Tudo sobre Playa del Carmen no México.

Playa Del Carmen, descubra o que fazer, onde se hospedar, como chegar, onde fica e muito mais. Dicas de quantos dias se hospedar e atrações.

Letreiro de Playa del Carmen

Descubra tudo o que pode fazer em Playa del Carmen e arredores

Se deseja um lugar que apresente a combinação de praia, vida agitada e gastronomia variada, então não deixe de conhecer a Playa Del Carmen no México!

Playa del Carmen é uma localidade turística lindíssima, na faixa costeira de Riviera Maya.

O lugar já foi chamado de Xaman Há na era pré-colombiana. Seus primeiros moradores foram pescadores e os produtores de coqueiros e sapota, a árvore que dá o fruto sapoti.

Além de muita diversão, praias lindas e agito na cidade, diversas atrações próximas de Playa del Carmen tornam o destino ainda mais atraente.

Mas antes de continuar, você costuma contratar seguro viagem? Sabe da importância de viajar para o exterior com uma excelente cobertura? Clique aqui e entenda porque você deve sempre contratar um Seguro Viagem.

A propósito, nossos leitores recebem descontos especiais se contratar pelos links ou banners do Blog.

Como Seguro Viagem Internacional é um dos assuntos mais recomendados para viajantes, através do nosso link, garantimos 10% de desconto em seu Seguro Viagem.

Por que conhecer Playa del Carmen, México

Além de ser um local que apresenta diversas opções de lazer, Playa del Carmen fica próxima a diversos pontos turísticos, então, se você deseja conhecer a Ilha de Cozumel, as Ruínas de Tulum, Chichén Itzá e muito mais, ficar por lá é ótima opção!

Com uma atmosfera tranquila, ao estilo “vila”, fica evidente o contraste entre Playa del Carmen e a badalada Cancún. Para se ter idéia, você consegue conhecer Playa del Carmen caminhando, sem necessidade de transporte público, no máximo utilizando táxi para distâncias mais longas.

Embora existam praias incríveis próximas à cidade, as praias urbanas são lindas e disputadas, inclusive pelos famosos e animados Beach Clubs.

Já que está querendo saber mais sobre Playa del Carmen, aproveite para saber as dicas essenciais para sua viagem a Cancun e região clicando aqui.

Como chegar à Playa del Carmen

Já que não existe aeroporto em Playa del Carmen, você vai precisar pegar um avião até o Aeroporto de Cancún, um dos mais movimentados da América Latina.

Do Aeroporto até Playa del Carmen, são aproximadamente 50 km percorridos em ótimas estradas.

Para chegar a Playa del Carmen, existem várias alternativas, sendo ônibus, táxi, transfer ou ainda carro alugado.

transfer travel ahead cancun

Como a Travel Ahead organizou toda nossa trip, utilizamos o transfer da Empresa.

De boas vindas, recebemos um kit com sacola de praia, mapas da região, um adaptador de tomadas e claro, inúmeras dicas.

A forma mais econômica de se deslocar entre o Aeroporto de Cancún e Playa del Carmen é através de ônibus, custando cerca de R$ 50,00 por trecho. A Empresa ADO parte do Aeroporto a cada meia hora, deixando os passageiros na Estação Rodoviária localizada na Quinta Avenida em Playa del Carmen.

Caso opte pelo serviço de táxi entre Cancún e Playa del Carmen, o valor cobrado será em média de R$ 200,00 para até 3 passageiros.

Caso prefira alugar um veículo para conhecer o México, especialmente Playa del Carmen e Cancún com maior liberdade, vale a pena realizar a reserva com antecedência, sem a cobrança de IOF.

Os valores para locação de autoóveis em Cancún e Playa del Carmen podem ser verificados através da rentcars.com.

=> Veja também: GUIA COMPLETO DE CANCÚN
Saiba quando ir a Cancún, quantos dias ficar, onde se hospedar, o que fazer e tudo mais para planejar sua viagem para o paraíso.

Melhor época para visitar Playa del Carmen

Melhor época para visitar Playa del Carmen

Por estar localizada em uma região onde predomina o clima subtropical, Playa del Carmen apresenta altas temperaturas o ano todo. Entretanto, algumas considerações devem ser levadas em conta antes de escolher a data para sua viagem.

Entre os meses de Dezembro a até metade de Março é considerado de alta temporada, mas entre estes meses quase não ocorrem chuvas, fazendo assim com que a água do mar fique ainda mais cristalina.

Sendo assim, essa é considerada a melhor época para visitar Playa del Carmen, pois é época em que poderá realizar os passeios sem medo de chuva.

No verão, entre os meses Junho à Setembro, a média de temperatura de Playa del Carmen fica perto dos 27°C, contudo, existe uma influência de turistas americanos e europeus, levando ao aumento de preços locais.

Vale lembrar que entre os meses de junho até o final de novembro, inicia-se a temporada de furacões, mas não se assuste pensando que é comum a chegada de um furacão na região, muito pelo contrário.

Atente-se a época escolhida para visitar este paraíso

Entretanto, a ocorrência de chuvas em Playa del Carmen pode ser intensa entre os meses de Setembro e Outubro, podendo existir a possibilide de chuvas durante uma semana inteira, vindo a atrapalhar algum passeio.

Realizamos nossa viagem à Playa del Carmen no do final do mês de Outubro, permanecendo até o começo de Novembro. Neste período choveu apenas um dia, mas pouco tempo depois o Sol já estava brilhando novamente. Além disso, os valores nesse período são mais atrativos por não ser alta temporada em Playa del Carmen.

Os períodos mais procurados e caros para conhecer Playa del Carmen, ficam entre os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, bem como certos períodos entre Março e Abril quando acontece o Spring Break, as pequenas férias americanas. Então, se estiver em busca de tranquilidade, evite essas épocas.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio.
Ganhe desconto com o Cupom CASALABORDO

O que fazer em Playa del Carmen

Playa del Carmen possui muitas opções de atrativos para serem realizados, desde caminhadas ao ar livre, bem como mergulho ou passeio em sua quinta avenida, uma das mais famosas da região.

Playa del Carmen disponibiliza a seus visitantes uma variedade incrível de atrações, sendo gratuitas ou não.

Dexamos aqui algumas sugestões de atrativos a serem realizados na região de Playa del Carmen.  

Parque de los Fundadores

O Parque dos Fundadores em Playa del Carmen é uma praça localizada no início da Quinta Avenida, ao lado do Terminal Marítimo, de onde partem os ferry-boats para Cozumel.

Portal Maya, o cartão postal de Playa del Carmen

Na praça dos fundadores encontramos o Portal Maya, o cartão postal de Playa del Carmen que fica a beira mar.

Além disso, o letreiro colorido da cidade de Playa del Carmen também fica localizado nesta região, ponto de parada obrigatória de muitos viajantes.

Capilla de Nuestra Señora del Playa del Carmen

Mais um atrativo de Playa del Carmen que não pode ser deixado de fora é a Capilla de Nuestra Señora del Carmen, toda branquinha com o azul do mar ao fundo.

Dança dos Voladores de Papantla

Na praça do Parque de los Fundadores acontecem algumas apresentações culturais como a Dança dos Voladores de Papantla.

Essa antiga tradição pré-hispânica é apresentada várias vezes ao dia com os “homens-pássaro” dançando no ar.

Antes do início de cada apresentação, ecoa pela praça o som da flauta de madeira, anunciando o nício de mais uma apresentação.

A atração na praça de Playa del Carmen é realizada pelo total de cinco artistas, onde representam os quatro elementos, terra, água, ar e fogo.

Quinta Avenida em Playa del Carmen

quinta avenida playa del carmen, o coração da cidade

A Quinta Avenida é a via principal de Playa del Carmen, feita apenas para o trânsito de pedestres, possui cerca de 2 km de extensão, sendo localizada bem próximo ao mar.

Devido a proibição de transito de carros, você não precisará se preocupar com carros passando, permitindo admirar o local e curtir as lojas em toda sua extensão.

Aliás, além de lojas de todos os tipos, desde marcas renomadas a pequenas lojas locais, na Quinta Avenida em Playa del Carmen, será possível encontrar várias opções gastronômicas com os mais variados preços. A Quinta Avenida é praticamente o coração de Playa del Carmen.

quinta avenida em playa del carmen, a principal avenida

Chegamos na cidade no feriado do Dia de los Muertos, o dia de finados no Brasil, data esta que é bastante comemorada no México, inclusive em Playa del Carmen.

A concentração das pessoas para comemorar esta data especial ocorre justamente na Quinta Avenida.

Um desfile é organizado e as pessoas se fantasiam, fazem pinturas nos rostos, tudo como forma de homenagear seus entes queridos.

E olha quem entrou no clima…

Rosto pintado dia dos mortos playa del carmen

Compras em Playa del Carmen

Em Playa del Carmen existem dois shoppings, sendo um que apesar de pequeno, o Quinta Alegria oferece diversas opções para você.

Nele é possível encontrar lojas conhecidas como H&M, Forever 21, Columbia, Levis, Lacoste, Pandora, Victoria Secrets entre outras.

Shoppings em playa del carmen na quinta avenida

Vale a pena conferir este shopping em Playa del Carmen e aproveitar para fugir um pouquinho do calor que faz na rua.

Lembrando que no México existe Tax Free e você consegue reaver parte do valor pago em compras, restituindo o imposto dos produtos. Clique aqui para saber tudo sobre a Tax Free pois tem post completo no Blog.

Outra opção é o Paseo del Carmen Shopping Mall, localizado no início da Quinta Avenida, próximo a Praça dos Fundadores, sendo este o maior shopping de Playa del Carmen.

O Paseo del Carmen Shopping Mall é um shopping todo aberto que conta com lojas como: Guess, Zara, Harley-Davidson, Tommy Bahamas, Mormaii, Nine West e muito mais, além disso, opções de alimentação como Häagen-Dazs, Starbucks e Subway.

Caso queira comprar lembrancinhas em Playa del Carmen, existem diversas lojas ao longo da Quinta Avenida com opções de todos os valores. Compramos alguns imãs e copinhos de tequila no Walmart de Playa del Carmen com preços bem atrativos.

O endereço do Walmart em Playa del Carmen fica localizado em 30 Avenida Nte., Gonzalo Guerrero, 77710 Playa del Carmen, com funcionamento até às 22:30hs.

Coco Bongo em Playa del Carmen

Coco Bongo de Playa del Carmen

Para você que quer curtir a noite, recomendamos a Coco Bongo em Playa del Carmen, local badalado, sendo uma boate-espetáculo que tem mais de 6 horas de open bar e muito animação.

É uma mistura de show, boate e teatro onde acontecem apresentações artísticas com figurinos e iluminação especial.

As entradas custam a partir de 75 dólares, com bebidas mexicanas incluídas das 22:30 as 3 da manhã!

Cirque du Soleil

Cirque du Soleil no México Playa del Carmen vista de fora a noite

Joyà foi o primeiro show do Cirque du Soleil no México, acontecendo de forma permanente no Teatro Cirque du Soleil em Vidanta Riviera Maya.

apresentação Cirque du Soleil no México

Este espetáculo combina show com uma excelente gastronomia, insperado na história e cultura do país.

Isso mesmo! Você pode curtir o Cirque du Soleil no México, pois o local da apresentação fica muito próximo a Playa del Carmen.

entrada principal evento cirque du soleil

Retratando a história de um alquimista e sua neta que embarcam em uma viagem para descobrir os segredos da vida, o espetáculo combina artes culinárias e representação, e envolve os 5 sentidos do público.

As entradas custam a partir de 77 dólares por pessoa. Como dito anteriormente, o local onde é realizada a apresentação fica próximo a Playa del Carmen, mas é necessário ir de táxi, ou caso esteja com carro alugado, poderá utilizar o mesmo.

Praias em Playa del Carmen

A praia urbana de Playa del Carmen, com seu mar na cor azul-turquesa é dividida em 2 trechos, sendo o primeiro vai do terminal marítimo até a Avenida Constituyentes.

Neste trecho alguns bares, resorts e muitos beach clubs, como o Zenzi e o Lido, ranqueados como os melhores da região.

Alguns locais possuem grande concentração de barcos e faixa de areia estreita, tornando assim o local ruim para banho.

Entretanto, o segundo trecho que compreende o espaço entre a Constituyentes e a Calle 48 Norte, possui faixa larga de areia, mar azulzinho, excelente para banho.

Apesar de menor número de bares e Beach Clubs, nesta área se localizam os famosos e badalados Mamita´s, Coralina e Kool Beach Club. Além disso, grandes resorts pé na areia, condomínios e apartamentos povoam a área.

E se acaso você for um apreciador do nascer do sol, não deixe de ir cedinho até a praia e assistir a esse espetáculo que com certeza valerá a pena.

Nascer do Sol em Playa del Carmen
Nascer do Sol na praia urbana de Playa del Carmen

Punta Esmeralda

Punta Esmeralda Playa del Carmen

Após a Calle 48 Norte, um longo trecho tranquilo e pouco frequentado, com poucos estabelecimentos levam até Punta Esmeralda.

Ali além de mar calmo e bem azul, encontramos um cenário incomum e pouco provável, cenote de água cristalina e doce que desagua no mar, perfeitos para crianças e pessoas que não sabem nadar, já que são rasos.

A água é de um azul esverdeado (ou verde azulado!) e é incrível olhar para aquele lugar e ver como a natureza pode ser tão bela, sendo de uma beleza de tirar o fôlego.

Playacar

playacar, praia com poucas pessoas

O início dessa praia é no Terminal Marítimo, sentido contrário ao primeiro trecho anteriormente descrito, mais precisamente no Beach Club Señor Frogs.

Playacar é uma praia privativa

Playacar é uma praia “privativa” que cerca o condomínio de mesmo nome, privativa entre aspas quer dizer que não é proibido acessar o local.

Antes da viagem havíamos pesquisado na internet e lemos que somente poderia desfrutar de Playacar quem reside ou se hospeda no condomínio ou ainda quem consumir no Señor Frog.

Entretanto, fomos informados por moradores de Playa del Carmen que qualquer um pode frequentar Playacar, utilizando o acesso na lateral do Terminal Marítimo, podendo percorrer toda a extensão da praia.

Praia de PlayaCar méxico

A praia é bem vazia, de larga faixa de areia, possuindo águas tranquilas e tem uma tonalidade linda. Então, fica a dica.

O fazer nos arredores de Playa del Carmen

Praia de playa del carmen

Playa del Carmen fica próxima a vários pontos turísticos, se tornando o ponto base ideal de partida para as atrações, reduzindo o tempo de acesso as mesmas.

Grande parte das atrações ficam mais próximas a Playa del Carmen do que de Cancún, tornando assim o passeio menos cansativo devido o deslocamento que seria necessário, bem como mais economico.

As Ruínas de Tulum

Ruinas de Tulum no méxico
Tulum

Localizada a aproximadamente 130 km de Cancún e a 65 km de Playa del Carmen, esta cidade histórica de origem Maia é o terceiro sítio arqueológico mais visitado no México, logo depois de Teotihuacán e Chichén Itzá.

É possível descobrir toda a magia da Riviera Maya em excursões guiadas de Tulum e Coba, dando direito a visita de um cenote e mergulho em um recife de corais.

Este passeio pode incluir translado do hotel, o que pode facilitar e muito a vida de quem está a passeio e pretendendo relaxar.

O valor para este tipo de passeio fica a partir de US$ 90,00, sendo possível ver outros passeios mais em conta e com menos opções.

Clique aqui e conheça Tulum, a jóia da Riviera Maya.

Cozumel e El Cielo

Ancora com nome de cozumel méxico

A ilha de Cozumel faz parte do mar do caribe e pertence à província de Quintana Roo, no México. A atmosfera da ilha, que se une à cor da água que a rodeia é impressionante!

Para chegar a Cozumel, é preciso embarcar em um ferry-boat no Terminal Marítimo de Playa del Carmen.

Letreiro de Cozumel no México

Para poder desfrutar dos recifes de corais em um barco com fundo de vidro, e também aproveitar um ótimo almoço, o valor fia a partir de US$ 85,00, e tem a duração de 8 horas.

Este passeio e muitos outros podem ser verificados aqui, bastando escolher o que melhor lhe agrada.

Durante esse passeio, que tal conhecer um lugar com mar da cor do céu? Seja bem vindo a El Cielo!

Água do mar em El Cielo

Para saber tudo sobre esse paraíso, clique aqui e se apaixone.

Chichén Itzá e Cenote Ik-Kil.

Chichen Itza mexico

Uma das sete novas maravilhas do Mundo, Chichén Itzá encanta com sua beleza e riqueza histórica. Uma das cidades mais importantes da civilização maia, construída especificamente para os deuses.

Combinado a ela, a visita ao Cenote Ik-Kil, um dos mais lindos de todo o México.

Em nossa opinião, um passeio imperdível para quem visita a região, por isso, fizemos um post contando como foi nossa experiência em Chichén Itzá.

O passeio em Chichén Itzá, Validolide, Cenote e almoço custa a partir de US$ 56,00, com duração de 12 horas incluindo guia.

Caso queira saber deste e muitos outros passeios, basta clicar aqui e aproveitar.

Praia de Akumal

Praia de Akumal

Já pensou em nadar com tartarugas em seu habitat natural? Na praia de Akumal você pode, além de se banhar em águas cristalinas da Riviera Maya.

Cerca de 30 minutos distante de Playa del Carmen, é possível chegar em Akumal de transporte público, em vans que fazem transporte a Tulum a partir da Calle 2 Norte, entre as avenidas 15 e 20.

Praia de Akumal

Um passeio barato, mas inesquecível! Clique aqui para saber tudo sobre Akumal, como nadar com as tartarugas, como chegar e muito mais.

Praia Xpu-ha

Praia de Xpu ha

Nossa praia preferida na Riviera Maya, a linda Xpu-ha tem mar de águas calmas, cristalinas, em tom azul bebe.

Um destino calmo, com poucas pessoas, chegando a ter partes desertas… Um paraíso.

Xpu-ha é praticamente vizinha de Akumal, podendo chegar ao local do mesmo modo como na anterior. Não deixe de conhecer.

Se você também planeja conhecer Isla Mujeres, clique aqui e confirma o post que fizemos sobre esse destino sensacional!

Onde se hospedar em Playa del Carmen

Sem dúvida alguma, o melhor local para se hospedar em Playa del Carmen é nas proximidades da Quinta Avenida, permitindo fácil acesso à praia, por estar próximo ao agito noturno, ao Terminal Marítimo e locais de compra.

Preferencialmente tente encontrar opções de hospedagem entre as Calle 8 e 30, de preferência até a Avenida 20 Norte.

Caso queira ficar em um local “pé na areia”, estará um pouco distante da Quinta Avenida, contudo, poderá utilizar do serviço de táxi para se deslocar.

Existem muitas opções de hospedagem em Playa del Carmen, que permite a adequação em todos os orçamentos.

Hotéis de alto padrão

Deixaremos apenas algumas sugestões de hospedagem. Para aqueles que preferem hotéis com tudo incluso, existem diversas outras opções.

The Reef Playacar Resort & Spa-Optional All Inclusive: Considerado um resort pé na areia, oferece restaurante, estacionamento privativo, bicicletas de uso gratuito e piscina ao ar livre.

The Reef 28 – Adults Only – All Suites – Optional Gourmet All Inclusive: Hotel localizado no centro de Playa del Carmen. Este hotel é all inclusive e reservado apenas para adultos. Oferece restaurante com alimentos mexicanos, americano e asiático.

Royal Hideaway Playacar All-Inclusive Adults Only Resort: Hotel dedicado somente a adultos, oferece piscina de borda infinita, além de divervas outras piscinas. Este hotel oferece uma grande variedade de massagens e tratamentos de beleza.

Sandos Playacar All Inclusive: Localizado a 800 metros da praia privativa, o hotel all inclusive oferece 4 piscinas, clube infantil e para adolescentes, além de campo de mini golf de 9 buracos.

The Royal Haciendas Resort & Spa: Localizado ao lado da praia na Riviera Maia, o complexo dispõe de quadras de tenis, piscinas e transfer gratuito. Conta ainda com spa, e centro de bem estar com banho turco e academia.

Ocean Riviera Paradise All Inclusive: O hotel dispõe de 5 piscinas ao ar livre e centro de spa, e você pode desfrutar de uma bebida em um dos 12 bares no local. O WiFi gratuito e o hotel oferece esportes não motorizados ilimitados, teatro, casa noturna, acesso ao cassino e pista de boliche no local.

Hotéis com excelente custo benefício

City Suites Playa del Carmen: Se acaso você quiser economizar um pouco com a estadia, você tem a opção do City Express Suites Playa del Carmen. O local conta com piscina ao ar livre e uma academia. Além disso, há wi-fi gratuito. Entretanto, está um pouco distante do centrinho de Playa.

Hacienda Paradise Boutique Hotel by Xperience Hotels: Hotel boutique que oferece quartos confortáveis incluindo piscina ao ar livre. Café da manhã continental e frutas frescas da estação.

Holiday Inn Express & Suites – Playa del Carmen: Dispõe de piscina, academia e wifi grátis. Localizado a cerca de 2 minutos do Shopping Quinta Alegria, com café da mnhã continental disponível diáriamente.

Se preferir conhecer outras opções de hospedagem em Playa del Carmen, você pode fazer sua busca clicando aqui.

Lembrando que as reservas realizadas pelos links e banners do nosso Blog geram uma pequena comissão que ajuda a monetizar nosso trabalho. Você não pagará nada a mais por isso e ainda colabora para que continuemos a produzir conteúdo de qualidade, mantendo o blog atualizado.

Quantos dias ficar em Playa del Carmen

Ficamos 8 dias em Playa del Carmen, e se pudéssemos teríamos ficado mais.

Playa Del Carmen e seus arredores são lugares sensacionais, sendo 8 dias um bom período, mas se puder ficar mais, recomendamos ao menos 10 dias.

Esse prazo é possível devido as várias opções disponíveis para todos os gostos e bolsos.

Playa del Carmen ou Cancun?

Praia de playa del carmen

Se for possível, recomendamos dividir a estadia entre as duas cidades. O nascer do sol em Cancun é magnífico, e as praias incríveis, mas também não demos deixar de usar as mesmas palavras para descrever Playa del Carmen.

Se desejar conhecer a atmosfera dos dois destinos, você pode dividir sua hospedagem assim como fizemos, sendo uma ótima opção para curtir ainda mais Cancun e a Riviera Maya.

Para acompanhar nossas aventuras em tempo real, siga nosso perfil no instagram @casalabordo? Você também pode ver tudo o que compartilhamos dessa viagem na hashtag #casalabordonomexico.

Visto de entrada e carteira de vacinação no México é necessário?

Para visitar qualquer cidade no México não é necessário o visto, mas vale lembrar que caso seu voo faça escala nos Estados Unidos, será necessário o visto americano.

Assim como o México, exixtem vários outros países que não exisgem o visto de entrada, para saber quais são, basta ler o artigo Confira os países que brasileiros não precisam de visto.

Caso ainda não possua o visto americano, temos um artigo onde explica o passo a passo para o preenchimento de seu formulário DS160.

Da mesma maneira, no México não é exigida a carteira de vacinação, mas caso já queira providenciar a sua, basta ler o artigo Certificado Internacional de Vacinação: Como tirar o seu

Basta apenas ter um passaporte com no mínimo 6 meses de validade antes de vencer.

Atividades em Playa del Carmen

Passeio com Tubarão Baleia

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

5 Comentários

  1. Amei a moça esperando vocês com o nome do blog na plaquinha! hahaha Que sonho a cor dessa água, hein? Amei o post, super completo e com dicas importantes!!

  2. Que delícia essa viagem! Sou louca para conhecer o México e acho que Playa del Carmen tem muito mais a ver comigo do que Cancun. Dá até vontade de ir para ficar, como muitos rsrs

  3. Playa del Carmen foi um dos lugares que mais gostei no México!
    Deu até saudade de conhecer revisitar todas estas atrações!

    Fui pra ficar três dias, mas acabei ficando mais de uma semana! hahahah

    Ótimas dicas!

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo