Roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais apaixonantes e procurados do Brasil. Por isso, montamos um roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha, nas cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Garibaldi, para você curtir o melhor que o Rio Grande do Sul tem a oferecer.

roteiro de 5 dias pela serra gaúcha

Destino bastante tradicional para quem deseja um roteiro romântico, a Serra Gaúcha oferece os requisitos ideais para uma viagem perfeita. Dentre eles, diversas atrações interessantes, paisagens surpreendentes, rica gastronomia, vinhos deliciosos, hospedagens super charmosas, assim como clima ameno.

Este roteiro pela Serra Gaúcha contempla as belas cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Garibaldi, na rota da Uva e Vinho. Além dos passeios mais tradicionais, incluímos atrações ainda pouco visitadas, mas que merecem todo destaque, como a Linha Bela em Gramado e o Caminho de Pedra em Bento Gonçalves.

Além disso, como um roteiro pela Serra Gaúcha deve ter boa gastronomia, você encontrará sugestões de restaurantes e experiências maravilhosas.

Embora este roteiro pela Serra Gaúcha tenha sido pensado para uma viagem romântica ou grupo de amigos, é facilmente adaptado para famílias e grupos com crianças. Ou seja, a Serra Gaúcha é um destino que encanta todo tipo de público.

Então, continue lendo este artigo e veja agora esse roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha.

Este artigo faz parte de uma série de dicas do Rio Grande do Sul.
Clique aqui e acesse o índice com todas as dicas da região
.

A Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha subdivide-se em 3 regiões: a região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra e Rota Uva e Vinho.

A Região das Hortênsias tem fortes traços da colonização Alemã e abrange as cidades de GramadoCanela, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula. É o roteiro mais visitado da Serra Gaúcha, já que Gramado está dentre os destinos mais populares do Brasil. Nesta região, além de rica gastronomia, o visitante encontra atividades culturais, de natureza, arquitetura, comércio, parques temáticos, ou seja, diversidade na oferta turística. Os posts onde e o que comer em Gramadoo que fazer em Gramado e arredores podem te ajudar com dicas úteis.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA PORTICO DE GRAMADO

A Rota Uva e Vinho contempla a maior parte das cidades da Serra Gaúcha, bem como o Vale dos Vinhedos e Vale do Rio das Antas. São 29 cidades mas as mais conhecidas são Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. A arquitetura, história e a gastronomia típica da imigração italiana constroem o ambiente de aconchego e hospitalidade em meio a belas paisagens.

roteiro serra gaúcha bento gonçalves vale dos vinhedos

Já a Região de Campos de Cima da Serra abrange as áreas dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral. Com belas paisagens dos cânions e experiências sensacionais de ecoturismo e aventura, a culinária típica gaúcha predomina. Campos de Cima da Serra é formada por 10 municípios, mas os mais conhecidos são Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Vacaria. A hospitalidade das hospedagens oferecem aconchego e demonstram o melhor das antigas tradições tropeiras.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA CANION FORTALEZA CAMBARA DO SUL

Por isso, quaisquer que sejam suas escolhas, o roteiro pela Serra Gaúcha sempre reservará belas experiências.

Roteiro pela Serra Gaúcha: Gramado e Canela

Gramado é uma famosa cidade do Rio Grande do Sul, conhecida como um pedaço da Europa no Brasil. Eleita como o terceiro destino mais desejado do país, Gramado encanta por seu clima ameno, charme, belas paisagens, bem como pela gastronomia.

roteiro serra gaúcha gramado

A forte influência das culturas italiana e alemã estão muito evidenciadas, principalmente na arquitetura e culinária de Gramado. Aliás, Gramado esbanja beleza, uma vez que é repleta de construções no estilo enxaimel (arquitetura germânica) e belos jardins.

Além disso, saborear a culinária é uma das melhores coisas para fazer em Gramado, pois reúne as gastronomias gaúcha, italiana e alemã. Sem dúvida, Gramado é um destino para provar das mais variadas delícias, com inspirações em pratos clássicos europeus, doces alemães e carnes saborosas.

Já Canela, tem sua história começando no ano de 1903, quando passou a ser dominada por imigrantes e colonizadores de origem alemã e italiana.

roteiro serra gaúcha canela catredral de pedra

A cidade, cercada de muito verde e belezas naturais, há muito tempo tornou-se uma alternativa para o verão, já que tem clima fresco e muita natureza. Além de belos parques e cachoeiras, Canela conta ainda com suas vinícolas, arquitetura e rica gastronomia.

Aliás, a culinária em Canela é sinônimo de história, uma vez que combina muito bem traços das gastronomias alemã e italiana. Então, prepare-se para comer muito bem em Canela.

Ingressos em Gramado?
Em atividade desde 1995, a Brocker Turismo é a maior operadora turística da região, oferecendo segurança e preços incríveis.
Além de poder parcelar em até 10x sem juros, comprando ingressos online, você economiza tempo, evita filas e garante vaga nas datas que desejar.

Roteiro pela Serra Gaúcha: Bento Gonçalves e Garibaldi

Visitar Bento Gonçalves e Garibaldi durante seu roteiro pela Serra Gaúcha é praticamente indispensável. Além de visitar vinícolas e provar dos melhores vinhos e espumantes do país, o visitante ainda conhecerá a história da chegada dos imigrantes italianos no século 19.

Bento Gonçalves fica pouco mais de 120 km de Porto Alegre e cerca de 108 km distante de Gramado. Declarada a capital brasileira do Vinho, 60% do Vale dos Vinhedos pertence à Bento Gonçalves. Além disso, a cidade abriga o Vale do Rio das Antas que, junto com o Vale dos Vinhedos, concentram desde grandes vinícolas às pequenas e artesanais.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA vinicola SALTON BENTO GONÇALVES

Para enriquecer o roteiro pela Serra Gaúcha, um passeio no Trem Maria Fumaça e pela Rota Caminhos de Pedra, conhecendo a arquitetura das casas típicas dos colonos. Aliás, diversos dos casarões do Caminhos de Pedra foram usados como cenários de filmes, como O Quatrilho, séries e novelas. Mas além disso, uma culinária surpreendente com pratos tradicionais ou harmonizados com vinhos.

Já Garibaldi é conhecida como a Capital Brasileira do Espumante. Contudo, os atrativos da cidade vão muito além de um brinde delicioso e borbulhante. Garibaldi, assim como Bento Gonçalves, é um destino com muita história, belíssimos cenários e uma gastronomia que rendeu um roteiro específico: a Estrada do Sabor.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA vinicola peterlongo garibaldi

Há tanto o que fazer em Garibaldi que foram criados diversos roteiros turísticos, sendo eles: Rota Passadas, Rota dos Espumantes, Estrada do Sabor, Via Orgânica, Roteiro Cinematográfico e Rota das Compras. Ou seja, não te faltarão atrativos nesse roteiro pela Serra Gaúcha.

Itens e informações importantes para seu Roteiro pela Serra Gaúcha

Antes de sua viagem começar, fique atento em tudo o que precisa para que tudo corra bem. A Voltagem no Rio Grande do Sul é de 220v então, antes de levar seus aparelhos, verifique se possuem a mesma voltagem ou se são bivolt. Além disso, providencie os seguintes itens:

  • Documentos (RG, CNH, Comprovante de Vacina COVID se exigido no destino)
  • Máscaras e álcool
  • Comprovantes de reservas (hotel, carro, passeios). Ideal que não confie apenas no celular e leve os documentos impressos ou tenha-os salvos em mais de um aparelho
  • Medicamentos (Antigripal, antialérgico, antitérmico, medicação contínua)
  • Dinheiro em espécie, para eventualidades, e Cartões de Crédito
  • Adaptadores de tomada, carregadores de eletrônicos, bateria extra, cabos e fontes
  • Óculos de sol e protetor solar
  • Uma troca de roupa na mala de mão, no caso de bagagem despachada
  • Baixe aplicativos de navegação, inclusive com mapas off-line (Waze, Google Maps, Maps.Me, GPS MapFactor, etc)
  • Prepare sua playlist e baixe para que seja ouvida off-line
  • Baixe filmes ou séries para assistir durante seu voo
  • Contrate um seguro viagem, principalmente caso não tenha Plano de Saúde. Conseguimos até 16% de desconto para nossos leitores, bastando contratar seu seguro por aqui.

A orientação é que os itens de primeira necessidade mencionados acima estejam na mala de mão, sempre junto com você.

Como chegar à Serra Gaúcha

Se acaso sua cidade de partida for em outro Estado, uma das alternativas é o avião. Gramado, onde inicia nosso roteiro pela Serra Gaúcha, não possui Aeroporto próprio. Contudo, é possível chegar à Serra Gaúcha a partir dos Aeroportos de Caxias do Sul (70km) ou de Porto Alegre (120Km).

Embora seja um pouco mais longe de Gramado, o Aeroporto de Porto Alegre possui melhor estrutura. Por isso, há maior oferta, em relação a Caxias do Sul, de voos diretos vindos de diversos cantos do país, assim como veículos para locação. Ou seja, com maior oferta, é possível que encontre melhores preços.

Aliás, uma dica para encontrar passagens aéreas promocionais com até 35% de desconto é o site Passagens Promo. Sempre usamos e recomendamos. Então, clique aqui e faça sua cotação.

Estando no Rio Grande do Sul. a melhor opção para seu roteiro pela Serra Gaúcha é estar de carro. Desta maneira, terá maior liberdade para conhecer as muitas belezas, poderá parar pelo caminho para contemplar e explorar os atrativos.

Se acaso for alugar um carro, recomendamos a RentCars, um buscador que pesquisa em todas as locadoras disponíveis, oferecendo o melhor preço. Então, para fazer sua cotação, clique aqui e encontre ofertas com até 60% de desconto e pagamento em até 12x sem juros

Mas se não quiser dirigir, poderá contratar transfer entre o Aeroporto de Porto Alegre ou de Caxias do Sul e Gramado ou Canela. O transfer ida e volta custa R$ 249,00 por pessoa, mas precisa ser agendado com antecedência. Então, clique aqui caso queira reservar e garantir sua vaga.

Como chegar à Gramado a partir de Porto Alegre

Conforme dito anteriormente, a melhor alternativa para o roteiro pela Serra Gaúcha é estar de carro. Neste caso, precisará escolher dentre as 3 rotas disponíveis e tal escolha dependerá de suas preferências. Mas antes de decidir, insira o destino no GPS e confira se o trânsito está tranquilo.

Opção 1 – Rota Romântica – o caminho mais bonito

Conhecido como Rota Romântica, já que é o caminho mais bonito até Gramado, percorre a BR-116 e RS-235. Com trajeto de 114km, a Rota Romântica é uma opção a escolhida para viagens durante o dia, de preferência com sol.

Opção 2 – A rota mais rápida

A rota mais rápida é feita pela BR-116, RS-239 e RS-115, já que conta com trechos duplicados. A distância total é de aproximadamente 117km mas, devido às vias de fluxo rápido, a viagem é mais rápida.

Opção 3 – Rota das Colônias

Percurso menos conhecido chamado Rota das Colônias, feito pela BR-116 e RS-373. Embora seja o caminho mais curto, com 95km e um trecho sem asfalto, o que atrai nesse caminho é o ar bucólico do interior. Durante o trajeto, é possível observar pequenas casas coloniais com jardins floridos, Igrejinhas, lagos, assim como a rotina dos moradores.

Se acaso não estiver de carro, além do transfer, existem outras alternativas. Dentre elas, contratar serviços de táxi ou transportes por aplicativo para chegar em Gramado. O valor médio por trecho a partir de Porto Alegre custa entre R$ 220,00 e 300,00 (11/2021).

Por fim, a opção mais econômica é ir de Porto Alegre para Gramado de ônibus. Há linhas que passam pelo Aeroporto de Porto Alegre a cada hora, parando na Rodoviária de Gramado e de Canela, pelo valor médio de R$ 60,00.

Como chegar à Gramado a partir de Caxias do Sul

Desembarcando no Aeroporto de Caxias do Sul, o caminho até Gramado será feita pela Rota Romântica, percorrendo a BR-116 e a RS-235. O percurso a ser feito de carro tem cerca de 68 km e belas paisagens pelo caminho. Assim como dito anteriormente, poderá optar pelo transfer entre o Aeroporto Caxias do Sul e Gramado ou Canela caso não tenha pretensão de alugar um carro.

Optando por contratar serviços de táxi ou transportes por aplicativo para chegar à Gramado a partir de Caxias do Sul, custará entre R$ 130,00 e R$ 170,00. Contudo, esses valores são apenas referência.

Agora, para chegar a Gramado de ônibus a partir de Caxias do Sul, precisará se deslocar até a Rodoviária, cerca de 15 minutos de táxi do Aeroporto (cerca de R$ 20,00). Há linhas que partem em 5 horários diários com valor aproximado por trecho de R$ 22,00.

Roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha

Quando elaboramos este Roteiro de viagem pela Serra Gaúcha, quisemos incluir as atrações incríveis dos destinos escolhidos. Embora todos queiram conhecer o máximo de atrativos turísticos durante uma viagem, precisamos pensar na qualidade do passeio. Isso implica em não fazer um roteiro corrido, com muitas atrações e tempo apertado.

Claro que o ritmo depende muito de cada pessoa, do perfil, dos integrantes do grupo. Por isso, sugerimos atrações e cada um, por ordem de preferência, pode elencar as prioridades.

Conforme dito anteriormente, este roteiro pela Serra Gaúcha pode ser adaptado às suas preferências e alterado para que os atrativos agradem a todos. Além disso, a disposição dos dias pode ser mudada em caso de clima ou disponibilidade dos passeios.

Uma observação a ser notada logo de imediato é o passeio no Trem Maria Fumaça em Bento Gonçalves. Com exceção dos meses de Dezembro e Julho, o passeio acontece apenas nas quartas, sextas, sábados e domingos. Por isso, dependendo da data de sua viagem, precisará alterar a sequência dos dias do roteiro para que consiga fazer o passeio de trem.

Então, veja a seguir nosso roteiro de 5 dias pela linda Serra Gaúcha, visitando as cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Garibaldi.

Dia 1 – Gramado

O roteiro desse primeiro dia pela Serra Gaúcha dependerá do horário que chegar a Gramado. Contudo, é bom deixar a agenda com passeios mais flexíveis uma vez que atrasos no voo ou na estrada podem comprometer suas reservas. Após o check-in, aproveite para conhecer as dependências e comodidades da hospedagem.

Se ainda não tiver escolhido onde se hospedar na Serra Gaúcha, temos conteúdos aqui no Blog que podem te ajudar:

Uma dica para este primeiro dia é passar em um Mercado para compras. Pensando na comodidade, e também na economia, passe em um mercado para comprar alguns itens para sua viagem. Compre petiscos para ir beliscando durante os deslocamentos, bem como itens para o café da manhã caso sua hospedagem não inclua. Além disso, custa muito menos comprar água em mercado do que em atrativos turísticos.

Alguns mercados recomendados em Gramado são:

Supermercado Berti
Endereço: Rua São Pedro, 835.
Horário de funcionamento: das 08:30 às 12:00 horas, e das 14:00 às 20:00 horas.

Dia Supermercado
Endereço: Rua Tristão Oliveira, 239.
Horário de funcionamento: das 08:30 às 20:30 horas.

Supper Rissul
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 3994.
Horário de funcionamento: das 08:30 às 21:00 horas.

Armazém 845
Endereço: Avenida das Hortênsias, 550.
Horário de funcionamento: das 08:00 às 12:00 horas, e das 14:00 às 19:30 horas.

Sugestão para almoço Villa Itália Museu & Cantina

Em um ambiente rústico temático ítalo-colonial, com itens de decoração selecionados nos melhores antiquários, você sentirá como se estivesse em um restaurante na própria Itália. Além disso, vivenciará uma experiência gastronômica e cultural com o melhor da culinária italiana em Gramado.

Local perfeito para seu roteiro pela Serra Gaúcha, a Cantina Villa Itália oferece um almoço típico italiano, em forma de sequência, um rodízio de massas e risotos, com entrada, salada e sobremesa inclusos na refeição. Uma mesa de bolos, café e chás fica disponível aos clientes para fazerem o desjejum nos jardins. O local conta com espaço kids com entretenimento.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA COMIDA ITALIANA GRAMAD

O almoço custa R$ 97,00 por adulto, R$ 48,50 para crianças de 6 a 11 anos e cortesia para crianças até 5 anos. O almoço pode ser comprado e reservado antecipadamente através de nosso site e pode ser parcelado em até 10x sem juros, juntamente com demais passeios. Para maiores informações ou reservas, basta clicar aqui.

A Cantina Villa Itália funciona todas diariamente, exceto às quartas-feiras e dias 24/12 e 31/12.
Endereço: Estrada Linha Bonita, 4250, Gramado – RS

O que fazer em Gramado

Neste primeiro dia de seu roteiro pela Serra Gaúcha, a sugestão é passear pela Avenida Borges de Medeiros, seja durante o dia ou a noite. Por ser a avenida principal de Gramado, a Borges de Medeiros oferece atrativos turísticos, lojas, restaurantes e entretenimento. Caso sua viagem seja durante o Natal Luz, prepare-se para encontrar a avenida toda decorada.

roteiro serra gaúcha gramado igreja de sao pedro borges de medeiros

Alguns pontos interessantes na região da Borges de Medeiros ficam bem próximos uns dos outros. É o caso da Rua Coberta, Igreja de São Pedro, Fonte do Eterno Amor, Palácio dos Festivais. Ainda a uma curta distância fica a famosa Rua Torta de Gramado e a Praça das Etnias. Contudo, se quiser tirar sua foto na Rua Torta sem outras pessoas aparecendo, opte por visitar o local bem cedinho.

Outros atrativos legais para se conhecer no centro de Gramado são o Relógio de Flores e o Carrossel do Hotel Casa da Montanha. Ambos também estão situados na Avenida Borges de Medeiros, poucos minutos de caminhada dos atrativos anteriores.

roteiro serra gaúcha gramado hotel casa da montanha

Aliás, com exceção do Museu e Cinema do Palácio dos Festivais, todas as demais atrações são gratuitas. Para saber mais sobre cada uma das atrações, veja o post O que fazer em Gramado e arredores. Ali você encontrará informações sobre os principais atrativos de Gramado, valores, horário de funcionamento e endereço.

Se acaso não estiver de carro, uma excelente opção é comprar o Ticket para o Bus Tour, o City Experience Tour oficial de Gramado e Canela.

A bordo do BusTour, o visitante conhecerá os melhores pontos turísticos das duas cidades. O BusTour circula das 9h às 18h e você inicia seu passeio de qualquer ponto, a qualquer hora, podendo descer e embarcar quantas vezes quiser dentro do pacote escolhido (um, dois ou três dias).

Sugestão para jantar

A culinária de Gramado é bastante rica, composta por elementos de diversas culturas. Por isso, fazer um tour gastronômico em Gramado é algo que não pode faltar em seu roteiro pela Serra Gaúcha. Tanto é que fizemos um post exclusivo sobre onde e o que comer em Gramado. Não deixe de conferir.

Alguns pratos e experiências são “a cara de Gramado” então, daremos algumas sugestões para você saborear o melhor da culinária e ainda se divertir.

A primeira sugestão para jantar nesse primeiro dia de roteiro pela Serra Gaúcha é a Sopa no Pão. Gramado tem um clima ameno durante praticamente todo o ano, com exceção do inverno quando faz bastante frio. E nada melhor do que uma refeição quente para se aquecer em Gramado.

roteiro serra gaúcha gramado sopa no pão

Por isso, as sopas e cremes são tão famosos, sendo um dos pratos mais procurados por quem visita Gramado a qualquer época do ano. Servidas no pão italiano, as sopas e são oferecidas em diversos sabores, inclusive com opções sem glúten e veganas. Nosso restaurante favorito para saborear a Sopa no Pão em Gramado é o Mestre Cuca. Os pratos custam em média R$ 25,00 por pessoa e não precisa de reserva.

Outra opção é participar de um jantar temático ou visitar um restaurante diferente. Bastante tradicionais, diversos restaurantes oferecem opções de jantar com shows variados, de modo a entreter os visitantes. Dentre eles, a famosa Pizzaria Cara de Mau, a partir de R$ 200,00 por pessoa, bem como a  Noite Italiana na Cantina Linha Bella. A noite Italiana acontece apenas às quintas-feiras e custa R$ 160,00 por adulto e R$ 80,00 para crianças de 06 a 10 anos. Como as vagas são limitadas, o ideal é reservar com antecedência, podendo ser parcelado em até 10x sem juros comprando através de nosso site.

Dia 2 – Gramado

Em seu segundo dia de roteiro pela Serra Gaúcha, já é seguro fazer passeios com reservas já que não haverá risco de atrasos. Além disso, aproveite para conhecer pontos turísticos bastante tradicionais de Gramado.

O que fazer em Gramado

Comece o dia visitando a charmosa Rua Torta. Ali, aproveite para caminhar, contemplar a arquitetura e tirar lindas fotos. Do outro lado da rua, conheça a Praça das Etnias e a história da imigração no Brasil. No local, visite a Casa do Colono, onde você encontra produtos típicos como salames, queijos e vinhos, a Associação dos Fornos para saborear pães, cucas e biscoitos, e ainda a Feira de Artesanatos.

roteiro serra gaúcha gramado praça das etnias

Depois, vá para o Lago Negro, um dos principais pontos turísticos de Gramado e que não pode faltar em seu roteiro pela Serra Gaúcha. Você poderá caminhar ao redor do lago, sentar-se nos bancos ou gramado, passear de pedalinho, tomar um chocolate quente no restaurante. Bem próximo fica o Castelinho Caracol, um dos melhores lugares de Gramado para comer o Apfestrudel, uma sobremesa alemã bastante famosa.

roteiro serra gaúcha gramado lago negro

Outros locais interessantes para visitar em Gramado são os Pórticos, o Mirante Vale do Quilombo e a Cristais de Gramado. Além disso, poderá incluir em seu roteiro o Mini Mundo, o Le Jardim, a Aldeia do Papai Noel e o Jardim do Amor. Veja detalhes sobre cada um desses atrativos clicando aqui.

Sugestão para almoço

Se sua intenção for saborear os pratos mais tradicionais, precisa incluir o Café Colonial em seu roteiro pela Serra Gaúcha. Embora o nome sugira café da manhã, os estabelecimentos abrem a partir das 11h da manhã e funcionam até a noite. Mesa farta com aproximadamente 50 variedades e uma mistura de sabores derivados de receitas italiana e alemã, fazem do Café Colonial uma deliciosa experiência gastronômica em Gramado. Ou seja, vale como um belo almoço.

roteiro serra gaúcha gramado café colonial

Uma opção muito recomendada é o Gramado Café Colonial, presente no mercado gastronômico desde 1984. Dirigida com talento pela família de Erni Cavichion, mantém as tradicionais receitas da culinária dos descendentes dos imigrantes italianos e alemães. Aberto diariamente, o valor é de R$ 95,00 por adulto e R$47,50 para crianças de 5 a 9 anos. Lembrando que comprando através de nosso site por este link, poderá parcelar em até 10x sem juros juntamente com outros passeios.

Mais um prato super famoso em Gramado é o Galeto ao Primo Canto. Muito tradicional na região da Serra Gaúcha, o Galeto na brasa virou estrela entre as comidas típicas do Rio Grande do Sul, o que pode ser constatado com as inúmeras galeterias espalhadas por Gramado.

O Galeto é sempre marinado em tempero especial por várias horas antes de assar na brasa. O galeto é servido acompanhado de sopa de capeletti, salada de batata ou polenta frita. Os melhores e mais recomendados restaurantes onde comer Galeto em Gramado são a Nonno Mio, Galeto Di Paolo, Galeto Mamma Mia, Galeto Itália e Galeteria Nanoma.

Passeio pela Linha Nova e Linha Bonita.

As comunidades de Linha Bonita e Linha Nova são formadas por descendentes de Italianos. São diversas famílias de produtores rurais que abriram suas portas à visitação, oferecendo aos turistas uma experiência de vivência com o meio rural, interação com animais, degustação de produtos coloniais.

Um verdadeiro retorno às origens da colonização italiana no município de Gramado que irá enriquecer seu roteiro pela Serra Gaúcha. Estando de carro, a dica é fazer um passeio tranquilo, com paradas para contemplar a arquitetura e paisagens, bem como conhecer a cultura e costumes locais. Aproveite para comprar produtos coloniais ali produzidos (cuca, doces, pães, salames etc).

roteiro serra gaúcha gramado linha nova

Alguns pontos interessantes são a Casa Centenária, Ervamateira, Museu Fioreze, Açougue da Linha Nova e Antigo Bodegão, Igrejinha. Para finalizar, visite o Parque Olivas de Gramado. O parque possui uma plantação de mais de 12 mil oliveiras de seis diferentes variedades. Você poderá degustar azeites e infusões produzidas no local, além de conhecer uma fazendinha com animais de pequeno porte. Além disso, o pôr do sol no Olivas de Gramado é espetacular.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA gramado olivas de gramado

Se acaso não estiver de carro, poderá contratar o tour Raízes Coloniais que inclui transporte, guia e refeição no Caffé Colonial Della Nonna. O tour Raízes Coloniais custa R$ 209,00 por adulto e R$ 157,00 para crianças de 6 a 10 anos e pode ser reservado clicando aqui.

Há opção de combinar o Parque Olivas de Gramado com visita à Linha Bonita e Linha Nova. É o Tour Rural – Olivas de Gramado + Café da Colônial que inclui transporte, ingresso para o Olivas de Gramado e almoço no Caffé Colonial Della Nonna. O tour custa R$ 209,00 por adulto e R$ 169,00 por crianças de 06 a 10 anos.

Sugestão para Jantar – Sequência de Fondue

Como o clima em Gramado é ameno, assim como em Campos do Jordão, incluir a sequência de Fondue na experiência gastronômica pela cidade é praticamente obrigatório, mesmo fora do inverno.

roteiro serra gaúcha gramado fondue

Há muitos locais que servem sequência de fondue em Gramado, com preços variando entre R$ 50,00 a 200,00. Essa diferença se deve a vários fatores, como por exemplo, a qualidade dos ingredientes e tradição do restaurante.

Uma excelente opção para saborear a Sequência de Fondue em Gramado é o Restaurante Malbec. Localizado na Avenida Borges de Medeiros, no Centro de Gramado, o Malbec oferece três sofisticados ambientes que convidam para os prazeres da boa mesa.

No Malbec, a sequência inicia com fondue de queijo e em seguida, fondue de carne na pedra, com 12 variedades de molhos e farofa. Por fim, fondue de chocolate trazendo os sabores das frutas da estação. O valor da Sequência de Fondue do Malbec é R$ 168,00 por adulto e R$ 82,00 para crianças de 4 a 10 anos. Reservando online a Sequência de Fondue no Restaurante Malbec, você poderá parcelar em até 10x sem juros, bastando clicar aqui.

Dia 3 – Canela

O terceiro dia do roteiro pela Serra Gaúcha é dedicado à Canela, cidade vizinha à Gramado. Com atrativos variados que agradam a todos os públicos, Canela oferece belos parques e cachoeiras, museus, construções interessantes, bem como parques de diversão e atividades lúdicas. Por isso, visitar Canela pelo menos um dia é passeio obrigatório para quem viaja para Gramado.

Mas caso não esteja de carro, poderá conhecer Canela e seus atrativos utilizando o Bus Tour.

O que fazer em Canela em um dia

Comece visitando a Catedral de Pedra para ver sua beleza mas volte à noite, quando estará iluminada para assistir ao Show de Luzes (diariamente as 20h30 e 21h30).

Visite o Bondinhos Aéreos Parques da Serra para conhecer o cartão postal de Canela: a Cascata do Caracol. Não deixe de visitar a SkyGlass Canela, uma plataforma estaiada de vidro e aço, com 68m de comprimento e 35m de vão livre sobre o penhasco. A Skyglass Canela é a primeira plataforma estaiada de vidro da América Latina, em um cenário de natureza deslumbrante do Vale da Ferradura.

As demais atrações dependerão de suas preferências. Gosta de museus? Algumas opções são Mundo a Vapor, Hollywood Dream Cars, o Vale dos Dinossauros, o Harley Motor Show, o Dreamland Museu de Cera e o Salão Super Carros, Museu dos Beatles, entre outros.

Se acaso estiver em busca de diversão, algumas opções são o Alpen Park e o Parque Terra Mágica Florybal.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA ALPEN PARK CANELA

Para saber mais sobre as atrações de Canela, veja o post O que fazer em Canela em um dia.

Sugestão de onde comer em Canela.

Quem visita a Serra Gaúcha precisa comer o original churrasco gaúcho. Nenhuma experiência gastronômica pela região estaria completa sem incluir um generoso rodízio de carnes.

Aliás, a estrela do rodízio de churrasco gaúcho é o costelão na vala, o qual fica assando na brasa por 8h ou mais. O sabor e a maciez da carne são inconfundíveis e por isso, é preciso experimentar.

O lugar mais recomendado para comer um tradicional churrasco é a Churrascaria Garfo e Bombacha. Embora a qualidade do churrasco seja o maior atributo, a Churrascaria também se destaca pela beleza do ambiente.
A decoração faz alusão ao galpão crioulo, construção característica das estâncias no interior do Rio Grande do Sul. Além disso, oferecem aos visitantes as Noites Gaúchas, onde agregam jantar com show.

Outros locais muito bem avaliados são Magnólia Cine Gastro Bar, Bistrot Cheiro de Canela, Cannelé Bistrot, Empório Canela, Hamburgueria Me Gusta.

Dia 4 – Bento Gonçalves

A viagem de Gramado à Bento Gonçalves tem um percurso de 142 km, aproximadamente 2:40h pela via RS-235, a Rota Romântica. O legal desse roteiro pela Serra Gaúcha são as muitas oportunidades de parada ao longo do caminho. Por isso, a sugestão é sair logo após o café da manhã para percorrer parte da belíssima Rota Romântica sem pressa, com tempo para paradas de contemplação.

roteiro serra gaúcha bento gonçalves estação ferroviária trem maria fumaça

Além de mirantes pelo caminho, a cidade de Nova Petrópolis é um charme e ótima opção de parada. Com praças floridas e até um labirinto verde, Nova Petrópolis conta ainda com malharias e outlets de calçados.

Para se hospedar na região dos vinhedos, algumas excelentes sugestões são Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection, Hotel Villa Michelon e Container no Vale dos Vinhedos. Outras excelentes opções podem ser encontradas nos posts 11 Hotéis românticos na Serra Gaúcha e Pousadas Românticas para se hospedar na Serra Gaúcha.

roteiro serra gaúcha bento gonçalves spa do vinho hotel

Localizada na Região da Uva e do Vinho, Bento Gonçalves possui alguns passeios imperdíveis que precisam estar em seu roteiro pela Serra Gaúcha. A Capital brasileira do vinho é famosa por seus passeios e suas bebidas. Mas além disso, Bento Gonçalves narra a história de imigrantes italianos que chegaram atrás de melhores oportunidades

O que fazer em Bento Gonçalves

O Vale dos Vinhedos é um dos destinos imperdíveis em Bento Gonçalves. Ali, o simples passar pela estrada contemplando os vinhedos e belas construções já é um passeio e tanto. Aliás, o Vale dos Vinhedos integra aproximadamente 30 vinícolas associadas e diversos empreendimentos de apoio ao turismo. Dentre eles, hotéis, pousadas, restaurantes, queijarias, bem como ateliês de artesanatos e antiguidades.

VALE DOS VINHEDOS ROTEIRO SERRA GAÚCHA

Alguns pontos de interesse para se visitar no Vale dos Vinhedos: Vinícola Miolo, Spa do Vinho, Casa Madeira (geleias), Trufas Devorada, Casa Valduga e Igreja do Vinho.

Além disso, visite o Vale do Rio das Antas que concentra desde grandes vinícolas, como a Salton, a pequenas e familiares, como Cristófoli e Casa Postal.

Outros pontos de interesse na região são o Mirante da Ferradura, Ponte dos Arcos, Mirante do Espigão, bem como o Tour Gerações da Salton.

Outro passeio imperdível em Bento Gonçalves e que precisa estar em seu roteiro pela Serra Gaúcha é o Trem Maria Fumaça. Ao todo, são 23 quilômetros de uma deliciosa viagem, com duração média de 2 horas. Durante o passeio, atrações típicas italianas e gaúchas, bem como apresentações teatrais que ocorrem dentro dos vagões.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA TREM MARIA FUMAÇA

Ao final do passeio, a apresentação Epopéia Italiana narra a chegada dos imigrantes ao Brasil e à Bento Gonçalves.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA TREM MARIA FUMAÇA epopéia italiana

Contudo, a atração somente acontece às quartas, sextas, sábados e domingos em horários específicos. Por isso, é preciso atenção nas datas de seu roteiro pela Serra Gaúcha caso tenha interesse no Trem Maria Fumaça.

Neste dia, a sugestão é sair de Gramado logo após o café da manhã e colocar no GPS o ponto de interesse para aproveitar bem o dia. Por fim, não deixe de visitar o Pórtico de Bento Gonçalves.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA pórtico bento gonçalves

O Post Bento Gonçalves: 3 passeios imperdíveis tem várias dicas que podem te ajudar.

Sugestões de onde comer em Bento Gonçalves

Vale do Rio das Antas: Almoço harmonizado no Bistrô Casa Postal.

Vale dos Vinhedos: Restaurante Maria Valduga na Vinícola Casa Valduga, Pizza entre Vinhos, Restaurante Dona Carolina, Casa DiPaolo e Jardim Leopoldina.

Como visitar Bento Gonçalves se não estiver de carro

Se acaso não estiver de carro, há agências que oferecem passeios em Bento Gonçalves com transporte a partir de Gramado ou Canela. Dentre eles, o Tour Trem e Vinho que tem duração de 12 horas. A atividade inclui:
– Transporte – saindo dos hotéis ou pousadas de Gramado e Canela;
– Acompanhamento de guia;
– Taxa de visita e degustação na vinícola Aurora;
– Ingresso para o Trem Maria Fumaça;
– Ingresso para o Parque Epopeia Italiana;
– Visita ao show room da Tramontina e da Malharia Gdom.

O Tour Trem e Vinho custa a partir de R$ 309,00 e pode ser parcelado em até 10x sem juros comprando através de nosso site.

Outra opção é o Tour Gran Reserva – Vale dos Vinhedos que dura cerca de 10 horas e acontece às terças e sábados. O Tour custa R$ 289,00 por adulto e R$ 219,00 para crianças de 06 a 10 anos. Atividade inclui:
– Transporte – saindo dos hotéis e pousadas de Gramado ou Canela;
– Acompanhamento de guia;
– Mini Curso de Vinhos na Vinícola Miolo;
– Visita Guiada com Degustação na Vinícola Lovara;
– Taça de vinho personalizada do passeio (uma para cada passageiro pagante).

Você pode reservar o Tour Gran Reserva – Vale dos Vinhedos online, de forma pratica e segura, podendo parcelar em até 10x junto com os demais passeios e refeições escolhidos. Além disso, garante sua vaga na data de sua viagem e inclui o passeio em seu roteiro pela Serra Gaúcha.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA tour do vinho bento gonçalves

Por fim, o Tour Origens Alemãs em Nova Petrópolis que custa R$ 89,00 e tem duração de 9 horas. Um roteiro para quem quer conhecer e vivenciar a cultura alemã, impressa na arquitetura e tradição da cidade de Nova Petrópolis. Atividade inclui:
– Transporte – saindo dos hotéis e pousadas de Gramado ou Canela;
– Acompanhamento de guia;
– Degustação na Casa Sander ;
– Visita à pontos turísticos.

Dia 5 – Bento Gonçalves e Garibaldi

Conforme dito anteriormente, há diversos roteiros dentro dessa região da Serra Gaúcha. Neste último dia de passeios, incluímos tradição e cultura, belos cenários e experiências gastronômicas.

O que fazer em Bento Gonçalves e Garibaldi

Um dos mais lindos roteiros da Serra Gaúcha é o Caminhos de Pedra. Trata-se de uma rota turística rural de aproximadamente 12 km, situada em Bento Gonçalves. Ao longo do Caminhos de Pedra, cenários de filmes e novelas, paisagens belíssimas e construções que retratam a história de imigrantes italianos.

A Rota Turística Caminhos de Pedra foi criada para preservar dezenas de casas históricas, muitas delas feitas de pedra e madeira. Mas muito além da arquitetura, o Caminhos de Pedra dispõe de uma imersão na cultura, arte e cotidiano das famílias italianas pioneiras na região.

Alguns pontos de interesse no Caminhos de Pedra: Parque da Ovelha, Casa da Tecelagem, Lovara Vinhas e Vinhos, Casa da Erva Mate e das Cucas, Benvenuto Chocolate e Café, Cantina e Vinícola Strapazzon (onde foi gravado O Quatrilho e novelas).

A dica aqui é fazer um passeio tranquilo com paradas para contemplar a arquitetura e paisagens, bem como conhecer um pouco da cultura e costumes locais. Aproveite para comprar produtos coloniais ali produzidos (cuca, tecelagens, salames, doces, etc).

Em seguida, visite Garibaldi, a capital brasileira do Espumante. Comece pela Rua Buarque de Macedo, uma das vias mais antigas do Estado. Ali, encontrará prédios históricos revitalizados, com fachadas centenárias e muita beleza arquitetônica.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA vinicola peterlongo garibaldi

Aproveite para visitar a Vinícola Peterlongo, a única produtora de Champagne no Brasil. Uma experiência deliciosa é realizar o tour do vinho e depois, um piquenique nos jardins da Vinícola Peterlongo.

Mais uma experiência gastronômica em Garibaldi que recomendamos é o Tour Taça e Trufas, que harmoniza vinhos da Cooperativa Vinícola Garibaldi com trufas da marca Devorata. Contudo, ambas as experiências precisam ser agendadas com antecedência.

Outros atrativos interessantes em Garibaldi para incluir em seu roteiro pela Serra Gaúcha são a vinícola Chandon, Vidraria Madrelustre, Estação Ferroviária e Cervejaria Leopoldina.

ROTEIRO SERRA GAÚCHA madrelustre  garibaldi

Sugestões de onde comer em Bento Gonçalves e Garibaldi

Caminhos de Pedra – Restaurante Nona Ludia, Casa Vanni, Trattoria Casa Angelo, Locanda di Lucca

Garibaldi – Piquenique nos Jardins da Vinícola Peterlongo

ROTEIRO SERRA GAÚCHA vinicola peterlongo garibaldi

Dicas finais para seu roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha

Agora que já tem um roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha, é hora de planejar sua viagem. Aqui no blog, você encontra diversos posts sobre o Rio Grande do Sul com muitas dicas para sua viagem.

Se acaso esse post foi útil pra você e te ajudou no planejamento, ficaremos muito gratos se você reservar seus hotéis por este link, seu carro por este link, seu seguro viagem por este link. Vale ressaltar que são empresas que usamos em nossas viagens e sabemos da qualidade dos serviços. Por isso, temos a tranquilidade em recomendar.

Como parceiros dessas empresas, recebemos uma pequena comissão a cada reserva, mas você não paga nada a mais por isso. Desta forma, monetizamos nosso trabalho e continuamos oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. Fica aqui nossa gratidão.

Para ingressos e passeios, recomendamos a Brocker Turismo, maior operadora turística da região, já que oferece segurança e ótimos preços desde 1995. Além de poder parcelar em até 10x sem juros, comprando ingressos online, você economiza tempo, evita filas e garante vaga nas datas que desejar.

Para encontrar passagens aéreas promocionais com até 35% de desconto, visite o site Passagens Promo. Sempre usamos e recomendamos. Então, clique aqui e faça sua cotação. Se acaso for alugar um carro, recomendamos a RentCars, um buscador que pesquisa em todas as locadoras disponíveis, oferecendo o melhor preço. Então, para fazer sua cotação, clique aqui e encontre ofertas com até 60% de desconto e pagamento em até 12x sem juros.

Aliás, conseguimos diversos descontos para nossos leitores com empresas de nossa confiança. Inclusive, criamos a página DESCONTOS para disponibilizar todos os links e cupons.

Mas agora me diga, gostou de nosso roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha? Deixe seu comentário pois o Blog tem mais vida com a sua participação.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga Nossas Redes Sociais

Instagram – @casalabordo — Facebook – @casalabordo — YouTube – Casal a Bordo — Twitter – @casalabordo


Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo