Roteiro incrível de Motorhome pelos Estados Unidos

Durante 16 dias, percorremos 4.500 km nos Estados Unidos a bordo de um motorhome. Passamos por 4 Estados americanos, 7 Parques Nacionais e paisagens incríveis. Confira nosso roteiro completo.

De Motorhome no Red Canyon, Utah.
De Motorhome no Red Canyon, Utah.

Há muito tempo sonhávamos em fazer uma road trip de motorhome pela Califórnia, esticar a viagem até Las Vegas e conhecer o Grand Canyon.

Entretanto, depois de muitas pesquisas, vimos o quanto o oeste dos Estados Unidos é rico em parques nacionais, paisagens dificilmente vistas em outro canto do Mundo.

Então, elaboramos um roteiro de motorhome que incluiu os Estados da Califórnia, Arizona, Utah e Nevada. A viagem aconteceu em Novembro de 2019, durante o Outono.

Nosso roteiro teve grandes cidades como Los Angeles, Santa Mônica e Las Vegas, bem como cânions, florestas e praias.

Sequoia National Park, Califórnia.
Sequoia National Park, de motorhome pela Califórnia.

No caso de ter mais tempo disponível, é possível incluir outros locais no roteiro como por exemplo, Monument Valley, Arches National Park, Capitol Reef National Park.

Se acaso preferir, pode fazer apenas a parte da Califórnia e Nevada, o que demanda menos tempo de viagem.

Além disso, a linda São Francisco é uma ótima opção de cidade para visitar durante essa viagem. Devido ao prazo, preferimos tirar São Francisco do roteiro e deixar para curtir a cidade com mais calma em outra oportunidade.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio.
Ganhe desconto com o Cupom CASALABORDO

Se tiver dúvidas sobre qual a melhor forma de levar moeda estrangeira para uma viagem internacional, seja em espécie, cartão pré-pago ou cartão de crédito, tem post no blog sobre o assunto.

Viagem de Motorhome

Essa road trip pelos Estados Unidos foi nossa terceira viagem de motorhome. Desde a primeira experiência, nos apaixonamos pela liberdade e vivência que esse tipo de viagem proporciona.

De Motorhome pelas estradas de Utah.
De Motorhome pelas estradas de Utah.

Poder acordar cada dia em um novo lugar, com visuais diferentes, ter flexibilidade para mudar o roteiro, ficar mais em um local ou partir para o próximo se não gostar tanto. Tudo isso torna a viagem muito divertida e inesquecível.

Amanhecer-em-North-Tree-BLM Joshua tree califórnia
Amanhecer em Joshua Tree, de motorhome na Califórnia.

Aliás, somado a tudo isso, muito conforto visto que é uma casa completa. Fizemos um post contando as várias vantagens de viajar de motorhome.

Nossas outras road trips de motorhome foram na Flórida em 2016, onde ficamos 11 dias, e no Canadá, na província de Ontário, durante 13 dias.

Se você também tem vontade de viver essa experiência a bordo de um motorhome, saiba que você pode fazer uma cotação bem como reservar sua casa sobre rodas a partir de nosso blog, bastando clicar aqui.

Além disso, elaboramos o e-book “Motorhome: Guia Completo” onde descrevemos todas as etapas desde a escolha e reserva do veículo até a operação de suas funcionalidades.

motorhome por fora

Se acaso optar por reservar seu motorhome através de nosso link, além de encontrar os melhores preços, poderá contar conosco para ajudá-lo desde o planejamento do roteiro até mesmo sanar dúvidas durante sua viagem.

Se precisar de ajuda ou maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].

Posso fazer essa viagem de carro?

Embora tenhamos elaborado esse roteiro com base em nossa road trip de motorhome pelos Estados Unidos, nada impede que você faça tal viagem de carro.

Há opções de hospedagem próximas a todas as atrações que visitamos, sendo que, nos posts específicos de cada destino, sugerimos os melhores locais para se hospedar.

Entretanto, você pode buscar seu hotel agora mesmo clicando aqui. Usamos e recomendamos o Booking.com visto que no site, você consegue comparar preços, comodidades e ainda tem acesso à avaliações dos hóspedes, o que auxilia e muito na escolha.

Com relação à locação do carro, sempre reservamos pela RentCars visto que o site compara o valor de todas as operadoras disponíveis no destino, oferecendo o melhor preço.

Além disso, conseguimos realizar o pagamento parcelado, sem a cobrança de IOF, com até 60% de desconto. Você pode fazer sua cotação e reserva de seu carro clicando aqui.

Lembrando que, cada vez que você realiza a reserva ou adquire algum produto ou serviço pelos links que disponibilizamos aqui no Blog, os sites nos pagam uma pequena comissão mas você não paga nada a mais por isso.

Dessa maneira, conseguimos monetizar o nosso trabalho e você nos ajuda a manter o blog no ar com conteúdo de qualidade e sempre atualizado. E nós, agradecemos imensamente pela sua preferência.

Seguro Viagem nos Estados Unidos

Esse é um detalhe que muita gente deixa de fora no planejamento da viagem, mas que é fundamental. Afinal de contas, nunca sabemos quando um imprevisto pode acontecer.

Nos Estados Unidos não existe sistema público de saúde como no Brasil. Então, qualquer consulta ou ida ao hospital vai sair do dinheiro reservado para a viagem.

Com a cobertura de um seguro de viagem, você terá a garantia que esse tipo de gasto será coberto.

Nunca viajamos, principalmente para o exterior, sem um bom seguro viagem pois problemas de saúde e gastos inesperados podem acabar com a tranquilidade durante as férias. E isso é algo que ninguém quer que aconteça.

Por isso, sempre contratamos nosso seguro viagem com a Real Seguros pois, além de oferecer as melhores coberturas, tem preços imbatíveis.

Para se ter ideia, um excelente seguro com cobertura de US$ 40.000 para uma pessoa durante 10 dias custa cerca de R$ 100,00. É um valor muito baixo a ser pago com tremendo benefício pois, além de seguro saúde, a cobertura inclui proteção à bagagens e até assessoria jurídica.

E tem mais, conseguimos desconto para nossos leitores então clique aqui, garanta no mínimo 10% de desconto e viaje tranquilo.

Aproveite para conferir o post que fizemos sobre as diferenças do Seguro Viagem contratado e do Seguro do cartão de crédito.

Documentação necessária

Ao começar a organizar sua viagem para os Estados Unidos você deverá se atentar à documentação necessária para visitar o destino.

Importante ressaltar que os Estados Unidos exigem passaporte bem como visto de entrada e os mesmos demandam certo tempo para serem expedidos.

Se acaso você ainda não tem seu passaporte ou seu visto americano, elaboramos dois posts de passo a passo que irão te ajudar na solicitação de ambos os documentos. Os posts podem ser acessados nos links a seguir:

Visto Americano: Formulário DS 160: Passo a passo para preencher.
Passaporte: Passo a passo: Como Tirar o Passaporte.

No caso de viagens com crianças e adolescentes ou menores viajando desacompanhados, algumas regras devem ser seguidas com a emissão de documentos obrigatórios.

Aliás, em Março de 2019, o Estatuto da Criança e do Adolescente sofreu alterações, mudando algumas das regras de autorização de viagem para crianças e adolescentes. Para conhecer as regras atualizadas bem como saber os documentos necessários, basta clicar aqui.

Outro documento que pode ser exigido em alguns países, o que não é o caso dos Estados Unidos, é a Permissão Internacional para Dirigir. Para saber quais são e como ter a sua, clique aqui.

Além disso tudo, alguns casos podem exigir o Certificado Internacional de Vacinação, como conexões em países que exigem vacina de Febre Amarela. Então, clique aqui para saber todas as exigências e como solicitar seu certificado.

Roteiro 16 dias de motorhome nos Estados Unidos.

Agora, vamos mostrar como ficou nosso roteiro e falar um pouco sobre cada ponto. Contudo, os detalhes de cada destino poderão ser lidos nos posts específicos sobre o local.

Dia 1 – Chegada a Los Angeles e retirada do Motorhome

Nossa viagem teve início em Los Angeles e foi nesta cidade que retiramos o motorhome.

Do Aeroporto, fomos diretamente para a sede da empresa para a assinatura do contrato e procedimentos de pickup.

Conforme dito anteriormente, alugamos nosso motorhome online e realizamos o pagamento antecipado, ficando apenas para ser pago o imposto local e a caução do seguro.

Após realizar a checagem do veículo, uma das etapas mais importantes, guardamos nossas malas e fomos para o mercado fazer as compras.

compras walmart motorhome califórnia

Optamos por não alugar os kits pessoais (travesseiro, lençol e toalha) da empresa visto que é possível comprar tais itens no mercado por um preço mais baixo que do aluguel e ainda trazer para casa.

Essa e outras dicas você encontra no e-book Motorhome: Guia Completo, juntamente com uma lista de sugestão de compras para a casinha.

Compras feitas, fomos direto para Santa Mônica curtir o pôr do sol. Estacionamos nosso motorhome no estacionamento público do Perry’s Beach Cafe e fomos caminhando até o pier Santa Mônica, cerca de 1.200m.

pôr do sol praia de santa monica califórnia
Pôr do Sol em Santa Mônica, de motorhome na Califórnia.

O pier Santa Mônica oferece diversas atrações como um pequeno parque de diversões, restaurantes, lojas, artistas se apresentando e a famosa placa do final da Rota 66.

Voltamos para nosso motorhome e pernoitamos ali mesmo ao custo de 28 dólares.

Entretanto, há vários locais onde é possível fazer overnight parking free principalmente entre as praias de Santa Mônica e Malibu, sendo que você consegue localizar tais pontos com ajuda do aplicativo iOverlander.

Dia 2 – Hollywood Sign e Universal Studios Hollywood

Saímos logo cedo para conhecer o famoso letreiro de Hollywood. Após pesquisas, encontramos a informação de que o local com melhor vista era na entrada do Lake Hollywood Park.

De Motorhome em frente ao Parque Lake Hollywood, Califórnia.

Então, coloque no GPS o endereço 3000 Canyon Lake Drive e estacione em frente ao parque. Depois que contemplar a vista do parque, siga a rua caminhando e contornando o parque até encontrar o mirante principal.

O caminho é uma leve subida mas curto e vale a vista. Continuamos caminhando até um condomínio residencial e após, entramos em uma trilha sem pavimentada no endereço 6101 Mulholland Hwy. De lá, a melhor vista do letreiro de Hollywood.

melhor vista letreiro hollywood sign

Lembrando que, se acaso estiver de motorhome, o caminho mais indicado é o do Lake Hollywood Park via Canyon Lake Drive visto que as ruas são mais largas. Esses são alguns detalhes que você precisa observar ao andar de motorhome na Califórnia, principalmente na região de Los Angeles.

Nossa segunda parada do dia foi o Universal Studios Hollywood, de onde só saímos ao anoitecer. Como apaixonados por parques temáticos, montanhas russas e diversão, não poderíamos deixar de conhecer os parques da Califórnia.

Visitamos o parque a convite do Universal Studios Hollywood e, com o ingresso Universal Express, conseguimos conhecer todos os brinquedos visto que este é o famoso “fura-fila”.

Selfie com Família Simpsons no Universal Studios Hollywood, Califórnia.

Aliás, você pode comprar seus ingressos para o Universal Studios Hollywood bem como para os demais parques da Califórnia em nosso site, bastando clicar aqui.

Sobre estar de motorhome, não se preocupe pois o parque destina uma área de estacionamento separada para grandes veículos como motorhomes e trailers.

Nesta noite, estacionamentos nosso motorhome em uma rua tranquila de um bairro residencial de Santa Mônica. Para isto, basta observar se há placas com regras sobre estacionamentos e estacionar de modo a não incomodar a vizinhança.

Dia 3 – Disneyland e Disney California Adventure Park

Localizados na cidade de Anaheim, Califórnia, menos de 50 km de Los Angeles, não poderíamos deixar de conhecer o primeiro parque da Disney no Mundo: o Disneyland.

Castelo da Cinderela no Disneyland, Anaheim, Califórnia

A convite da Disney World Company, fomos conhecer o Disneyland e o Disney California Adventure Park, ambos localizados frente a frente.

Disney Adventure Califórnia Park
Disney Adventure Califórnia Park

Assim como no Universal Studios Hollywood, os parques oferecem estacionamento em espaço separado para motorhomes, trailers e veículos mais longos.

Você também pode comprar seus ingressos para os Parques da Disney de todo o mundo em nosso site pelos melhores preços do mercado, bastando clicar aqui para conferir.

Após aproveitarmos o dia todo nos parques da Disney, rodamos cerca de 100 km até uma Rest Area na I-10 em Calimesa, onde fizemos mais um overnight parking free.

Para quem não sabe, ao longo de diversas estradas dos Estados Unidos existem áreas de descanso públicas onde os motoristas podem parar para descansar a qualquer hora do dia e da noite.

As rest areas estão sempre localizadas próximo de grandes estradas (highway) e são muito bem sinalizadas.

O espaço do estacionamento é separado por tipo de veículo, sendo que os motorhomes e trailers ficam juntamente com caminhões.

Além disso, as rest areas oferecem centro de informações, banheiros, vending machines (máquinas para compra de salgadinhos, chocolates, bebidas etc.), sendo que algumas possuem estrutura para piquenique e até mesmo churrasqueiras.

E não pense que, por ser uma área pública, a estrutura não é boa. Muito pelo contrário. As rest areas possuem segurança, os banheiros são muito limpos, alguns locais são lindos, com vistas incríveis, mas todos com excelente estrutura.

Se acaso não estiver viajando de motorhome e precisar parar para descansar, as rest areas são ótimas opções.

Para encontrar uma rest area em seu caminho, basta clicar aqui.

Dia 4 – Palm Desert e Joshua Tree

Dia de começar nossa road trip pelos Parques Nacionais, achamos melhor passar novamente em um Supermercado de cidade grande para nos abastecer de suprimentos pois não sabíamos como seria a oferta.

Optamos por ir até Palm Desert, até mesmo para conhecer a bela cidade cercada por montanhas e repleta de palmeiras em meio ao deserto.

Palm Desert, Califórnia.
Palm Desert, Califórnia.

Palm Desert fica próxima à cidade de Indio, onde acontece o Coachella Valley, um festival anual de música e arte que recebe cerca de 200 mil pessoas durante 3 dias de evento.

Por ser bem próxima e por possuir maior estrutura, é uma das melhores cidades para se hospedar, assim como em Palm Spring.

Palm Desert conta com El Paseo, uma longa e linda avenida pontilhada com imponentes palmeiras e repleta de lojas de luxo.

El Paseo, Palm Desert, Califórnia
El Paseo, Palm Desert, Califórnia

Após passear pela cidade, fomos sentido a entrada oeste do Joshua Tree National Park, próximo a cidade de Joshua Tree Village.

Como chegamos ao anoitecer, o Visitor Center já estava fechado então, pernoitamos em um local chamado North Tree BLM, um espaço para camping grátis, próximo a entrada do parque.

MOTORHOME JOSHUA TREE
Área de camping gratuita em Joshua Tree Village, Califórnia

No local, encontramos diversos motorhomes, trailers bem como barracas espalhadas por todo o espaço, ao lado de suas fogueiras.

Dia 5 – Joshua Tree National Park

Nosso primeiro Parque Nacional a ser visitado, o Joshua Tree National Park é um dos parques preferidos dos americanos.

JOSHUA TREE NATIONAL PARK
Uma das entradas do Joshua Tree National Park, de motorhome pela Califórnia

Localizado no Estado da Califórnia, em meio ao Deserto, Joshua Tree conta com um território de aproximadamente 3.200 km².

Há diversas opções do que fazer no Parque Nacional de Joshua Tree, incluindo trilhas, escaladas bem como mirantes com visuais incríveis.

keys-view-joshua-tree
Keys View em Joshua Tree National Park, Califórnia.

O parque tem excelente estrutura como por exemplo, banheiros, estradas pavimentadas, áreas para piquenique e campings.

Nos hospedamos com nosso motorhome no Jumbo Rocks Campground que fica dentro do parque, em uma área linda, com muitas rochas, perfeita para assistir ao pôr e ao nascer do Sol.

POR DO SOL JOSHUA TREE NATIONAL PARK DE MOTORHOME
Pôr do Sol no Jumbo Rocks Campground

Para saber todos os detalhes sobre o Joshua Tree National Park, fizemos um post exclusivo com todas as informações de como chegar, quanto custa, o que fazer, onde se hospedar e muito mais.

Dia 6 – De Motorhome pela Rota 66 e Calico Ghost Town

Logo pela manhã, após ver o sol raiar em Joshua Tree, partimos para Barstow, cidade berço da Rota 66, cerca de 170 km de distância.

Barstow é uma das cidades que mais remetem à Rota 66 e por isso, abriga um museu da histórica estrada em uma antiga Estação de Trem: o Mother Road Museum.

Rota-66-motorhome
A histórica Rota 66, Califórnia

Ainda no centro da cidade, é possível encontrar a identificação da Rota 66 marcada no asfalto. Contudo, os locais clássicos para se tirar fotos ficam fora da cidade.

Um dos pontos mais interessantes para foto da marca no asfalto, bem como da paisagem ao redor, é o que fica no endereço 34856 County Rte 66 Daggett.

rota-66-de-motorhome

Após nossos registros na Histórica Rota 66, fomos conhecer Calico Ghost Town, uma cidade fantasma localizada na região.

Calico Ghost Town foi fundada em 1881 após a descoberta de uma mina de prata. A cidade, que parece ter saído de um filme de faroeste, chegou a ter 1.200 habitantes e já foi a maior produtora de prata da Califórnia.

Contudo, com a desvalorização da prata em 1890, Calico perdeu seus moradores praticamente da noite para o dia, ficando totalmente abandonada.

Hoje é uma atração turística e conta até mesmo com um campground mas utilizamos este apenas para Dump Station, ou seja, para reabastecer a água do motorhome e esvaziar os tanques de água suja.

gold-panning-calico Calico Ghost Town, Califórnia
Calico Ghost Town, Califórnia

Publicamos um post exclusivo sobre Barstow, a Histórica Rota 66 e Calico Ghost Town com tudo o que você precisa saber para conhecer tais locais.

Como nosso próximo destino seria o Grand Canyon, percorremos cerca de 280 km pela I-40 até a Haviland Rest Area, onde estacionamos nosso motorhome e passamos a noite.

Haviland Rest Area, Arizona
Haviland Rest Area, de motorhome pelo Arizona

Dia 7 – Grand Canyon National Park

Já no Estado do Arizona, acordamos cedo para pegar estrada e chegar o quanto antes no Parque Nacional do Grand Canyon, visto que a distância era de aproximadamente 330 km.

As estradas são ótimas e as maravilhosas paisagens vão mudando pelo caminho.

Optamos por conhecer a Borda Sul do parque que conta com diversos mirantes e tem uma excelente estrutura.

Grand Canyon National Park, Arizona.
Grand Canyon National Park, Arizona.

Chegamos ao Visitor Center do Parque Nacional do Grand Canyon no horário do almoço e, após pegar algumas informações, fomos para o Mather Campground.

Após estacionar nosso motorhome no campground, tomamos o ônibus para conhecer o Grand Canyon. O parque conta com um sistema gratuito de linhas de ônibus que leva os visitantes a diversos pontos.

As trilhas que contornam os cânions são acessíveis e pavimentadas. Ao entardecer, fomos até o Mojave’s Point, o melhor ponto do parque para assistir ao pôr do Sol.

Ao final do dia, voltamos para nosso acampamento de onde pudemos contemplar um céu lindamente estrelado.

Mather Campground motorhome no grand canyon
Motorhome no Mather Campground

Elaboramos um post bem completo para te ajudar em sua visita ao Grand Canyon National Park a fim de aproveitar ao máximo tudo o que o parque tem a oferecer. Então, não deixe de conferir o post Grand Canyon: um guia completo para sua visita.

Dia 8 – Grand Canyon e Horseshoe Bend

Aproveitamos a manhã para conhecer um pouco mais do Parque Nacional do Grand Canyon e também para realizar o Dump Station, que é gratuito.

O parque é lindo e tem muitos animais por todos os cantos, mas o Elk é o símbolo do local, sendo possível encontrá-lo facilmente.

Área de dump station e os Elks grand canyon
Área de dump station e os Elks

Ainda pela manhã, deixamos o Grand Canyon e seguimos sentido a cidade de Page, cerca de 210 km de distância.

Em Page, conhecemos um dos lugares mais bonitos de toda a viagem: o Horseshoe Bend.

O Horseshoe Bend é uma curva em forma de ferradura na qual o Rio Colorado, o mesmo que passa dentro do Grand Canyon, contorna as rochas.

Horseshoe Bend, Arizona
Horseshoe Bend, Arizona

Há muito tempo tínhamos vontade de conhecer esse lugar que já encanta pelas fotos, muito mais ainda ao vivo.

Para acessar o mirante principal, é preciso caminhar cerca de 10 minutos mas o visual compensa. A entrada em Horseshoe Bend é gratuita, sendo cobrado apenas o valor do estacionamento.

Mas fique tranquilo pois tem post exclusivo sobre o Horseshoe Bend aqui no blog com tudo o que você precisa saber para conhecer essa maravilha.

Neste dia, nos instalamos no Walmart da cidade de Page, localizado bem na entrada da cidade, próximo ao Horseshoe Bend, juntamente com muitos outros motorhomes e trailers. Mais um overnight parking free.

overnight parking free walmart page arizona motorhome

Dia 9 – Antelope Canyon e Bryce Canyon

Ainda na cidade de Page está localizado o Antelope Canyon, uma das paisagens mais fantásticas e inigualáveis do mundo. Claro que, estando tão perto, não deixaríamos de visitar. Aliás, tem post exclusivo sobre o Lower Antelope Canyon com tudo o que você precisa saber.

Fomos logo pela manhã e realizamos o tour no Lower Antelope Canyon na primeira turma. Os ingressos foram comprados diretamente na bilheteria mas é possível comprar antecipadamente pela internet.

lower antelope canyon arizona usa
Lower Antelope Canyon, Arizona

Inclusive, há excursões de um dia a partir de Las Vegas que incluem visitas a Horseshoe Bend e ao Antelope Canyon. Se for passar vários dias em Las Vegas, é uma ótima opção para conhecer essas paisagens incríveis. Clique aqui e saiba mais sobre a excursão.

Em seguida, voltamos para a estrada e cruzamos para nosso terceiro Estado americano: Utah.

Cerca de 230 km depois, alguns deles pela linda Scenic Byway (UT12), chegamos em Red Canyon que faz parte da Dixie National Forest.

Poucos metros a frente, há um Centro de Visitantes onde é possível pegar informações e usar a estrutura do local.

red canyon visitor center

Após um tempo admirando tamanha beleza, fomos conhecer o Bryce Canyon National Park. Escolhemos começar pelo Bryce Point, o último ponto de mirantes acessível com carro e após, fomos voltando o caminho parando em outros mirantes.

Bryce Canyon National Park, Utah.
Bryce Canyon National Park, Utah.

Fique atento pois algumas estradas dentro do parque tem acesso proibido para motorhome, trailers e outros grandes veículos.

bryce canyon national park utah

O Bryce Canyon oferece diversas trilhas dentro do parque, bem como camprgrounds para se hospedar. Não deixe de conferir o post completo sobre o Bryce Canyon National Park com dicas.

Após, seguimos viagem sentido Zion National Park. Paramos para dormir no campground East Zion RV Park em Mount Carmel Junction, o qual conta com toda estrutura de conexões do motorhome como energia, água e esgoto.

motorhome campground utah mount carmel junction

Dia 10 – Zion National Parque e Las Vegas

Logo pela manhã pegamos estrada rumo ao Zion National Park. E que estrada. Acredito que as estradas e suas paisagens são o ponto forte do parque.

zion national park utah

Aproveite para abastecer seu veículo em Mount Carmel visto que dentro do parque não há postos de combustível. Em frente ao campground há um posto Shell com uma loja de conveniências onde é possível encontrar produtos variados.

Cerca de 20 km após, chegamos à Entrada leste do Zion National Park. O valor do ingresso para 7 dias de acesso custa 35 dólares, porém, há cobrança de mais 15 dólares para veículos grandes, como motorhomes, referente à passagem pelo túnel que existe dentro do Parque.

O túnel Zion-Mount Carmel na Highway-9, escavado em rocha, tem 1.800 metros de comprimento em uma via sinuosa. Devido a altura, o acesso de motorhome e trailers é controlado e por esse motivo é realizada a cobrança que dá direito à 2 passagens em até 7 dias.

Entrada do Túnel Zion - Mount Carmel

Além do túnel, que é um show a parte, o Zion National Park oferece diversas atividades como trilhas, mirantes com vistas incríveis, áreas para camping, museus, etc.

Trilhas no Zion National Park

Para maiores detalhes sobre o Zion National Park, elaboramos um post bem completo com todas as dicas para curtir este que é um dos parques mais bonitos dos Estados Unidos.

Após aproveitar o dia todo no parque, seguimos para Las Vegas em Nevada, nosso quarto Estado americano, cerca de 250 km da entrada sul do Zion National Park.

Estacionamos em um local no centro da cidade, próximo a High Roller, onde é permitido o pernoite gratuito de veículos grandes, como motorhome, trailer e caminhões. Contudo, carros de passeio pagam por hora utilizada.

Como chegamos no início da noite, fomos conhecer Las Vegas caminhando e deixamos nosso motorhome no estacionamento.

Show das águas em Las Vegas

Dia 11 – Las Vegas e Death Valley National Park

Embora tenhamos passeado pela agitada Las Vegas durante a noite, acordamos cedo para ver como a cidade se comporta durante o dia e a encontramos quase vazia. Quando ouvir que Las Vegas dorme durante o dia, acredite.

Andamos pela Strip, visitamos Roma no Caesars Palace, Veneza no The Venetian Resort Las Vegas e depois Paris no Paris Las Vegas Hotel & Cassino.

The Venetian, Las Vegas, Nevada

Mas claro que não faltaria o famoso e concorrido letreiro de Las Vegas e tudo isso estará no post completo sobre a cidade.

Letreiro de las vegas
Ao estilo: O que acontece em Vegas, fica em Vegas rs

Após o almoço, seguimos para nosso quinto Parque Nacional, o Death Valley National Park, já de volta ao Estado da Califórnia.

Depois de percorrer aproximadamente 180 km, chegamos no Death Valley National Park no momento do pôr do sol.

Zabrinskie Point, Death Valley National Park, Califórnia
Zabrinskie Point, Death Valley National Park, Califórnia

Nossa primeira parada dentro do Death Valley National Park, o Zabrinskie Point é um dos principais mirantes do parque, com uma vista incrível.

O Death Valley é o maior parque nacional dos Estados Unidos (fora o Alaska) com mais de 13,4 mil km², então, prepare-se para ter muito o que ver e o que fazer.

São inúmeras trilhas para todos os níveis de hiking, percursos para biking, programas para explorar o parque com os guardas florestais, enfim, atividades para todas as idades.

O parque oferece ainda 11 campgrounds, sendo que nos hospedamos no Texas Springs, que possui água potável, banheiros, mesas e ponto para fogueiras. Além disso, fica longe da pequena vila, o que torna o local escuro e perfeito para observar o céu.

O céu visto do Death Valley National Park motorhome
Motorhome sob o céu do Death Valley National Park

Aliás, Death Valley, assim como Joshua Tree, é reconhecido como local de céu escuro, um dos melhores lugares do mundo para se contemplar a via láctea.

Dia 12 – Death Valley National Park

Logo pela manhã, fomos ao Centro de Visitantes para pegar mais informações sobre o parque.

Importante ressaltar que, dentro do Death Valley National Park, não há rede de celular ou internet, sendo que o único local onde há wi-fi é em Stovepipe Wells.

stovepipe wells death valley

Saímos pela estrada e fomos realizando diversas paradas no caminho pois a cada curva, um visual mais lindo que o outro.

Death Valley é o lugar mais quente e seco dos Estados Unidos, sendo possível a temperatura alcançar os 49º. Então, lembre-se de beber muita água e se proteger do sol.

Além disso, a temperatura oscila muito do dia para a noite, chegando a temperaturas negativas durante a noite a depender da época.

Dentro do parque há dois postos de combustíveis mas custa muito caro então, abasteça antes. Consulte sempre o mapa do parque visto que há estradas em que não é permitido trafegar de motorhome.

Após nos deslubrar com tantas belezas do deserto, seguimos sentido ao Sequoia National Park.

Para maiores detalhes, fizemos um post completo sobre o Death Valley National Park com todas as dicas para conhecer esse lugar de beleza única.

Da saída do Death Valley até o Sequoia National Park, rodamos cerca de 440 km. Se acaso tiver tempo, opte por pernoitar em Bakersfield ou em outra cidade visto que achamos cansativo todo esse tempo na estrada.

Chegamos a noite no Potwisha Campground dentro do Sequoia National Park, estacionamos nosso motorhome e, mais uma noite, tivemos um lindo céu para contemplar.

Nosso motorhome sob o céu estrelado do Sequoia National Park
Nosso motorhome sob o céu estrelado do Sequoia National Park

Dia 13 – Sequoia National Park

Começamos nosso passeio no Sequoia National Park pelo Tunnel Rock e com uma visita ao Visitor Center.

tunnel rock sequoia national park california

Após, seguimos para Giant Forest por uma estrada linda, cheia de curvas, mirantes e visuais inacreditáveis.

Ao chegar no Giant Forest Museum, nosso primeiro encontro com as sequoias gigantes e com a Sentinel, uma árvore com 94 metros de altura.

Muitas paradas pelo caminho, nos bosques dentro do parque, até que fomos conhecer a principal atração do parque: General Sherman.

Nada menos que a maior árvore do Planeta, General Sherman tem em torno de 2200 a 2500 anos, tronco com 31 metros de diâmetro e 84 metros de altura.

General Sherman Tree
General Sherman Tree

Para conhecer essa maravilha, uma trilha de cerca de 700 metros em meio a floresta, toda pavimentada e com sombras. Entretanto, há acesso específico para pessoas com dificuldade de locomoção.

general sherman trail sequoia national park

Para saber tudo sobre esse que é um dos parques mais visitados nos Estados Unidos, confira o post Sequoia National Park: o parque das Sequoias Gigantes.

Em seguida, percorremos cerca de 225 km até o Yosemite National Park, nosso sétimo e último parque nacional dessa viagem.

Nossa intenção era pernoitar em um campground dentro do Yosemite National Park, contudo, devido a uma tempestade que ocorreu alguns dias antes, várias estradas do parque estavam fechadas.

Como o acesso aos campgrounds estavam todos fechados, tivemos que parar nosso motorhome na Northside Dr., em frente ao El Capitan. Há uma área de estacionamento para contemplação do monte, sendo que haviam alguns carros e motorhomes estacionados, então, paramos por ali.

Importante ressaltar que não é permitido pernoite dentro do parque fora das áreas de camping ou hotel, entretanto, há casos de permissão devido ao fechamento de vias.

Dia 14 – Yosemite National Park

Amanhecemos com a vista incrível do El Capitan e com os campos brancos de geada.

motorhome em yosemite national park califórnia

O Yosemite National Park é lindo e oferece diversas atividades, bem como ótima estrutura aos visitantes.

Inúmeras trilhas, cachoeiras, mirantes com vistas incríveis fazem deste um dos parques mais famosos dos Estados Unidos.

yosemite national park de motorhome
Yosemite e seus cenários deslumbrantes

O ponto alto da visita fica para o visual do Tunnel View, um mirante na saída do túnel, com uma beleza fantástica.

Vista do Tunnel View
Vista do Tunnel View

O parque tem muitas atividades e o ideal é ter pelo menos dois dias para aproveitá-lo. Aliás, tem um post com todas as dicas do que fazer em Yosemite, onde se hospedar e muito mais.

Ao final do dia, rodamos cerca de 120 km até a cidade de Hollister onde pernoitamos no Parque Estadual Hollister Hills. No local, grande espaço para motorhome e trailers, com estrutura de banheiros, mesas e espaços para fogueira.

Dia 15 – De motorhome pela Highway 1

O plano inicial era ir até São Francisco e após, descer até Los Angeles pela Highway 1 em pelo menos dois dias.

Entretanto, alteramos nosso roteiro inicial e incluímos alguns pernoites dentro de parques nacionais, como por exemplo em Joshua Tree e Grand Canyon. Com isso, não sobrou tempo hábil para conhecer São Francisco e a Highway 1 da forma como havíamos pensado.

Porém, fizemos essa escolha sem culpa pois optamos por priorizar os parques nacionais dos outros Estados visto que São Francisco tem acesso mais fácil para uma possível nova viagem.

Então, percorremos cerca de 250 km de Hollister até Monterey, já na Highway 1. A partir dai, muitas paradas na maravilhosa Pacific Coast Highway.

De motorhome pela Highway 1
De motorhome pela Highway 1

Além de diversos mirantes com visuais incríveis da costa, praias lindas e parques com cachoeiras, a rota cênica conta com a principal atração: Big Sur.

Esse é um roteiro bastante popular, mais precisamente partindo de São Francisco à Los Angeles, um total de 730 km.

Ao final do dia, após cerca de 400 km rodados, chegamos em Rincon Beach para nossa última noite a bordo de nosso motorhome. Á beira da praia, com uma vista linda e o barulho do mar, mais um pernoite gratuito.

Nossa última noite de motorhome na Califórnia, em Rincon Beach
Nossa última noite de motorhome na Califórnia, em Rincon Beach

Aproveitamos para arrumar nossas malas pois a entrega do motorhome seria na manhã seguinte.

Dia 16 – Entrega do Motorhome em Los Angeles

Ainda distante cerca de 100 km de Los Angeles, tivemos mais todo esse percurso à beira mar, passando por Malibu e Santa Mônica.

Fizemos o Dump Station dentro da cidade e após, fomos realizar a entrega do motorhome.

Conforme explicamos em nosso e-book Motorhome: Guia Completo, a entrega, assim como a retirada, são etapas muito importantes pois é quando se confere todos os itens e possíveis defeitos do veículo.

Se acaso a checagem durante a retirada do motorhome não é feita com atenção com a anotação de detalhes, pode haver cobrança para reparos de itens identificados na devolução.

Depois que todos os trâmites foram finalizados, fomos de UBER para o Aeroporto e nos despedimos de Los Angeles.

Considerações Finais da viagem de motorhome pelo oeste dos Estados Unidos

Quer saber como alugar um Motorhome ainda no Brasil? Fizemos um post explicando como você deve proceder.

Em nossa opinião, a melhor forma de conhecer esses destinos é fazendo uma road trip, seja de carro ou de motorhome. Montar base em uma cidade e fazer bate e volta acaba sendo mais cansativo e por vezes, inviável.

Poder pernoitar dentro dos Parques Nacionais e ter mais tempo de aproveitar ao máximo todas as belezas dos destinos foi uma das coisas que mais gostamos. Além disso, poder experimentar a vida de camping tão comum entre os norte americanos foi incrível.

Se acaso fossemos realizar o mesmo roteiro de carro, pernoitando em hotéis, não teríamos tempo hábil para realizar todo o trajeto e a viagem teria um custo mais alto do que viajando de motorhome.

Então, se você ficou com vontade de viver essa experiência a bordo de um motorhome, clique aqui e faça sua cotação.

Importante ressaltar que, realizando a reserva através de nosso site, você terá acesso aos melhores veículos com excelentes preços e ainda nos ajuda, pois o site nos paga uma pequena comissão pela indicação.

Assim, conseguimos monetizar nosso trabalho e continuar produzindo conteúdo gratuito e de qualidade para o Blog. E nós, te agradecemos de coração.

Mas agora nos conte, o que achou do roteiro? Incluiria ou tiraria algum destino? Ficou com alguma dúvida? Fique a vontade para comentar pois o Blog tem mais vida com a sua participação.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Luciana Torezan

Paulista, 38 anos, servidora pública. Muito comunicativa e curiosa, tem paixão pelos animais e pela natureza, ama conhecer lugares e vivenciar culturas diferentes. Amante de trilhas e cachoeiras, está sempre motivada a botar o pé na estrada e ir atrás de novas aventuras. Tem prazer em compartilhar dicas e é a responsável pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Achei ótimo. Gostaria de saber o custo total desta viagem feita por vocês, para ter uma ideia, já que os custos variam conforme o gosto do cliente.

    1. Bom dia CLAINILTON, desculpe pela demora. Então, como você mesmo disse, os custos variam de acordo com o gosto do cliente.
      O que posso falar em relação aos custos desta viagem:
      – Locação do Motorhome para 16 dias com pacote de 3000 milhas incluso e seguro. US$ 1.800,00
      – Compras essenciais para os 16 dias em mercados como WalMart: US$ 250,00
      – Combustível para rodar 4.700 km: US$ 1.270,22
      – Entrada para todos os Parques Nacionais anual: US$ 80,00
      – Gasto com Campings e Dump Station: US$ 100,00

      Vale lembrar que o combustível nessa região é muito mais caro. Como exemplo, enquanto na Califórnia pagávamos cerca de US$ 4,26 o galão, e no Arizona sai por US$ 2,80 o galão.
      Na Região da Califórnia, foi o local mais caro em relação ao preço do combustível. Encontramos em Cameron, combustível a US$ 2,80 o galão.
      Só para ter uma idéia, enquanto na Califórnia era necessário US$ 120,00 para colocar meio tanque, em outros Estados gastávamos cerca de US$ 80,00 em média.
      Vale lembrar ainda que pegamos um MotorHome grande, sendo que existem opções mais econômicas e que consomem menos.

  2. Olá Luciana e Euclides. Estamos planejando uma viagem parecida mas mais curta. Vi no post que vcs iriam falar mais sobre Lake Tahoe. Alguma previsão? Esse será um dos nosso principais pontos de parada e estou pesquisando sobre lugar para o RV e quantos dias. Me avise se vc tem alguma previsão para estas dicas ;). Obrigada!!

    1. Oie Raquel, tudo bem? Que delicia, vocês vão amar!! Para adiantar, por ainda não ter previsão para esse post, me envia um e-mail para [email protected] que te ajudamos com essas dúvidas. Beijos, Lu

  3. Olá, tudo bem? Estou planejando uma viagem parecida e tenho algumas duvidas. A primeira é com o tamanho do motorhome de vocês pois eu estou pesquisando um Class C 22-24′ da empresa Road Bear. Vocês acham que terei problemas com o tanho do RV, para entrar em parques etc? A segunda, gostaria de saber se vocês conhecem essa empresa ”Road Bear”. Obrigada, adorei o blog!

    1. Oie Ana, tudo bem e com você? Que delícia que está planejando essa viagem. Você vai amar, com certeza. Sobre o tamanho do motorhome, nesse tamanho não há restrições nos parques, pode ficar tranquila. O que alugamos nessa viagem era tamanho 24′. Já com relação à empresa Road Bear, ainda não tivemos oportunidade de viajar em veículos da empresa mas vimos boas avaliações de pessoas que já utilizaram. Você fez a cotação pelo link que fornecemos no Blog? Através dele, você encontra excelentes ofertas, vale muito a pena. Se precisar de ajuda para encontrar bons descontos, escolher seu motorhome ou tiver qualquer outra dúvida, pode nos enviar um e-mail pois teremos o prazer de te ajudar. Beijos, Lu
      [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar