Motorhome: Roteiro de 13 dias inesquecíveis pelo Canadá

Atualizado em

Durante 13 dias, percorremos cidades da Província de Ontário, no Canadá, a bordo de um Motorhome. Conheça nosso roteiro, atrações e passeios, onde dormimos, campings e muito mais.

Parque Kerncliff Burlington MotorHome
Estacionamento do Kerncliff Park em Burlington ON, 2018.

Sobre o MotorHome.

Como alugamos o motorhome

Primeiramente, alugamos o motorhome através da Motorhome Trips. Empresa brasileira, assim sendo, oferece suporte em português, preços mais baixos e possibilidade de parcelar o pagamento em reais. Além disso, pudemos contar com todo carinho e atenção do Francisco.

MotorHome C25 RoadTrip

O motorhome utilizado nessa viagem foi o C25 da Cruise Canada RV Rental e Sales assim sendo, com capacidade para dois casais, 5 adultos ou famílias com até cinco pessoas. Além disso, o tamanho é intermediário, tendo 7,6 metros de comprimento e muito conforto.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Fizemos uma parceria com o maior comparador de seguros viagem.

Leitores do Casal a Bordo tem 10% de desconto. É só clicar no botão.

Por fim, demos o nome dele de “Casinha”, fofo não acham?

Para quem não sabe, essa foi nossa segunda viagem a bordo de um motorhome, enquanto que a primeira foi em 2016 pela Flórida. Mas o motorhome escolhido à época foi o C19 da Cruise America RV Rental e Sales (mesma rede da Cruise Canada) que tem capacidade para até 3 adultos.

Estacionamento Lake Vista Orlando motorhome
Estacionamento do Outlet Lake Buena Vista Factory Store em Orlando FL, 2016.

A diferença entre esses dois modelos é considerável.

Nos sentimos muito mais confortáveis no C25 devido ao espaço interno mas o C19 tem suas vantagens, como por exemplo, o comprimento do veículo que facilita muito em manobras e na hora de estacionar.

Na época escolhemos este modelo pois o tamanho era compatível com o carro que estávamos acostumados a dirigir.

Além disso, escrevemos o post MotorHome (RV) na Flórida: viagem em 11 dias, onde contamos toda nossa experiência.

Ainda temos um pequeno resumo em vídeo da nossa viagem que pode ser assistido no vídeo abaixo.

Vantagem em Alugar um MotorHome

Também fizemos o post Como é viajar de MotorHome RV: Quais as vantagens? onde explicamos as vantagens em alugar um MotorHome.

Buscamos esclarecer todas as vantagens que este tipo de roadtrip nos fornece, que por sinal não são poucas.

O Clima no Canadá

Apesar de ser Primavera, chegamos em Toronto na noite de 25 de Abril e nos deparamos com 6ºC, uma temperatura bem baixa para os padrões cuiabanos.

Biblioteca do Parlamento Ottawa
Biblioteca do Parlamento, Ottawa ON, 2018.

Achamos uma época bem gostosa para visitar o país pois os dias são ensolarados e o frio é mais ameno. Além disso, no início da Primavera os canadenses estão super animados e esse alto astral para aproveitar ao máximo os dias de sol acaba contagiando.

Roteiro de MotorHome No Canadá

Visto que chegamos em Toronto a noite, agendamos a retirada de nosso motorhome para o dia seguinte às 13 horas. Pois, o agendamento para retirada é marcado entre as 13 e 16 horas, e devolução das 09 as 11 horas da manhã.

Nos hospedamos no Hotel Day’s Inn Toronto – Mississauga porque fica próximo ao Aeroporto e possui transfer grátis para o Hotel.

Hotel Day's Inn Toronto roadtrip

Falaremos mais sobre os hotéis nos próximos posts mas já adiantamos que o Day’s Inn possui ótimo custo-benefício. Enfim, no dia seguinte, ansiedade batendo forte para pegar nossa casinha e cair na estrada.

Em virtude de a loja da Cruise Canada ficar distante do Aeroporto, mais precisamente na cidade de Bolton, vizinha a Toronto, optamos pelo UBER e pagamos aproximadamente 33 dólares por uma viagem de cerca de meia hora. Infelizmente utilizar o transporte público para se deslocar até a Cruise Canada não é uma boa pois o tempo de deslocamento e de espera do ônibus é grande.

1) O que fazer no Canadá de MotorHome. Pickup – 26 de Abril

Após a receber as recomendações, realizar a conferência do veículo e assinatura dos documentos, hora de nos alojar e pegar a estrada.

Pickup MotorHome Cruise América
Pickup Cruise America

Todo procedimento para retirada de um MotorHome segue a um roteiro, igualmente em qualquer uma das lojas responsáveis.

Além disso, para retirada do MotorHome é necessário assistir um video de quase 30 minutos, além de receber todas as orientações dos funcionários e assinatura de contratos.

Conforme normas, faz-se necessário o bloqueio de um valor que varia entre U$$ 500,00 e U$$ 2.500,00 no cartão de crédito para cobertura de algum dano ou seguro. Apesar de necessário, fique tranquilo que ao final da viagem este valor será estornado para a operadora de seu cartão.

Lembramos que é de extrema importância a checagem de todos os itens antes da assinatura do contrato, afinal, não sabemos se já foram anotados os defeitos, evitando assim maiores problemas na entrega.

2) Ottawa – 26 a 29 de Abril.

Assim que retiramos o veículo, partimos para Ottawa, a linda e charmosa Capital do Canadá.

Ottawa Canadá RoadTrip

Em primeiro lugar, fomos alertados pelo Prab da Cruise Canada sobre a existência de estradas com Pedágio eletrônico, sendo estas as Rotas Expressas ETR 407 e ETR 412 que são as que estão nos arredores de Toronto. Sendo assim, trafegamos apenas pela Highway 401 pois ela é totalmente livre de pedágios.

Pôr do Sol Highway de motorhome
Nosso primeiro pôr do sol no Canadá, Highway 401 entre Toronto e Ottawa, 2018.

A saber, entre a Cruise Canada e Ottawa, fizemos uma viagem de aproximadamente 470 km, cerca de 4 horas e meia. Fomos sem pressa conhecendo a estrada além disso, observando as cidades, as paisagens, o pôr do sol…

Fizemos apenas uma parada em um OnRoute, uma vez que são áreas de descanso com Posto de Combustíveis, banheiros e praça de alimentação que estão espalhados ao longo da rota.

Infelizmente não são permitidos overnight parking (pernoite), mas a estrutura para “esticar as pernas” é muito boa.

Recebemos a informação do Ottawa Tourism que haviam alguns Walmart Super Center na cidade que permitiam overnight parking free, então, como chegamos a noite, fomos direto para o Walmart.

Estacionamento Walmart compras de motorhome
Saindo das compras no Walmart, Ottawa ON, 2018.

Ficamos em Ottawa até o dia 29 de Abril mas achamos que um dia a mais na cidade seria o ideal para conhecer mais das muitas atrações que oferecem.

Pernoitamos 3 noites no mesmo Walmart e achamos super tranquilo. Informamos ainda que não precisam ficar com medo, o local é super seguro e ninguém mexeu em nada nosso.

3) Thousand Island (1000 Ilhas) e Kingston – 29 de Abril.

No caminho entre Ottawa e Toronto, duas paradas certamente bem pensadas e desejadas. A primeira delas, a cidade de Rockport de onde parte um Cruzeiro para conhecer as 1000 Ilhas, entretanto, são quase 2000 ilhas de tamanhos variados com casinhas fofas e até mansões e castelos construídos.

Logo após, a segunda parada é a linda e cultural Kingston, nada menos que a primeira Capital do Canadá.

A cidade é super charmosa, igualmente sua arquitetura chama a atenção pela imponência.

Estacionamos nossa “casinha” e caminhamos pela cidade, passamos pelas lindas Igrejas onde conhecemos o Campus da Universidade, e a sede da Corte.

As ruas de Kingston são muito arborizadas, com casas aconchegantes e lindos jardins. Logo após o tour, aproveitamos que havia um KOA Campground próximo à cidade e utilizamos a Dump Station para reabastecer nosso reservatório de água e esvaziar o tanque de água suja.

Quer internet de qualidade durante sua viagem?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com as melhores empresas, você sempre terá um preço diferenciado. Clicando no botão abaixo você compra qualquer chip e recebe em casa, e assim passa a ter conexão em diversos países.

4) Burlington – 29 e 30 de Abril.

Depois de mais de 500 km rodados, chegamos à Burlington. Assim como em Ottawa, encontramos um Walmart que permitia overnight parking free, pedimos autorização para o gerente da loja e nos acomodamos.

Burlington fica a aproximadamente 60 km de Toronto e possui aproximadamente 150 mil habitantes. Ao mesmo tempo é considerada uma das melhores cidades para se viver no Canadá. A cidade possui vários parques e áreas de lazer gratuitas, acima de tudo, conseguimos estacionar nosso motorhome com facilidade.

Downtown Burlington Como andar de motorhome no canadá
 Waterfront Park, em Downtown Burlington ON, 2018.

O Blog Achados pelo Mundo fez uma viagem de carro pelas incríveis Montanhas Rochosas do Canadá. Clique aqui e conheça o roteiro completo.

5) Waterloo Region – 01 a 03 de Maio.

Distante cerca de 70 km da cidade de Burlington, a Região de Waterloo é formada pelas cidades de Waterloo, Kitchener e Cambridge e por algumas lindas e apaixonantes vilas como St. Jacobs.

Localizada no coração do sudoeste de Ontário, a região de Waterloo oferece o equilíbrio perfeito entre o novo e o antigo, o rural e o urbano, a natureza e a tecnologia.

Cycling St Jacobs Como andar de motorhome no canadá
Cycling com Grand Experiences, St. Jacobs ON, 2018.

A região de Waterloo não é tão conhecida entre os brasileiros mas tem tantos atrativos que vale muito a pena visitar.

Além de ciclismo, também é possível realizar canoagem, que sem dúvida deve estar em seu roteiro.

Canoagem em Burlington

As cidades são charmosas, arborizadas, com lindas construções e um povo encantador. Além disso, oferecem uma grande variedade de tours e esportes, sem contar a gastronomia local que é incrível.

Apple Fritters Maçã Empanada
Apple Fritters – Maçã empanada e frita com calda de Maple, canela e sorvete – St. Jacobs Farmers Market.

Além disso, durante toda nossa viagem nos hospedamos em Camping nas duas noites em que estivemos na região de Waterloo, a convite do Explore Waterloo Region.

Parque Bingemans Camping Como andar de motorhome no canadá
Bingemans Camping Resort, Kitchener ON, 2018.

6) Niagara Falls e Niagara-on-the-lake – 03 e 04 de Maio.

Próxima parada: Cataratas do Niágara. Apenas 145 km de estrada a partir de Waterloo enfim chegamos ao nosso destino.

Niagara Falls Como andar de motorhome no canadá
Niagara Falls ON, 2018.
Niagara-on-the-lake Como andar de motorhome no canadá
Niagara on the lake

Além disso, Niagara Falls ainda conta com  3 Shopping além dos atrativos turísticos, Outlets com lojas queridinhas dos brasileiros. Ótimas opções para comprinhas.

Ainda na região, a cidade de Niagara-on-the-lake que possui o título de cidade mais charmosa do Canadá e é famosa pelas vinícolas que produzem o Ice Wine. Vinho feito da uva congelada.

Para se chegar a Niagara-on-the-lake partindo da vizinha Niagara Falls, o melhor caminho é pelos 22 km da Niagara Parkway, conhecida como Rota Cênica.

Com certeza, a mais linda estrada de todo o roteiro.

E se acaso gostar de compras, o Blog Me Leva de Leve fez um post contando onde fazer compras em Niagara, Canadá.

7) Toronto – 05 a 08 de Maio.

Letreiro Principal Toronto
 Nathan Phillips Square, Toronto ON, 2018

Logo pela manhã, pegamos estrada rumo a Toronto. São aproximadamente 135 km de distância.  Na maior cidade do Canadá, as atrações são muitas e para todos os gostos.

Graffiti Alley Como andar de motorhome no canadá
Graffiti Alley, Toronto ON, 2018.

Arte de rua na Graffiti Alley e em vários cantos da cidade, inúmeros parques, mercados públicos, shoppings, uma antiga destilaria que virou ponto turístico, baladas, o delicioso Poutine… essas são apenas algumas das muitas coisas que se tem para fazer em Toronto.

Bluffer Park Como andar de motorhome no canadá
Bluffer’s Park com a querida família do Vamo Kombina, Toronto ON, 2018.

Pesquisamos sobre a disponibilidade de overnight parking nos Walmart de Toronto mas não encontramos nenhum que permitisse à época que estaríamos por lá.

Existem alguns campgrounds nas proximidades de Toronto e, como o transporte público é bastante eficiente,  essa pode ser uma boa opção.

Com 1650 km rodados, encerramos nossa viagem pelo Leste Canadense em Toronto. Gostamos bastante do roteiro e esperamos que vocês gostem também.

Abaixo fizemos um video que fará o resumo de toda a nossa viagem. Esperamos que gostem e caso precisem, bastam nos deixar uma mensagem que teremos o maior prazer em responder.

Conclusão

Só conseguimos conhecer todos estes pontos graças ao MotorHome.

Então como já estávamos com nosso carro e casa em um único lugar, não perdíamos tempo na estrada entre as idas e voltas que teríamos que realizar caso estivéssemos em um hotel.

Somos suspeitos em dizer, mas nossas melhores viagens foram de motorhome.

Acompanhe nosso instragram @casalabordo_  e a hashtag #casalabordonocanada para ver todas as dicas que já publicamos por lá.

Abraços, Lu e Euclides.

O Casal a Bordo realizou a  viagem com apoio da Motorhome Trips, Cruise Canada Sales and Rentals, Ottawa Tourism, Explore Waterloo Region, EasySim 4U e Toronto CityPass. Aos parceiros, nossos agradecimentos!

CONTATOS:

www.citypass.com
@citypass
CityPass

Toda vez que você reserva algum produto através dos links/Banners encontrados no Blog, nós ganhamos uma pequena comissão. NÃO EXISTE CUSTO EXTRA para você, e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade e a manter o blog no ar.
Nós agradecemos seu apoio.

HotelReserve seu Hotel com as melhores tarifas
Aluguel de CarroAluguel de Carro até 60% de desconto
Seguro ViagemSeguro Viagem com Desconto
Chip CelularChip de Celular com até 25% de desconto
AviãoPassagens com até 35% de Desconto

Siga nossas redes sociais.

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.