Cancún e Playa Del Carmen – Guia e dicas essenciais.

Está planejando uma viagem ao México? Que tal conhecer um pouco do que Cancún e Playa del Carmen tem a oferecer?

Qual moeda levar para Cancún? Onde se hospedar? Precisa de vacina contra a Febre Amarela? 

Geralmente, essas são as primeiras dúvidas que surgem quando pensamos em conhecer o México. 

A primeira coisa que fizemos para definir qual como seria roteiro foi pesquisar os passeios de nosso interesse e qual a localização dos mesmos.

Claro que nosso desejo era curtir dias de sol e mar mas, conhecer as Ruínas Maias e um pouco da história desse povo tão incrível e inteligente era algo vital.

Kukulcan
Kukulcan

Isla Mujeres, um dos passeios escolhidos, fica próximo a Cancún então, encaixamos esse tour dentro dos dias em que nos hospedamos na cidade.

isla mujeres

Fizemos um post onde explicamos tudo que pode ser feito em Isla Mujeres, dando dicas de passeios, hospedagens e muito mais, para isso basta ler O que fazer em Isla Mujeres México.

Templo de Kukulcán Chichén Itzá

Chichén Itzá, o Sítio Arqueológico localizado no Estado de Yucatán que abriga uma grande cidade pré-colombiana, possui a mesma distância desde Cancún ou Playa del Carmen, sendo assim, seria indiferente o ponto de partida.

Para saber todos os passeios que podem ser realizados junto com as ruínas Mayas, basta ler este post Chichén Itzá: História e encantamento, e se encantar com toda história desta civilização.

ruinas de tulum
Tulum

Tulum, considerada a jóia da Riviera Maia. Fica a aproximadamente 130 km de Cancún e 65 km de Playa del Carmen, sendo assim, se torna muito mais vantajoso estar hospedado em Playa del Carmen.

Para que saiba mais sobre este local, leia Tulum – México: A jóia da Riviera Maya.

Cozumel, Para aqueles que procuram mergulhos em águas cristalinas, este é o passeio recomendado, Cozumel: A Ilha mais linda do México!

Praia de Akumal, local de refúgio das tartarugas. Este local oferece uma ótima estrutura para receber os turistas. Praia de Akumal Riviera Maya México

o Cirque du Soleil e os parques Xcaret, Xel-ha e Xplor, ficam todos mais próximos a Playa del Carmen, e sendo possível, é melhor agendar as saídas a partir dessa cidade pois gasta-se menos tempo com o translado a partir do hotel. 

Como dividimos a estadia 

Com os passeios definidos, optamos por dividir nossa hospedagem da seguinte forma: 3 dias em Cancún e 8 dias em Playa del Carmen, na Riviera Maya.

Dessa forma, conseguimos conciliar os dias de saídas dos passeios na cidade mais próxima ao destino. Cancún e Playa del Carmen são destinos bem diferentes: a primeira, moderna, americanizada e badalada; já a segunda, charmosa e tranquila. 

Desde que começamos a elaborar nosso roteiro, contamos com a assessoria da Travel Ahead, uma Agência de receptivo especializada em Brasileiros, com guias que falam português.

Eles nos ajudaram com tudo, inclusive nos enviaram um Manual Personalizado com dicas gerais do destino e tudo sobre o nosso roteiro. Foi ótimo e nos deu maior segurança para curtir nossas férias.

O México exige alguma vacina específica?

Este assunto até causa confusão devido informações desencontradas. O México não possui qualquer exigência de vacinas para entrada no país, porém, você deverá verificar a necessidade caso seu vôo faça escala / conexão em outro país. Para saber quais países exigem vacinação obrigatória, consulte o Certificado Internacional de Vacinação: Como tirar o seu

Onde se hospedar em Cancún?

Em Cancún, praticamente tudo se localiza na “Zona Hotelera” então, o ideal é se hospedar na Boulevard Kukulcan, uma via em forma de “7” com aproximadamente 22 km de extensão que abriga hotéis e resorts, shoppings, restaurantes, boates, mercados, lojas de artesanatos, casas de câmbio e o mais importante, as lindas praias de areia fininha e águas de cor azul turquesa incomparável.

Mapa da zona Hoteleira Cancún
Mapa da zona Hoteleira

Pela Boulevard Kukulcan passam ônibus e vans o tempo todo que te levam a qualquer ponto da Avenida bem como ao centro da cidade.

A passagem custa aproximadamente 1 dólar e você se tiver “sorte”, entrará em uma boate sobre rodas, com direito a jogo de luz e passageiros dançando “Lepo Lepo” e “Ai se eu te pego” pelo corredor. Diversão garantida. 

Vale a pena se hospedar em Resort

Com relação aquela pergunta frequente se vale a pena ou não se hospedar em um Resort All Inclusive, a resposta é: depende.

Aqui, apenas alguns exemplos de como você deve pesar se vale ou não investir em um Resort All Inclusive e esperamos que ajude em sua decisão.

Você estará com crianças? Quer sombra e água fresca, ou seja, curtir piscina e mar com tranquilidade, sem horário para acordar?

Estará no Hotel para aproveitar a maioria das refeições disponíveis? Se a resposta foi sim, então vale a pena as comodidades de um All Inclusive. 

Agora, se você deseja conhecer o máximo de lugares possíveis, fará passeios de tempo integral e consequentemente, refeições fora do Hotel (o que foi o nosso caso), não compensa.

Resorts.

Um pouco distante do agito noturno, encontramos o incrível Iberostar Selection Cancún, escolha ideal para famílias com crianças. Conta com espaço kids, praia privativa e seis restaurantes.

Na turma dos all inclusive, o Occidental Costa Cancún é muito bem avaliado pelas ótimas refeições e diversas atividades que oferece aos hóspedes. O Hotel está localizado ao lado do Porto de onde partem os barcos para Isla Mujeres, Cozumel, Playa del Carmen e o barco pirata.

Se acaso sua viagem for em casal, em lua de mel (ou não), alguns hotéis são muito bem recomendados para esse tipo de público.

Nizuc Resort & Spa é só elogios. Localizado na isolada ponta de Nizuc, o resort oferece piscina ao ar livre, cais privativo e spa. Além da linda praia com mar calmo, os 6 restaurantes do hotel servem pratos mexicanos modernos e ceviches peruanos, bem como especialidades asiáticas e mediterrâneas. Uma experiência completa, de qualidade e bom gosto.

Já o Sun Palace é um resort all inclusive, exclusivo para casais, que oferece 5 restaurantes internacionais, assim como inúmeros bares e lounges. A propriedade conta com apresentações ao vivo durante o dia e a noite, além de 3 grandes piscinas. É avaliado pelos hóspedes como Fantástico.

Hard Rock Hotel Cancún: o queridinho.

Se você está em busca de muita animação, seu lugar ideal pode ser o all inclusive Resort Hard Rock Hotel Cancún. Você poderá desfrutar de entretenimento, lazer e relaxamento ilimitados. As suítes dispõem de Wi-Fi gratuito, canais gratuitos de streaming de música e um frigobar totalmente abastecido com refrigerantes, garrafas de água mineral, suco e cerveja nacional.

Além disso, o Hard Rock oferece 5 restaurantes gourmet, que servem pratos variados da cozinha internacional. Ademais, o resort oferece entretenimento para todas as idades, incluindo um clube para crianças e adolescentes, programação noturna animada e passeios organizados pela região.

Opções mais econômicas.

Cancún é um destino super democrático e dispõe de opções mais econômicas na Zona Hoteleira.

Krystal Cancún é muito bem avaliados pelos hóspedes e está localizado bem próximo a diversos restaurantes e baladas. Da mesma forma, o Ocean Dream Cancún agrada por estar próximo do agito noturno, mas longe o suficiente para não ser afetado pelo barulho.

Nyx Hotel Cancún fica em uma região de praias famosas para a prática de esportes aquáticos. Os quartos possuem vista para o mar ou para a Lagoa, de onde se tem o pôr do sol. Com piscina de borda infinita, as tarifas do Nyx incluem café da manhã e Wi-fi gratuito.

Assim como o anterior, o Hotel Casa Maya oferece vistas para a Lagoa bem como para o mar. Esta foi nossa escolha em Cancún e gostamos bastante pois o custo X benefício é excelente.

O hotel tem 2 restaurantes, o La Veranda, que serve um buffet delicioso com cozinha internacional, e o Restaurante Las Brisas, que oferece uma variedade de pratos mexicanos, frutos do mar e culinária internacional. Contudo, somente o café da manhã está incluso na diária.

HOTEL CASA MAYA CANCÚN
Hotel Casa Maya.

Com ótima localização, o despojado Aloft Cancun agrada por estar bem próximo aos muitos restaurantes e baladas de Cancún. Não é pé na areia mas fica cerca de 200 metros da praia Fórum.

Hostels.

Aos que preferem se hospedar em hostels, a rede Selina também está na cidade com o Selina Cancún Laguna Hotel Zone, praticamente vizinho á famosa Coco Bongo. Com o padrão de qualidade bastante elogiado, o Selina oferece café da manhã continental, linda decoração e wi-fi gratuito em todas as áreas.

Além disso, o Mayan Monkey Hostel Cancún oferece ótima estrutura, linda área de convivência às margens da lagoa, café da manhã farto e ótima localização. As avaliações dos hóspedes destacam os quartos que possuem ar condicionado e banheiro privativo, segurança e excelente atendimento.

Clicando aqui, você encontrará todas as opções de hospedagem na cidade de Cancún.

Onde se hospedar em Playa del Carmen?

Embora Playa del Carmen fosse uma antiga vila de pescadores em 1980 com 1500 habitantes, se transformou em uma cidade com aproximadamente 250 mil habitantes no ano de 2018.

Com isso, acabou sendo considerada a cidade que mais cresceu no mundo por 3 anos consecutivos. Sua vida gira em torno da Quinta Avenida, uma via de aproximadamente 3 km que começa a beira-mar, na Praça dos Fundadores (onde tem o Portal e o Letreiro de Playa) e cruza a cidade.

Letreiro playa del carmem
Letreiro Playa del Carmen

A Quinta Avenida é permitida somente para pedestres e em toda sua extensão, é tomada por Restaurantes, lojinhas de artesanatos, Shopping com lojas famosas, baladas e artistas de rua. 

A dica é ficar no Centrinho pois assim você fará tudo a pé, desde praia à balada. O ideal é escolher uma acomodação localizada entre as Calles 10 e 34, até no máximo três ruas acima da Quinta Avenida. Ah, Playa del Carmen tem vários Clubes de Praia para se passar o dia. 

O transporte ideal em Playa é o taxi e geralmente, uma corrida de um ponto a outro da cidade, custa em torno de 50 pesos. 

Sugestões de Hotéis em Playa del Carmen

cache hotel e boutique, vista para piscina

Cache Hotel Boutique

Esta foi nossa escolha em Playa del Carmen. Um hotel novo, muito bem localizado, com excelente café da manhã servido em um restaurante.

Os quartos estão equipados com TV, cafeteria e secador de cabelos. Além disso, o hotel conta com piscina ao ar livre a um preço super justo.

City Express Suites Playa del Carmen

Se acaso você quiser economizar um pouco com a estadia, você tem a opção do City Express Suites Playa del Carmen. O local conta com piscina ao ar livre e uma academia. Além disso, há wi-fi gratuito. Entretanto, está um pouco distante do centrinho de Playa.

Hotel Playa del Karma

Esse hotel é ideal para quem busca uma opção mais em conta e próxima a tudo. Ele fica pertinho das lojas da Quinta Avenida e ainda oferece ar condicionados nos quartos.

Ocean Riviera Paradise All Inclusive

Se preferir a comodidade e conforto de um All Inclusive pé na areia, o Ocean Riviera Paradise pode ser sua escolha.

O hotel dispõe de 5 piscinas ao ar livre e centro de spa, e você pode desfrutar de uma bebida em um dos 12 bares no local. O WiFi gratuito e o hotel oferece esportes não motorizados ilimitados, teatro, casa noturna, acesso ao cassino e pista de boliche no local.

Se preferir conhecer outras opções de hospedagem em Playa del Carmen, você pode fazer sua busca clicando aqui.

Lembrando que as reservas realizadas pelos links e banners do nosso Blog geram uma pequena comissão que ajuda a monetizar nosso trabalho. Você não pagará nada a mais por isso e ainda colabora para que continuemos a produzir conteúdo de qualidade, mantendo o blog atualizado.

Dólar ou pesos??

Em Cancúún e Playa del Carmen são aceitos dólar ou pesos mexicanos. Alguns serviços, como ônibus e taxi, preferencialmente devem ser pagos com pesos pois acabam custando mais caro se pagos com dólar devido a cotação dos motoristas.

Você também consegue pagar os comércios em dólar, porém, receberá o troco em pesos na cotação do estabelecimento.  Sim, a cotação é bastante flutuante e vale a pena pesquisar antes de trocar.

Nós levamos somente dólar e, a medida em que íamos precisando, trocávamos por pesos nas várias casas de câmbio espalhadas pelas cidades ou nas lojas OXXO que tinham ótima cotação.

É fácil alugar um carro? 

Pelos muitos relatos que tivemos acesso, não há complicações na hora de se alugar um carro no México nem mesmo se encontra dificuldades para dirigir por lá.

Como ficamos a maior parte de nossa estadia em Playa del Carmen e pelo fato de os passeios escolhidos por nós incluirem o transporte, optamos por não alugar um carro e não nos arrependemos.

Informações Gerais:

  • O translado do Aeroporto com destino ao Hotel (em Cancún ou Playa del Carmen) pode ser feito de taxi, ônibus ou em transfer privativo contratado diretamente com a agência de receptivo. Quando desembarcamos em Cancún, a Renata da Travel Ahead já nos aguardava na saída do Aeroporto. Da mesma forma, quando encerramos nossa hospedagem em Cancún, a agência se encarregou de realizar nosso transfer até Playa del Carmen (50 km de distância).

Nascer do Sol

  • Em Cancún, o Sol nasce do lado do mar e se põe na Lagoa. Para um amanhecer lindo, se estiver hospedado na Zona Hoteleira, vá para a areia.
Por do Sol em Cancún
  • Já para um sunset de tirar o fôlego, sente-se na área de restaurantes do Shopping La Isla em frente à lagoa e desfrute de um visual incrível.
Por do Sol em Playa del carmem

Conforme dito no início do post, contamos com a assessoria da Travel Ahead que organizou nosso roteiro, nos forneceu todas as dicas aqui compartilhadas para que fizéssemos uma viagem tranquila e segura e tomou todo cuidado para que tudo saísse perfeito. 

* Os passeios e translados foram patrocinados e realizados pela empresa TRAVEL AHEAD, mas as opiniões são de livre expressão dos autores.  

Considerações sobre a Empresa Travel Ahead: 

A empresa demonstrou agir com responsabilidade e vasta preocupação em melhor atender todos os clientes que realizavam os passeios. Os valores cobrados pela mesma são compatíveis com as demais agências de turismo da região. Recomendamos!

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

5 Comentários

    1. Valeu mesmo, caso tenha alguma dúvida pode entrar em contato que teremos o maior prazer em responder.
      Um grande abraço,

      Euclides

  1. Obrigada pelo artigo.Só um reparo eu estive em Playa del Carmen há 20 anos e já estava muitíssimo desenvolvida. Esive lá há 10 anos e mais desenvolvida estava ainda. Pelo que tinha lido na altura o desenvolvimento de Playa del carmen começou no anos ’90.

    1. Olá Ana, tudo bem? Muito obrigada pela observação, já corrigimos o post. Playa é uma gracinha né? Deu até saudades ao reler o post. Seja sempre bem vinda por aqui. Abraços, Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar