disponibilidade em sua região). Além disso, conseguimos desconto para nossos leitores, bastando inserir o cupom CASALABORDO antes de finalizar a compra.

Se tiver dúvidas sobre qual a melhor forma de levar moeda estrangeira para uma viagem internacional, seja em espécie, cartão pré-pago ou cartão de crédito, tem post no blog sobre o assunto.

4° Passo: Agendamento.

Depois que o pagamento da taxa tiver sido confirmado, o agendamento de sua entrevista formal poderá ser realizado online e você poderá escolher uma das cidades disponíveis.

Da mesma forma, você também fará o agendamento para a coleta de dados (foto e impressões digitais) nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV), que é feita antes da entrevista.

No Brasil são cinco locais que podem ser escolhidos para realizar sua entrevista, quais sejam: a Embaixada Americana em Brasília e os Consulados de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

No momento da geração do boleto já é possível saber a data mais próxima para o agendamento. Um exemplo é que quando foi realizada a simulação dia 24/10/2019, já tinha data disponível para dia 25/10/2019.

Por fim, imprima a confirmação de seu agendamento pois será necessário apresentar este documento na data da entrevista.

5º Passo: O CASV e a entrevista.

Na data agendada, o solicitante deverá comparecer ao CASV escolhido portando o passaporte e a página de confirmação impressa do Formulário DS 160 para a coleta de dados biométricos (impressão digital e foto).

Mesmo havendo a coleta de foto digital, se previna levando consigo a sua fotografia nas especificações anteriormente informadas, visto que pode ocorrer algum erro ou falha no sistema.

Finalmente, chega o momento mais tenso de todo o processo: a entrevista formal.

Geralmente são poucas perguntas feitas pelo Oficial da Embaixada ou do Consulado Americano.

Entretanto, se o Oficial suspeitar de algo que foi preenchido no Formulário DS 160 ou por conta de alguma declaração, você poderá ser questionado com maior rigor.

Em suma, as perguntas são relacionadas a seu trabalho, motivo de sua viagem, sobre seus recursos financeiros, etc.

Primordialmente, lembre-se de responder somente o que lhe for perguntado. Não procure puxar assunto, desviar o foco da pergunta e não omita informações. Isso pode fazer com que seja prejudicado.

Ademais, mantenha a calma, seja claro e objetivo em suas respostas. Fale sempre a verdade e foque em confirmar a veracidade das informações que você apresentou em seu formulário DS 160.

Acima de tudo, leve consigo toda a documentação que comprove seu vínculo com o Brasil e tudo mais que você usou no preenchimento do Formulário DS 160. Caso qualquer documento seja solicitada pelo Oficial, apresente-o.

Para saber quais documentos são aceitos pelo Consulado Americano e como comprovar seu vínculo com o Brasil, baixe gratuitamente o e-book “Como se preparar para a entrevista do Visto Americano”. Basta inserir seu nome e e-mail na caixa a seguir.

Assine nossa newsletter.
QUER SE DAR BEM NA ENTREVISTA?

Baixe nosso e-book Como se preparar para a entrevista do visto americano GRATUITAMENTE

No caso de seu visto americano ser aprovado, você saberá no momento da entrevista pois seu passaporte ficará retido para a confecção do visto.

Importante lembrar que é proibido portar bolsas e aparelho celular. Se acaso levar, terá que deixar em guarda-volumes próximos ao consulado.

Quem não precisa fazer entrevista?

A entrevista é obrigatória aos requerentes do visto, salvo pessoas com idade inferior a 14 anos ou acima de 79 anos.

Além disso, Brasileiros e Argentinos residentes no Brasil, solicitando renovação de visto B1/B2  (negócios/ turismo) pela primeira vez, com idade inferior a 14 anos ou acima dos 79 anos e que nunca tiveram um pedido de visto recusado, em geral não necessitam agendar entrevista no Consulado ou Embaixada.

Entretanto, apesar de não precisarem coletar as impressões digitais, deverão realizar um agendamento para o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para a entrega da documentação.

Inclusive a documentação poderá ser levada pelo solicitante ou qualquer outra pessoa. Todavia, a seção consular se reserva ao direito de chamar os solicitantes para uma entrevista, caso julgue necessário.

Onde se hospedar próximo ao Consulado Americano

Como são apenas 5 cidades no Brasil que possuem Consulados e Embaixada Americana, muitos brasileiros precisam viajar para passar pela entrevista do visto americano.

Por isso, fizemos um post com dicas dos melhores locais para se hospedar em cada uma das cidade, bem como sugestões de hospedagens.

Então, leia aqui o post Dicas de hotéis próximos ao Consulado Americano e Embaixada.

Vale ressaltar que, reservando pelos links que disponibilizamos aqui no Blog, você terá acesso aos melhores preços, com segurança e praticidade.

Também, cada vez que uma reserva é realizada por aqui, os sites nos pagam uma pequena comissão mas você NÃO PAGA nada a mais por isso.

Desta maneira, conseguimos monetizar o nosso trabalho e manter o blog sempre atualizado com conteúdo gratuito e de qualidade. E nós te agradecemos de coração pela confiança e apoio ao nosso projeto.

6° Passo: A Entrega do Visto.

Caso seu visto seja aprovado, o seu passaporte será retido e posteriormente devolvido para você em até 10 dias úteis.

O endereço constante no Formulário DS 160 é para onde o seu passaporte retornará, então, ele deve ser de um local onde sempre tenha alguém disponível para o receber o passaporte.

Caso contrário, após algumas tentativas de entrega frustrada, o documento será devolvido ao remetente.

Além disso, existe ainda a possibilidade de retirada em um CASV, devendo ser previamente escolhida, se for o caso.

Você também pode acompanhar a entrega do passaporte utilizando o usuário e senha que foi criado na etapa de geração do boleto.

Qual a validade do visto americano?

O Visto Americano tem validade de 10 anos. Caso seu passaporte vença antes desse período, precisará viajar com os dois passaportes em mãos, o vencido com o visto americano e o novo pois, não é possível transferir o visto de um para o outro.

7º Passo: A Viagem!!!

Com visto americano concedido, chegou o momento de organizar sua viagem. E para isso acontecer da melhor forma, vamos te passar algumas dicas e links úteis.

Caso queira ver todo conteúdo que temos dos Estados Unidos, então basta clicar no link abaixo.

Chip de internet nos Estados Unidos.

Sempre viajamos conectados e assim, conseguimos compartilhar tudo em tempo real no Instagram.

Para isso, utilizamos Chip de Internet Internacional, o qual recebemos em casa antes mesmo da viagem. Chegando no destino, é só colocar no celular e navegar.

Permissão Internacional de Dirigir: Ter ou não ter?

PID permissao internacional para dirigir
Habilitação internacional.

Uma das perguntas mais frequentes de nossos leitores é sobre a necessidade ou não de possuir a Permissão internacional para Dirigir (PID), Carteira Internacional de Habilitação para dirigir no exterior.

Sendo assim, escrevemos um post onde explicamos quais países são obrigatórios, bem como as vantagens em se ter uma. Clique no link abaixo para conferir.

Mas nos Estados Unidos não é obrigatória a PID, sendo válida somente a habilitação brasileira.

Já tem o Visto Americano? Saiba como fazer o Visto Eletrônico Canadense.

ETA Canadá
Visto Canadense Eletrônico

Agora que já tem o visto americano, basta clicar no link abaixo onde explicamos como fazer o Visto Eletrônico Canadense.

Então, conseguiu preencher seu Formulário DS 160? Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário pois teremos o maior prazer em ajudar.​

Agora é só curtir!!! Aproveite nossos links ao final do post e economize em reserva de hospedagem, passagens aéreas, locação de carro e seguro viagem.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

Artigos relacionados

133 Comentários

  1. Oi! Estou preenchendo o DS160 e tenho uma dúvida… estou indo por 10 dias para a Califórnia para o casamento de um amigo (brasileiro e está legalmente lá), então tenho um “contato” lá, mas não vou ficar hospedado na casa dele, vou ficar em hotel (só vou reservar após ter o visto)… mesmo assim eu cito o nome dele e o endereço dele?
    Obrigada

    1. Leva todos os documentos que comprove esses vínculos: matrícula dos filhos, financiamento da casa e do pagamento em conta conjunta com seu esposo, carro em nome do seu esposo, documentos do seu e do trabalho dele, e tudo mais que comprove que você tem vínculo com o Brasil. Pode falar que vai para o casamento e coloca quem será o sponsor.

      Não tem como dar errado por causa dos seus vínculos. Fique tranquila.

      Qqr dúvida, só chamar. Beijos, Lu

    2. SOU ENGENHEIRO APOSENTADO TENHO 73 ANOS ,COMO DECLARAR QUE SOU APOSENTADO?
      QUAL CAMPO DO FORMULARIO VOU ESCREVER ESTOU APOSENTADO?

      1. Olá Carlos, tudo bem?
        Você deverá escolher a opção RETIRED no campo PRIMARY OCCUPATION. Entretanto, deverá preencher os demais campos com informação do último empregador. No campo BRIEFLY DESCRIBE YOUR DUTIE, você pode descrever de forma sucinta que é aposentado e há quanto tempo. Já para a entrevista, como comprovante de renda você pode levar o último comprovante de recebimento do INSS (pode ser retirado diretamente no site do INSS com número do benefício e dados pessoais), bem como o Imposto de Renda.
        Espero ter ajudado e se puder, volte aqui depois para nos contar sua experiência.
        Abraços

          1. Olá Katya, tudo bem?
            Você precisa fazer o mesmo que o Carlos, conforme expliquei acima.
            Você deverá escolher a opção RETIRED no campo PRIMARY OCCUPATION. Entretanto, deverá preencher os demais campos com informação do último empregador. No campo BRIEFLY DESCRIBE YOUR DUTIE, você pode colocar desde quando é pensionista. Já para a entrevista, como comprovante de renda você pode levar o último comprovante de recebimento do INSS (pode ser retirado diretamente no site do INSS com número do benefício e dados pessoais), bem como o Imposto de Renda.
            Espero ter ajudado mas se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para nos perguntar.
            Beijos, Lu

    1. Olá Robert, você não precisa inserir a foto no formulário mas deverá levar duas fotos nas especificações mencionadas no post para o caso de o sistema não estar funcionando na data de sua coleta no CASV. Se pudermos ajudar com mais algo, só chamar. Abraços

      1. Obrigado Luciana, fiquei com muita dúvida nisso, pois entendi que com a mudança agora era obrigatório. Parabéns pelo conteúdo me ajudou a preencher a DS160 com muita facilidade.

        1. Ahh que maravilha saber que ajudou. Ficamos muito felizes. Boa sorte em sua entrevista, esperamos que dê tudo certo. Se puder, volte aqui para nos contar como foi. Abraços

  2. Boa tarde. Gostaria de saber se a validade do formulário DS 160 é de um ano. Por motivos particulares, tive que reagendar minha entrevista (e CASV), e queria saber se posso levar o mesmo formulário DS 160 que preenchi. Lembro que no mesmo existia perguntas sobre data provável da viagem, e isso gerou minha dúvida. Tenho entrevista/CASV agendada agora para janeiro.
    Obrigado

    1. Olá Marcondes, tudo bem? Sim, o formulário é valido por 1 ano após o preenchimento, sendo que você tem esse prazo para pagar a taxa. Se sua entrevista já está agendada, foi com o mesmo formulário. No CASV e no dia da entrevista, você precisa levar somente a página de confirmação do Formulário e não o formulário todo impresso, juntamente com os demais documentos que elencamos no post. Mas com relação à previsão de viagem, não tem problema algum visto que era apenas uma previsão e isso é justificável pelo fato de ter reagendado sua entrevista. Esperamos que dê tudo certo e se puder voltar aqui para nos contar como foi, agradecemos. Boa sorte!!!

  3. Olá. Tenho uma dúvida: meu primeiro passaporte tinha o nome de casada, me separei e agora tenho um passaporte com nome de solteira. Devo incluir essa informação detalhada no formulário?

    1. Oie Aline, tudo bem? Você deve incluir essa informação sim. Na parte 1 de Informações Pessoais deste post você, encontra essa informação de que deve preencher todas as alterações de nome que já teve, devendo selecionar o motivo da mudança do nome. Se puder ajudar com mais algo, só chamar. Beijos

    1. Olá Carlos, tudo bem?
      Você deverá escolher a opção RETIRED no campo PRIMARY OCCUPATION. Entretanto, deverá preencher os demais campos com informação do último empregador. No campo BRIEFLY DESCRIBE YOUR DUTIE, você pode descrever de forma sucinta que é aposentado e há quanto tempo. Já para a entrevista, como comprovante de renda você pode levar o último comprovante de recebimento do INSS (pode ser retirado diretamente no site do INSS com número do benefício e dados pessoais), bem como o Imposto de Renda.
      Espero ter ajudado e se puder, volte aqui depois para nos contar sua experiência.
      Abraços

  4. Luciana, sou tradutora autônoma e posso exercer minha profissão em qualquer lugar do mundo desde que tenha um computador e internet, e podem achar que eu quero ir para ficar. Não estudo no Brasil, não tenho carro nem imóveis. Tenho 26 anos, solteira, sem filhos e moro com a minha mãe. Já viajei diversas vezes a outros países, mas nunca a países que exigem visto, e a maioria dos carimbos estão no meu passaporte já vencido. Não tenho empresa e nem declaração de IR (demonstraria que posso custear a viagem com extratos bancários). Vale a pena tentar ou você acredita que será negado por falta de vínculos?

    1. Oie Letícia, tudo bem? Realmente, quanto mais vínculos no Brasil você tiver, melhores suas chances de ter o visto aprovado. Entretanto, você tem situações que te favorecem como por exemplo o fato de morar com sua mãe. Moram somente as duas? Sua mãe é uma pessoa de idade ou tem algum problema de saúde? Estou questionando pois podem ser argumentos utilizados. Outra questão é seu passaporte antigo com carimbos de outros países. Há um campo no formulário em que você informa sobre viagens realizadas e você pode ainda levar seu passaporte para apresentá-lo e comprovar que realmente fez essas viagens e retornou para o Brasil. Sobre comprovação de renda, você pode apresentar extratos bancários e outros comprovantes de recebimento de valores provenientes de seu trabalho como tradutora.
      A questão se vale ou não a pena tentar em seu caso é bastante subjetiva pois muito depende do entendimento do oficial responsável por sua entrevista. Mas sempre penso que o “NÃO” nós já temos e resta ir atrás do SIM. Se você não tentar, nunca saberá se daria certo ou não. Agora cabe a você avaliar sobre essa tentativa, os custos e risco. Mas te desejamos boa sorte e se puder voltar aqui para nos contar o desfecho, pode ajudar outros viajantes. Um Beijo Letícia

  5. Muito bom esse artigo! Foi bem esclarecedor, mas gostaria de tirar algumas dúvidas:

    1 – Na parte do endereço que está escrito “ao cuidado de” seria o nome do remetente ou de quem vai receber a entrega?

    2 – Minha mãe é dona de casa e quem vai pagar a viagem dela é o meu pai. Como fazer nesse caso em relação a parte sobre o emprego/estudos?

    3 – Na parte das infos sobre o passaporte tem um campo chamado “Passport Bok Number” o que seria isso?

    Agradeço desde já :)

    1. Oie Camila, tudo bem? Ficamos felizes que o artigo tenha ajudado.
      Com relação a suas dúvidas:
      1 – O endereço do solicitante é o mesmo endereço para entrega? Se for, selecione a opção YES da questão “Is your mailing address the same as your home address” que ele já entenderá que é na casa de quem solicita o visto. Agora, se o endereço de entrega for diferente, seleciona NO e preenche com o endereço para onde sera encaminhado o passaporte. Mas não me recordo de aparecer campo para preencher “aos cuidados de”. Se tiver mesmo, coloque o nome de alguém no endereço que esteja ciente da entrega dos documentos.
      2 – Como sua mãe é dona de casa, na opção de selecionar a profissão, escolha HOMEMAKER. Inclusive, no campo “BRIEFLY DESCRIBE YOUR DUTIES”, coloque uma breve descrição informando que a mesma não exerce trabalho remunerado, que é do lar, isso se for o caso dela. Ja no campo TRAVEL INFORMATION, ao final da página tem a pergunta PERSON/ENTITY PAYING FOR YOUR TRIP. Aqui sera inserida a informação de que seu pai vai pagar pela viagem dela. Escolha a opção OTHER PERSON e após, aparecerão campos para preencher com informações de seu pai.
      3 – O item PASSPORT BOOK NUMBER não se aplica a passaportes brasileiros então somente selecione a opção DOES NOT APPLY.

      Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar. Beijos

  6. Olá! Tudo bem? Na condição de servidor público federal, como devo preencher o campo Primary Occupation? Desde já, grata pela ajuda.

    1. Oie Ju, tudo ótimo e com você? A opção mais acertada é GOVERNMENT. Euclides e eu somos servidores públicos estaduais e essa foi nossa escolha. Qualquer outra dúvida, fique a vontade para perguntar. Beijos e boa sorte

  7. Olá! Obrigado pelas dicas estão me ajudando muito.
    Preenchi meu ds e do meu marido. A minha dúvida é quanto ao meu filho. Ele tem 4 anos. Preciso fazer todos os trâmites do visto também?

    1. Olá Mara, tudo bem? Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando. Sobre seu filho, deverá ser preenchido sim um formulário para ele, bem como deverá ser feito o pagamento da taxa. Contudo, por ser menor de 14 anos, seu filho possui isenção da entrevista e do comparecimento ao CASV para coleta de foto e digitais. Qualquer outra dúvida, fique a vontade para perguntar. Beijos

  8. Olá boa noite. Tenho uma empresa. Devo colocar como primeira ocupação? Outra dúvida é que presto serviços para uma empresa e emito nota de prestação de serviços com valor alto mas meu prolabore é baixo. Declaro minha renda do prolabore ou o valor das notas que emito ?

    1. Oie Simone, tudo bem? Você precisa colocar alguma ocupação que tenha relação com a sua atividade. Alguma ocupação que você exerça em sua empresa. Caso nenhuma das relacionadas sejam equivalentes, selecione OTHER. Depois, novas perguntas irão aparecer e você complementa com sua atividade. Há ainda, ao final da página, uma caixa onde poderá descrever de forma sucinta suas atividades, informando que é proprietária da empresa do ramo X. Sugiro que inclua ambas, a da sua empresa e a prestação de serviços que exerce. Com relação ao valor a ser declarado, você pode declarar a soma de ambos e levar para a entrevista a documentação que comprove essas rendas. Espero ter ajudado mas se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar. Se puder, depois volte aqui para nos contar o resultado. Assim poderá ajudar outros leitores. Beijos e boa sorte.

  9. Meu marido está preenchendo o formulário e tivemos uma dúvida sobre a questão de servir o exército, como ele fez tiro de guerra durante um período ele marca que serviu o exército ou o tiro de guerra não conta? Obrigada!!

    1. Oie Ana Laura, tudo bem? Sim, ele marca que serviu o exército sim. Ele tem a reservista né? Se não tiver mais, ele pode solicitar uma segunda via na Junta Militar. Beijos

      1. Boa noite. Eu tenho essa mesma dúvida: servi o tiro de guerra e então coloquei “sim” na pergunta se serviu o exército. Mas são 3 perguntas que não entendi: Branch of Service , Rank/Position (não tive nenhuma colocação, não existia) e Military Specialty . O que respondo?

        1. Olá Flavio, tudo bem? Acredito que a pergunta Branch of Service se refira ao batalhão que você serviu (cavalaria, brigada, engenharia, etc). Sobre a colocação, você pode informar se era cabo, soldado, etc. Ja para Military Specialty deva ser a atuação, se era atirador, combatente, etc.
          Não tenho certeza das respostas mas acredito que seja isso. Se puder voltar aqui depois para nos informar o resultado e sua resposta, agradeço pois poderá ajudar outros leitores.
          Abraços e boa sorte.

  10. Posso ir no CASV em uma cidade e na embaixada em outra? Posso mudar a cidade que indiquei no preenchimento do formulário DS160?

    1. Oie Magda, tudo bem? É possível alterar sim a cidade. Basta você acessar novamente a página inicial do preenchimento do formulario e selecionar RETRIEVE AN APPLICATION. Você precisará inserir o número de sua aplicação (AA00…) sobrenome, ano de nascimento e a resposta secreta da pergunta escolhida quando iniciou o preenchimento do formulário. Após esse preenchimento, você terá acesso a todo o seu formulário preenchido e poderá alterar as respostas que necessitar. Sobre agendar no CASV e Embaixada em cidades diferentes, pelo que sei é possível sim mas sugiro entrar em contato com o CASV para confirmar essa informação. No link abaixo você encontra todos os telefones de contato. Se puder nos informar depois o resultado, se conseguiu as alterações e o agendamento, seria excelente pois ajudará outros viajantes. Abraços, Lu

      https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/centros-de-atendimento-aos-solicitantes-de-visto-casv/

  11. Olá! Obrigado pelas dicas, são sensacionais.
    Tenho algumas dúvidas
    1) também sou funcionário federal, no preenchimento do salário coloco o bruto ou o líquido ?
    2) estou renovando para quando for viajar, não vou viajar no momento, como faço com a indicação de hotel ?

    Obrigado pela ajuda.

    1. Olá Rui, ficamos felizes que tenha gostado das dicas.
      Pode colocar o salário bruto mesmo. Sobre a indicação de hotel, você pode escolher qualquer um só para constar um endereço ou colocar apenas “HOTEL EM LOS ANGELES” por exemplo, colocando o nome da cidade para onde pretende ir. Pode colocar uma previsão de viagem, mesmo que seja para uma data distante.
      Espero que tenha ajudado mas se precisar de mais algo, só chamar. Boa sorte!!

  12. Olá, fiz o preenchimento do formulário normalmente e deu tudo certo. Ao preencher o da minha esposa dei falta de algumas perguntas, como por exemplo no campo “working/education/training” não apareceu a parte a respeito das informações de formação superior, bem como os países já visitados anteriormente. No caso dela é importante porque atualmente ela não trabalha, mas viajou para vários outros países. Posso ter feito algo errado?

    1. Olá João, tudo bem? O formulário para homens possuem algumas perguntas que não constam no formulário para mulheres. No caso, essas perguntas que você relatou, sobre “working/education/training”, aparecem apenas para homens, assim como outras. Pode ficar tranquilo pois está certinho. No momento da entrevista, vocês podem levar o(s) passaporte(s) de sua esposa para comprovar que tem histórico de viagens para outros países. Boa sorte e se puder, volte aqui para nos contar como foi ta. Abraços, Lu

  13. Muito obrigado, uma pergunta bem básica: National Identification Number, é CPF, RG ou qualquer um dos dois?
    Vejo bastante informação divergente na internet, as vezes parece que pode ambos e as vezes que é apenas o CPF.

    1. Olá João, o “NATIONAL IDENTIFICATION NUMBER” se refere ao número do seu CPF. Pelas informações que temos e de tantas pessoas que já preencheram com base em nosso passo a passo (inclusive nós), é realmente o CPF. Se pudermos ajudar com mais algo, fique a vontade para perguntar.

  14. Boa tarde
    Tenho uma dúvida, tive alteração do nome de solteira para casada. No passaporte já está com nome de casada.
    Na pergunta Other surnames user? Coloco só os sobrenomes de como era de solteira
    Na pergunta Other given names used? Deixo eu branco se não alterei meu nome?

    1. Oie Marina, tudo bem?
      Você coloca sim qual era seu nome de solteira e coloca o motivo Casamento. Se não tiver alterado o nome, marca NO. Mas mesmo que seu passaporte esteja com o nome de solteiro mas você tiver alterado o nome após o casamento, coloca que mudou e leva a certidão.
      Espero ter ajudado mas se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.
      Beijos, Lu

  15. Na questão de empregos anteriores, que pergunta título do trabalho? E a função que exerci na empresa?

  16. Na questão de empregos anteriores, título do trabalho? E a função que exerci na empresa?

  17. Boa noite
    Outra dúvida na parte de empregos anteriores, lá pergunta título de trabalho? Seria a função que exerci na empresa?

  18. Outra coisa sou servidora municipal, porém coloquei outros e justifiquei em baixo servidora municipal e função que exerço, será que dá problema ?

    1. Como você é servidora pública, a opção mais acertada é GOVERNMENT. Euclides e eu somos servidores públicos estaduais e essa foi nossa escolha. Qualquer outra dúvida, fique a vontade para perguntar. Beijos e boa sorte

  19. No caso de bancário, que tipo de ocupação principal deve colocar? E a descrição da função, deve ser informada em inglês?

    1. Oie Flávio, tudo bem? Você pode selecionar a opção GOVERNMENT para bancário e na descrição, explica qual sua função. Essa descrição pode ser feita em Português mesmo. Qualquer outra dúvida, fique a vontade para perguntar. Abraços, Lu

  20. Bom dia! Preenchi todo o formulário(DS-16) optando por solicitar o visto em Porto Alegre. Moro no PR e não tem opção para que o visto seja enviado para minha casa, ou seja: teria que ir mais uma vez a Porto Alegre para retirar. Então penso em trocar o local para SP, mas não consigo mais editar o formulário, preciso fazer um novo?

    1. Oie Daniela, a questão de não entregar em sua casa pode ser com relação apenas ao bairro. Se tiver algum endereço de familiar, comércio ou amigo que possa receber para você, tente inserir o endereço para saber se entrega. Geralmente, bairros mais afastados do centro podem aparecer como entrega indisponível. Com relação à mudança de cidade para entrevista, você não precisa alterar nem preencher novo formulário. Após efetuar o pagamento, no momento do agendamento, todas as opções de cidades irão aparecer para você escolher, não apenas em Porto Alegre. Assim, você pode escolher a cidade que melhor lhe atender. Você pode ver mais detalhes da orientação do Governo dos Estados Unidos sobre sua pergunta no link a seguir, nas perguntas frequentes. https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/faqs#interview_at_different_consulate_than_ds160. Beijos e boa sorte, Lu

  21. Bom diaa! Estou com algumas dúvidas na DS 160. Preenchi o formulário para o meu namorado e no momento ele é MEI, porém no coloquei apenas que ele é publicitário, não especifiquei que ele é MEI. Você acha que pode dar algum problema na entrevista e que devo mudar na ds a função dele?

    1. Oie Larissa, tudo bem? Seu namorado está empregado na função de publicitário? Pois o ideal é você comprovar o máximo de vínculos com o Brasil e se ele não está empregado em alguma empresa, o certo seria ele informar a Empresa dele pois isso demonstra que ele tem vínculo com o país.
      Se puder te ajudar com mais algo, fique a vontade para perguntar. Beijos e boa sorte. Lu

  22. Olá!! Já informei todas as minhas redes sociais.

    Mas depois vem uma pergunta para marcar sim ou nao:

    Do you wish to provide information about your presence on any other websites or applications you have used within the last five years to create or share content (photos, videos, status updates, etc.)?

    O que eu coloco?

    1. Oie Milene, tudo bem? Se você já adicionou todas as suas redes sociais, pode marcar que Não. Ele pergunta se tem algum outro site ou app que você possa ter utilizado nos últimos 5 anos. Mas se não tem mais nada, marca que não. Beijos e boa sorte. Lu

    1. Olá Araujo, com relação ao visto para bebê, você deve preencher o formulário igual o do adulto, B2. Caso tenha alguma outra dúvida, fique a vontade para perguntar.

  23. Bom dia! tenho algumas perguntas, no passado já tentei tirar o visto e ele foi negado por falta de vínculos. Na época eu era solteiro. Hoje sou casado, tenho casa, carro, uma renda familiar boa. Se caso eu e minha esposa tentarmos o visto por eu ter sido negado no passado posso prejudica-la ?Vendo que ela nunca tentou!
    E no formulário pede que coloquemos nossa renda, e se o consul me perguntar sobre isso é a renda familiar ou de cada um?

    1. Olá Ramom, tudo bem? Como você disse, seu visto foi negado por falta de vínculos. Já que hoje a situação é diferente, dificilmente o fato de ter seu visto negado anteriormente poderá atrapalhar um novo pedido. Leve toda documentação possível que comprove esses vínculos e não terão problemas. Sobre a renda, vocês devem informar a renda individual em cada formulário. Se puder te ajudar com mais algo, fique a vontade para perguntar. Boa sorte e se puder, volte aqui depois para nos contar como foi. Abraços

      1. Ok Euclides. Só mais uma pergunta, vou citar um exemplo:
        – Meu salário é 4.000 R$, só que recebo uma participação de Lucros da empresa de 5.000 R$ por ano. Quando for preencher o formulário devo informar meu salário (4.000) ou incluo esse valor de PLR junto?

        1. Olá Ramom, tudo bem? Você pode incluir a sua PLR e no espaço para observações, informar de que se trata esse rendimento. Abraços, Lu

  24. Olá, preenchi o formulário ds-160 para minha filha que está em Halifax no Canadá. Como faço por favor o agendamento para entrevista no Canadá e pagamento da taxa? Obrigada

    1. Oie Elaine, tudo bem? Desculpe a demora em te responder. Quando você clicar nesse link https://ceac.state.gov/genniv/ para preencher o formulário, já é possível escolher a cidade que pretende fazer a entrevista. Assim que terminar o preenchimento, você pode efetuar o pagamento da taxa por aqui mesmo. Depois da confirmação, o entre para fazer o agendamento e todas as cidades do Canadá devem aparecer para você. Caso tenha alguma dúvida ou a opção correta de cidade não aparecer, entre em contato com o Consulado para que te auxiliem. Os telefones de contato aparecem nesse link https://www.usembassy.gov/brazil/. Espero que dê tudo certo e se puder nos informar como foi, agradecemos pois poderá ajudar outros leitores. Abraços, Lu

  25. Boa noite, preciso tirar o visto do meu bebe, pois eu e meu esposo ja temos o visto. Tenho tres duvidas.
    1 – O preenchimento do Formulario é igual ao do adulto? No caso quando pedem vinculo com Brasil, colocamos o que?
    2- Depois de preencher o DS160 do bebe, eu como mae que tenho que ir na Casv para pegar o visto dele? visto que não precisa da entrevista?
    3 – Se não preciso ir na Casv, como o visto do bebe chega ate mim?

    1. Oie Mariane, tudo bem?
      1- Sim, o preenchimento é igual ao do adulto, porém, algumas perguntas podem não aparecer devido a idade. No caso de ter perguntas que não se aplicam ao bebe como se trabalha ou estuda, marque DOES NOT APLLY ou DO NOT KNOW, conforme opção que aparecer.
      2 – Algum dos pais deverá ir até o CASV que preferir para realizar a entrega dos documentos e foto do bebe, mesmo não precisando de entrevista. Caso resida em uma cidade em que não existe CASV, você pode enviar os documentos para algum familiar ou conhecido que resida próximo a um CASV para que ele faça a entrega dos documentos para você. Essa etapa da entrega dos documentos é necessária:
      -Passaporte do bebê válido
      -Passaporte anterior válido, se existir
      -Página de confirmação do DS-160 impressa
      -Página com as informações de agendamento impressa
      -Foto 5X5 ou 5×7 tirada há no máximo 6 meses
      -Cópia do visto dos pais.
      3- No momento do preenchimento do Formulário, você deverá inserir o endereço onde prefere receber o Visto do bebe.
      Espero ter ajudado e desejo boa sorte para vocês. Se puder ajudar com mais algo, fique a vontade para perguntar.
      Beijos, Lu

  26. Ola, fiz o questionario e coloquei um hotel aleatorio, porem o Hotel e muito caro, e agora ja fizemos a escolha de um hotel mais barato, tem como fazer a alteração no formulario.

    1. Oie Herika, tudo bem?
      A escolha do hotel é somente para eles entenderem quais suas intenções de viagem. Tanto que é aceito que se preencha apenas “HOTEL EM ORLANDO” por exemplo. Não é preciso alterar, até pelo fato de que você não deve demonstrar que possui reservas feitas antes de ter o visto americano concedido. Se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar. Beijos, Lu

  27. Boa tarde! Euclides e Luciana,
    Quero parabenizá-los pelo conteúdo, foi muito esclarecedor.
    Gostaria de sanar uma única dúvida: Eu já tenho o VISA B1/B2, porém, minha esposa e filha ainda não. Irei preencher o DS 160 para elas somente, porque serão quem irão aplicar ao visto efetivamente. A dúvida é: eu posso acompanhá-las na entrevista para responder eventuais perguntas ou não irão deixar eu participar da entrevista?
    Caso não seja possível, a minha esposa poderá levar uma cópia do meu visto para complementar as informações? Já que iremos viajar em família pra Orlando e levar nossa filha nos parques da Disney e Universal?

    Grato pela atenção!

    Marcelo

    1. Marcelo, me desculpe toda essa demora. Só hoje vi sua mensagem.
      Muito obrigada e ficamos felizes em ter ajudado.
      Espero que ainda tenha tempo de te auxiliar.
      Não é permitido acompanhante no dia da entrevista então, você não poderá entrar com elas.
      Você pode sim juntar na pasta com a documentação, a cópia do seu passaporte e visto americano para que seja apresentado por sua esposa. Aliás, é possível informar, durante o preenchimento do formulário DS 160, que você viajará com elas. Junte o máximo de documentação comprobatória para auxiliar sua esposa durante a entrevista. Não sei se viu mas elaboramos um check list com dicas de como se dar bem na entrevista do visto americano, bem como sugestão de documentos para levar.
      Agora sobre irem para Orlando, que delícia. É nosso destino favorito!!! Inclusive, temos aqui no Blog um post com dicas de como planejar sua viagem para Disney e outro sobre quanto custa uma viagem para Disney. Não deixe de conferir.
      Abraços e mais uma vez, me desculpe pela demora.
      Lu.

  28. Olá, tudo bem ?
    Parabéns pelo post, foi muito esclarecedor, me ajudou bastante na hora de responder o formulário.
    Tenho uma duvida, eu pretendia viajar para o EUA no fim do ano, eu estava fazendo todo o processo do Visto antes de estourar o Corona Virus, então no fim de janeiro eu preenchi o formulário DS-160 e também já paguei a taxa do visto, porém, nao tive tempo de agendar a entrevista pois a embaixada nao parou de atender e também nao acho bom ir pra São Paulo nesse momento.
    Eu gostaria de saber qual é o prazo que eu tenho para ir fazer a entrevista sem que perca o pagamento da taxa, ou seja, queria saber qual é a validade do formulário e também do pagamento da taxa?

    Muito obrigada!

    1. Oie Amanda, tudo ótimo e com você?
      Ficamos muito felizes em saber que nosso post te ajudou. <3
      A taxa MRV é válida por um período de um ano a partir da data de seu pagamento, sendo que você possui esse prazo para agendar a entrevista . Até o momento, não há nenhuma outra informação por parte da Embaixada e dos Consulados sobre prorrogação da validade por conta do cancelamento das entrevistas então, fica válido esse período de 1 ano.
      Se puder te ajudar com mais algo, fique a vontade para perguntar.
      Beijos, Lu

  29. Bom dia,

    Moro em Portugal e quero obter o visto americano através do Consulado que fica em Lisboa.

    Você sabe dizer como eu consigo encontrar o site para realizar o cadastro e pagar a taxa?

    Pois o site que consta aqui é somente para o Brasil, correto?

    Obrigado pela atenção.

    1. Olá Cristiano, tudo bem?
      É possível tirar o visto americano em outro país sim (país terceiro) mas nem todos os Consulados e Embaixadas aceitam esse tipo de solicitação. Recomendo que você entre em contato com o Consulado ou Embaixada mais próximos e se informe se é possível e quais os procedimentos necessários.
      Se puder voltar aqui para nos contar sua resposta, agradecemos pois poderá ajudar outros leitores.
      Abraços e boa sorte.

  30. Muito obrigado por este post. Fiz o preenchimento do DS seguindo os passos e deu certo. Meu visto foi aprovado. Minha entrevista foi 09/03/20 no consulado de SP.

    1. Olá Caique, ficamos muito felizes em saber que seu visto foi aprovado, e mais ainda em saber que o post te ajudou neste processo. Temos vários posts dos Estados Unidos no blog que podem ajudar no planejamento de sua viagem. Caso necessite de alguma dica ou queira tirar alguma dúvida pode contar com a gente sempre.

  31. Muito obrigada pela publicacao, ajudou muito! As minhas duvidas sao: estou desempregada mas tenho em torno de R$12.000,00 em conta, isso seria suficiente? Eu estou indo visitar minha ex host family (quando fui au pair) e o unico gasto que teria seria com a passagem mesmo (que não passa de R$6.000,00). Eu faço curso de letras em ingles aqui no Brasil e gostaria de colocar que dou aulas particulares de ingles (pois nao tenho carteira assinada), eu colocaria que “não sei aplica” tambem no campo de working? e depois explicaria na entrevista que dou aulas particulares e por isso nao teria a renda fixa? Pretendo ir na entrevista somente começo do ano que vem quando a pandemia do coronavirus diminuir (oremos), é recomendado eu começar a preencher agora – visto que temos a garantia de 1 ano para fazer o pagamento – ou isso soaria muito ruim para o consulado? Obrigada

    1. Oie Thais, feliz em saber que o post te ajudou. O que você precisa comprovar é que possui vínculos com o Brasil e não somente que tem condições de custear a viagem. Como você disse que cursa Letras, leve comprovantes de que está estudando como matrícula, pagamentos de mensalidades, atestado de frequência, por exemplo. Sobre ser profissional autônomo, você precisa escolher a atividade que mais se pareça com a que exerce e pode descrever brevemente o tipo de atividade (que dá aula particular de inglês) no espaço de observações. Para a entrevista, providencie documentos que comprovem que exerça esse tipo de atividade remunerada de forma autônoma , como por exemplo, contrato, extratos bancários, recibos de recebimento das mensalidades, cartas de clientes, declaração de imposto de renda, etc. Não é preciso ter todos esses documentos então, leve o que tiver. Quanto preencher com antecedência, não há problema algum mas, caso quando for efetuar o pagamento , a sua situação tiver mudado (estiver empregada por exemplo) edite as informações no formulário. Espero que tenha sanado suas dúvidas mas se tiver mais alguma pergunta, fique a vontade. Beijos e boa sorte

  32. Boa tarde!
    Meu namorado comprou uma viagem para Miami e pretendemos solicitar o visto em breve. Tenho algumas dúvidas:
    1. Sou estudante (curso superior) e não trabalho. Vale lembrar que ele pagará todas as despesas da viagem. Sendo assim, devo colocar que ele viajará comigo no campo de acompanhante?
    2. Como não possuo nenhuma renda, apenas coloco que sou estudante e o nome da instituição?
    3. No momento da entrevista, se me perguntarem como vou pagar minhas despesas, posso responder que a viagem foi um presente e estou indo com meu namorado?
    Desde já, muito obrigado pelas dicas!

    1. Olá Bruno, tudo bem?
      1- Como seu namorado vai pagar a viagem, o ideal é que coloque sim ele como acompanhante e como patrocinador da viagem.
      2-Isso mesmo, informe sobre seu curso e instituição. Na entrevista, leve documentos que comprove seu vínculo com a instituição de ensino e o que mais tiver que comprove seus vínculos com o país (Tem um check list em pdf aqui no post para baixar que cita diversos documentos que podem ajudar na comprovação de vínculo.)
      3- Informe que a viagem será patrocinada por seu namorado e de preferência, apresente documentos que comprovem a renda dele, se tiver empresa ou trabalhar com carteira assinada ou vínculo. Isso pode ajudar.
      Espero que dê tudo certo para vocês e se tiver mais dúvidas, fique a vontade para perguntar.
      Se puder, volte aqui para nos contar como foi ta.
      Abraços, Lu

  33. Olá Bom dia!!
    Tenho algumas dúvidas referente ao que responder no formulário:
    1- Sou Nutricionista e presto consultoria numa ILPI desde 2017 1 x por semana. Minha renda mensal não ultrapassa 1 salário mínimo. Porém meu esposo irá arcar com todos os custos da viagem. A minha pergunta para essa situação é : Eu devo informar essa remuneração mesmo sendo baixa? Meu receio é que acreditem que estou indo para conseguir trabalho, quando o objetivo não é esse.
    2- Finalizei 2 pós graduações nesse ano. Devo informar no formulário? Ressalto que devido a pandemia AINDA NÃO TENHO A DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS. Eles irão investigar tal situação?
    3- Uma dúvida em relação a dica no formulário. Tem uma parte que pergunta se alguém lhe ajudou a preencher o formulário. A indicação de vocês é que sempre informe que NÃO. Há não ser que seja de menor. Mas, a minha dúvida é a seguinte: Não sou fluente em inglês, meu esposo sim. Não seria meio contraditório eu informar que não tive ajuda sabendo que o formulário é todo em inglês? Agradeço desde já

    1. Olá Elayne, tudo bem?
      Primeiramente, seu esposo já tem o visto americano? Pq caso contrário, vocês podem tirar o visto juntos, fazendo entrevista familiar e assim, parte de suas questões já estará resolvida.
      1- Informe sim a sua renda, mesmo sendo baixa. Há um campo onde você poderá informar quem irá custear sua viagem. No campo TRAVEL INFORMATION, ao final da página tem a pergunta PERSON/ENTITY PAYING FOR YOUR TRIP. Aqui será inserida a informação de que seu esposo vai pagar pela viagem. Escolha a opção OTHER PERSON e após, aparecerão campos para preencher com informações de seu esposo.
      2- Pode inserir sim essa informação dos cursos que concluiu recentemente. Se faltar apenas a declaração de conclusão e você tiver cumprido com todos os requisitos exigidos, não deve ter problemas.
      3- É apenas uma orientação que você responda que não obteve ajuda, justamente pois podem entender que você não tem conhecimento das respostas fornecidas. Sobre a língua, muita gente preenche utilizando de tutoriais como este ou mesmo ferramentas de tradução. Então, essa é uma escolha pessoal, contudo, não tivemos relatos de pessoas que tiveram qualquer tipo de problema com essa questão ao responder que não tiveram ajuda.
      Espero ter ajudado mas se precisar de mais algo, fique a vontade para perguntar.
      E depois nos conte o resultado ta. Beijos, Lu

  34. Olá Luciana e Euclides! Parabéns pelo post, excelente e esclarecedor! ja estou seguindo vcs! meu marido já está curioso para ver o E-Book Guia do Motorhome!
    tenho dúvidas sobre:
    1- O campo ZIP CODE (IF KNOW) no final da página TRAVEL INFORMATION. qual é esse código?
    2- Sobre o preenchimento da DS dos meus filhos, pois dois deles moram em outro estado, 1 deles é meu filho e a outra é filha do meu esposo, porém vamos viajar todos juntos! Preencho cada DS com seus respectivos endereços ???
    Desde já obrigada!

    1. Oie Keila, feliz em ter você por aqui e saber que ajudamos. Mais ainda em saber que em breve sairá uma trip de motorhome por ai hahaha. No que pudermos ajudar, pode contar conosco.
      1 – Esse é o CEP do local onde ficará mas você pode colocar apenas os números “5555555555” que é aceito, vez que você não sabe onde ficará, não tem reserva em hotel…
      2 – Com relação aos endereços, vocês pensam em fazer e entrevista todos juntos? A ideia do visto familiar é facilitar o preenchimento do formulário DS-160, unificando informações como endereço, motivo da visita, itinerário, etc., bem como a entrega dos passaportes com o visto. Contudo, você pode optar por colocar o endereço de cada um individualmente e deixar apenas o endereço de entrega dos passaportes em comum, ou ainda colocar a entrega para o endereço de cada, desde que tenha pessoas para receber. Não vi nenhum comentário a respeito dessa situação e acredito que seja tranquilo inserir cada endereço no DS respectivo. Entretanto, aconselho você entrar em contato com algum consulado para confirmar essa informação. No link abaixo, você encontra os telefones de contato:
      https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/centros-de-atendimento-aos-solicitantes-de-visto-casv/

      Torcendo aqui para dar tudo certo para vocês e por favor, volta aqui para nos dizer como foi ta.
      Boa sorte para vocês.
      Beijos, Lu.

    1. Olá Nino, muito obrigada pelo elogio. Feliz em saber que curtiu nosso conteúdo. Volte sempre. Abraços, Lu

    1. Olá Sil, muito obrigada pelo elogio. Ficamos felizes em saber que gosta de nosso conteúdo e tem ajudado. Volte sempre. Beijos, Lu

  35. Bom dia!

    Eu estou solicitando apenas a renovação do meu visto e marquei a entrevista conforme foi solicitado, mas falam que pode ser que não seja necessário passar pela entrevista, uma vez que é renovação. Como vou saber se precisa ou não passar pela entrevista?

    Obrigada

    1. Oie Giovana, tudo bem?
      No caso de renovação do visto americano, não precisa de entrevista quem está renovando visto para a mesma categoria, desde que o visto esteja válido ou tenha expirado a menos de 12 meses, e quem nunca teve um pedido de visto recusado.
      Se você se enquadrar nesses requisitos, não precisa mesmo da entrevista.
      Se precisar de mais alguma ajuda, fique a vontade para perguntar.
      Beijos, Lu

    1. Olá Arlindo, feliz em saber que o conteúdo te ajudou. Seja sempre bem vindo por aqui.
      Abraços, Lu

  36. Boa noite, tenho uma duvida referente a renovação de visto de estudante agora na pandemia.
    Minha situação com a faculdade ja esta toda certa, vou conseguir acompanhar as aulas online pelo fato dos EUA estar fechado para receber brasileiros agora.
    Porem, minha previsão para retorno esta para janeiro, e meu visto de estudante venceu agora em Julho, estou com meu I-20 atualizado, mas não consigo marcar a entrevista. Toda vez que vou preencher o DS-160 não consigo sair da primeira pagina, eu clico e sempre fala que o tempo acabou sendo que não demoro. Isso acontece por não estarem realizando as entrevistas?

    1. Olá Bárbara, tudo bem?
      Para renovação de visto de estudante que não esteja vencido há mais de 1 ano, não é necessário agendamento de entrevista, sendo preciso apenas agendar a visita ao CASV para entrega dos documentos. Essa informação consta na página do próprio Governo americano (https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/renovacao-de-vistos/).
      Sobra não conseguir preencher o DS-160, oriento que entre em contato com o Departamento de Vistos para tirar essa dúvida com maior precisão. Você encontra todos os telefones de contato bem como e-mail neste site (https://ais.usvisa-info.com/en-br/niv/information/contact_us).
      Espero que dê tudo certo para você.
      Beijos, Lu

  37. Boa Tarde, parabéns pelo conteúdo! Tenho uma pequena dúvida, por favor, no item de empresas já trabalhadas, como já trabalhei em várias, quantas vocês indicam de mencionar?

    Outra questão é que sou PJ, microempresária ou seja emito NF pelas consultorias que dou, e o valor que recebo, não e´ o declarado como pro labore, o que indicam que coloque?

    1. Oie Marcia, tudo bem?
      Feliz em saber que gostou do conteúdo. Obrigada.
      Sobre as empresas, eles pedem que seja informado os trabalhos anteriores nos últimos 5 anos. Se acaso tiver muitas empresas nesse período, indique pelo as 5 últimas caso não consiga colocar todas.
      Já com relação ao valor, você pode colocar o valor total dos seus rendimentos que você pode comprovar, tanto com NF quanto com pro labore. Tem um campo “BRIEFLY DESCRIBE YOUR DUTIES” onde você pode descrever suas atividades, deixando claro que os valores antes mencionados se referem àquelas atividades.
      Espero ter ajudado mas, se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para nos chamar.
      Beijos, Lu

  38. Tenho união estável à 11 anos e um filho juntos, mas não somos casados, pretendo tirar o visto familiar , como devo colocar? solteira? casada?

    1. Oie Maiara, tudo bem?
      Vocês podem fazer a aplicação como familiar e fazer a entrevista do visto americano todos juntos, mesmo não sendo casados. Inclusive, quando tiramos nosso visto, ainda não éramos casados e tínhamos apenas União Estável.
      No caso de possuir União Estável emitida pelo cartório, você deve escolher a opção Common Law Marriage.
      Porém, se você e seu parceiro moram junto mas não possuem nenhum documento registrado em Cartório, escolha a opção Civil Union / Domestic Partnership.
      Espero ter ajudado mas se tiver mais alguma dúvida, por favor nos avise.
      Beijos, Lu

  39. Olá achei as dicas muito boas………. Foi muito útil…. Mas restam algumas dúvidas..:.
    1. Poderia me esclarecer como devo informar uma renda que tenho na modalidade aluguel….
    2. A foto Extra que devo levar ela deverá ter o tamanho de 7×5 ou 5×5…….
    3. Vc considera normal o turista comprar a passagem mesmo antes de ter o visto?
    Agradeço muito atenção de vocês parabéns….pelo tutorial.

    1. Oie Shiderley, tudo bem?
      Feliz em saber que gostou das dicas e que ajudaram.
      1- Na escola da PRIMARY OCCUPATION, no seu caso você pode selecionar BUSINESS (Negócios) ou OTHER (Outros)
      2- O tamanho padrão das fotos exigido pelo Consulado Americano deve ser de 5X7cm ou 5X5cm.
      3- A orientação do Consulado é para não comprar passagens antes de ter o visto americano aprovado.
      Obrigada pelo carinho. É um prazer ajudar.
      Espero que tenha conseguido sanar suas dúvidas mas se precisar de mais alguma coisa, só perguntar.
      Beijos, Lu

  40. ótimo post, esclareceu muitas dúvidas.
    Apenas para complemento…estou fazendo o preenchimento do formulário para os meus pais.
    Minha mãe se aposentou pelo Estado, porém, após a aposentadoria abriu uma empresa de assessoria de eventos e é o que ela faz atualmente. Ela tem o salário da aposentadoria e recebe também pela atual empresa de assessoria, como poderia fazer o preenchimento?

    outra dúvida: meu pai é aposentado pelo INSS, mas anteriormente também trabalhou no estado porém pediu exoneração há mais de 20 anos, é necessário colocar no formulário?

    caso eu precise fazer novo preenchimento por ter feito algumas anotações erradas, o formulário antigo é descartado automaticamente? e esse novo formúlario por erro do anterior “pegaria mal” perante o consulado ?

    1. Oie Gabi, feliz em saber que nosso post te ajudou.

      No caso de sua mãe, como ela tem duas rendas, pode colocar a ocupação principal como ‘RETIRED’ -Aposentada, ou como empresária no campo PRIMARY OCCUPATION. Já no campo do valor que recebe mensalmente, soma as duas remunerações. No campo BRIEFLY DESCRIBE YOUR DUTIE, descreva de forma sucinta que ela é aposentada mas que possui essa empresa e que as rendas estão somadas. Para a entrevista, peça que sua mãe leve o último comprovante de recebimento bem como comprovação de rendimentos da empresa, declaração de imposto de renda.

      No caso do seu pai, como ele é aposentado, no campo PRIMARY OCCUPATION você deverá colocar RETIRED. No campo BRIEFLY DESCRIBE YOUR DUTIE, coloque quanto tempo ele está aposentado. Sobre as ocupações anteriores, geralmente coloca-se atividades exercidas nos últimos 5 anos mas se preferir colocar essa informação, não tem problema. Já para a entrevista, como comprovante de renda seu pai pode levar o último comprovante de recebimento do INSS (pode ser retirado diretamente no site do INSS com número do benefício e dados pessoais), bem como o Imposto de Renda.

      Sobre fazer novo preenchimento por erro no formulário DS 160, você consegue editar as informações antes de finalizar o preenchimento. Caso tenha finalizado, pode sim preencher um novo e somente valerá o que tiver a taxa paga. Fique tranquila pois não vai pegar mal não.

      Espero ter ajudado mas se tiver mais alguma dúvida, só chamar.
      Beijos, Lu

  41. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas:

    1) Meu pai é aposentado, porém trabalhou como funcionário público (policial) e pediu exoneração há 20 anos. é necessário colocar no formulário?

    2) minha mãe é aposentada pelo estado, porém após se aposentar, abriu uma empresa de assessoria de eventos e atua hoje em dia nesse empresa (continua recebendo a aposentadoria). nesse caso como deve preencher o formulário?

    3)Se eu preencher novo formulário por ter errado no anterior, isso “pegaria mal” perante o consulado?

    1. Oie Gabi

      1- Como seu pai aposentado, no campo PRIMARY OCCUPATION você deverá colocar RETIRED. No campo BRIEFLY DESCRIBE YOUR DUTIE, coloque quanto tempo ele está aposentado. Sobre as ocupações anteriores, geralmente coloca-se atividades exercidas nos últimos 5 anos mas se preferir colocar essa informação sobre o serviço público, não tem problema. Já para a entrevista, como comprovante de renda seu pai pode levar o último comprovante de recebimento do INSS (pode ser retirado diretamente no site do INSS com número do benefício e dados pessoais), bem como o Imposto de Renda.

      2- No caso de sua mãe, como ela tem duas rendas, pode colocar a ocupação principal como ‘RETIRED’ -Aposentada, ou como empresária no campo PRIMARY OCCUPATION. Já no campo do valor que recebe mensalmente, soma as duas remunerações. No campo BRIEFLY DESCRIBE YOUR DUTIE, descreva de forma sucinta que ela é aposentada mas que possui essa empresa e que as rendas estão somadas. Para a entrevista, peça que sua mãe leve o último comprovante de recebimento bem como comprovação de rendimentos da empresa, declaração de imposto de renda.

      3- Sobre fazer novo preenchimento por erro no formulário DS 160, você consegue editar as informações antes de finalizar o preenchimento. Caso tenha finalizado, pode sim preencher um novo e somente valerá o que tiver a taxa paga. Fique tranquila pois não vai pegar mal não.

      Espero ter ajudado mas se tiver mais alguma dúvida, só chamar.
      Beijos, Lu

  42. Oi pessoal,
    1. sou profissional liberal e não tenho como comprovar renda e nem vinculo com empresas, a não ser através dos contratos feitos com clientes e através da certidão do meu Conselho que prova que estou ativa e atuante na minha profissão. Estes contratos são de prestação de serviços, então muitos deles já venceram ou irão vencer até tirar o visto. É possivel apresentar isso?
    2. Outra coisa, sou servidora pública, porem, estou de licença por interesse particular (sem remuneração), nesse caso é válido apresentar documentação que comprove meu vinculo mesmo não estando atuando?
    3.Quanto as demais coisas, tenho familiar no Brasil que precisa de acompanhamento de saúde. Seria importante eu comprovar isso também para mostrar vínculos?

    1. Oie Lauren,tudo bem?
      1 – Com certeza você pode levar esses documentos que mencionou pois eles comprovam sua atividade profissional. Você pode ainda apresentar extratos bancários, recibos ou qualquer outro documento que comprove seus recebimentos e sua renda.
      2 – Também acho válido que você apresente seus comprovantes de vínculo como servidora pública.
      3 – Se esse familiar fica sob seus cuidados, é bom levar sim os documentos que comprovem a necessidade de acompanhamento, seus vínculos com tal familiar e sua responsabilidade para com ele.
      Lembre-se que nunca é demais. É melhor levar o máximo de documentos possíveis do que precisar e não ter em mãos. Pode ocorrer de o oficial nem te pedir nenhum documento (como aconteceu conosco) mas leve tudo o que conseguir comprovar seus vínculos e renda.
      Boa sorte para você!!!
      Depois nos conte como foi ta.
      Beijos, Lu

  43. Boa tarde, adorei as informações..mais completa não existe.. parabéns…
    Estou querendo ir para os EUA com minha filha passear, iremos ficar 10 a 15 dias em Washington porque temos um amigo (médico americano) que irá nos receber e nos hospedar nesse período, ele se ofereceu para escrever uma carta de recomendação ao consulado aqui do Brasil, posso levar essa carta ? Recebi instruções de empresa de acessória de visto que eu não deveria citar, pior poderiam achar que estou indo pra ficar, o que não é minha intenção…como vc acha que deve proceder visto que a hospedagem e passagens serão custeada por ele…. obrigada!!!!
    Posso colocar todas essas informações, ou terei que ocultar e reservar hotel …tenho vínculos aqui no Brasil, sou empregada pública federal, carro e família, e matrícula da minha filha…gostaria de dizer a verdade, mas já me falaram que podem negar. …

    1. Oie Michelle, me desculpe a demora em lhe responder. Espero que ainda dê tempo de ajudá-la.
      Algumas assessorias realmente recomendam que não utilizem carta convite do anfitrião pois o visto americano pode ser negado. Não sei te dizer se isso procede e qual a frequência mas, como você tem fortes vínculos com o Brasil, acredito que não seja problema.
      Você pode informar que serão hospedadas por seu amigo cidadão americano e solicitar que ele emita uma carta convite, contendo informações dele, suas e de sua filha, motivo da viagem e especificando antecipadamente a duração da viagem, informações detalhadas sobre a relação entre o cidadão que estará convidando e o convidado, explicar se receberá alguma ajuda financeira para a viagem. A carta convite deve ser redigida em inglês, ser assinada e registrada nos Estados Unidos. Bom também que seja anexado cópia do passaporte ou documento legal de quem estará hospedando.
      ALém disso, informe e comprove com documentos todos os vínculos que possui com o Brasil. Você consegue baixar um documento em PDF no início deste post, com uma lista de diversos documentos que podem ser levados e te ajudarão a comprovar seus vínculos junto ao Consulado Americano.
      Espero que dê tudo certo para vocês e que a viagem seja maravilhosa.
      Se puder voltar aqui para nos contar como foi, podemos ter essa polêmica (de que negam o visto americano pra quem apresenta carta convite) esclarecida.
      Beijos, Lu

  44. Deixo aqui registrada a minha gratidão ao casal Lu e Euclides pela atenção ao me ajudar nas dúvidas que tive no preenchimento do formulário do visto americano.
    Simpáticos e atenciosos!
    Obrigada 💟
    Um abç, com carinho.

