Roma: 3 formas mais econômicas para ir do Aeroporto ao centro.

Atualizado em

Quer saber quais os meios de transporte mais baratos para quem vai do Aeroporto ao centro de Roma, Itália? Separamos as formas ideais para quem quer economizar cada euro possível durante a viagem.

RUAS DO CENTRO DE ROMA TERMINI
Caminhando até o Hotel após desembarcar na Roma Termini.
Veja também ==> 2 roteiros com passeios imperdíveis e gratuitos em Roma

Apesar de o Aeroporto estar localizado bem distante do centro de Roma, há diversas opções de transporte para todos os bolsos e gostos.

Embora seja o principal portão de entrada dos vôos para Roma, o Aeroporto Leonardo da Vinci está localizado na cidade de Fiumicino, cerca de 35 km do centro de Roma. Por isso ficou conhecido como Aeroporto de Fiumicino.

A saber, Fiumicino é o principal Aeroporto da Itália e um dos mais movimentados da Europa.

Se estiver voando pela Alitalia, provavelmente passará por este aeroporto já que é ponto de transferência de voos da companhia.

São várias as maneiras de chegar ao centro de Roma partindo do Aeroporto de Fiumicino. Em seguida, veja as opções de transporte e decida qual melhor se encaixa em sua viagem.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Fizemos uma parceria com o maior comparador de seguros viagem.

Leitores do Casal a Bordo tem 10% de desconto. É só clicar no botão.

 

1- Como ir do Aeroporto ao centro de Roma: Trem Expresso.

A linha Leonardo da Vinci Express parte a cada meia hora fazendo o transporte do Aeroporto com destino à Roma Termini. Apesar de ser a maneira mais cara, é a mais rápida de todas, com duração de aproximadamente 32 minutos.

O Trem não faz paradas durante o trajeto, mas circula apenas das 06:23 até 23:23 horas. Então, se seu vôo chega durante a madrugada, precisará optar por outro tipo de transporte.

O valor do ticket é de 14 Euros por pessoa e pode ser adquirido no site da Trenitalia, em guichês da companhia, bem como em máquinas de auto atendimento.

No Aeroporto, a Estação de trem fica no 2º andar, dentro do Terminal 2, bastando seguir as placas indicativas a partir do desembarque. No entanto, se estiver indo para o Aeroporto, o embarque será nas plataformas 23 e 24 da Estação Roma Termini.

O Leonardo Express tem suas vantagens como por exemplo, não atrasar, não enfrentar trânsito e ser seguro, porém, tem custo alto e não opera entre às 00:00 e 06:00.

Além disso, dependendo de onde for se hospedar, precisará utilizar outro transporte, o que aumentará ainda mais seu custo. Na própria Estação há opções de metrô e ônibus, ou ainda poderá chamar um táxi.

Contudo, se hotel for nos arredores da Roma Termini, poderá terminar o percurso a pé.

Crianças até 4 anos não pagam e cada adulto tem direito de levar uma criança com idade entre 4 e 12 anos gratuitamente.

Veja também > Ofertas dos melhores hotéis em Roma.
Booking.com

2 – Como ir do Aeroporto ao centro de Roma: Trem Regional Linha FL1.

Em segundo lugar, o Trem Regional Linha FL1 que é mais uma opção de transporte a partir do Aeroporto. Com custo mais baixo que o Leonardo Express, é um trem normal de passageiros que liga a cidade de Fara Sabina ao Aeroporto.

Entretanto, a linha FL1 não chega diretamente à Estação Roma Termini, sendo preciso utilizar outro transporte para concluir o percurso. A seguir, o mapa das linhas e estações de trem e metrô ajuda a entender o sistema de transporte de Roma.

MAPA TRANSPORTE ROMA
Mapa do Transporte Público de Roma

Caso seu objetivo seja chegar à Roma Termini, será preciso desembarcar nas Estações Trastevere, Ostiense ou Tiburtina para que tenha acesso a linha B do metrô.

Apesar de não passar pelo centro, o Trem Regional é uma boa escolha para quem se hospeda no charmoso Bairro Trastevere ou em Campo di Fiori.

Aliás, da Estação Roma-Trastevere até o bairro de Trastevere, leva-se cerca de 5 minutos com o Tram 8 ou com o ônibus Linha 3.

Além disso, o Tram 8, os bondes elétricos sobre trilhos, também passam pelo Bairro Campo di Fiori e pela Piazza Venezia, no centro de Roma.

O custo do ticket do Trem Regional custa 8 Euros e os tickets para metrô, ônibus ou Tram 8 custam 1,50 Euros. Os bilhetes podem ser comprados nos guichês ou máquinas das estações, em tabacarias ou bancas de jornais.

Os trens circulam com intervalos de 15 minutos durante a semana e de 30 minutos aos finais de semana mas, somente das 05:30 às 22:50 hs. As viagens duram em média 50 minutos em virtude de diversas paradas durante o trajeto. Ainda podem ocorrer atrasos em horários de rush.

A desvantagem do Trem Regional em relação ao Leonardo Express está no fato de ser sempre mais cheio e menos confortável que o Trem Expresso. Além disso, por não ser destinado apenas ao transporte de viajantes, não há espaço reservado para as bagagens.

Relatos de furtos costumam ser comuns, então, esteja sempre próximo de suas bagagens e fique de olho em seus pertences.

Veja aqui ==> 3 razões que fazem valer a pena alugar um carro na Itália.
Que tal alugar um carro pelo melhor preço?

Você pode alugar com até 60% de DESCONTO, parcelar em até 12X pelo cartão de crédito e o melhor, se for para fora do País não precisa pagar IOF, economizando mais 6,38%

Faça uma cotação online na RentCars.com, comparando o preço das melhores locadoras. É só clicar no botão.
 

Como ir do Aeroporto ao centro de Roma: Ônibus

Por fim, a mais econômica de todas as opções. Há empresas de ônibus que realizam o trajeto do Aeroporto ao Centro de Roma, geralmente até a Roma Termini.

Depois que fizemos algumas conversões de Euros em Reais, optamos pelo famoso busão.

DENTRO DO ONIBUS COLISEU AO FUNDO
Ônibus a caminho do Aeroporto, passando pelo Coliseu.

Claro que também pesquisamos para saber se o meio de transporte era seguro, principalmente com relação às bagagens. De fato, encontramos alguns posts contrários ao uso de ônibus, relatando que a viagem teria demorado muito e que o transporte não era confiável.

Como a maioria dos relatos eram de pessoas satisfeitas, decidimos arriscar e gostamos bastante.

Os ônibus utilizados para os transfers são do tipo turismo, confortáveis e com ar condicionado.

ONIBUS TERRAVISION aeroporto de roma
Interior do ônibus da empresa Terravision.

Como nosso hotel ficava a cerca 1 km da Roma Termini, não precisamos pagar outro transporte visto que fomos caminhando.

ROMA
A caminho do Hotel, paradinha para fotos.

Como ir de ônibus do Aeroporto ao centro de Roma: Terravision.

A Terravision é uma das companhias mais recomendadas em pesquisas da internet foi exatamente a que utilizamos quando chegamos.

TERRAVISION ROMA TERMINI
Ônibus da Terravision, destaque para o bagageiro.

A empresa faz o transporte direto do Aeroporto para a Estação Central, sem paradas durante o caminho. Nosso ônibus saiu da Plataforma às 13:30 hs e, apesar de enfrentar trânsito, chegamos na Roma Termini 50 minutos depois.

As saídas ocorrem a cada 30 minutos das 05:35 às 23:00 horas. Os tickets são vendidos no guichê do Aeroporto por 7 Euros, bem como pelo site da Terravision por 5,80 Euros. Além disso, são concedidos descontos para bilhetes ida e volta e gratuidade para crianças de até 4 anos.

Os guichês e Plataformas de embarque ficam do lado direito, após a saída do Terminal 3 do Aeroporto.

Contudo, se estiver indo em direção ao Aeroporto, o embarque será realizado na Roma Termini, mais precisamente na Via Giovanni Giolitti nº 34.

Como não tínhamos essa informação, perdemos um bom tempo até conseguir encontrar o local exato de embarque na imensa Estação.

bagageiros para as malas maiores, assim como maleiros de teto para bagagens menores.

Como ir de ônibus do Aeroporto ao centro de Roma: T.A.M. Bus.

Outra companhia que oferece transporte de ônibus do Aeroporto ao centro de Roma é a T.A.M Bus mas, com um grande diferencial: opera 24 horas.

Além de conectar o Aeroporto à Roma Termini, a T.A.M Bus realiza paradas na Estação Ostiene, mais próxima da região de Trastevere.

Da mesma forma que a Terravision, os ônibus da T.A.M Bus são do tipo turismo e oferecem conforto e espaço destinado às bagagens.

T.A.M. BUS ROMA TERMINI AEROPORTO

Os bilhetes podem ser comprados no local por 7 Euros ou no site da companhia por 6 Euros. Os ônibus tem saídas a cada 30 minutos durante o dia e a cada 1 hora das 18:30 às 05:30 horas. As viagens duram aproximadamente 40 minutos, conforme informação no site da companhia.

Para verificar os horários disponíveis, todos os serviços oferecidos e paradas, clique aqui.

Enfim, achamos seguro, confortável, rápido e barato utilizar ônibus para ir do Aeroporto ao centro de Roma. Recomendamos!

COLISEU DENTRO DO ONIBUS
Turistando no busão indo de Roma para o Aeroporto.

Ônibus da Alitalia.

Como viajamos pela Alitalia, encontramos a informação no site da companhia sobre o serviço de transfer oferecido aos passageiros.

Fomos certos de que utilizaríamos esse transfer, porém, não conseguimos localizar o local de embarque e ninguém soube nos dar tal informação.

Então, se você já utilizou esse serviço, agradecemos se puder compartilhar pois é uma dificuldade recorrente conseguir informações precisas a respeito.

Outras formas para ir do Aeroporto ao centro de Roma.

Além dos meios econômicos citados anteriormente, existem outras formas mais caras de se deslocar do Aeroporto ao centro de Roma.

Táxi.

Os veículos autorizados são brancos com placa “TAXI” no teto. O símbolo do Município de referência é fixado nas portas da frente e o número da licença, nas portas traseiras.  

O valor da corrida é tabelado, custando 48 Euros do Aeroporto ao Centro de Roma. Uma diferença considerável se comparado aos meios de transportes anteriormente mencionados.

Para maiores informações sobre o serviço, cuidados a serem tomados e valores, consulte o site do Aeroporto.

Transfer privativo.

Algumas empresas oferecem os serviços de transfer privativo, no entanto, custam ainda mais caro que o taxi.

Geralmente, um transporte do Aeroporto ao centro de Roma custa a partir de 65 Euros para até 3 pessoas.

Agora que você sabe todas as formas de ir do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma, pode escolher a que melhor se encaixa em suas necessidades.

Gostou desse post? Já utilizou algumas das opções mencionadas? Compartilhe sua experiência conosco e ajude outros viajantes,

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Siga nossas redes sociais.

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

10 Comentários

  1. Ótimas dicas! É sempre bom saber outras maneiras de transportes até o aeroporto! Já anotei aqui para não ficar perdida na próxima vez que for a Roma.

    1. Que ótimo que gostou, Ficamos felizes com esta informação. Caso precise de mais alguma coisa é só nos avisar que teremos o maior prazer em poder ajudar.

  2. Gostei das dicas, estou planejando a nossa viagem a Itália e não queria pegar táxi, o fato do trem expresso ser rápido e permitir que uma criança viaje gratuitamente junto a um adulto chamou a minha atenção, assim como o ônibus direto (que deve ter como bônus já ir vendo um pouco da cidade.

    1. Realmente é incrível. Curtimos cada momento nesta experiência incrível.
      Realmente é muito mais em conta o transporte utilizando ônibus sem contar na oportunidade de ir conhecendo as belezas que a Itália tem a nos oferecer.

  3. Nossa, eu nem sabia que existima tantas opções de transporte pra se deslocar do aeroporto para Roma! Excelentes dicas! Com vantagens e desvantagens de cada uma ainda! Super obrigada por dedicar seu tempo para nos ajudar com esse post!!

    1. Olá Liany, fico feliz que tenha gostado. São muitas opções mesmo, adequadas para vários tipos de viajantes. Claro que se puder economizar uns euros, melhor ainda né? Abraços e volte sempre

  4. Fomos de ônibus e achamos super tranquilo, realmente a opção mais barata! Pegamos trânsito na entrada de Roma, mas não ligamos muito… O trem também é uma boa opção pra ir do aeroporto de Roma até o centro.

    1. Oie Gabriela, também achamos uma boa opção ir de ônibus, mesmo demorando um pouco mais. Compensa o valor economizado. Obrigada pela contribuição e seja sempre bem vinda. Abraços

    1. Oie Ana, que alegria saber que ajudou em seu roteiro. Tenho certeza que vai amar Roma. Abraços e faça uma ótima viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link
Fechar
Fechar