fbpx
Cambará do Sul

Cânion Fortaleza em Cambará do Sul RS

Atualizado em

5.0
01

Bem próximo a Gramado, podendo fazer um tour de um dia, o Cânion Fortaleza reserva belezas naturais de tirar o fôlego.

Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza

Em nossa viagem ao Rio Grande do Sul pudemos perceber uma pluralidade tamanha que agrada aos mais variados tipos de viajantes.

Ao mesmo tempo em que temos disponível uma viagem pela história da chegada dos imigrantes italianos no Estado com direito a passeio de Trem a Vapor e apresentações artísticas, conseguimos fazer trekking no impressionante Cânion Fortaleza.

O Cânion Fortaleza está localizado dentro do Parque Nacional da Serra Geral na cidade de Cambará do Sul, que fica 114 Km distante de Gramado.

Em via toda asfaltada e com ótimas estradas, dá para fazer bate e volta com tranquilidade se acaso estiver de carro. Nós alugamos um carro em Porto Alegre e isso nos deu muita liberdade para conhecer a região.

Além disso, se você quiser viajar pela Serra Gaúcha de carro, saiba que nós temos um parceiro que pode te ajudarClique aqui e entenda como você pode alugar seu carro de forma econômica e sem precisar sair de casa.

Que tal alugar um carro pelo melhor preço?

Você pode alugar com até 60% de DESCONTO, parcelar em até 12X pelo cartão de crédito e o melhor, se for para fora do País não precisa pagar IOF, economizando mais 6,38%

Faça uma cotação online na RentCars.com, comparando o preço das melhores locadoras. É só clicar no botão.
 

Após chegar em Cambará, percorre-se mais 23 Km pela CS-423, sendo que destes, 8 Km são em estrada de chão. Para não ter erro, colocamos o Cânion Fortaleza como destino no GPS e chegamos certinho.

Parque Nacional da Serra
Parque Nacional da Serra

Sobre o nome do Cânion Fortaleza

O nome Fortaleza se deve à configuração do terreno, talhado de tal forma que lembra as muralhas de um forte, com suas pontes e torres. Seus paredões verticais atingem em alguns pontos 900 metros de altura. 

Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza

Clique aqui e confira nossas dicas o que fazer em Canela em um dia.

O cânion se estende por cerca de 5.800 metros de comprimento podendo chegar a 2.000 metros de largura em alguns pontos.

Para realizar a visita ao cânion não é necessário o acompanhamento de guia, mas existem várias empresas de turismo localizadas na cidade de Cambará do Sul.

Optamos pelo passeio por conta própria após vários relatos em Blogs de pessoas que fizeram e não tiveram dificuldades, sem contar a liberdade e maior tranquilidade.

Cânion Fortaleza

Mesmo com carro de passeio é possível percorrer com facilidade os 8 Km de estrada não pavimentada. 

O local não possui estrutura alguma e o banheiro mais próximo fica localizado na base de controle de acesso ao Parque.

Chegando ao ponto limite de acesso com veículos, já conseguimos contemplar a paisagem e sentir o vento forte por ser um local alto.

Duas trilhas são sinalizadas com placas: uma bem curtinha que nos leva ao Mirante do Cânion e outra, com cerca de 1.700 metros que leva ao topo do Morro Fortaleza.

Dali, é possível contemplar cerca de 95% do cânion e as praias que fazem limite entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Contudo, esse visual irá depender de como estiver o tempo. Demos sorte de ter um dia lindo, com sol e clima fresquinho. Entretanto, alguns seguidores nos relataram que encontraram muita neblina e não conseguiram contemplar toda a beleza do lugar.

Particularmente, achamos a vista do Mirante surreal.

Cânion Fortaleza Paredões
Cânion Fortaleza Paredões

==>> Veja também: O que fazer na mágica cidade de Gramado

Como é a trilha

A trilha que da acesso ao Morro Fortaleza é bem fácil, pouco íngreme e sem obstáculos. Durante o trajeto, belas paisagens e cachoeiras que te farão parar para registrar tudo.

Trilha Cânion Fortaleza
Trilha Cânion Fortaleza

Se acaso quiser conhecer Bento Gonçalves, clique aqui e veja quais são os 3 passeios imperdíveis na cidade.

Alegria no  Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza

Pra quem gosta de contato com a natureza, esse é um passeio que super recomendamos. E o melhor de tudo, gratuito.

Amigos no Cânion Fortaleza
Amigos no Cânion Fortaleza

Dicas:

  • Use roupas e sapatos adequados para caminhada;
  • Leve uma blusa de frio pois mesmo estando sol, o clima é bem ameno;
  • Use protetor solar e chapéu|boné;
  • Leve água e lanches visto que não existem locais para venda nas proximidades e com certeza, ao chegar ao topo do Morro Fortaleza, vão querer se alimentar;
  • Não há rede de celular ou internet no local;
  • Se possível, leve bateria extra para a câmera fotográfica pois esse passeio renderá ótimos e muitos cliques.

O Parque Nacional é aberto ao público de segunda a domingo, das 08h00 às 17h00 e de 08h00 às 18h00 em período de vigência do Horário de Verão. É permitida a permanência até uma hora após o fechamento do portão de acesso.


Mais informações pelos telefones (54) 3251-1277/1262 ou pelo e-mail [email protected]

Se você gosta de natureza, o Blog Dez Mil Milhas tem um post com motivos para conhecer as belezas do Parque do Vale da Ferradura em Canela. Não deixe de conferir.

*Todos os gastos durante a viagem foram pagos com recursos próprios e decidimos divulgar porque a experiência foi positiva. Qualquer post patrocinado será mencionado.

Reserve sua hospedagem, alugue carro ou contrate Seguro Viagem através dos nossos links e banners! NÃO EXISTE CUSTO EXTRA, pelo contrário, GANHAM DESCONTOS e encontram os melhores preços. Com isso, os sites parceiros nos pagam uma pequena comissão e você estará nos ajudando a monetizar o nosso trabalho e continuar produzindo conteúdo gratuito e de qualidade. 

Mostrar mais

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link