    1. Oie Fabi, que alegria sua mensagem!!!!
      Ficamos sempre muito felizes em ajudar.
      Esperamos que dê tudo certo e que a viagem de vocês seja incrível!!
      Beijos, Lu

  45. Olá tudo bom?
    Primeiro parabéns pela matéria, esta fantástica e muito bem explicado.
    Fiquei com apenas uma dúvida, estou programando uma viagem para o EUA com meus filhos, e gostariamos de levar a babá. Na hora da solicitação do visto ela entra como familia ou tem que fazer o pedido a parte?

    1. Oie Isabella, tudo bem e com você?
      Ahh que alegria saber que gostou do post e está lhe ajudando. <3
      Para visto americano para babá (ou qualquer trabalhador doméstico que esteja acompanhando ou indo se encontrar com seu empregador nos Estados Unidos), é preciso fazer a solicitação do VISTO B-1. O preenchimento se faz no mesmo Formulário DS-160, entretanto, ao invés de escolher o visto B-2, seleciona B-1. Você precisará inserir seus dados (dados dos patrões) no campo onde pergunta quem financiará a viagem. Vale lembrar que a babá precisa ser contratada há pelo menos 1 ano, com comprovação documental.
      Além desse preenchimento, é necessário possuir um contrato de trabalho (em 3 vias em português e inglês) assinado por ambas as partes informando que ao empregado é garantido o salário mínimo federal ou estadual, ou o “salário predominante” – aquele que for maior, bem como descrever as atividades que deverão ser desenvolvidas pela babá nos Estados Unidos.
      No link a seguir você encontra maiores informações, bem como modelo do contrato de trabalho fornecidos pelo próprio Consulado Americano.
      https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/empregados-domesticos/
      Espero que dê tudo certo para vocês mas se tiver mais alguma dúvida, estamos à disposição.
      Beijos, Lu

      1. Muitoooo obrigada pelo retorno! Tenho mais uma dúvida… na hora de fazer o cadastro após o preenchimento do ds160, posso fazer o pedido do pagamento da taxa tudo junto (dos meus filhos e da baba) ou tenho que fazer separado?

        1. Oie Isabella,
          Pode sim. Quando criar a conta para emitir a taxa, você precisará inserir todos os familiares que estarão solicitando o Visto Americano e já pode incluir a babá na mesma conta. Desta maneira, poderá efetuar o pagamento das taxas todas de uma vez, bem como agendar a entrevista de todos os familiares e babá juntos, conforme disponibilidade do sistema.
          É o meio mais simples uma vez que o empregador precisa estar na companhia da babá no momento da entrevista.
          Espero ter ajudado e se puder, volte aqui para nos contar como foi. Poderá ajudar outros leitores.
          Beijos e boa sorte, Lu

  46. Olá, bom dia!
    Primeiramente, parabéns pela matéria!
    Meu salário é de R$1.200. Gostaria de saber se com este salário tenho chance te tirar o visto? Ou se tem uma renda mínima para ser elegível?
    No momento, sou estagiário a mais de 1 ano. E estou no 6 período do curso bacharel em Administração do Empresas.
    Meus pais não têm um bom salário para serem Sponser. (Eles ganho em média 1000~1500).

    1. Olá Alex, tudo bem?
      Com relação a renda, eles não explicitam qual seria um valor mínimo de salário para que o visto seja aprovado. Claro que eles querem saber se você tem condições de custear sua viagem ou alguém que a faça pelo solicitante. Mas você pode se concentrar em comprovar que possui fortes vínculos com o país e que não pretende ficar nos Estados Unidos. Por exemplo, há um contrato de trabalho, mesmo que seu cargo seja de estagiário? Em caso positivo, apresente este contrato ou qualquer outro comprovante que dite o prazo que precisa cumprir, suas competências, bem como apresente comprovantes de que está devidamente matriculado e cursando faculdade.
      Você consegue baixar um documento em PDF no início deste post, com uma lista de diversos documentos que podem ser levados e te ajudarão a comprovar seus vínculos junto ao Consulado Americano.
      Espero ter ajudado mas se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.
      Abraços, lu
      Se tiver mais alguma coisa que seja comprovação de vínculo, leve os documentos.

  47. Primeiramente parabenizo pelo post. Conteúdo excelente. Minha dúvida é a seguinte:
    Tenho uma renda bruta de R$ 4.000,00.. Porém meu pai também me ajudará com uma parte pra bancar a viagem (não muito, pois a renda dele tbm não é alta). Ele tem renda fixa de 2.000,00 e recebe pensão de um salário mínimo. Eu posso informar ao Consulado que meu pai me ajudará a custear a viagem? Será que eles irão considerar a minha renda e a dele na hora da análise? E neste caso eu devo levar os documentos de comprovação de renda dele também? Desde já agradeço…

    1. Olá Guilherme, ficamos felizes em saber que o artigo ajudou.
      Você pode sim colocar a informação que seu pai te ajudará a custear a viagem mas precisará ser no campo “PERSON PAYING FOR YOUR TRIP”. Leve documentos seus e de seu pai para a entrevista a fim de ficar claro que há condições de custearem essa viagem. Aqui nesse post você consegue baixar um e-book com uma lista de documentos que você pode separar para apresentar no dia da entrevista. Sugiro que baixe e leve o que conseguir, tanto seu como de seu pai. O Consulado não dita qual valor mínimo a pessoa precisa receber mensalmente. Eles querem saber se seus vínculos são fortes com o país e se você tem condições de se manter nos Estados Unidos durante sua estada, sem gerar gastos ao Estado.
      Te desejo boa sorte, espero que saia tudo bem. Se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.
      Abraços, Lu

  48. Olá Luciana, boa tarde! Parabéns pelo artigo. Uma pergunta: quando preenchi o DS-160, eu escolhi o Consulado do Rio de Janeiro. No entanto, agora, ao fazer o agendamento, será mais fácil eu ir para Brasília. Posso agendar para o DF mesmo tendo inserido, no início do DS-160, a cidade do Rio de Janeiro?

    1. Oie Georgia. Que alegria saber que nosso artigo te ajudou.
      Segundo orientação do próprio Consulado Americano, é possível agendar a entrevista para cidade diferente daquela informada no Formulário DS 160, não havendo necessidade de preencher outro Formulário. Mesmo que já tenha efetuado o pagamento da taxa, você pode alterar a cidade para entrevista durante o agendamento.
      Espero que dê tudo certo e que seu visto seja aprovado com tranquilidade.
      Se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.
      Beijos e boa sorte, Lu

  49. Gostaria de saber se a escolha da cidade é feita após o envio do formulário. Tendo em vista a suspensão das atividades em decorrência da pandemia, parece que o atendimento está caindo para data distante, por isso minha intenção é agendar para a data mais próxima, mesmo que seja em cidade inicialmente não pretendida. No entanto, fiquei em dúvida a hora de escolher a cidade, pois logo no início do formulário tem que escolher entre as cinco disponíveis e o passo a passo dá a entender que pode escolher outra quando da emissão do boleto.

    1. Olá Luciano, tudo bem?
      É preciso escolher uma cidade no início do preenchimento do Formulário DS 160, entretanto, no momento do agendamento da entrevista, você pode escolher uma cidade diferente da que inseriu no formulário. Desta maneira, você consegue visualizar as datas disponíveis em cada cidade. Pelo que temos conhecimento, os Consulados Americanos do Brasil continuam fechados, sem realizar entrevistas devido a pandemia. Então, não sei se o agendamento já está disponível. Você pode entrar em contato para tirar essa dúvida com a Embaixada ou Consulados pelos telefones disponíveis no site https://ais.usvisa-info.com/en-br/niv/information/contact_us.
      Espero ter ajudado mas se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.
      Abraços, Lu

  50. Olá. Bom dia. Já preenchi o formulário, paguei a taxa e fiz os agendamentos, mas só depois percebi que no campo cidade ficou faltando a última letra. Não sei se não cabia o nome inteiro da cidade ou se foi o preenchimento automático que estava com a última letra da cidade faltando. Terei problemas com isso? Tem como modificar agora? Obrigada!

    1. Oie Fernanda, tudo bem? Após ter pago a taxa, não há como editar o formulário DS-160 mas, por ser um erro tão pequeno, acredito que não haverá problemas. Além disso, você levará seu comprovante de endereço para a entrevista e com isso, poderão confirmar o nome de sua cidade. Fique tranquila pois é um erro de digitação que não acarreta problemas.
      Desejo que dê tudo certo e, se puder nos contar depois como foi, poderá ajudar outros leitores.
      Beijos, Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo