Cânion Fortaleza em Cambará do Sul – RS

O Cânion Fortaleza em Cambará do Sul é o maior cânion do Brasil e um dos mais bonitos do país, revelando visuais exuberantes do Rio Grande do Sul.

Cânion Fortaleza em Cambará do Sul - RS

Localizado em Cambará do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, o Cânion Fortaleza é considerado por muitos visitantes, uma das experiências mais incríveis da região.

O Cânion Fortaleza está situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, o Cânion Fortaleza está apenas 114 Km distante de Gramado, sendo uma excelente opção de passeio.

Para curtir o Cânion Fortaleza, a melhor forma é se hospedando em Cambará do Sul. Entretanto, se não tiver muito tempo, é possível fazer um tour de um dia a partir de Gramado.

Em nossas viagens ao Rio Grande do Sul, percebemos uma pluralidade tamanha de atrativos que agrada aos mais variados tipos de viajantes.

A princípio, conseguimos viajar pela história da chegada dos imigrantes italianos no Estado, com direito a passeio de Trem a Vapor. Por outro lado, é possível fazer trekking Cânion Fortaleza para contemplar belezas naturais de tirar o fôlego.

canion fortaleza cambara do sul

Embora os destinos famosos, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves, atraiam grande parte dos visitantes, precisamos ter em mente que o Rio Grande do Sul possui muitos outros atrativos.

Aproveite para ler os posts sobre o Rio Grande do Sul e deixe seu roteiro de viagem ainda mais perfeito:

O Cânion Fortaleza

Conforme dito anteriormente, o Cânion Fortaleza é o maior cânion do Brasil, com mais de 7 km de extensão e 2 km de largura.

O nome do Cânion Fortaleza se deve a configuração do terreno, talhado de uma forma que lembra as muralhas de um forte. Seus paredões verticais atingem, em alguns pontos, 980 metros de altura, com altitude de até 1.240 metros acima do mar.

Cânion Fortaleza em Cambará do Sul - RS

Com cerca de 130 milhões de anos, os cânions da região se formaram após uma grande explosão subterrânea. Em seguida, surgiu a vegetação, agarrada às rochas, composta de araucárias e mata atlântica com imensas folhas.

Cânion Fortaleza em Cambará do Sul - RS

O Parque Nacional da Serra Geral e seu vizinho, o Parque Nacional de Aparados da Serra, abrigam os dois cânions mais profundos do Brasil: o Cânion Fortaleza e o Itaimbezinho.

Aliás, é possível combinar a visita ao Cânion Fortaleza e ao Itaimbezinho em uma mesma viagem.

A administração dos parques é conjunta, realizada pelo ICMBio. Mas diferente do Aparados da Serra, que conta com Centro de Visitantes, o Parque Nacional da Serra Geral não possui qualquer infraestrutura. Há apenas uma guarita para o controle de acesso bem como um banheiro.

Cânion Fortaleza em Cambará do Sul controle do parque nacional da serra geral

Criado em 1992, o Parque Nacional da Serra Geral tem mais de 17 mil hectares e abrange as cidades de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e de Jacinto Machado e Praia Grande em Santa Catarina.

parque nacional da serra geral canion fortaleza

Para visitar o Cânion Fortaleza, não é necessário o acompanhamento de guia mas, se preferir, é possível contratar o tour com agências.

O Cânion Fortaleza tem entrada gratuita, mas, devido a Pandemia do Coronavírus, o parque está recebendo apenas 40% de sua capacidade.

Veja também=> Novas regras de Autorização de Viagem para menores

Como chegar ao Cânion Fortaleza

O Cânion Fortaleza está distante 23 km de Cambará do Sul, conhecida como Terra dos Cânions. Para chegar a Cambará do Sul, os aeroportos mais próximos são o de Caxias do Sul, 137km, e o de Porto Alegre, 184km.

Sempre compramos nossas passagens aéreas pelo site Passagens Promo, já que oferece tarifas promocionais com até 35% de desconto. Então, clique aqui e faça sua cotação.

Depois de Cambará do Sul, percorre-se 15 km em estrada pavimentada e 8 km em estrada de terra pela CS-423.

Aliás, de Gramado até Cambará do Sul, o trajeto é feito em via toda asfaltada e com ótimas estradas. Por isso, dá para fazer bate e volta com tranquilidade.

Nós alugamos um carro em Porto Alegre já que isso nos daria muita liberdade para conhecer a região. Aliás, inserimos o Cânion Fortaleza como destino no GPS e chegamos sem problemas.

Se acaso for alugar um carro, recomendamos a RentCars, um buscador que realiza pesquisas em todas as locadoras disponíveis, oferecendo o melhor preço. Então, para fazer sua cotação, clique aqui e encontre ofertas com até 60% de desconto e pagamento em até 12x sem juros.

A cada reserva realizada através dos links que disponibilizamos no Blog, os sites nos pagam uma pequena comissão. Entretanto, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a monetizar nosso trabalho e manter o blog sempre atualizado. Gratidão.

O trajeto em estrada de chão é bastante irregular, entretanto, mesmo com carro de passeio alugado, não tivemos dificuldades em chegar ao destino.

estrada para cânion fortaleza cambara do sul

Contudo, se não estiver de carro, há opção de contratar um tour com translado a partir de Gramado ou Canela e acompanhamento de guia.

O que fazer no Cânion Fortaleza

Depois que chegar à Guarita de controle de acesso do Parque Nacional da Serra Geral, é necessário preenchimento de um formulário. Ali, deverá ser informada a placa do veículo, número de pessoas bem como a cidade e Estado de origem.

Cânion Fortaleza em Cambará do Sul controle do parque nacional da serra geral

Em seguida, os visitantes terminam o percurso na estrada e vão até a área de Estacionamento. Dali, já é possível contemplar toda a grandiosidade do Cânion Fortaleza.

estacionamento canion fortaleza cambara do sul

Há algumas trilhas auto-guiadas para fazer no Cânion Fortaleza, as quais levam a mirantes e paisagens diferentes. As principais trilhas do Cânion Fortaleza são a Trilha do Mirante, a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e a Trilha da Pedra do Segredo.

Entretanto, há uma pequena trilha, a partir do estacionamento, onde se chega à borda do Cânion Fortaleza. Há placas de sinalização indicando tanto a Trilha do Mirante, quanto essa pequena trilha da borda do Cânion Fortaleza.

trilha borda do canion fortaleza

Vale ressaltar que há muita variação climática na região devido as grandes mudanças de altitude, então, em poucos minutos, a paisagem porde mudar por completo. Por isso, pode acontecer de encontrar o Cânion Fortaleza encoberto por neblina, o que é bastante comum.

Mas, da mesma forma que o clima fecha de uma hora para outra, a visibilidade também pode voltar rapidamente. Segundo alguns relatos de pessoas da região, visitar o Cânion Fortaleza pela manhã pode garantir uma melhor visibilidade. Se é verdade, não sabemos, mas fica a dica.

Você também pode gostar:
Novas regras de bagagem de mão: Guia completo.

Trilha do Mirante do Fortaleza

A trilha do Mirante oferece o visual mais bonito do Cânion Fortaleza. Aliás, essa trilha leva o visitante ao ponto mais alto do cânion, o Morro Fortaleza.

canion fortaleza

Dali, em dias claros, é possível ter uma vista panorâmica do Cânion Fortaleza, bem como do litoral entre o sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

trilha do mirante do morro fortaleza

Além disso, do alto do Morro Fortaleza se pode avistar o Rio da Pedra, que corre na parte interna do cânion.

rio da pedra canion fortaleza
Rio da Pedra correndo na parte interna do Cânion Fortaleza

Contudo, essa contemplação dependerá do clima na data de sua visita ao Cânion Fortaleza. Por sorte, encontramos um dia lindo, com sol e temperatura amena (no mês de Outubro).

trilha do mirante do morro fortaleza

Entretanto, ouvimos relatos de pessoas que encontraram o Cânion Fortaleza encoberto pela neblina e não conseguiram contemplar toda a beleza do lugar. Então, antes de pegar estrada para Cambará do Sul, consulte a previsão do tempo.

A trilha do Mirante tem 3,5 km (ida e volta), parte em terreno plano e parte subindo o morro, concluída em cerca de 1 hora e meia.

trilha do mirante do morro fortaleza

É considerada uma trilha de nível fácil, pouco íngreme e sem obstáculos. Durante o trajeto, belas paisagens e cachoeiras te farão parar para registrar tudo.

O horário mais recomendado para fazer a Trilha do Mirante é o período da manhã pois a posição do sol nesse horário ilumina os paredões do Cânion Fortaleza.

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto

A Trilha da Cachoeira do Tigre Preto tem cerca de 3 km (ida e volta) mas é mais selvagem que a anterior. Com alguns obstáculos, como cruzar o rio que forma a cachoeira, essa é uma das trilhas mais bonitas do Cânion Fortaleza.

trilha canion fortaleza

Aliás, este é o momento perfeito para se refrescar com um belo mergulho. Em seguida, a contemplação da Cachoeira do Tigre Preto, com seus 250 metros de altura e quedas em 3 níveis diferentes. Um espetáculo.

Trilha do Segredo

Por fim, a Trilha do Segredo que na verdade é o ultimo trecho após a Trilha da Cachoeira do Tigre Pedro. Esse percurso tem cerca de 700 metros (ida e volta) e leva a um ponto muito interessante do Cânion Fortaleza: a Pedra do Segredo.

A Pedra do Segredo, que chama atenção por suas características geológicas, é um bloco de rocha de 5 metros de altura, que pesa cerca de 30 toneladas. Mas o grande segredo é que essa grande pedra está equilibrada em uma base de apenas 50 cm.

Passeio de Balão

Uma experiência memorável em Cambará do Sul é o Passeio de Balão. Do alto a cidade fica ainda mais bela e todas as áreas naturais podem ser contempladas em um espetacular e mágico voo. Durante o passeio você poderá contemplar um visual 360º de toda a região.

O Passeio de Balão em Cambará do Sul custa R$ 600,00 por pessoa e pode ser pago em até 10x. Em seguida, veja maiores informações ou reserve seu passeio de balão através do botão.

Onde se hospedar para visitar o Cânion Fortaleza

Devido sua localização, a melhor cidade para se hospedar é Cambará do Sul, porta de entrada do Cânion Fortaleza. Conhecida como a Terra dos Cânions, Cambará do Sul fica na parte superior dos cânions.

canion fortaleza onde se hospedar

Mas outra opção bem próxima ao Cânion Fortaleza é a cidade de Praia Grande, em Santa Catarina. Distante de Cambará do Sul cerca de 40 km, Praia Grande fica na parte inferior dos Cânions.

Entretanto, como já dissemos anteriormente, é possível estar hospedado em Gramado ou Canela e mesmo assim, visitar o Cânion Fortaleza. Então, aproveite para ver as dicas e sugestões de onde se hospedar em Gramado e Canela e o post sobre o melhor hotel do mundo que fica em Gramado e sobre os hotéis considerados os melhores do Brasil.

Contudo, por estar na região de Campos de Cima da Serra, com belas paisagens dos cânions e experiências sensacionais, é também um destino perfeito para viagens românticas. Inclusive, selecionamos os 11 melhores hotéis românticos da Serra Gaúcha perfeitos para viagem a dois ou de lua de mel.

Onde se hospedar em Cambará do Sul – RS

Se sua opção for se hospedar em Cambará do Sul, estará a poucos quilômetros do Cânion Fortaleza, bem como de outros atrativos da região.

Cambará do Sul, com cerca de 7.000 habitantes, é um destino bastante conhecido pelas hospedagens românticas, ideais para viagens a dois, de lua de mel. Entretanto, há diversas opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes.

Para ver maiores informações, disponibilidade e tarifas, basta clicar no nome da hospedagem em cor laranja.

Parador Cambará do Sul  (Parador Casa da Montanha)

Com serviço de excelência, muito conforto e requinte, o Parador Cambará do Sul tem nota 9,1 e diárias a partir de R$ 765,00. Eleito como o melhor lugar para se hospedar em Cambará do Sul, é muito buscado para viagens românticas.

Parador Cambará do Sul  (Parador Casa da Montanha)

Cercado pela natureza, é uma excelente opção de relaxamento, ainda mais pelo fato de contar com o Spa Casa da Montanha by L’Occitane. Além disso, a recepção 24h organiza passeios ao Cânion Fortaleza e outros atrativos da região.

Parador Cambará do Sul  (Parador Casa da Montanha)

Aires de Patagonia Pousada

Com nota 9,5 e diárias a partir de R$ 449,00 por casal, a Aires de Patagonia Pousada oferece oferece jardim e instalações para esportes aquáticos em Cambara do Sul.

Aires de Patagonia Pousada

Entre as comodidades da propriedade estão restaurante, recepção 24 horas, serviço de quarto, Wi-Fi e estacionamento gratuitos, assim como café da manhã e aluguel de bicicletas. 

Aires de Patagonia Pousada

Pousada Cardoso

Com nota 9,6 e diárias a partir de R$ 245,00, a Pousada Cardoso é um ótimo lugar para se hospedar perto do Centro de Cambará do Sul. Localizada na estrada que dá acesso ao Canion Itaimbezinho, 24km do Cânion Fortaleza, oferece café da manhã, estacionamento e Wi-Fi gratuitos.

Pousada Cardoso cambara do sul

Pousada Morada da Serra

Muito bem avaliada, com nota 9,6 e diárias a partir de R$ 238,00, a Pousada Morada da Serra oferece cabanas novas e charmosas. Além disso, todos os quartos dispõem de TV de tela plana, banheiro privativo e varanda térrea com vista do vale.

Pousada Morada da Serra cambara do sul

Cabanas Brisa dos Canyons

Localizada no centro de Cambará do Sul, próximo à Rodoviária, o Cabanas Brisa dos Canyons tem nota 9,1 e diárias a partir de R$ 230,00 por casal. Todos os chalés dispõem de TV, micro-ondas e banheiro privativo. Além disso, alguns incluem lareira e cozinha equipada com fogão, geladeira e utensílios.

Cabanas Brisa dos Canyons

Pousada Recanto do Lago

Com nota 9,3 e diárias a partir de R$ 235,00 por casal, a Pousada Recanto do Lago oferece Wi-Fi e estacionamento privativo gratuitos. Além disso, os chalés ficam em uma grande área verde, com um belo lago e vista para o pôr do sol.

Pousada Recanto do Lago cambara do sul

Cânions de Cambará

Situada nas proximidades da estrada que dá acesso ao Cânion Fortaleza, a Cânions de Cambará tem nota 8,9 e diárias a partir de R$ 170,00 por casal. Oferece quartos com vista para o lago, jardim, churrasqueira, bem como wi-fi e café da manhã gratuitos.

Pousada Serra Geral

Localizada próximo à entrada do Cânion Fortaleza, a Pousada Serra Geral tem nota 9,2 e diárias a partir de R$ 163,00 por casal. Com atendimento muito bem avaliado, oferece quartos para casal e quartos família, para até 4 pessoas.

Pousada Serra Geral  Cânion Fortaleza

Pousada Bem Estar

Com nota 9,3 e diárias a partir de R$ 153,00 por casal, a Pousada Bem Estar fica localizada dentro da cidade de Cambará do Sul. Oferece quartos com ar condicionado, frigobar, canais via satélite, bem como café da manhã.

Pousada Bem Estar Cambará do Sul

Hostel Cape Town – Cambará do Sul

A opção de hospedagem mais econômica próximo ao Cânion Fortaleza, o Hostel Cape Town tem nota 9,6 e diárias a partir de R$ 52,00 por pessoa. Todos os quartos dispõem de guarda-roupa e banheiro compartilhado, bem como Wi-Fi gratuito . Além disso, oferece cozinha e um lounge de uso comum.

Hostel Cape Town - Cambará do Sul

Conheça todas as opções de hotéis, pousadas e hostels em Cambará do Sul – RS

Onde se hospedar em Praia Grande – SC

Se acaso sua opção for se hospedar em Praia Grande – SC, estará aos pés dos gigantescos Canyons de Aparados da Serra e Serra Geral. Um pouco mais distante do Cânion Fortaleza, o trajeto até lá será de 60 km.

Conhecida como a Cidade dos Cânions, Praia Grande é uma pequena cidade, com aproximadamente 7.500 habitantes. Assim como Cambará do Sul, Praia Grande possui ótima estrutura hoteleira, com opções para todos os perfis de viajantes.

Então, veja a seguir onde se hospedar em Praia Grande – SC para conhecer o Cânion Fortaleza e outras belezas da região.

Refúgio Ecológico Pedra Afiada

Localizado em frente ao Cânion Malacara e com uma vista incrível, o Refúgio Ecológico Pedra Afiada tem nota 9,0 e diárias a partir de R$ 1.173,00 por casal.  

Refúgio Ecológico Pedra Afiada

Oferece bar, jardim e terraço, bem como alguns quartos com banheira de hidromassagem.

Refúgio Ecológico Pedra Afiada

Discovery Canyon

Com uma vista privilegiada, a Discovery Canyon oferece luxo, romantismo, contato com a natureza, bem como atendimento eficiente.

Discovery Canyon praia grande canion fortaleza

Com diárias a partir de R$ 786,00, dispõe de suites com varanda, banheira de hidromassagem, TV e secador de cabelos. Local ideal para uma viagem romântica, leve e relaxante.

Discovery Canyon praia grande canion fortaleza

Costão da Fortaleza Lodge

Com nota 9,2 e diárias a partir de R$ 495,00 por casal, o Costão da Fortaleza Lodge está entre os melhores locais para se hospedar em Praia Grande. Integrada à natureza, oferece muito conforto e serviços de qualidade, assim como vista para as montanhas e jardim.

Costão da Fortaleza Lodge

Os quartos possuem frigobar, secador de cabelo e banheiro privativo com amenidades de banho gratuitas. Além disso, inclui Wi-Fi, estacionamento e café da manhã gratuitos.

Costão da Fortaleza Lodge

Pousada Recanto dos Canyons

A Pousada Recanto dos Canyons tem diárias a partir de R$ 378,00 por casal e nota 9,4. Os quartos estão equipados com TV, banheiro privativo e varanda térrea com vista para o rio. Além disso, oferece lounge de uso comum, jardim, churrasqueira e terraço ao ar livre.

Pousada Recanto dos Canyons

Refúgio das Montanhas

Com nota 9,4 e diárias a partir de R$ 374,00, a Pousada Refúgio das Montanhas oferece restaurante, piscina sazonal ao ar livre, lounge compartilhado e jardim. Além disso,todos os quartos possuem chaleira, TV, banheiro privativo e varanda com vista para o jardim.

pousada Refúgio das Montanhas

Pousada Vó Liane

COm nota 9,5 e diárias a partir de R$ 316,00 por casal, a Pousada Vó Liane oferece piscina ao ar livre, bar, lounge compartilhado e jardim. Além disso, todos os quartos tem ar condicionado, TV, micro-ondas, chaleira, secador de cabelo e vista para o lago.

Pousada Vó Liane

Chalés Vale do Rio do Boi

Com nota 9,8 e diárias a partir de R$ 300,00 por casal, os Chalés Vale do Rio do Boi tem vista para o Lago, Wi-fi bem como estacionamento gratuitos. Além disso, dispõem de varanda, ar condicionado, área para refeições e de estar com TV, secador de cabelo e amenidades de banho de cortesia.

Chalés Vale do Rio do Boi

Chalés Alvorada

Com nota 9,3 e diárias a partir de R$ 200,00 por casal, Chalés Alvorada acomodações com estilo rústico e com vista para o canyon Malacara. Além disso, oferece quartos com ar condicionado, frigobar, TV e área de estar.

Pousada Vó Celina

Avaliada como Fantástica com nota 9,3, a Pousada Vó Celina está localizada no Centro de Praia Grande e tem diárias a partir de R$ 117,00 por casal. Além de atendimento muito elogiado, oferece café da manhã, Wi-Fi  bem como quartos com ar condicionado.

Pousada Vó Celina praia grande sc

ACasaRosa Hostel

Muito bem avaliado com nota 9,9, ACasaRosa Hostel tem diárias a partir de R$ 80,00 por pessoa. Oferece jardim, lounge, cozinha de uso comum, terraço ao ar livre, bem como café da manhã e Wi-Fi.

ACasaRosa Hostel

Conheça todas as opções de hotéis, pousadas e hostels em Praia Grande – SC

Dicas para visitar o Cânion Fortaleza

Conforme dito anteriormente, o Cânion Fortaleza não oferece qualquer tipo de infraestrutura ou serviços aos visitantes. Por isso, veja algumas dicas para que sua visita seja segura e agradável:

  • Use roupas e sapatos adequados para caminhada;
  • Leve blusa de frio pois mesmo estando sol, o clima pode mudar;
  • Use protetor solar e chapéu/boné;
  • Tenha consigo repelente de insetos
  • Leve água e lanches visto que não existem locais para venda nas proximidades;
  • Não esqueça sua câmera fotográfica e bateria extra.

Além disso, saiba que não há rede de celular ou internet no Cânion Fortaleza.

O Parque Nacional da Serra Geral é aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Contudo, é permitida a permanência dentro do parque até uma hora após o fechamento do portão de acesso.

Mais informações pelos telefones (54) 3251-1277/1262 ou pelo e-mail [email protected]

Recomendações de prevenção à COVID-19

O ICMBio, visando a prevenção à COVID-19, divulgou algumas recomendações aos usuários dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral:

  • Esteja atento aos sintomas da COVID-19 e, em caso de qualquer sintoma, procure um médico e evite lugares públicos;
  • O ICMBio não recomenda que, pessoas integrantes do grupo de risco para COVID-19, visitem os parques.
  • O uso de máscaras é obrigatório durante todo o tempo de permanência nos Parques. Inclusive durante as trilhas, já que é para a proteção de todos que estão visitando e trabalhando;
  • As trilhas e atrativos poderão ser fechados em função de alterações na situação de risco de disseminação da COVID-19 nos municípios de Cambará do Sul/RS, Praia Grande/SC ou Jacinto Machado/SC;
  • Mantenha sempre um distanciamento de, no mínimo, 2 metros de raio entre as demais pessoas para evitar a contaminação pelo coronavírus;
  • Por fim, confira informações atualizadas sobre os parques na na página do Facebook (https://www.facebook.com/parquenacionalaparadosdaserra/) ou no Twitter (https://twitter.com/PNAS_PNSG).

Veja também:

*Todos os gastos durante a viagem foram pagos com recursos próprios e decidimos divulgar porque a experiência foi positiva. Aliás, qualquer post patrocinado será mencionado.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

5 Comentários

  1. Que lugar lindo esse Cânion Fortaleza! Esse Brasil é mesmo surpreendente!!! Adoro uma trilha num lugar lindo de natureza exuberante. Esse texto me deu a certeza de que tenho que voltar ao RS e explorar mais as belezas do estado.

    Em tempo: quanta pousada linda em Cambará do Sul. :)

  2. Carambaaa, não sabia que o Cânion Fortaleza e Cambará do Sul ficam relativamente perto de Gramado.

    Morro de vontade de conhecer esse lugar.

    Ano passado estive em Gramado e nem me passou pela cabeça incluir esse destino no mesmo roteiro. Não sei porque, mas pensava que fosse bem longe.

    Adorei as dicas!

    Obrigado

  3. Sonho em visitar o Cânion Fortaleza em Cambará do Sul. Vi que você disse que é possível fazer um bate-volta a partir de Gramado. Você acha que é tempo suficiente para aproveitar? Ou é melhor ficar alguns dias por lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo