Yosemite National Park: Viagem de Motorhome

O Yosemite National Park é o parque mais famoso e mais visitado da Califórnia e um dos mais visitados do país. Saiba o que fazer, onde ir, quanto tempo ficar, enfim, tudo o que precisa saber para explorar o parque.

View Point: Tunnel View, Yosemite National Park
Tunnel View, Yosemite National Park

Localizado na Sierra Nevada, o Yosemite National Park possui uma área que cobre mais de 3.000 km2. O parque, que recebe anualmente mais de três milhões de visitantes, ganhou fama depois que registros incríveis do fotógrafo Ansel Adams rodaram o mundo.

A parte mais procurada do parque é o Vale de Yosemite e seus view points, justamente de onde Ansel Adams fotografou e encantou a todos com os visuais surpreendentes.

O Vale de Yosemite apresenta muitos desníveis, com altitudes variando entre 600m acima do nível do mar, no leito do Rio Merced, até os 4.000m de altitude no cume do Monte Lyell.

vale de yosemite

Essas diferenças de altura também são encontradas nos mais de 1.200 km de trilhas do Yosemite National Park.

Se acaso quiser caminhar até o gigante penhasco de granito El Capitan, precisará enfrentar um desnível de 900m. Já quem quiser subir o Half Dome, terá que encarar uma diferença de altura de 1.400m.

yosemite national park

Vale lembrar que, além do Vale de Yosemite e das trilhas, o parque oferece diversas outras atrações.

Conhecido mundialmente pelos seus desfiladeiros de granito, cascatas, florestas de sequoias gigantes e paisagens de tirar o fôlego, em 1984, o Yosemite National Park recebeu a designação de Patrimônio Mundial.

Este parque foi protegido pela primeira vez em 30 de junho 1864 pelo presidente Abraham Lincoln, criando o Yosemite Grant.

Viagem de Motorhome pelo oeste dos Estados Unidos

Conhecemos o Yosemite National Park em Novembro de 2019, durante nossa viagem de motorhome pelo oeste dos Estados Unidos.

Viagem de motorhome em Zion National Parque

Durante 16 dias, percorremos aproximadamente 4.500 km, 4 Estados americanos e 7 parques nacionais.

Essa foi nossa terceira viagem de motorhome e temos paixão pela liberdade e vivência que esse tipo de viagem proporciona.

Se você tem vontade de viver essa experiência a bordo de um motorhome, saiba que pode fazer uma cotação bem como reservar sua casa sobre rodas em nosso blog, bastando clicar aqui.

Viagem de motorhome em Zion National Parque

Além disso, elaboramos o e-book “Motorhome: Guia Completo” onde descrevemos todas as etapas desde a escolha do veículo até a operação das funcionalidades, visando ajudar os viajantes principiantes.

Reservando seu motorhome através de nosso Blog, poderá contar conosco para ajudá-lo desde o planejamento até durante sua viagem. Afinal, ter um atendimento em português para tirar dúvidas sobre a escolha do veículo, reservas e operacionalidade, faz toda a diferença.

Se preferir, entre em contato conosco pelo e-mail contato@casalabordo.com.br ou pelo telefone (65) 99602-8477.

Posso fazer essa viagem de carro?

Embora tenhamos feito nossa road trip de motorhome pelos Estados Unidos, nada impede que você faça tal viagem de carro.

Existem hospedagem próximas ao Yosemite National Park mas, ao final do post, falamos mais sobre o assunto e sugerimos excelentes opções.

Entretanto, você pode buscar seu hotel clicando aqui. Usamos e recomendamos Booking.com visto que no site, você compara preços, comodidades e ainda tem acesso à avaliações dos hóspedes, o que auxilia na escolha.

Com relação à locação do carro, sempre reservamos pela RentCars visto que o site compara o valor de todas as operadoras disponíveis no destino, oferecendo o melhor preço.

Além disso, conseguimos realizar o pagamento parcelado, sem a cobrança de IOF, com até 60% de desconto. Você pode fazer sua cotação e reserva de seu carro clicando aqui.

Seguro viagem nos Estados Unidos, é realmente necessário?

Esse assunto que colocamos em praticamente todos os posts tem uma razão. Os valores cobrados pelo tratamento médico nos Estados Unidos são muito altos, então, sempre recomendamos que viaje com um seguro viagem para caso de emergências médicas.

Somos viajantes frequentes para o exterior desde 2014 e nunca viajamos sem este tipo de cobertura. Graças a Deus, até hoje não necessitamos acionar os serviços, mas caso seja necessário, sabemos que não iremos passar por sufoco.

Enfim, após estes anos de viagem, adquirimos experiência e acabamos encontrando um dos que para nós é o melhor comparador de seguros viagem, a Real Seguros. Com ele, encontramos planos com excelentes coberturas e os melhores preços.

Para se ter ideia, um excelente seguro com cobertura de US$ 40.000 para uma pessoa durante 10 dias custa cerca de R$ 100,00. É um valor muito baixo a ser pago com tremendo benefício pois, além de seguro saúde, a cobertura inclui proteção à bagagens e até assessoria jurídica.

Além disso, através de nosso link, conseguimos mais 10% de desconto para nossos leitores.

Então, pense bem nesse assunto, calcule todos os custos que uma viagem envolve, contrate seu seguro e viaje tranquilo.

Garanta seu desconto de 10% em seu Seguro Viagem Internacional

Como chegar no Parque Nacional de Yosemite

O Yosemite National Park fica no condado de Mariposa, a 340 km de São Francisco, cerca de 3 horas e meia de carro. Está ainda distante cerca de 500 km de Los Angeles e 700 km de Las Vegas.

yosemite national park de motorhome

Para chegar até o parque, é possível ir de ônibus, trem, carro, bem como de motorhome, como foi o nosso caso. Aliás, o parque oferece ótima estrutura para motorhomes e encontramos muitos outros, tanto no parque quanto no caminho.

Conforme dito antes, alugar um carro já lhe garante flexibilidade, mas alugar um motorhome lhe deixa livre para definir todo roteiro, permitindo alterar a qualquer momento. E acordar dentro do parque, de frente para o El Capitan, foi incrível!!!

Tour de Agências

Outra forma de se chegar ao Yosemite National Park é contratar um tour com agências a partir de cidades próximas.

Assim, você terá a comodidade de não precisar dirigir, poderá observar as belezas do caminho e fazer um bate e volta com um guia te mostrando tudo. Abaixo, algumas opções:

Quando visitar o Yosemite National Park

O Parque Nacional de Yosemite pode ser visitado durante todo ano, e saiba que, independente da época que escolher, o encantamento e diversão estarão garantidos.

Por isso, devido suas inúmeras atrações e atividades, o ideal é conhecer o parque em pelo menos 2 dias.

yosemite national park

O Parque oferece uma infinidade de atividades, além de uma paisagem diferente a cada estação do ano.

Evite a alta temporada, pois o parque costuma ficar muito cheio, praticamente todo final de semana. Mas, para tentar amenizar este problema, procure realizar a visita durante a semana, por ser período menos concorrido.

Outono

Essa é uma das estações preferidas da Lu, já que é excelente para caminhadas e fotografias. E foi justamente a estação que escolhemos.

Nesta estação climática, entre os meses de Outubro e Novembro, devido a coloração das folhas das árvores, as paisagens e as fotos ficam incríveis.

outono em yosemite

Além disso, a temperatura é muito agradável para realização de caminhadas pelo parque e o número de visitantes não é tão grande.

Inverno

No inverno, entre os meses de Novembro e Março, é considerado o mês de esqui, snowboard, bem como de caminhadas na neve.

O Parque se transforma em um local totalmente diferente neste período pois as atividades de inverno se intensificam.

É possível alugar os equipamentos de neve, além de ter aulas de esqui. Até mesmo crianças podem participar das aulas, garantindo diversão para toda família.

Esta época é considerada baixa temporada, o que dá mais liberdade ao visitante para explorar melhor o parque. Contudo, devido às constantes nevascas, muitas estradas ficam fechadas e o uso de corrente de neve nos carros pode ser necessário.

Visitar o Yosemite National Park até o final de Novembro pode ser uma ótima ideia pois, além de mais vazio, as temperaturas ainda não estarão tão baixas.

Primavera

Entre os meses de Abril e Junho, com dias mais quentes e o derretimento da neve, inicia-se a temporada de rafting no Yosemite.

O principal rio para prática desta atividade é o rio Merced, sendo ideal para iniciantes, mas também para pessoas experientes. Ainda é possível realizar o aluguel do equipamento e fazer o passeio por conta própria.

Com certeza, a paisagem do parque toda verdinha e florida, com passarinhos e as cachoeiras repletas de água, será um cenário que dificilmente esquecerá.

Nesta época, as temperaturas são agradáveis, perfeitas para a prática de trilhas e atividades a céu aberto.

Aliás, a Primavera é a melhor época para visitar Yosemite, tanto pelas condições climáticas quanto pelo valor dos hotéis, mais em conta que durante o verão.

Verão

Esta é a temporada mais agitada no Parque Nacional de Yosemite, ou seja, entre Julho e Setembro temos a alta temporada.

Nesta época, é possível realizar caminhadas longas mas com cuidados, como por exemplo, sair bem cedo e beber muita água.

Além disso, é o período perfeito para contemplar a diversidade do parque, seus picos e paredões sob o céu azul e se banhar nos lagos e cachoeiras.

Ao anoitecer, é possível admirar o contraste de luzes refletidas nos paredões. Durante a noite, admirar as estrelas é uma atividade que reúne vários astrônomos amadores e visitantes comuns.

Contudo, espere preços mais altos nos hotéis dentro e próximos ao parque.

Estrutura do Parque Nacional de Yosemite

Como os demais Parques Nacionais que já falamos aqui no Blog, o Yosemite oferece uma excelente estrutura a seus visitantes.

O Parque Nacional de Yosemite possui estacionamento grátis em vários pontos do parque para seus visitantes. Lembre-se de sempre estacionar em local apropriado, evitando assim ser surpreendido com uma multa.

As estradas são muito bem conservadas e sinalizadas, possuindo acostamento com permissão de parada em diversos views point.

O centro de visitantes do Yosemite National Park é uma parada obrigatória para quem pretende receber toda informação necessária para otimizar o tempo de passeio.

É ali que o visitante poderá retirar o mapa do parque, obter informações sobre trilhas e caminhadas, bem como utilizar banheiros e até comprar souvenires.

Além disso, poderá visitar o Museu que conta toda a história do parque, suas formações rochosas, os primeiros moradores e muito mais.

Transporte

O Parque Nacional de Yosemite oferece transporte gratuito através de ônibus que circulam diariamente até as 22 horas no verão, tendo seu horário reduzido no inverno.

onibus parque nacional yosemite

No total, são 9 paradas dentro do parque, próximas às principais atrações, sendo que os ônibus passam a cada 10 à 20 minutos.

Também existe a possibilidade de realizar passeios pagos que duram 2 horas e rodam 42 km. Durante o passeio, o guia vai contado toda história de cada local.

O que fazer no Parque Nacional de Yosemite

Conforme dito anteriormente, o Yosemite National Park tem uma variedade enorme de atrações e atividades que contemplam visitantes de todas as idades.

Tunnel View

Para quem chega de Los Angeles, Fresno ou do Sequoia National Park, o Tunnel View será a primeira parada, e saiba que ela é obrigatória. Se trata de um túnel escavado na rocha, que liga o Yosemite Valley a Glacier Point Road.

tunnel yosemite national park

Nada menos que o mirante mais popular do parque, já que foi aqui que Ansel Adams tirou suas incríveis fotografias e projetou o parque mundialmente.

tunnel view yosemite california

Para ter essa vista linda, não é preciso caminhar muito visto que o estacionamento, logo na saída do túnel, está a frente do mirante.

tunnel view california

Yosemite Valley

O centro das atrações do Parque é Yosemite Valley, rodeado de penhascos, com pontos famosos e muito visitados como as formações rochosas El Capitan e Half Dome.

el capitan motorhome califórnia

El Capitan é uma formação rochosa com 910 metros de altura, localizada na parte norte de Yosemite Valley. A imensa formação de granito é um dos principais pontos de interesse do alpinismo mundial e a sua escalada é considerada uma das mais difíceis do mundo.

Por ser o ponto central do parque, é em Yosemite Valley que localiza-se o centro do visitantes.

Nesta região também encontram-se as cascatas Yosemite Falls, a maior dos Estados Unidos, com 739 metros de altura. Seu fluxo de água é entre os meses de novembro e julho.

Caminhadas no Yosemite National Park

Dentro do parque nacional existem diversas opções de trilhas e caminhadas que podem ser realizadas.

Para obter mais informações sobre todas as opções, o centro de visitantes é o local ideal.

mapas trilhas yosemite

Trilhas de nível fácil e curta distância

Bridalveil Fall: 800 metros ida e volta, com duração média de 20 minutos. Esta trilha inicia no estacionamento do Bridalveil Fall, sendo uma trilha acessível, pavimentada do estacionamento até a base da cachoeira, funcionando durante todo ano.

bridalveil fall california

Lower Yosemite Fall: trilha com 1,7 km e duração média de 30 minutos. Esta trilha inicia no Lower Yosemite Fall Trailhead, ponto de ônibus n° 6. Nesta trilha é possível ver as cachoeiras superiores e inferiores de Yosemite, mas atente-se pois as cachoeiras secam entre o final do verão e início do outono.

Cook’s Meadow Loop: Trilha com 1,6 km de extensão e caminhada de 30 minutos em média. Inicia no ponto de ônibus n° 6 e permite uma visão sobre o Half Dome, Glacier Point e Royal Arches.

Mirror Lake/Meadow: extensão de 3,2 km ida e volta e duração média de 1 hora. Esta trilha permite a visão de um lago, mas atente-se que entre o verão e outono o lago seca.

Trilhas de nível moderado

Valley Loop Trail Full loop: Extensão de 20,9 km e duração entre 5 a 7 horas. Existe ainda a possibilidade de realizar somente metade da trilha, reduzindo o percurso para 10,5 km e duração entre 2,5 e 3 horas.

Esta trilha inicia no Lower Yosemite Fall Trailhead, ponto de ônibus n° 6. Atravessa o vale na ponte El Capitan e permite vistas do Sentinel Rock, Cathedral Rocks, Bridalveil Fall, El Capitan, Three Brothers, e Yosemite Falls.

Trilhas longas e de nível difícil

Four Mile Trail: Com 15,5 km de ida e volta, esta trilha tem duração média de 6 à 8 horas, ganhando elevação de 975 metros.

Inicia Four Mile Trailhead ao longo da Southside Drive no vale de Yosemite. No verão basta pegar o ônibus El Capitan, iniciando na base do Sentinel Rock e sobir até o topo de Yosemite, no Glacier Point.

Para este passeio, é necessário realizar agendamento em qualquer balcão de turismo.

yosemite national park

Panorama Trail: 13,7 km de caminhada entre ida e volta que leva em média 6 horas. Esta trilha oferece vista panorâmica de Yosemite Valley. É obrigatória a reserva com antecedência para realização da trilha.

Upper Yosemite Fall: 11,6 km de trilha ida e volta, tempo de trilha entre 6 e 8 horas e elevação de 823 metros. Esta trilha se inicia no ponto de ônibus n° 7.

É uma das trilhas mais antigas de Yosemite, sendo construída entre os anos e 1873 e 1877. Esta trilha leva até a cachoeira mais alta da América do Norte.

Half Dome: Essa é uma das formações rochosas mais famosas e interessantes do Yosemite e a trilha mais concorrida e espetacular.São 22,5 km de distância entre ida e volta, sendo necessário autorização para chegar até o Half Dome.

Esta trilha possui elevação de 1.463 metros e leva em torno de 10 à 12 horas para ser concluída, cujo início se dá em Happy Isles, na parada de ônibus n° 16.

Vale ficar atento a previsão do tempo ao realizar a trilha para Half Dome, pois as pedras ficam muito escorregadias, além de existir risco de raios.

Vernal & Nevada Falls

Possui as seguintes trilhas que pode ser realizadas:

  • Vernal Fall footbridge: 2,6 km ida e volta com ganho de 122m de elevação e duração média de uma hora e meia.
  • Vernal Fall: 3,9 km entre ida e volta, com elevação de 366 metros e tempo de 3 horas para realização.
  • Nevada Fall: 8,7 km entre ida e volta, 610 metros de elevação e prazo para execução entre 5 e 6 horas.

Estas trilhas se iniciam em Happy Isles, na parada de ônibus n° 16. É bastante escorregadia na primavera e durante o verão e, durante o inverno, são fechadas devido o risco que a neve pode trazer.

Sequoias gigantes em Mariposa Grove

Assim como no Sequoia National Park, em Mariposa Grove também é possível ver árvores gigantes. O bosque Mariposa de Sequoias gigantes é o maior de Yosemite, abrigando mais de 500 espécies adultas.

sequoias gigantes

Esse bosque também foi protegido pelo presidente Lincoln em 1864, tornando um local aberto ao público.

Mariposa Grove foi adicionado ao Yosemite National Park em 1906, sendo atualmente um dos pontos mais visitados dentro do parque.

mariposa grove sequoias gigantes

Neste passeio não são permitidos animais de estimação em nenhuma trilha.

Em 2015, o Mariposa Grove foi fechado para reestruturação, sendo reaberto em junho de 2018. Essa reestruturação teve a finalidade de melhorar toda estrutura, com a finalidade de minimizar o impacto ambiental.

Nesta área é possível realizar as seguintes trilhas:

  • Big Trees Loop Trail: 500 metros de trilha e a duração para realização varia entre 30 e 45 minutos. Esta trilha é acessível a cadeirantes.
  • Grizzly Giant Loop Trail: possui 3,2 km de trilha, sendo que a duração para realização varia entre uma hora e meia e duas horas.
  • Guardians Loop Trail: Uma trilha com duração de 4 à 6 horas e 10,5 km, é considerada uma trilha pesada.
  • Mariposa Grove Trail: Considerada uma trilha pesada, tem extensão de 11,3 km e uma duração entre 4 à 6 horas.

Quanto custa visitar o Parque Nacional de Yosemite

Para visitar o Yosemite National Park, o valor da entrada será de US$ 35,00 por carro de passeio, válido para 7 dias de acesso. Para motocicletas, o valor é de US$ 25,00.

Entretanto, uma possibilidade bem interessante, principalmente se você for visitar outros parques nacionais nos Estados Unidos, é adquirir o Passe Anual dos Parques Nacionais americanos.

Optamos pelo passe anual que custa US$ 80,00 e dá permissão para entrar em todos os parques nacionais dos Estados Unidos, de forma ilimitada pelo período de 1 ano. Esse passe é pessoal e intransferível, devendo ser apresentado juntamente com o documento de identificação.

O passe anual pode ser adquirido online no site da NPS, ou na entrada do primeiro parque que for visitar, no Visitor Center. Aliás, todos os ingressos são comprados nos centros de visitantes do parque.

Onde se hospedar para visitar o Parque Nacional de Yosemite

motorhome yosemite califórnia

Existe a opção de hospedagem dentro e fora do parque, então, aqui deixaremos algumas sugestões de onde se hospedar no Yosemite National Park.

Independente de onde quer se hospedar, uma das dicas é reservar com antecedência, pois o Yosemite é um dos parques mais visitados dos Estados Unidos.

Há ainda opção de campings para barraca, motorhomes e trailers dentro da área do parque. Começaremos aqui com dicas de hospedagens dentro do Yosemite.

Hospedagem dentro do Parque Nacional Yosemite

Levando em consideração que o Parque Nacional de Yosemite é imenso, talvez essa seja a maneira mais prática para poder explorar todas as atrações que o parque tem a oferecer.

Vale lembrar que os hotéis dentro do parque, além de super concorridos, também são um pouco mais caros.

  • Yosemite Valley Lodge: Localizado em Yosemite Village, a 700 metros do Vale de Yosemite, o Yosemite Valley Lodge oferece acomodações com restaurante, estacionamento privativo gratuito, bar e lounge de uso comum. A acomodação dispõe de recepção 24 horas, serviço de translado, caixa eletrônico e Wi-Fi gratuito, os quartos estão equipados com varanda.
  • The Ahwahnee: Situado em Yosemite Village, a 700 metros do Vale de Yosemite, o The Ahwahnee oferece acomodações com restaurante, estacionamento privativo gratuito, piscina ao ar livre e bar. Este hotel 4 estrelas oferece um lounge compartilhado e um caixa eletrônico. A acomodação oferece recepção 24 horas, serviço de translado, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito.
  • Kildrummy Lodge: Situado em Yosemite West, na região da Califórnia, o Kildrummy Lodge oferece varanda e vista para a montanha. Com estacionamento privativo gratuito, a casa de temporada fica em uma área onde você pode participar de atividades como trilhas a pé, esqui e pesca.
  • Starlight Lodge Home: Com uma varanda, a casa de temporada fica em uma área onde você pode participar de atividades como trilhas a pé, esqui e ciclismo.

Hospedagens próximas a Yosemite

Para quem prefere ficar bem próximo ao parque, pagando um pouco menos, existem diversas opções de hospedagem.

Além disso, caso o período seja de alta temporada, as chances de encontrar vaga serão maiores.

  • Cedar Lodge: O Cedar Lodge dispõe de piscina coberta e ao ar livre, e fica a 5 minutos de carro da entrada do Parque Nacional de Yosemite. O restaurante no local está aberto diariamente para o jantar.
  • Yosemite View Lodge: Situado a apenas 14 km do Parque Nacional de Yosemite, a 5 minutos da entrada, o Yosemite View Lodge está localizado ao longo do Rio Merced e oferece 4 piscinas e banheira de hidromassagem. A propriedade conta com restaurante e bar. Todos os quartos apresentam uma cozinha compacta.
  • Yosemite Gatekeeper’s Lodge: O Yosemite Gatekeeper’s Lodge está localizado em El Portal, a apenas 10 minutos de carro do Parque Nacional de Yosemite. Esta casa de temporada completa oferece vista da montanha e do rio.

Um pouco mais distante, cerca de 40 milhas da entrada do parque, hospedagens na cidade de Mariposa também pode ser boas opções:

  • Miners Inn: Situado a apenas 8 minutos a pé do Museu e Centro Histórico de Mariposa, o Miners Inn oferece restaurante, piscina ao ar livre e banheira de hidromassagem. Para sua comodidade, a propriedade dispõe de Wi-Fi e estacionamento gratuitos.
  • Best Western Plus Yosemite Way Station: Situado a apenas 8 minutos a pé do Museu e Centro Histórico de Mariposa, o Miners Inn oferece restaurante, piscina ao ar livre e banheira de hidromassagem. Para sua comodidade, a propriedade dispõe de Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Entretanto, além das opções que deixamos acima, ainda existem diversas outras, sendo assim, deixaremos uma lista de opções na região de Yosemite National Park:

Áreas para camping

O Parque Nacional de Yosemite possui 13 acampamentos. Alguns são reserváveis, enquanto outros operam por ordem de chegada. 

De abril a setembro, as reservas são essenciais e até os acampamentos de first come, first serve (primeiro a chegar, primeiro a ser servido), costumam ser preenchidos ao meio-dia.

Os valores custam a partir de 6 dólares por pessoa acampando em barraca e 12 dólares por motorhome, contudo, o valor varia de acordo com o campground e suas comodidades.

Maiores informações sobre reservas e quais campgrounds funcionam sem reservas, valores e comodidades, consulte o site dos Parques Nacionais.

No dia de nossa visita ao parque, várias estradas e campgrounds estavam fechados devido a uma nevasca ocorrida dias antes. Então, tivemos que dormir em um acostamento, em frente ao El Capitan.

Observe que dormir em seu carro ou em um trailer não é permitido em Yosemite, exceto em locais específicos (campgrounds). Porém, essas exceções são liberadas para não colocar em risco os viajantes.

Como chegamos no parque a noite e não encontramos nenhum campground aberto, estacionamos junto a outros motorhomes e carros.

motorhomes em yosemite

Dicas de Segurança

Para aqueles que pretendem realizar atividades no Parque Nacional de Yosemite, deixamos as seguintes recomendações:

  • Nadar nas cachoeiras pode ser perigoso, então, tenha cautela e somente entre em locais permitidos;
  • Permaneça nas trilhas: tomar atalhos é perigoso e ilegal;
  • Leve (e beba) bastante água;
  • Esteja preparado para mudanças bruscas de clima e condições;
  • Ursos e outros animais selvagens podem estar presente nas trilhas a qualquer hora do dia ou da noite. Alimentar e se aproximar da vida selvagem é perigoso e ilegal;
  • Rochas dentro e ao redor de cursos d’água são frequentemente escorregadias. Tenha cuidado ao atravessar riachos;
  • Animais de estimação e bicicletas são permitidos apenas em ciclovias pavimentadas;
  • As trilhas geralmente são rochosas e íngremes, seja cauteloso;
  • Use calçados e roupas adequadas.

Dicas Gerais

Antes de iniciar sua viagem ao Yosemite National Park, independente da época do ano, consulte o site dos Parque Nacionais. Ali, além de dicas diversas de atividades e informações gerais sobre o parque, você encontrará alertas atualizados instantaneamente.

Esses alertas são sobre condições climáticas, estradas e atividades fechadas, campgrounds e campings e regras de segurança.

Sempre verifique a previsão do tempo antes de sua visita, visto que o Yosemite National Park é um local em que o tempo pode mudar de uma hora para outra.

Outra dica é, caso tenha optado por transporte próprio, abasteça antes de entrar no parque, pois, a quantidade de postos de combustível no interior do parque é pequena e os preços são mais altos. Opte por abastecer em Groveland, Mariposa ou Oakhurst , a depender de sua rota.

Com relação a sinal de celular e internet, não se preocupe pois todo o parque tem cobertura de rede.

Ao estacionar seu carro nos estacionamentos dos campings do parque, lembre-se de não deixar alimentos dentro pois, os ursos podem arrombar a porta do veículo para retirar o produto, além de ser multado por ter deixado itens no interior do veículo.

No parque, existem caixas de metal próprias para armazenar alimentos e produtos que possam chamar a atenção dos ursos.

Durante a alta temporada, chegue cedo, garantindo assim sua vaga no estacionamento. Utilize o transporte público para realizar os deslocamentos dentro do parque.

Respeite sempre a natureza, permitindo assim que futuras gerações possam aproveitar um pouquinho deste paraíso também.

Veja outros posts sobre nossa viagem de Motorhome pelo Oeste Americano

Aqui, deixamos a lista de posts que já escrevemos sobre nossa viagem de motorhome pelo Oeste dos Estados Unidos.

Neles, poderá verificar todos os destinos pelos quais passamos, bem como as dicas detalhadas de cada um deles.

No post roteiro de motorhome pelos Estados Unidos, contamos resumidamente como foi nosso percurso por 4 Estados Americanos, entretanto, nos demais posts, detalhamos tudo sobre cada destino.

Então, não deixe de conferir:

Roteiro incrível de Motorhome pelos Estados Unidos
Conheça o Joshua Tree National Park, Califórnia
Rota 66 e Calico, uma cidade fantasma na Califórnia
Grand Canyon: um guia completo para sua visita
Horseshoe Bend: a famosa ferradura no Arizona
Lower Antelope Canyon: as incríveis ondas vermelhas do Arizona
Bryce Canyon National Park, Utah: Beleza sem igual.
Zion National Park: Tudo o que saber antes de visitar
Death Valley National Park: as maravilhas do deserto
Sequoia National Park: o parque das Sequoias gigantes

Mas e você, curtiu conhecer o Yosemite National Park com a gente? Ficou com alguma dúvida? Deixei seu comentário pois será um prazer te responder.

Quer saber como alugar um Motorhome ainda no Brasil? Fizemos um post explicando como você deve proceder.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Mostrar mais

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar