Praia de Akumal Riviera Maya México

Atualizado em

Refúgio das tartarugas, a Praia de Akumal é um paraíso no México com mar azul, águas límpidas e quentinhas, estrutura com bares e restaurantes que garantem um passeio inesquecível. 

vista do mar, pés em direção ao mar

A Praia de Akumal recebeu este nome devido a uma particularidade que atrai turistas até o dia de hoje. A palavra Akumal, de origem maia, significa “lugar de tartarugas”

É esse motivo que torna o lugar diferente de todos os outros da Riviera Maya.

Praia de Akumal

Além da presença constante deste animal marinho, a praia conta com uma cor do mar espetacular e águas cristalinas, que a fazem um cartão postal para todos os visitantes. 

Praia de akumal águas com cor azul esmeralda
Praia de Akumal, águas com cor azul esmeralda

Claro que o @casalabordo foi conferir esse paraíso no México! Para saber tudo sobre nossa aventura com as tartarugas, continue lendo! 

Mas antes de continuar, lembre-se de contratar um bom Seguro Viagem, principalmente quando o destino é fora do Brasil.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Fizemos uma parceria com o maior comparador de seguros viagem.

Leitores do Casal a Bordo tem 10% de desconto. É só clicar no botão.

 

=> Veja também: GUIA COMPLETO DE CANCÚN
Saiba quando ir a Cancún, quantos dias ficar, onde se hospedar, o que fazer e tudo mais para planejar sua viagem para o paraíso.

Como chegar até a Praia de Akumal?

A praia de Akumal está localizada entre Playa del Carmen e Tulum, aproximadamente a 40 km de cada uma. 

Follow me praia de akumal

É possível chegar através do transporte público. A opção mais em conta são as vans (coletivos) que partem de Playa del Carmen, da Calle 2 Norte entre as avenidas 15 e 20, custando cerca de 40 pesos. 

Esse tipo de transporte é geralmente utilizados por moradores locais que fazem a rota Playa del Carmen X Tulum durante a semana. Entretanto, aos finais de semana o fluxo é ainda maior pois os moradores utilizam do transporte para se deslocar até os locais de lazer.

Há uma pequena fila para o embarque contudo, durante o final de semana, a fila é maior. Informe ao motorista em qual praia deseja descer para não se perder.

O desembarque ocorrerá na Rodovia, sendo necessário cruzar para o outro lado e caminhar cerca de 700 metros para acessar a praia.

Para voltar, basta ir até próximo à Rodovia e embarcar em uma lotação que vá sentido Playa del Carmen. Lá, as vans ficam estacionadas aguardando os passageiros mas, na maioria das vezes, a espera não é longa.

Caso prefira ir de táxi ou contratar uma agência para o tour, também é possível, embora seja simples ir por conta própria.

Alugar um carro é uma excelente opção já que permite explorar outros lugares pelo caminho. Dê uma olhada no link abaixo nas ofertas de nosso parceiro e consiga um bom negócio. 

Que tal alugar um carro pelo melhor preço?

Você pode alugar com até 60% de DESCONTO, parcelar em até 12X pelo cartão de crédito e o melhor, se for para fora do País não precisa pagar IOF, economizando mais 6,38%

Faça uma cotação online na RentCars.com, comparando o preço das melhores locadoras. É só clicar no botão.
 

==>> Para dirigir no México, não é obrigatório ter a PID (Permissão Internacional para Dirigir), mas é recomendável. Clique aqui e saiba como fazer a sua e todos os lugares que exigem.

Acesso à Praia de Akumal

Há pouco tempo atrás, o acesso à praia de Akumal era gratuito. Ainda era possível ir com os próprios equipamentos de snorkel e nadar sem custo algum. 

Entretanto, para visitar a praia de Akumal nos dias de hoje, o custo é de 100 pesos somente para acessar a praia, que é uma propriedade privada. Além disso, se optar por nadar sem contratar um guia, existe um espaço delimitado no mar onde é permitido permanecer.

Assim que você chegar na praia, será abordado por guias locais que oferecem um passeio, junto com a opção de utilização de caixas para guardar os pertences durante o período que estiver no mar. 

Inclusive, alguns deles dizem que este é o único meio de ingresso para a praia, o que não é verdade. Como dito anteriormente, é possível acessar a praia sem contratar guia bem como, há outros locais que oferecem esse serviço.

Nós recusamos a oferta dos guias locais e fomos até uma loja chamada Dive Shop, sobre a qual havíamos lido recomendações durante o planejamento da viagem.

E por falar em planejamento, fizemos um post com todas as dicas essenciais para conhecer Cancún, Playa del Carmen e região. Qual moeda levar? Onde se hospedar? All Inclusive vale a pena? Precisa estar vacinado contra a Febre Amarela? Clique aqui e saiba tudo.

Por incrível que pareça, na Dive Shop o preço do guia era mais atrativo e o passeio era feito em grupos bem menores. Além disso, oferecem equipamentos esterilizados (colete, pé de pato, snorkel), ducha e locker para guardar os pertences que pode ser utilizado durante todo o dia.

Inicio do mergulho na praia de akumal
Início do mergulho na praia de Akumal

Nadando com as tartarugas na Praia de Akumal.

O mergulho com snorkel dura aproximadamente 45 minutos e é feito com um grupo de 4 pessoas. Ademais, no local oferecem pacote de fotos e também mergulho de cilindro.

Durante o passeio, conseguimos observar várias tartarugas, algumas delas bem grandes, assim como peixes e arraias.

Você irá perceber que existe uma zona delimitada para o banho. Esta medida é uma precaução a fim de preservar o habitat das tartarugas, o que pode ser completamente entendido. 

Area delimitada para observação das tartarugas em Akumal
Area delimitada para observação das tartarugas em Akumal

Pela proximidade de Cancún, Tulum e Playa de Carmen, o passeio vale demais a pena.  A possibilidade de nadar com tartarugas dentro do seu habitat natural e a tão pouca distância é a cereja do bolo. 

Temporada de tartarugas.

A temporada de tartarugas começa em Maio e termina no final do mês de Outubro. Aliás, durante esse mesmo período, acontece a temporada dos sargaços, que são umas formações de algas que aparecem na praia durante este período.

Isso faz sentido, já que as algas são o alimento das tartarugas.

Infelizmente, a infestação de sargaços tem ocorrido com maior frequência nos últimos anos, podendo vir a atrapalhar o banho de mar e a visibilidade.

Tartaruga em Akumal
Tartaruga em Akumal

Estivemos no México em Novembro de 2017 e, àquela época, não havia qualquer tipo de proibição com relação ao nado com as tartarugas.

Contudo, atualmente, entre os meses de Setembro e Fevereiro, o nado com tartarugas é proibido. É a chamada época de resguardo. 

Outra questão a ser levada em consideração é que a temporada de furacões na região vai de Junho a Novembro. Entretanto, os meses de Setembro e Outubro tem maior probabilidade estatística desses eventos.

Para saber a melhor época para visitar a Riviera Maya, confira o post Tudo sobre Playa del Carmen no México.

Se atente a isso para curtir boas férias. Todas estas informações são importantes quando se planeja uma viagem para o Caribe Mexicano. 

Inclusive, é importante conhecer as restrições para quem quer nadar com as tartarugas. 

Restrições para o nado com tartarugas.

Cada sessão de snorkel não pode durar mais do que 55 minutos por pessoa. Além disso, caso as tartarugas apresentam sinal de estresse, a atividade deverá ser suspensa imediatamente.

Conforme dito anteriormente, o nado com tartarugas é proibido de Setembro à Fevereiro. Mas mesmo na época liberada, existe horário determinado para observação: das 9h às 17h. 

Mergulho no mar com equipamentos de segurança
Snorkel em Akumal

Assim como em muitos outros locais dentro do caribe mexicano, apenas é permitido o uso de protetor solar biodegradável para a preservação de animais marinhos e da flora. 

O uso de colete salva-vidas é obrigatório para evitar submersão. Também tenha atenção, principalmente com os pés de pato, para não atingir nenhum animal.

E bom senso, mas vale ressaltar que é completamente proibido tocar, alimentar, remover ou molestar qualquer espécie de vida marinha.

Ainda tem mais regrinhas. A distância mínima entre os grupos deve ser de 10 metros. É permitido que cada guia ingresse no mar com no máximo 6 pessoas por grupo.

Última e não menos importante: ao se deparar com uma tartaruga, a distância mínima deve ser de 3 metros. Além disso, a observação não pode superar 5 minutos.

Conforme a agência de proteção ambiental, a suspensão em Akumal busca garantir a recuperação de bancos de corais e pastos marinhos, que servem de alimento para as tartarugas.

Curtindo a praia de Akumal.

Uma parte interessante sobre a praia de Akumal é que, além de águas quentinhas, cristalinas e de coloração incrível, ela conta com coqueiros espalhados pela areia. 

Luciana deitada no coqueiro curtindo a praia
Tentando aquela foto clássica no coqueiro. kkkk

Com isso, muitas vezes o uso de guarda-sol acaba não sendo necessário. Sem falar do ar encantador de praia do Caribe que a gente vê em cartão postal. 

Mas isso ainda não é tudo. Akumal tem uma excelente estrutura para receber os visitantes. Há diversos bares e restaurantes na orla.

Vista da Praia
A cor da água impressiona

A vibe desta praia é bem diferente de Playa del Carmen. Quando grande parte dos visitantes de Playa está interessado em curtir um dia agitado em um beach club, a ideia em Akumal é desfrutar a natureza com tranquilidade, mas também com estrutura. 

vista de cima com drone
Caminhada por Akumal.

Em relação à segurança para entrar na água, seus pertences podem ser guardados em armários disponíveis em diversos locais. No entanto, vários turistas deixem suas coisas na areia mesmo, sem muita preocupação. 

Já que estávamos com nossos equipamentos fotográficos, optamos pelos lockers na Dive Shop. Brasileiro está acostumado a ficar sempre de olho, né?

Praia de Xpu-ha

Embora Akumal seja incrível, Xpu-ha foi nossa queridinha na Riviera Maya. A linda praia tem mar de águas calmas, cristalinas, em tom azul bebe.

Um destino tranquilo, com poucas pessoas, chegando a ter partes desertas… Um paraíso.

xpu-ha
Tranquilidade a beira do mar azulzinho e calmo

Xpu-ha é praticamente vizinha de Akumal, podendo chegar ao local do mesmo modo como na anterior. Não deixe de conhecer. Satisfação garantida!

Conhecendo o Cenote Yal-Ku

Distante cerca de 3km de Akumal se encontra o Cenote Yal-Ku, um verdadeiro aquário a céu aberto. Vá caminhando, se estiver animado, ou tome um taxi. 

As águas doces brotam do interior do cenote e desembocam no mar, dando condições para o desenvolvimento de biosfera única. 

Contudo, é necessário que se leve em consideração os cuidados que devem ser tomados com a flora e fauna local. É um passeio que vale muito a pena pela proximidade e o valor de entrada, colocados na balança com a beleza natural desta praia. 

A entrada custa em torno de U$ 15 por adulto. 

Booking.com

Onde se hospedar.

Se você tem vontade de se hospedar na linda praia de Akumal, saiba que isso é possível.

Hotel Club Akumal Caribe

O beira-mar Hotel Club Akumal é muito recomendado por seus hóspedes que curtiram a experiência de poder nadar com tartarugas ou mesmo vê-las a todo tempo.

Hotel Club Akumal caribe
Hotel Club Akumal Caribe

Secrets Akumal Riviera Maya -Adults Only

O magnífico all inclusive Secrets Akumal é o lugar ideal para viagens de lua de mel ou em casal. Este hotel apenas para adultos oferece academia, salão de beleza, discoteca, bem como entretenimento noturno. 

Secrets Akumal Riviera Maya -Adults Only
Secrets Akumal Riviera Maya

Entretanto, se quiser ficar mais próximo da cidade, pode optar por se hospedar em Playa del Carmen ou Tulum.

Cache Hotel Boutique

Esta foi nossa escolha em Playa del Carmen. Um hotel novo, muito bem localizado, com excelente café da manhã servido em um restaurante.

Cache-hotel-boutique
Cache Hotel Boutique

Os quartos estão equipados com TV, cafeteira e secador de cabelos. Além disso, o hotel conta com piscina ao ar livre a um preço super justo.

Se preferir conhecer outras opções de hospedagem em Playa del Carmen, você pode fazer sua busca clicando aqui.

Niik Tulum

Localizado na cidade de Tulum, o Niik é um hotel boutique 4 estrelas muito bem recomendado por seus hóspedes. Oferece wi-fi gratuito, Netflix e varanda em todos os quartos.

hotel niik tulum
Niik Tulum

Kanan Tulum Adults Only by Ahau Collection

O majestoso Kanan Tulum esta localizado na Zona Hoteleira, em frente à praia e oferece acomodações com uma área de praia privativa. 

kanan tulum riviera maya
Kanan Tulum

Para encontrar outros hotéis em Tulum, você pode fazer sua busca clicando aqui.

Não perca uma visita a Praia de Akumal

Akumal é um recanto gostoso, para curtir as belezas da Riviera Maya sem pressa e com muito prazer. 

Euclides descansando deitado na praia
Euclides fazendo graça kkk

Conhecer a vida marinha do local é uma experiência digna de entrar para a memória. 


Dicas finais 
para sua viagem

Planejamento de viagem.

Quando se quer fazer uma viagem internacional, antecedência é palavra chave. Não apenas em relação à reserva em um hotel ou outra acomodação, como também a respeito da compra das passagens. Então, o melhor é adquirir o voo para o México ao menos seis meses antes ou ficar atento a promoções de passagens.

Fizemos um post mostrando todas as ferramentas que utilizamos para planejar nossas viagens e economizar nas reservas. Então, clique aqui aprenda nossos truques para viajar mais gastando menos.

Organizando seu roteiro.

Organização é mais uma palavra chave e, com isso, você consegue montar um roteiro perfeito para o país. Até porque, imagina-se que você vai aproveitar a ocasião para conhecer outros destinos no México. Na região da Riviera Maya, inclusive, existem muitos lugares para visitar.

Entre eles, as Ruínas de Tulum, o Cenote dos Ojos, bem como a linda Ilha de Cozumel e El Cielo.

Além disso, é possível conhecer uma das sete novas maravilhas do Mundo, Chichén Itzá, que encanta com sua beleza e riqueza histórica. Combinado a ela, a visita ao Cenote Ik-Kil, um dos mais lindos de todo o México.

Aliás, você não poderá deixar Playa del Carmen de fora de seu roteiro. A cidade é a combinação perfeita de praia, agito e gastronomia variada.

Mais próximo a Cancun fica Isla Mujeres, com lindas praias e o mar de uma cor azul inigualável. Clique aqui para saber tudo o que fazer em Isla Mujeres.

Chip de internet no México.

Estivemos conectados durante toda a viagem e conseguimos compartilhar tudo em tempo real no Instagram. Se você ainda não nos acompanha por lá, clique aqui veja todos os vídeos dessa e de outras viagens.

Para isso, utilizamos Chip próprio para viagens internacionais, o qual recebemos em casa antes mesmo da viagem. Chegando no México, foi só colocar no celular e navegar.

Não apenas para usar redes sociais, sempre prezamos por ter internet até mesmo pela nossa segurança. Se acaso precisar pesquisar algum local, meio de transporte, acionar o seguro viagem e utilizar aplicativos de navegação, a internet acaba nos salvando.

Então, clique no botão abaixo e faça a cotação do chip para sua viagem. Lembrando que nossos leitores também ganham desconto.

Quer internet de qualidade durante sua viagem?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com as melhores empresas, você sempre terá um preço diferenciado. Clicando no botão abaixo você compra qualquer chip e recebe em casa, e assim passa a ter conexão em diversos países.

 

Além disso, comprando produtos ou reservando a partir dos links e banners de nosso Blog, as empresas nos pagam uma pequena comissão pela indicação e isso ajuda a monetizar o nosso trabalho e manter o Blog sempre atualizado.

Contamos com a assessoria da Travel Ahead, agência brasileira de receptivo no México. A empresa organizou nosso roteiro, nos forneceu todas as dicas aqui compartilhadas para que fizéssemos uma viagem tranquila e segura e tomou todo cuidado para que tudo saísse perfeito. 

E olha que legal: conseguimos um desconto especial para nossos leitores que desejam conhecer o México com segurança, diversão e tranquilidade.

Salve este post no Pinterest

Toda vez que você reserva algum produto através dos links/Banners encontrados no Blog, nós ganhamos uma pequena comissão. NÃO EXISTE CUSTO EXTRA para você, e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade e a manter o blog no ar.
Nós agradecemos seu apoio.

HotelReserve seu Hotel com as melhores tarifas
Aluguel de CarroAluguel de Carro até 60% de desconto
Seguro ViagemSeguro Viagem com Desconto
Chip CelularChip de Celular com até 25% de desconto
AviãoPassagens com até 35% de Desconto

Siga nossas redes sociais.

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

5 Comentários

  1. Adorei as dicas de Akumal. Não sabia desse destino. Já fui a Cancún, mas não passei por lá. Na minha próxima visita ao México vou incluir esse destino na minha visita. Obrigada pela dica

  2. Ainda não conheço a Riviera Maya, mas frequentemente procura sobre porque quero ir em breve, e nunca tinha lido sobre a Praia de Akumal. Adorei descobrir mais esse destino, valeuu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
NÃO PERCA NADA!!!
Inscreva-se em Nossa Newsletter. É Grátis
Seja o primeiro a receber as últimas atualizações e conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada de e-mail
Inscreva-se
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link
Fechar
Fechar