Como é viajar de MotorHome RV: Quais as vantagens?

Saiba como é uma viagem de motorhome, quais as vantagens, dificuldades e facilidades de viajar de motorhome.

MotorHome C25

Antes de mais nada, vale lembrar que um motorhome é praticamente uma casa sobre rodas, diferente de trailers, que necessitam de um carro para serem rebocados.

Uma das principais vantagens em uma viagem de motorhome é a liberdade, bem como a possibilidade de não ter que ficar realizando check-in e check-out em hotéis durante uma roadtrip. Viajar de Motorhome com certeza garantirá histórias para serem contadas por toda a vida.

Somos fanáticos por viagens de MotorHome (RV – Recreational Vehicles), e aqui iremos mostrar as vantagens neste tipo de roadtrip.

Sem dúvidas, podemos dizer que, até hoje, foram “AS MELHORES VIAGENS QUE FIZEMOS” !

Embora seja um estilo de viagem delicioso, viajar a bordo de um motorhome exige certo preparo e atenção.

Já possuímos certa experiência viajando com uma casa sobre rodas, sendo a nossa primeira na Flórida, a segunda no Canadá, e a terceira, na Califórnia e mais 3 Estados americanos. Nesse período, aprendemos como tudo funciona, sendo assim, decidimos compartilhar com vocês todas as vantagens de uma viagem de motorhome.

Inclusive, fizemos um post bem completo com dicas essenciais para uma viagem de motorhome na Flórida. Não deixe de conferir.

Nossa terceira viagem de Motorhome foi nos Estados Unidos em Novembro de 2019, quando percorremos 4.500 km, passamos por 4 Estados Americanos e 7 parques nacionais. Clique aqui para conferir nosso roteiro completo e se apaixone.

Como é dirigir um MotorHome?

Sem dúvidas, uma das perguntas que mais recebemos: é difícil dirigir um motorhome?

Mais uma das vantagens é que, dirigir um motorhome é muito simples, sendo por este motivo bastante popular em diversos países.

A principal diferença é que o veículo é maior que um carro de passeio, por isso, será necessário um espaço maior para realização das manobras, como por exemplo, em curvas.

Como base nos motorhomes que já utilizamos, os veículos geralmente são modelos com motor V-8, transmissão automática, piloto automático e freio ABS.

Além disso, possuem sensor de estacionamento através de sinal sonoro, além da ajuda da passageira (neste caso a Lú), que sempre descia para auxiliar nas manobras e estacionamento.

Estacionamento motorhome RV

Caso nunca tenha dirigido um carro automático, recomendamos que faça um teste por pelo menos uns dias antes de se aventurar de motorhome.

Mais uma das vantagens de um motorhome é que muito parecido com qualquer veículo de passeio, com a diferença que o câmbio normalmente fica localizado atrás do volante, em uma alavanca.

O tamanho de um motorhome influencia ao dirigir?

O tamanho de um motorhome influencia em alguns pontos para sua dirigibilidade.

Com relação ao comprimento do motorhome, ao realizar uma curva, caso faça da mesma maneira que um carro de passeio, poderá subir no meio fio.

Outro fator que influencia na dirigibilidade do motorhome é a sua altura, devendo sempre atentar-se ao limite dos locais onde pretende passar ou estacionar. Além disso, existe a ação do vento que também pode influenciar, dependendo de sua velocidade, sacudindo o veículo.

Por fim, a frenagem também é influenciada pelo tamanho do motorhome, pois, devido o peso do veículo, o mesmo requer um espaço maior para frenagem. Sendo assim, mantenha sempre uma distância de segurança do veículo à sua frente.

Habilitação exigida para dirigir um MortorHome (RV)

Devido várias dúvidas referentes a esta questão, qual habilitação é necessária para dirigir um motorhome, não poderíamos deixar de esclarecer.

PID

Apesar de muitos pensarem o contrário, para dirigir um motorhome no exterior, basta possuir uma CNH brasileira – Categoria B.

Esta ai mais uma das vantagens de viajar de motorhome. Não é necessário uma habilitação com categoria maior (C, D ou E) para modelos com capacidade para até 7 pessoas.

Se acaso sua viagem for para um País que exija a PID (Permissão Internacional para Dirigir), escrevemos um post onde explicamos os procedimentos para emissão da sua.

Após vários anos, finalmente em 2019 solicitei a minha PID, em um processo muito simples, não sendo necessário a contratação de empresas para este processo.

Então, para saber quais países exigem a PID e como tirar a sua, leia nosso post:

Modelos de MotorHome RV.

Os modelos de motorhome variam de veículos com capacidade para 2 pessoas até ônibus. Contudo, os modelos mais comumente escolhidos são os da categoria C, que comportam de 3 a 7 pessoas.

A seguir, apresentaremos alguns modelos de motorhomes, demonstrando as vantagens de cada um deles a fim de facilitar sua escolha.

1) Motorhome C19

Uma das vantagens deste modelo de motorhome é que ele cabe na vaga de carro de passeio. Por isso, achamos uma ótima escolha para nossa primeira viagem em um motorhome, permitindo que adquiríssemos noção de espaço do veículo.

MotorHome RV C19
Viajamos em um C19 pela Flórida e foi incrível! Então clique aqui e confira como foi nossa primeira experiência a bordo de um motorhome. 

O modelo C19 acomoda até três pessoas, de preferência dois adultos e uma criança, permitindo assim que se instalem de maneira confortável.

O C19 possui 2 camas, das quais uma de casal e uma de solteiro, esta última montada no lugar da mesa de jantar. A seguir, as medidas do veículo e fotos de sua disposição interna para dia e noite.

Comprimento 6.2m (20′4″)
Largura 3m (9′10″)
Altura 3.7m (12′2″)

Este modelo foi o que utilizamos em nossa RoadTrip pela Flórida, onde rodamos mais de 1600 Km gastando aproximadamente R$ 400,00 em combustível.

Ressaltando que este valor foi referente ao ano de 2016, sendo assim, devem ser recalculado, utilizando a cotação atual como referência.

2) Motorhome RV C25

Este modelo é maior que o anterior então, sempre preste atenção nas placas dos estacionamentos para verificar os locais permitidos para veículos longos.

Lembre-se também de contar com o apoio do passageiro para auxiliar nas manobras de estacionamento.

Na foto a seguir fica bem claro o tamanho do motorhome e o espaço que ocupa nas vagas do estacionamento.

RV C25

O modelo C25 tem capacidade máxima de 05 ocupantes e possui duas camas de casal e uma de solteiro.

Nossa roadtrip pelo Canadá foi a bordo de um RV deste modelo. Uma das vantagens deste modelo de motorhome, mesmo para apenas duas pessoas, é o conforto. O fato é que o C25 é mais espaçoso, tem mais armários, bagageiro maior, além de possuir freezer, pois o C19 conta apenas com refrigerador.

Nos 13 dias que passamos no Canadá, percorremos diversas cidades da Província de Ontário entre elas, Niágara Falls, Ottawa e Toronto. Contamos toda nossa experiência nesse post. Clique e confira.

A seguir, veja as medidas do Motorhome e a organização interna.

Comprimento 7.6m (24′11″)
Largura 3m (9′10″)
Altura 3.7m (12′2″)

Nesta viagem, percorremos aproximadamente 1600 Km, mas o valor do combustível ficou em torno de R$ 1.000,00.

O custo foi superior ao da Flórida pois, no Canadá, o combustível é vendido por litro, diferente dos Estados Unidos onde o combustível é vendido por galão.

Em 2018, o litro da gasolina girava em torno de CAD$ 1,36 no Canadá, enquanto na Flórida era de U$$ 2,00 o galão, com 3.6 litros.

Compartilhamos todas as nossas viagem em nosso instagram, utilizando o chip de viagem internacional, o qual recebemos em nossa casa ainda no Brasil, bastando chegar ao destino, inserir no celular e começar a navegar.

3) Motorhome RV C30

O modelo de motorhome C30 é o motorhome ideal para uma viagem em família ou com muitos amigos. Uma das vantagens desse modelo de motorhome é que possui capacidade de acomodar até sete pessoas.

Modelo RV c30

O motorhome C30 possuir em seu interior três camas de casal e uma de solteiro, além de muitos armários e espaço.

Ainda não experimentamos o C30 mas está em nossos planos fazer uma viagem com essa “casona” sobre rodas.

Comprimento  9m (29′6″)
Largura  3m (9′10″)
Altura  3.7m (12′2″)

4) Motorhome Sunrise Escape (Class C Midi)

Esse modelo foi o que utilizamos em nossa viagem pela Califórnia e Oeste Americano em 2019. Uma das principais vantagens desse motorhome foi em relação ao conforto e espaço interno.

de motorhome pela california joshua tree

Conforme pode-se observar na foto anterior, este modelo de motorhome tem a vantagem de ser ainda mais espaçoso quando os slides estão abertos.

de motorhome pela califórnia

Este motorhome permite uma viagem confortável de 4 adultos e 2 crianças, ou 5 adultos, sendo todos muito bem acomodados e seguros.

Comprimento  8.2m (27′)
Largura  2.6m (8′)
Altura  3.4m (11′)
motorhome pela califórnia
Noite

Realizamos nossa viagem de 16 dias pela Califórnia e Oeste Americano a bordo deste motorhome, onde percorremos 4 Estados e conhecemos 7 parques nacionais.

Fizemos um roteiro completo de nossa viagem de motorhome pela Califórnia e Oeste Americano e disponibilizamos a nossos leitores no post a seguir:

Mesmo sendo um veículo menor que o modelo C30, apresenta muito mais vantagem com relação a conforto, contudo, possui um custo mais alto que os anteriores.

As comodidades do MotorHome.

Os modelos de MotorHome “RV” descritos acima contam com os seguintes itens:

Toalete com ducha e sanitário, pia, ar condicionado, aquecimento, microondas, fogão, refrigerador e água quente, além das camas e armários que variam conforme o modelo. Entretanto, apenas o C19 não possui freezer acoplado ao refrigerador.

Como usar os itens do MotorHome?

Agora, falaremos brevemente sobre alguns sistemas e itens do motorhome, a fim de mostrar que o motorhome é mesmo uma casa completa.

Entretanto, para saber detalhes da operação de todas as funcionalidades de um motorhome, elaboramos um e-book chamado Motorhome: Guia Completo, um verdadeiro manual para viajantes iniciantes.

Nele, você encontrará todas as questões desde o planejamento, como alugar, até o momento da viagem propriamente dita.

1) Sistema de Aquecimento

O aquecimento do ambiente interno do motorhome, aquecimento da água e uso do fogão são realizados utilizando gás propano.

Uma dica é, tenha cuidado no momento do banho ou ao utilizar água das pias pois, não dosando corretamente a proporção de água gelada, poderá se queimar.

2) Sistema de Ar condicionado

O ar condicionado da parte traseira e o microondas funcionam somente quando conectados a rede elétrica ou com a utilização do grupo gerador.

Em nossa viagem ao Canadá, soubemos que os motorhomes não possuem grupo gerador instalado, sendo assim, somente poderá utilizar o ar condicionado e microondas quando conectado à energia elétrica de campings.

O Ar condicionado da cabine do motorista funciona normalmente quando o motorhome encontra-se ligado.

3) Geladeira

A geladeira disponível no motorhome funciona com gás ou com energia elétrica.

Para que ela funcione, é necessário abrir a válvula de gás que fica junto ao cilindro. É normal que a geladeira do motorhome demore um pouco para começar a gelar. Contudo, depois é só regular a temperatura desejada através de um regulador bem simples instalado dentro dela.

Para que a geladeira fique em modo automático, para funcionar com gás ou energia, basta acionar um botão que fica na parte superior da porta. Assim, não precisará se preocupar em ficar mudando o modo de funcionamento.

4) Fogão e coifa

A utilização destes equipamentos é similar a um fogão e coifa normais. Para acender o fogão, basta pressionar o botão por alguns segundos e depois utilizar normalmente.

Para a utilização da coifa, basta somente ligar o botão da mesma. Lembre-se de desligar ao terminar, pois, ela é alimentada pela bateria.

Abaixo temos as fotos de alguns itens do motorhome para que possa ter uma idéia.

Mesa de centro
área da cozinha motorhome c25
Banheiro MotorHome Rv
cama da cabine motorhome c25
Geladeira Motorhome Rv

5) Sistema de armazenamento de água e esgoto

Todos os motorhomes possuem um sistema bem completo de água e esgoto. Para que tenham noção de como funciona, deixamos abaixo o video de uma de nossas experiência

Embora no vídeo apresentamos o modelo C25 da Empresa Cruise America, as demais empresas tem um padrão parecido, ou alguns até superiores.

Como calcular se é viável a viagem de RV?

Viagens de motorhome tendem a ser mais econômicas que viagens convencionais, sendo assim, sugerimos que façam os seguintes cálculos:

Calcule os valores necessários para o pagamento de hotéis, bem como tempo de deslocamento do hotel até a atração a ser visitada.

Analise ainda se é viável o tempo gasto com os deslocamentos, além do desgaste da viagem.

Do mesmo modo, é preciso calcular os valores do aluguel do veículo, gastos com combustível, pedágios e com campground, caso não seja possível realizar pernoites em estacionamentos gratuitos.

Compare esses valores com o que seria gasto no caso de aluguel de um carro de passeio e gastos com hotéis, lembrando sempre de considerar o tempo de deslocamento entre o hotel e o atrativo.

Dessa forma, fica mais fácil chegar a conclusão de quanto custaria uma viagem convencional e qual a diferença de valores para uma viagem de MotorHome.

Em nossa roadtrip pela Flórida, pernoitamos diversas noites em estacionamentos gratuitos e rest areas publicas. Em vista disso, compartilhamos links para localizar áreas de descanso ao logo das rodovias dos Estados Unidos.

Que tal alugar MotorHome ainda no Brasil?

Nas três viagens de motorhome que fizemos, fechamos a locação ainda no Brasil, fechando todos os detalhes bem como pagamento aqui. Além de não perder tempo ao retirar o veículo fazendo os procedimentos, economizamos no pagamento.

Se você também tem vontade de viver essa experiência a bordo de um motorhome, saiba que você pode fazer uma cotação bem como reservar sua casa sobre rodas a partir de nosso blog.

Para saber como escolher o modelo de motorhome ideal, bem como os valores, fizemos um post onde explicamos detalhadamente os procedimentos.

No link acima explicamos todos os detalhes para realizar a sua cotação e locação do seu motorhome. Explicamos ainda as diferenças de seguros que são oferecidos para este tipo de veículo.

Conforme dito anteriormente, com toda nossa experiência neste assunto, elaboramos o e-book “Motorhome: Guia Completo” onde descrevemos todas as etapas desde a escolha e reserva do veículo até a operação de suas funcionalidades.

Esse E-book é vendido, nos ajudando a manter o site no ar pois, todos os valores arrecadados através dele são utilizados para monetizar nosso trabalho.

Se você gostou do nosso conteúdo e pretende realizar uma viagem de motorhome, nos permita continuar produzindo conteúdo e disponibilizando sem custo para mais pessoas.

Seguro Viagem em viagem de Motorhome

Esse assunto sempre causa muita dúvida quando as pessoas costumam viajar para fora do país.

Para esclarecer as dúvidas com relação a Seguro Viagem e Seguro do Cartão de Crédito, produzimos um post onde explicamos as diferenças entre eles.

Além disso, saiba que para viagens para o exterior, é extremamente recomendado que seja realizado um Seguro Viagem.

Nós nunca viajamos sem seguro pois, colocando na ponta do lápis, esse valor representa menos de 1% dos custos de uma viagem.

Sempre realizamos a busca de nosso seguro utilizando um buscador de preços , que compara as melhores seguradoras disponíveis no Brasil, sendo assim, não arrisque ter gastos desnecessários em sua viagem.

Considerações sobre as Vantagens das Viagens de Motorhome.

Conforme dito no início do post, as melhores viagens que fizemos até hoje foram a bordo de um MotorHome.

Mas, o que tanto atrai nesse tipo de viagem? Em suma, com um MotorHome, temos maior liberdade e possibilidade de flexibilizar o roteiro. Além disso, não ficamos presos a uma determinada região ou a reservas de hotéis.

As camas são bastante confortáveis, e o conjunto do MotorHome “RV” em geral não deixa a desejar, possuindo todas as comodidades de uma casa.

Então imagine: em uma casa, você tem banheiro, quarto, cozinha, sala. Em um motorhome, você tem tudo isso e ainda um carro que leva todos os itens para qualquer lugar.

Enfim, ter a autonomia de rodar por várias cidades sem ter que desfazer e refazer malas a cada troca de hotel é maravilhoso, sobretudo, com muito conforto e diversão.

Embora pareça ser difícil e também desajeitado, não hesite pois, certamente será uma experiência inesquecível.

Se você gosta de novas experiências, recomendamos que viva e nos conte como foi marcando a #casalabordo em suas fotos no instagram.

Se acaso ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário que teremos o maior prazer em responder e poder ajudar.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Que incrível. Sou louca para viajar de Motorhome pela Rota 66. Adorei saber que não é um bicho de 7 cabeças. Abraços casal

    1. Que bom poder ajudar. Somos suspeitos nas recomendações com relação a MotorHome RV. Precisando tirar dúvidas pode entrar em contato que teremos o maior prazer em ajudar.

  2. Parece uma experiência muito incrível, não sei se conseguiria encarar a estrada de viajar de MotorHome por muito tempo, mas acho o máximo e admiro muito quem faz esse estilo de viagem.

    1. É uma experiência fantástica, são das viagens que mais gostamos. Com relação ao tempo, ele é muito confortável, eu mesmo tenho problema na coluna e durante este tipo de viagem não sinto nenhuma dor.

  3. Boa tarde! Tenho visto e acompanhado alguns viajantes e percebo que os veiculos locados são semelhantes, contudo, no site indicado tem uma VAN “B21” que me parece mais prático para dirigir, dato que é mais estreita e mais discreta em termos de chamar a atenção quando estacionado em local, supostamente proibido para RV ou perigoso. Diante disso, caso saiba, poderia informar ou argumentar do motivo destas VANs nunca serem divulgadas por viajantes?

    1. Boa noite, primeiramente obrigado por chegar a nosso blog e confiar em nossa experiência.
      A diferença entre os modelos é basicamente na capacidade dos tanques de água, sendo que os motorhomes possuem uma capacidade maior, além disso, se tornam mais confortáveis devido ao espaço interno.
      Já utilizamos o modelo c19 que é um dos menores, equivalendo a uma caminhonete, e estacionávamos o mesmo em vagas normais nos estacionamentos de Orlando.
      Com relação a segurança, depende do local para onde esteja pretendendo viajar, caso seja nos Estados Unidos ou Canadá, locais que já visitamos, é muito seguro contendo estrutura para este tipo de viagem.
      Caso tenha mais alguma dúvida fique a vontade para nos chamar.

  4. Estou pensando em alugar o C30 para mim e meu marido por 7 dias na Flórida. Acha que é muito grande ou melhor o C25? Queria que indicasse um roteiro que não passe por Orlando; pois já conheço. Queremos lugar que não conhecemos. 500 milhas são o suficiente pra 7 dias?
    E em Miami da pra ir visitar a cidade com o RV?

    1. Oie Paula, tudo bem? Particularmente, achamos bem grande e nunca fizemos nenhuma viagem com ele. Ele é comprido, o que pode dificultar nas manobras e hora de estacionar devido ao tamanho. O C25 é super espaçoso e confortável para 2 pessoas. Já viajamos duas vezes nesse tamanho e adoramos. Sobre o roteiro, podemos te ajudar com isso sim. Tem muitas praias, nascentes, cidades legais na Flórida sem incluir Orlando. Miami da pra visitar sim, tem alguns parques na cidade que permitem RV para dormir, então da pra visitar tranquilo. Me envia um e-mail em [email protected] que te dou umas sugestões para seu roteiro. Beijos. Lu

  5. Primeiramente, excelente texto. Sucinto e informativo ao mesmo tempo. Em segundo lugar, que orgulho ver um conterrâneo do MS saindo por aí mundo a fora. Eu queria ter essa coragem haha. Parabéns aos 2 pelas experiências compartilhadas.
    Abraço.

    1. Muito obrigado Natanael, ficamos muito felizes em saber que gostou do nosso conteúdo.
      Quem diria que alguém de Amambai iria criar coragem de começar a explorar o mundo né kkkk.
      Para começar basta a primeira viagem, depois disso, temos certeza que não irá mais querer parar.

      Um Grande Abraço,

      Euclides

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo