fbpx
Home / Américas / América do Sul / Chile / Vinícola Santa Rita: um Tour apaixonante!

Vinícola Santa Rita: um Tour apaixonante!

Atualizado em

Vinícola Santa Rita: um Tour apaixonante!
5 (100%) 1 vote[s]

Quando falamos em Chile, logo vem à nossa cabeça os maravilhosos vinhos da região. E não é por menos. O Chile é o 7º maior país produtor de vinho e o 4º maior exportador, sendo que alguns de seus vinhos foram vencedores de prêmios, figurando entre os melhores do mundo. Aqui apresentaremos a Vinícola Santa Rita

Por tal motivo, as visitas à Vinícolas Chilenas são tão procuradas pelos turistas e consideradas como passeios imperdíveis. E nem precisa ser um apaixonado por vinhos para se encantar com o tour.

Vinícola Santa Rita

A primeira Vinícola que conhecemos foi a Vinícola Santa Rita. Realizamos o passeio com a Empresa Turistando Chile  e optamos pelo tour clássico que tem a duração de 1h e 10 minutos. O motorista Roberto nos buscou no apartamento no horário agendado e durante o caminho, foi nos passando diversas informações e curiosidades sobre Santiago e sobre o Chile.  

Veja como foi nosso passeio:

A princípio, pensávamos em conhecer apenas a famosa Concha y Toro, mas por sugestão do Thales, um dos proprietários da Agência Turistando Chile, incluímos a Vinícola Santa Rita em nosso roteiro. E simplesmente amamos não só pela beleza do local mas pela importância da mesma na história do Chile. 

Distante aproximadamente 60 km de Santiago, a Viña Santa Rita está localizada no Valle del Rio Maipo, aos pés das Cordilheiras dos Andes e abriga o Museu Andino.

O que fazer no Chile ==>> Bate e Volta em VIÑA DEL MAR E VALPARAÍSO

Vinícola Santa Rita

MUSEU ANDINO

Museu Andino
Museu Andino

O Museu Andino está localizado dentro da área da Vinícola Santa Rita e instalado em um prédio com 1400 m2. A entrada é gratuita e reúne mais de 3 mil objetos que representam o passado Chileno e Americano. O Museu exibe uma mostra arqueológica e etnográfica dos pré-colombianos que habitaram o Chile, de suas coleções étnicas originais e as expressões da miscigenação de culturas que têm interagido no seu território ao longo da história. Não é permitido fotografar as salas e objetos do Museu, sendo possível somente no saguão principal. O roteiro do museu permite conhecer o passado pré-colombiano do Chile e seus grupos étnicos nativos, e exibe objetos de culturas de Arica, Atacama, Diaguitas, Huentelauquén complexa, região central do Chile, Inka, Mapuches, huasa, sul do Chile e de Rapa Nui, além de jóias e têxteis pré-colombianas da América do Sul e Central.

O TOUR DO VINHO.

O tour do nosso grupo foi conduzido pela Carioca Maira que, com muito bom humor, nos apresentou todas as etapas até a chegada à nossa taça. 

Vinícola Santa Rita

A Vinícola Santa Rita é muito bonita e organizada. Há horários estabelecidos para tour com guias que falam português e outras línguas, podendo ser agendado pelo site ou com a agência de turismo.

Vinícola Santa Rita

A visita começa no Jardim de Variedades, onde existem pequenas parreiras de todos os tipos de uva utilizadas na produção dos vinhos.  

Vinícola Santa Rita

Como fomos no verão (Fevereiro) as parreiras estavam em plena produção e foi possível saborear as uvas colhidas por nós mesmos.   

Vinícola Santa Rita

 

Maira nos conta a história da fundação da Vinícola e como o Carmenere foi redescoberto nos Vinhedos da Santa Rita. Redescoberto pois, no ano de 1860, uma peste atacou os vinhedos da França e ocasionou a extinção da espécie da uva. Já no ano de 1994, muitos franceses chegaram ao Chile e descobriram que as uvas que os chilenos pensavam ser Merlot, na verdade eram Carmenere. 

Vinícola Santa Rita

Continuando nosso tour, passamos pelos lindos parreirais até chegar ao barracão com enormes reservatórios, onde são armazenados o mosto de uva (suco) e acontece o processo de decantação e fermentação.

Vinícola Santa Rita

Na decantação, ocorre a separação do líquido de seus sedimentos. 

Vinícola Santa Rita

Decantação

Processo de Recepção da Uva que extrai o suco e ocorre de Fevereiro a Maio. 

Vinícola Santa Rita

Na etapa do envase, além dos vinhos Santa Rita, os maquinários engarrafam os Vinhos Carmen, Nativa e Terra Andina, cerca de 12 mil garrafas por hora, aproximadamente 70 milhões de garrafas por ano.

Vinícola Santa Rita

Após, seguimos para as Câmaras de Armazenamento, que são galerias onde os vinhos ficam armazenados nos barris de carvalho em ambientes climatizados e escuros, aguardando por anos o momento certo para serem comercializados.

Vinícola Santa Rita

A alegria da criança querendo levar um barril pra casa…  Saindo desse barracão, nos dirigimos à melhor parte da visita: a Degustação. hahaha Mas antes, fomos conhecer a história do Vinho 120. 

Passeio Imperdível no Chile ==>> Clique e conheça EMBALSE EL YESO

120 SANTA RITA.

120 SANTA RITA

O nome do vinho se deve a um fato histórico ocorrido na Fazenda durante a luta pela independência do Chile. À época, 120 soldados se refugiaram na Fazenda após lutarem contra as forças da Coroa Espanhola, e Dona Paula, antiga proprietária, os escondeu no local onde hoje abrigam os tonéis de vinho, tratou de seus ferimentos e os alimentou. 

Como forma de homenagear os patriotas, a Vinícola produz o Vinho 120, mundialmente conhecido e apreciado. 

Ao lado da sala de degustação, existe um espaço montado com bonecos que representam o fato e onde assistimos a um vídeo que contam toda a história dos heróis chilenos e da heroína Dona Paula. 

A DEGUSTAÇÃO.

120 SANTA RITA

Obaaaaaaa!!! Quem faz visita à Vinícolas sempre espera por esse momento… e conosco não foi diferente (detalhe para a pessoa ali grudada na taça) hahaha.

120 SANTA RITA

A degustação inclui prova de 3 tipos de vinhos e, com a ajuda da guia, pudemos perceber os aromas e sabores de cada um. Maira ainda nos passou informações sobre quais vinhos combinar com tipos de comidas. Achamos sensacional.

A propósito, o Blog Caminhos me Levem tem um post super legal sobre Comidas e Bebidas típicas do Chile.

120 SANTA RITA
120 SANTA RITA

 Recebemos de presente a taça de cristal com a marca da Santa Rita utilizada durante a degustação.

Para encerrar, fomos encaminhados para a Loja onde são comercializados os vinhos da Marca e diversos souvenirs.

120 SANTA RITA

Novos Amigos

Na foto, os queridos Luis e Julia, Bruno e Dani, que nos acompanharam durante essa tarde deliciosa e que amamos conhecer. Vocês tornaram o passeio mais divertido.

O complexo ainda conta com o renomado Restaurante Dona Paula (é preciso agendar com antecedência) e o Café La Pañaderia.

120 SANTA RITA

Lugar super fofo e com várias delícias.

120 SANTA RITA

Bom pessoal, paramos por aqui. Esperamos que tenham gostado e recomendamos que incluam em seus roteiros a Vinícola Santa Rita visto que possui um tour muito completo e é um lugar que enche os olhos de tanta beleza. 

Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda para montar seu roteiro por Santiago e arredores? Tem alguma dica para nossos leitores? Fique a vontade para deixar seu comentário. 

Abraços, Lu e Euclides 

Turistando Chile 

www.turistandochile.com.br

  • WhatsApp: +56 9 5839-4606
  • Endereço: Rua Bombero Adolfo Ossa, 1010, Escritório 616, 6º Andar, Bairro Centro, Santiago – Chile. 

Detalhes sobre o passeio: Tour do Vinho Vinícola Santa Rita 

O que inclui:

  • Translado ida e volta a partir do Hotel ou ponto previamente agendado;
  • Ticket de entrada;- Visita ao Museu Andino (entrada franca);- Apresentação da Vinícola;
  • Degustação de Vinhos;
  • Uma taça de cortesia.

O que não inclui:

  • Almoço 

Valor:$ 33.000 pesos por pessoa, aproximadamente R$ 190,00 por pessoa.

Valor do passeio contratado individualmente. Para pacotes com mais passeios, valores com desconto.

* O passeio foi patrocinado e realizado pela empresa TURISTANDO CHILE mas as opiniões são de livre expressão dos autores.

Considerações sobre a Empresa Turistando Chile: A empresa demonstrou vasta preocupação em melhor atender todos os clientes que realizavam o tour. Os valores cobrados pela mesma são compatíveis com as demais agências de turismo da região. Recomendamos!

Reserve sua hospedagem, alugue carro ou contrate Seguro Viagem através dos nossos links e banners! NÃO EXISTE CUSTO EXTRA, pelo contrário, GANHAM DESCONTOS e encontram os melhores preços. Com isso, os sites parceiros nos pagam uma pequena comissão e você estará nos ajudando a monetizar o nosso trabalho e continuar produzindo conteúdo gratuito e de qualidade. 

Sobre Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

Veja Também

Entrada Transpantaneira

Pantanal Matogrossense visto através de nossos olhos

Atualizado em 08/04/2019 Pantanal Matogrossense visto através de nossos olhos5 (100%) 2 vote[s] Pantanal, quem …

2 comentários

  1. Amo conhecer vinícolas, mas ainda não conheci nenhuma vinícola chilena. A Vinícola Santa Rita realmente parece incrível e apaixonante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link