fbpx

Cânion Fortaleza Cambará do Sul RS

Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza

Em nossa viagem ao Rio Grande do Sul pudemos perceber uma pluralidade tamanha que agrada aos mais variados tipos de viajantes. Ao mesmo tempo em que temos disponível uma viagem pela história da chegada dos imigrantes italianos no Estado com direito a passeio de Trem a Vapor e apresentações artísticas, conseguimos fazer trekking no impressionante Cânion Fortaleza.

O Cânion Fortaleza está localizado dentro do Parque Nacional da Serra Geral na cidade de Cambará do Sul, que fica 114 Km distante de Gramado, em via toda asfaltada e ótimas estradas. Após chegar em Cambará, percorre-se mais 23 Km pela CS-423, sendo que destes, 8 Km são em estrada de chão. Para não ter erro, colocamos o Cânion Fortaleza como destino no GPS e chegamos certinho.

Parque Nacional da Serra
Parque Nacional da Serra

Explicação do Nome

O nome Fortaleza se deve à configuração do terreno, talhado de tal forma que lembra as muralhas de um forte, com suas pontes e torres. Seus paredões verticais atingem em alguns pontos 900 metros de altura. 

Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza

Saiba o que fazer em Canela RS

O cânion se estende por cerca de 5.800 metros de comprimento podendo chegar a 2.000 metros de largura em alguns pontos.

Para realizar a visita ao cânion não é necessário o acompanhamento de guia, mas existem várias empresas de turismo localizadas na cidade de Cambará do Sul. Optamos pelo passeio por conta própria após vários relatos em Blogs de pessoas que fizeram e não tiveram dificuldades, sem contar a liberdade e maior tranquilidade.

Como Fomos?

Estávamos em um veículo de passeio locado – Chevrolet Spin – e percorremos com facilidade os 8 Km de estrada não pavimentada. 

O local não possui estrutura alguma e o banheiro mais próximo fica localizado na base de controle de acesso ao Parque.

Chegando ao ponto limite de acesso com veículos, já conseguimos contemplar a paisagem e sentir o vento forte por ser um local alto.

Saiba o que fazer em Gramado RS

Duas trilhas são sinalizadas com placas: uma bem curtinha que nos leva ao Mirante do Cânion e outra, com cerca de 1.700 metros que leva ao topo do Morro Fortaleza, de onde é possível observar cerca de 95% do cânion e as praias que fazem limite entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso tudo se o tempo colaborar. Demos sorte de ter um dia lindo, com sol e clima fresquinho mas vários seguidores nos relataram que foram em dia fechado, com muita neblina, não conseguindo contemplar toda a beleza do lugar.

Particularmente, achamos a vista do Mirante bem mais interessante.

Cânion Fortaleza Paredões
Cânion Fortaleza Paredões

Como é a trilha

A trilha que da acesso ao Morro Fortaleza é bem fácil, pouco íngreme e sem obstáculos. Durante o trajeto, belas paisagens e cachoeiras que te farão parar para registrar tudo.

Trilha Cânion Fortaleza
Trilha Cânion Fortaleza
Alegria no  Cânion Fortaleza
Alegria no  Cânion Fortaleza

Pra quem gosta de contato com a natureza esse é um passeio que super recomendamos. E o melhor de tudo, gratuito hahaha.

Amigos no Cânion Fortaleza
Amigos no Cânion Fortaleza

Dicas:

  • Use roupas e sapatos adequados para caminhada;
  • Leve uma blusa de frio pois mesmo estando sol, o clima é bem ameno;
  • Use protetor solar e chapéu|boné;
  • Leve água e lanches visto que não existem locais para venda nas proximidades e com certeza, ao chegar ao topo do Morro Fortaleza, vão querer se alimentar;
  • Não há rede de celular ou internet no local;
  • Se possível, leve bateria extra para a câmera fotográfica pois esse passeio renderá ótimos e muuuuitos cliques.

O Parque Nacional é aberto ao público de segunda a domingo, das 08h00 às 17h00 e de 08h00 às 18h00 em período de vigência do Horário de Verão. É permitida a permanência até uma hora após o fechamento do portão de acesso.
Mais informações pelos telefones (54) 3251-1277/1262 ou pelo e-mail [email protected]

*Todos os gastos durante a viagem foram pagos com recursos próprios e decidimos divulgar porque a experiência foi positiva. Qualquer post patrocinado será mencionado.

Vai Viajar? Podemos ajudar

Então vamos viajar. Reserve sua hospedagem, alugue carro ou contrate Seguro Viagem através dos nossos links e banners! Você não terá qualquer custo extra e nós, ganharemos uma pequena comissão! Assim, estará nos ajudando a continuar produzindo conteúdo gratuito e de qualidade. 

Deixe uma resposta