Cozumel no México, Dicas de atividades e muito mais

Saiba o que fazer em Cozumel no México, quando ir, como chegar, onde se hospedar e dicas para curtir o melhor da Ilha.

Mar de El Cielo no México
El Cielo e suas águas de cor inigualável.

A Ilha de Cozumel é um dos locais mais famosos do México, com muitas atrações e atividades que duram um dia inteiro.

Praias paradisíacas, além um mar com tonalidade e transparência que o tornam o local perfeito pra mergulhos, essa é a descrição de Cozumel no México.

A ilha de Cozumel no México esta se tornando o local mais procurado pelos mergulhadores, devido a temperatuda de suas águas, e também da grande variedade de vida marinha.

Antes de mais nada, também conhecemos as Ruínas Mayas em Tulum, bem como Chichén Itzá e suas belezas e as dicas do que fazer em Isla Mujeres. Vale a pena conferir os artigos do México.

Se você está curioso para saber mais sobre a viagem, tem mais detalhes no nosso Instagram! Lá você poderá conferir muito mais fotos do #casalabordonoméxico e dos lugares incríveis!

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio.
Ganhe desconto com o Cupom CASALABORDO

Cozumel México, onde fica? Como chegar a ilha?

A ilha de Cozumel faz parte do mar do caribe e pertence à província de Quintana Roo, no México. A atmosfera da ilha, que se une à cor da água que a rodeia é impressionante!

Fica próximo a peninsula de Iucatã, no caribe mexicano. A Ilha de Cozumel é a terceira maior ilha do México, possuindo diversos passeios e pontos turisticos.

A ilha de Cozumel tem uma história longa, existindo registros de que seus primeiros habitantes mayas estavam por ali ao redor do século III d.C. Sua herança arquitetônica e artística ainda está presente na parte norte da Ilha.

Passagem aérea para Cozumel no México

Uma dica é que a pesquisa das passagens sejam realizadas com antecedência, garantindo assim uma maior economia.

Também é necessário ficar atento a escala que a companhia aérea irá realizar, lembrando que se ela passar pelos Estados Unidos será necessário possuir o Visto Americano.

Caso não tenha o Visto Americano e tem a vontade de fazer o seu, leia o post que fizemos deixando um passo a passo para você mesmo dar entrada no seu.

Caso não tenha o Visto Americano e não deseje o mesmo, basta procurar voos que não passem pelos Estados Unidos, um exemplo são os voos que passam pelo Panamá.

Para ter uma idéia de valor de passagem aérea, realizamos uma consulta em 12/12/2020, com data de voo prevista para 02/11/2021, chegando ao valor de R$ 3.093,00.

Este valor é o normal, sendo possível encontrar diversas promoções em determinados períodos do ano, sendo assim, caso tenha previsão de viagem, comece sua busca o mais cedo possível.

Nós costumamos utilizar dois buscadores de passagens, e sempre conseguimos preços muito bons para nossas viagens. Abaixo os links dos buscadores que utilizamos para nossas consultas.

Faça sua busca e escolha a companhia que melhor lhe atender.

Como chegar a Ilha de Cozumel?

Em tempos modernos, para chegar até Cozumel é necessário utilizar o ferry boat no porto de Playa del Carmen, o trajeto é curto e tem duração aproximada de 35 minutos em média.

ferry boat no porto de Playa del Carmen

Para quem não sabe, ferry boat é um tipo de barco, sendo uma espécie de balsa movida a motor.

É um meio gostoso de se viajar, embora quem sofra com enjoos pelo balanço possa se sentir meio desconfortável.

ferry boat no porto de Playa del Carmen

Aliás, barcos são o meio de transporte não só do continente à ilha. Para curtir a visita ao Recife Columbia e a El Cielo – os pontos auge do passeio, se vai em catamarã. Pegamos o “nosso” na chegada à Cozumel, no porto de San Miguel, para continuar a diversão.

O catamarã é outro tipo de barco, com dois cascos. É bem seguro, mas também tem o mesmo detalhe: balança!

catamarã em el Cielo

Se você é meio reticente com barcos, a dica é sentar nos bancos do lado interno. Também vale usar de uma dica que aprendi com os marinheiros: tome o suco de meio limão espremido aos pouquinhos durante o trajeto. Funciona!

catamarã em el Cielo

Como se locomover em Cozumel?

A ilha possui uma área de 478km2 , e para conhecer todas as praias, será necessário alugar um veículo ou bug, além de também ser possível realizar tours com agências.

como exemplo, existem os seguintes passeios que poderão ser realizados na ilha de Cozumel.

Cozumel: Cavernas de quadriciclo, aventura off-road com diversão e lama: Atividade com duração de duas horas, onde em seu percurso serão visitadas cavernas, ruinas Maias, Cenotes com águas transparentes e muito mais.

Ilha de Cozumel: Excursão Particular de Jipe com Almoço e Snorkel: Duração do passeio de 5 horas, onde você conduzirá um Jeep, conhecendo toda a selva de Cozumel, bem como realizará mergulho com snorkel, além de um delicioso almoço mexicano a beira do mar.

Cozumel selva 3,5 horas X-trilho para Jade cavernas: O passeio é realizado em um buggy ATX-rail, com duração de 3:30hs, em uma aventura totalmente off-road.

Que tal chegar ao meio da selva de Cozumel no México se uma maneira única, que com certeza deixará este momento eternizado na memória.

Cozumel: A fronteira maia a cavalo e pela praia: Neste passeio será possível apreciar as ruínas Maias, além de diversas cavernas de Cozumel. O passeio tem duração de 4 horas.

Documentos necessários para visitar Cozumel no México

Para uma viagem ao México, não é necessário possuir um visto de entrada, bastando apenas um passaporte dentro do prazo de validade.

O prazo máximo de permanência no país é de 180 dias, acima disso é necessário sim um visto de permanência.

Para saber quais países não exigem visto de entrada para os brasileiros, basta ler artigo abaixo:

O país também não exige o certificado internacional de vacinação, mas para saber quais países exigem o certificado, basta acessar o link abaixo.

Seguro Viagem Internacional é essencial.

Antes de continuar, é meu dever te alertar para a importância de um seguro viagem, o seguro se faz mais importante ainda quando o seu destino é o exterior.

A escolha de um seguro viagem não é uma tarefa fácil, temos parceria com uma ótima empresa que, além de oferecer um preço justo, tem um serviço excelente e é super confiável. Clique aqui, faça sua cotação garantindo 10% de desconto e viaje tranquilo.

CAso queira descobrir a diferença entre seguro Viagem Internacional e Seguro do Cartão de Crédito, basta ler o seguinte artigo:

=> Veja também: GUIA COMPLETO DE CANCÚN
Saiba quando ir a Cancún, quantos dias ficar, onde se hospedar, o que fazer e tudo mais para planejar sua viagem para o paraíso.

Qual a melhor época para visitar Cozumel no México?

O México é um país onde o calor predomina, possuindo uma temperatura média anual de 27ºC, possuindo dias em que a temperatura pode atingir 40ºC durante o verão.

Sendo assim, teoricamente qualquer época do ano deveria ser perfeita para visitar Cozumel no México, mas para isso devem se atentar aos seguintes detalhes.

Alta Temporada em Cozumel no México

Os meses de alta temporada no México ficam entre os meses de dezembro e março. Este fato se dá por ser inverno no hemisfério norte, sendo assim, uma grande parte de seus visitantes são desta região, buscando calor e água fresca.

Com a alta de turistas, é normal que os valores de passeios, hotéis e alimentaçõ aumentem.

Toda esta procura pelo México em geral torna a ilha de Cozumel muito mais animada do que já é normalmente, com muita festa e animação durante este período.

Baixa Temporada em Cozumel México

A baixa temporada em Cozumel no México, fica entre os meses de abril e maio, sendo acompanhada de preços menores e locais com menos turista, sem contar que são os meses menos chuvosos na região.

Entre os meses de junho e novembro, iniciam-se as temporadas de chuvas e furacões. Isso não quer dizer que a região será atingida por um, mas as chances de ocorrer serão maiores.

Nos últimos anos estes eventos meteorológicos tem passado longe da região, mas mesmo passando longe, seus efeitos podem ser sentidos, como ventanias e muita chuva.

Sendo assim, a melhor época para visitar Cozumel no México, é a que melhor se adequar a seu perfil, seja ele agitado, ou até mesmo mais reservado.

O que fazer em Cozumel, a ilha mais bonita do México

A ilha de Cozumel oferece uma variedade imensa de atrações a seus visitantes. Além de praias incríveis, a Ilha de Cozumel oferece diversos tipos de ATRATIVOS.

Alguns locais que devem ser visitados, segundo comentários da maioria das pessoas são:

Parque Nacional Arrecifes, Punta Sur, Parque San Gervasio, Museu de Cozumel, Mergulho, e passeios de Buggy.

Nadando com as tartarugas no Recife Columbia

Curtir a natureza aproveitando a transparencia das águas do Recife Columbia e Palancar em um cruzeiro turistico, é apenas uma das atrações que podem ser realizadas.

O Recife Columbia é um ótimo local para avistar espécies marinhas, como peixes, arraias e tartarugas.

Nadando com as tartarugas no Recife Columbia

Em 1961, Jacques Cousteau visitou a região para filmar um documentário com a sua equipe, ficando tão encantado com o local que o chamou de uma das maravilhas do oceano.

Desde então o local tem sido muito procurado por mergulhadores profissionais, além dos amadores.

Nadando com peixes no Recife Columbia

Neste passeio os instrutores ensinam tudo sobre cada um dos equipamentos, inclusive a forma correta de nadar com os pés de pato para quem nunca os usou.

Instrução de natação em Cozumel

O mergulho é muito tranquilo, sendo que os profissionais orientam a todo o momento, além de ensinar um breve esquema de gestos para, caso necessário, pedir ajuda por algum motivo.

Margulho no Recife Columbia México

Depois de nadar e explorar a região do Recife Columbis, o proximo ponto de parada é o El Cielo.

O valor do passeio fica em torno de US$ 75,00, podendo ser reservado com antecedência, tendo duração de 5 horas.

Para saber todos os detalhes deste passeio, basta acessar o link abaixo:

Também é possível nadar com tartarugas em seu habitat natural na Praia de Akumal, pertinho de Playa del Carmen. Tem um post completo no Blog sobre o destino, só clicar aqui para conferir.

El Cielo e suas águas cor do céu

A próxima parada é em El Cielo, os bancos de areia da praia El Cielo ficam a aproximadamente 1 km de distância da costa.

A água é límpida e clara como o céu em um dia ensolarado, fazendo jus ao nome que a praia recebeu.

Mergulho no El Cielo México

O local é de difícil acesso, e poucos barcos chegam até lá, então recomendamos que reserve o tour com uma agência caso deseje conhecer esse paraíso.

As águas em El Cielo são rasas, permitindo nadar durante o tempo da parada, além de permitir tirar fotos que mais parecem cartão postal.

Mergulho no El Cielo México

A vida marinha em El Cielo não é lá muito movimentada no lugar, mas permite ver estrelas do mar. Contudo, o atrativo é mesmo a cor de suas águas.

O tempo livre em El Cielo é de aproximadamente 1 hora, sendo fornecido equipamentos de snorkel, pés de pato e colete, para quem desejar.

Beach Club Playa Mia: Almoço gostoso e tobogãs no mar!

Próxima parada Beach Club Playa Mia, o ingresso para acesso ao Beach Club Playa Mia está incluso no valor do passeio Cozumel: Playa Mia e Mergulho c/ Snorkel em Recifes de Coral, sendo necessário o pagamento da refeição caso realize a mesma.

Beach Club Playa Mia

O local serve alimentação muito bem temperada, mas além disso, oferece outros atrativos para seus visitantes.

Além do restaurante, que tem comida mexicana bem gostosa, ainda possui spa e parque aquático.

Beach Club Playa Mia Brinquedos

Após a refeição, ainda existe tempo livre para aproveitar as atrações do clube.

Beach Club Playa Mia Brinquedos

Finalizado o tempo para alimentação e distração nos brinquedos do Beach Club, inicia-se o retorno à Cozumel para conhecer mais a ilha.

Excursão VIP em Barco com Fundo de Vidro e Snorkel em Cozumel

Cozumel: Excursão VIP em Barco com Fundo de Vidro e Snorkel

Neste passeio realiza-se a visita a três recifes e Cozumel. O passeio tem duração de duas horas.

O braco é exclusivo, possuindo fundo de vidro, onde permite a visualização da vida marinha sem a necessidade de entrar na água. Mas para aqueles que preferirem, também é possível realizar snorkel.

Durante o passei são servidas bebidas de cortesia., água, refrigerantes, e após o mergulho cerveja.

O valor deste passeio custa a partir de US$ 33,00, podendo ser reservado com antecedência, e caso necessário, cancelado com até 24 horas de antecedência.

Saiba mais através do link abaixo.

Expedição no Submarino Atlantis em Cozumel

Cozumel: Expedição no Submarino Atlantis

Uma aventura a 30 metros de profundidade em um submarino, onde será possível ver todas as belezas escondidas no mar da Ilha de Cozumel.

A tripulação do submarino é certificada pela guarda costeira dos Estados Unidos, sendo narrado todo trajeto pelo copiloto da embarcação.

Durante o passeio é servido ponche de rum ou de frutas como cortesia, e ao final do mesmo é expedido certificado de mergulho.

Cozumel: Expedição no Submarino Atlantis

O passeio pode ser cancelado com 24 horas de antecedência, garantindo o reembolso integral do valor pago.

O custo desse passeio que tem uma duração aproximada de 2 horas pode ser realizado através do link abaixo.

Mergulho com Tanque e Acesso Completo ao Parque Chankanaab

Cozumel: Mergulho com Tanque e Acesso Completo ao Parque Chankanaab

Este mergulho oferece a possibilidade de visitar o segundo maior recife de corais do mundo.

Toda atividade é realizada com acompanhamento de profissionais, garantindo assim uma maior segurança a todos os envolvidos.

Cozumel: Mergulho com Tanque e Acesso Completo ao Parque Chankanaab

O passeio é realizado com no máximo 10 pessoas, e tem duração de duas horas, com saidas às 09:00, 11:00, 12:30 2 14:00hs.

as instruções de mergulho são fornecidas por instrutores certificados, podendo ser realizado por pessoas qualquer pessoa, mesmo sem certificado de mergulho.

Mais informações do passeio podem ser verificadas abaixo.

Descubra o Parque do México: experiência com tequila, margarita e tacos

Descubra o Parque do México: experiência com tequila, margarita e tacos

Que a tequila é a bebida mais famosa do México ninguém nega, então que tal aprender mais sobre ela?

Neste tour será possível experimentar as melhores tequilas produzidas no México, além da variedade de licores disponíveis.

O passeio tem duração de três horas, com saidas as 09:00 e às 11:00hs.

Além das bebidas, também são servidos tacos com seis tipos de salsas diferentes.

O valor do passeio é em média de US$ 70,00, podendo variar conforme a época. Para saber mais basta acessar o link abaixo e conferir.

Cozumel: excursão de bonde de três horas

Cozumel: excursão de bonde de três horas

A excursão de bonde em Cozumel tem uma duração de três horas, e valor médio de US$ 39,00.

Neste passeio será possível conhecer a história religiosa de Cozumel, além do passeio panorâmico, onde será possível apreciar toda beleza da ilha.

Todo tour é narrado pelo guia, com paradas programadas, permitindo encontrar uma grande variedade de produtos.

Para saber mais basta acessar o link abaixo.

Mergulho com snorkel e natação com arraias e tubarões

Cozumel: mergulho com snorkel e natação com arraias e tubarões

Que tal mergulhar acompanhado de Arraias e Tubarões? Esta é a experiência que este passeio tem a oferecer.

Com duração aproximada de 1:30hs, será possível alimentar arraias e nadar com tubarões lixa, além de diversos outros peixes.

Cozumel: mergulho com snorkel e natação com arraias e tubarões

Para realizar a atividade, todos receberão orientações de segurança, além de todo equipamento necessário para o passeio, como mascara de snorkel, nadadeiras e coletes.

Tudo isso pode ser reservado acessando o link abaixo.

Diversão com tudo incluído na praia com snorkel de meio dia em Cozumel México

Cozumel: Diversão com tudo incluído na praia com snorkel de meio dia

Passeio com duração de cinco horas, onde são fornecidos todos os itens como cadeiras de praia, guarda sol, alimentação livre, bebidas durante 4 horas e muito mais.

Além do descrito, também será possível realziar mergulhos em busca de vida marinha, e também um navio afundado, além de parapente, trampolins e muito mais.

Esses são apenas alguns dos passeios que podem ser realizados em Cozumel no México, existindo muitos outros passeios.

Curtindo a Ilha de Cozumel

No retorno do passeio de barco ainda sobra tempo para conhecer um pouco do centro de Cozumel no México. Nessa parada é possível comprar lembrancinhas, além de conhecer um pouquinho mais da cultura local.

Ancora de Cozumel

Uma dica é, tenha sempre um pouco de dólar e pesos mexicanos com você, assim consegue garantir os melhores preços.

Tem mais dicas super úteis para você lá no artigo sobre Cancun e Playa Del Carmen – Guia e dicas essenciais . Vale a pena conferir!

Hard Rock Café em Cozumel

Existe uma grande variedade de lojas, restaurantes e até alguns shoppings por ali. Também existe o Museu da Ilha de Cozumel cheio de história e arte local. Se der tempo, vale a pena conhecer.

Placa de caveira em Cozumel México

Cozumel também possui aquele letreiro colorido, então não esqueça de bater uma foto legal.

Letreiro de Cozumel no México

Após passear pelo centro de Cozumel no México, era hora de voltar para Playa del Carmen. Deixamos a ilha de ferry, justo ao pôr do sol, cena digna de ser retratada.

Pôr do Sol em Cozumel

Nós ficamos hospedados em Playa del Carmen, mas existem ótimas possibilidades para quem quer se hospedar na Ilha de Cozumel e curtir mais tempo por lá. Até temos algumas sugestões!

Onde se hospedar em Cozumel México

Cidade de Cozumel

A primeira dica de hospedagem em Cozumel é o Resort Cozumel Palace. O lugar é encantador e muito requintado. Quem procura o conforto de um resort all inclusive e vai com o orçamento folgado vai curtir bastante.  

Agora, se você quiser opções mais em conta, tem a Casa del Mar Cozumel Hotel e Dive Resort. O resort é localizado bem em frente ao mar do caribe e fica a apenas 5 minutos de distância do centro de Cozumel.

Outra opção é o Hotel Cozumel & Resort. O local oferece acomodações à beira-mar e mais alguns outros serviços, além de possuir wi-fi incluso.

Para conseguir boas ofertas de hospedagem, o essencial é pesquisar. Em nosso caso, as melhores ofertas em hotéis no México foram localizadas através do Booking!

Sendo assim, caso queira ver outras opções, incluindo as mais econômicas, basta clicar aqui e ver todas as opções de hotéis em Cozumel.

Vale ressaltar que fazendo suas reservas ou contratando serviços pelos links e banners encontrados em nosso Blog, os sites nos pagam uma pequena comissão pela indicação e você não paga nada a mais por isso. Assim, nos ajuda a monetizar nosso trabalho e manter o conteúdo sempre atualizado.

Cozumel no México vale a pena?

Em nossa opnião, vale muito a pena. É um local maravilhoso que conta com paisagens incríveis. Se você vai curtir a Riviera Maya, não pode perder.

Caveira para comemorar o dia de los Mortos no México

* Os passeios e translados foram patrocinados e realizados pela empresa TRAVEL AHEAD, mas as opiniões são de livre expressão dos autores.  

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. México é um dos nossos países sonho de viagem ainda e vamos voltar a esse post quando tivermos a nossa viagem para Cozumel e outros paraísos nefica nos macada 😀 obrigada pelas dicas!

  2. Que otimo post! Cozumel mo México foi a primeira ilha que conheci no país e nunca mais esquecerei das lembranças. Gostei muito da dia ca do tobogã no mar :D

  3. Q legal q eles ensinam direitinho, eu nunca usei pe de pato e nem mergulhei. Snorkel até vai huhueaea gostei das sugestões de onde ficar em cozumel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo