Cancún e Playa Del Carmen – Guia e dicas essenciais.

Atualizado em

Está planejando conhecer Cancún e Playa del Carmen? Então confira esse guia com todas as informações essenciais para sua viagem ao México.

Qual moeda levar? Onde se hospedar? All Inclusive vale a pena? Precisa estar vacinado contra a Febre Amarela? 

Geralmente, essas são as primeiras dúvidas que surgem quando pensamos em conhecer o México. A primeira coisa que fizemos para definir qual como seria roteiro foi pesquisar os passeios de nosso interesse e qual a localização dos mesmos. Claro que nosso desejo era curtir dias de sol e mar mas, conhecer as Ruínas Maias e um pouco da história desse povo tão incrível e inteligente era algo vital.

Kukulcan
Kukulcan

Isla Mujeres, um dos passeios escolhidos, fica próximo a Cancún então, encaixamos esse tour dentro dos dias em que nos hospedamos na cidade. Chichen Itza, o Sítio Arqueológico localizado no Estado de Yucatán que abriga uma grande cidade pré-colombiana, possui a mesma distância desde Cancún ou Playa del Carmen, sendo assim, seria indiferente o ponto de partida. Cozumel, Tulum, a praia de Akumal, o Cirque du Soleil e os parques Xcaret, Xel-ha e Xplor, ficam todos mais próximos a Playa del Carmen, e sendo possível, é melhor agendar as saídas a partir dessa cidade pois gasta-se menos tempo com o translado a partir do hotel. 

Como dividimos a estadia 

Com os passeios definidos, optamos por dividir nossa hospedagem da seguinte forma: 3 dias em Cancún e 8 dias em Playa del Carmen, na Riviera Maya. Dessa forma, conseguimos conciliar os dias de saídas dos passeios na cidade mais próxima ao destino. Cancún e Playa del Carmen são destinos bem diferentes: a primeira, moderna, americanizada e badalada; já a segunda, charmosa e tranquila. 

Desde que começamos a elaborar nosso roteiro, contamos com a assessoria da Travel Ahead, uma Agência de receptivo especializada em Brasileiros, com guias que falam português. Eles nos ajudaram com tudo, inclusive nos enviaram um Manual Personalizado com dicas gerais do destino e tudo sobre o nosso roteiro. Foi ótimo e nos deu maior segurança para curtir nossas férias.

O QUE FAZER EM ISLA MUJERES MÉXICO

O México exige alguma vacina específica?

Este assunto até causa confusão devido informações desencontradas. O México não possui qualquer exigência de vacinas para entrada no país, porém, você deverá verificar a necessidade caso seu vôo faça escala / conexão em outro país. Para saber quais países exigem vacinação obrigatória, consulte o site do Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores

Onde se hospedar em Cancún?

Em Cancún, praticamente tudo se localiza na “Zona Hotelera” então, o ideal é se hospedar na Boulevard Kukulcan, uma via em forma de “7” com aproximadamente 22 km de extensão que abriga hotéis e resorts, shoppings, restaurantes, boates, mercados, lojas de artesanatos, casas de câmbio e o mais importante, as lindas praias de areia fininha e águas de cor azul turquesa incomparável.

Mapa da zona Hoteleira Cancún
Mapa da zona Hoteleira

Pela Boulevard Kukulcan passam ônibus e vans o tempo todo que te levam a qualquer ponto da Avenida bem como ao centro da cidade. A passagem custa aproximadamente 1 dólar e você se tiver “sorte”, entrará em uma boate sobre rodas, com direito a jogo de luz e passageiros dançando “Lepo Lepo” e “Ai se eu te pego” pelo corredor. Diversão garantida. 

Vale a pena se hospedar em Resort

Com relação aquela pergunta frequente se vale a pena ou não se hospedar em um Resort All Inclusive, a resposta é: depende. Aqui, apenas alguns exemplos de como você deve pesar se vale ou não investir em um Resort All Inclusive e esperamos que ajude em sua decisão. Você estará com crianças? Quer sombra e água fresca, ou seja, curtir piscina e mar com tranquilidade, sem horário para acordar? Estará no Hotel para aproveitar a maioria das refeições disponíveis? Se a resposta foi sim, então vale a pena as comodidades de um All Inclusive. 

Agora, se você deseja conhecer o máximo de lugares possíveis, fará passeios de tempo integral e consequentemente, refeições fora do Hotel (o que foi o nosso caso), não compensa.

Onde se hospedar em Playa del Carmen?

Embora Playa del Carmen fosse uma antiga vila de pescadores em 1980 com 1500 habitantes, se transformou em uma cidade com aproximadamente 250 mil habitantes no ano de 2018. Com isso, acabou sendo considerada a cidade que mais cresceu no mundo por 3 anos consecutivos. Sua vida gira em torno da Quinta Avenida, uma via de aproximadamente 3 km que começa a beira-mar, na Praça dos Fundadores (onde tem o Portal e o Letreiro de Playa) e cruza a cidade.

Letreiro playa del carmem
Letreiro Playa del Carmen

A Quinta Avenida é permitida somente para pedestres e em toda sua extensão, é tomada por Restaurantes, lojinhas de artesanatos, Shopping com lojas famosas, baladas e artistas de rua. A dica é ficar no Centrinho pois assim você fará tudo a pé, desde praia à balada. O ideal é escolher uma acomodação localizada entre as Calles 10 e 34, até no máximo três ruas acima da Quinta Avenida. Ah, Playa del Carmen tem vários Clubes de Praia para se passar o dia. O transporte ideal em Playa é o taxi e geralmente, uma corrida de um ponto a outro da cidade, custa em torno de 50 pesos. 

Dólar ou pesos??

Em Cancúún e Playa del Carmen são aceitos dólar ou pesos mexicanos. Alguns serviços, como ônibus e taxi, preferencialmente devem ser pagos com pesos pois acabam custando mais caro se pagos com dólar devido a cotação dos motoristas. Você também consegue pagar os comércios em dólar, porém, receberá o troco em pesos na cotação do estabelecimento.  Sim, a cotação é bastante flutuante e vale a pena pesquisar antes de trocar. Nós levamos somente dólar e, a medida em que íamos precisando, trocávamos por pesos nas várias casas de câmbio espalhadas pelas cidades ou nas lojas OXXO que tinham ótima cotação.

É fácil alugar um carro? 

Pelos muitos relatos que tivemos acesso, não há complicações na hora de se alugar um carro no México nem mesmo se encontra dificuldades para dirigir por lá. Como ficamos a maior parte de nossa estadia em Playa del Carmen e pelo fato de os passeios escolhidos por nós incluirem o transporte, optamos por não alugar um carro e não nos arrependemos.

Informações Gerais:

  • O translado do Aeroporto com destino ao Hotel (em Cancún ou Playa del Carmen) pode ser feito de taxi, ônibus ou em transfer privativo contratado diretamente com a agência de receptivo. Quando desembarcamos em Cancún, a Renata da Travel Ahead já nos aguardava na saída do Aeroporto. Da mesma forma, quando encerramos nossa hospedagem em Cancún, a agência se encarregou de realizar nosso transfer até Playa del Carmen (50 km de distância).
Letreiro principal de Cancún
Letreiro de Cancún

Nascer do Sol

  • Em Cancún, o Sol nasce do lado do mar e se põe na Lagoa. Para um amanhecer lindo, se estiver hospedado na Zona Hoteleira, vá para a areia.
Por do Sol em Cancún
  • Já para um sunset de tirar o fôlego, sente-se na área de restaurantes do Shopping La Isla em frente à lagoa e desfrute de um visual incrível.
Por do Sol em Playa del carmem

Conforme dito no início do post, contamos com a assessoria da Travel Ahead que organizou nosso roteiro, nos forneceu todas as dicas aqui compartilhadas para que fizéssemos uma viagem tranquila e segura e tomou todo cuidado para que tudo saísse perfeito. 

* Os passeios e translados foram patrocinados e realizados pela empresa TRAVEL AHEAD, mas as opiniões são de livre expressão dos autores.  

Considerações sobre a Empresa Travel Ahead: 

A empresa demonstrou agir com responsabilidade e vasta preocupação em melhor atender todos os clientes que realizavam os passeios. Os valores cobrados pela mesma são compatíveis com as demais agências de turismo da região. Recomendamos!

Toda vez que você reserva algum produto através dos links/Banners encontrados no Blog, nós ganhamos uma pequena comissão. NÃO EXISTE CUSTO EXTRA para você, e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade e a manter o blog no ar.
Nós agradecemos seu apoio.

HotelReserve seu Hotel com as melhores tarifas
Aluguel de CarroAluguel de Carro até 60% de desconto
Seguro ViagemSeguro Viagem com Desconto
Chip CelularChip de Celular com até 25% de desconto
AviãoPassagens com até 35% de Desconto

Siga nossas redes sociais.

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

5 Comentários

    1. Valeu mesmo, caso tenha alguma dúvida pode entrar em contato que teremos o maior prazer em responder.
      Um grande abraço,

      Euclides

  1. Obrigada pelo artigo.Só um reparo eu estive em Playa del Carmen há 20 anos e já estava muitíssimo desenvolvida. Esive lá há 10 anos e mais desenvolvida estava ainda. Pelo que tinha lido na altura o desenvolvimento de Playa del carmen começou no anos ’90.

    1. Olá Ana, tudo bem? Muito obrigada pela observação, já corrigimos o post. Playa é uma gracinha né? Deu até saudades ao reler o post. Seja sempre bem vinda por aqui. Abraços, Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link
Fechar
Fechar