Motorhome, viagem mais procurada pós pandemia

Viagem de motorhome está sendo a opção de viagem mais procurada para o período pós pandemia. A busca pela segurança e pelo distanciamento social são intenções de quem inicia os planos para viajar quando for seguro.

motorhome-red-canyon-utah
De motorhome em Red Canyon – Bryce Canyon, Utah

O receio de uma nova onda de contágio do coronavírus tem feito com que as pessoas pensem em novos detalhes ao planejar suas viagens para um momento seguro.

Viagens regionais, com veículo próprio, destinos de ecoturismo, fora de aglomerações, são algumas das alternativas. Contudo, a busca por viagens de motorhome tem aumentado exponencialmente e tem chamado a atenção pelas vantagens que oferece.

motorhome foto noturna death valley california
De motorhome no Death Valley National Park, Califórnia

Segurança em viagem pós pandemia

Com o controle do avanço do coronavírus, diversos países, principalmente da Europa e América do Norte, iniciaram a liberação de suas fronteiras para certos visitantes.

Contudo, mesmo com essa flexibilização e liberação nas restrições de isolamento, as pessoas não querem deixar a segurança de lado.

Por isso, as viagens de férias tem sido pensadas de modo diferente, pesquisando locais sem aglomerações e que atendam os padrões de higiene e segurança específicas para minimizar riscos de contaminação por Covid-19.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council,  sigla em inglês WTTC), juntamente com a Organização Mundial de Turismo, concederam o selo “Safe Travels” a alguns destinos considerados seguros para viajar. Dentre eles, Portugal, Arábia Saudita, Cancún, no México e Sevilha, na Espanha, por exemplo.

No Brasil, o Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo será concedido a destinos que estejam adequados ao padrão estabelecido, visando preparar o setor para a retomada do turismo.

Seguro viagem

Esse é um detalhe que muita gente deixa de fora no planejamento da viagem, mas que é fundamental. Afinal de contas, nunca sabemos quando um imprevisto pode acontecer, ainda mais em uma viagem pós pandemia.

Com a cobertura de um seguro de viagem, você terá a garantia que todo tipo de gasto com saúde e assistência jurídica será coberto.

Nunca viajamos, principalmente para o exterior, sem um bom seguro viagem pois problemas de saúde e gastos inesperados podem acabar com a tranquilidade durante as férias. E isso é algo que ninguém quer que aconteça.

Por isso, sempre contratamos nosso seguro viagem com a Real Seguros pois, além de oferecer as melhores coberturas, tem preços imbatíveis.

Para se ter ideia, um excelente seguro com cobertura de US$ 40.000 para uma pessoa durante 10 dias custa cerca de R$ 100,00. É um valor muito baixo a ser pago com tremendo benefício pois, além de seguro saúde, a cobertura inclui proteção à bagagens e até assessoria jurídica.

E tem mais, conseguimos desconto para nossos leitores então clique aqui, garanta no mínimo 10% de desconto e viaje tranquilo.

Aproveite para conferir o post que fizemos sobre as diferenças do Seguro Viagem contratado e do Seguro do cartão de crédito.

Tendências de viagem pós pandemia

Certos tipos de viagem tem se destacado como tendências pós pandemia visando a segurança e saúde anteriormente faladas.

Em pesquisas realizadas com público variado em diversos canais relacionados à viagens, o turismo doméstico desponta em primeiro momento, para planos ainda em 2020.

Entretanto, viagens internacionais tendem a ocorrer somente em 2021, quando se mostra grande volume de buscas para destinos internacionais. O Kayak aponta que os campeões nas intenções de viagem são Cancún, Santiago, Roma, Buenos Aires, Lisboa, bem como Estados Unidos, no topo da preferência dos brasileiros.

A regionalização é uma forte tendência em um primeiro momento, tanto no Brasil como no mundo. Os chamados “corredores do turismo” vem com um conceito de incentivar o turismo em países ou regiões vizinhas a curto prazo.

Para viagens nacionais, os destinos de ecoturismo tem sido uma grande pedida, mesmo com o vírus circulando de forma controlada. A ideia é aproveitar locais ao ar livre e o contato com a natureza, sem grande aglomeração de pessoas, mantendo assim o distanciamento.

Além disso, as viagens de carro vem sendo apontadas como uma saída momentânea para grande parte dos viajantes, de modo a evitar aeroportos do Brasil e tours compartilhados.

Aliado a isso, os viajantes também tem procurado por hospedagens menores e mais isoladas, que pretendem abrir as portas com um número reduzido de vagas, como por exemplo pousadas, casas de temporada e até mesmo campings.

Mas a grande surpresa foi o aumento exponencial nas buscas por viagem de motorhome, modalidade ainda pouco popular no Brasil.

motorhome joshua tree national park california

Assim como em uma viagem de carro, viajar de motorhome garante o distanciamento social pois o contato será com pessoas próximas que viajam juntas.

Entretanto, a maior vantagem da viagem de motorhome é ter sua própria hospedagem, banheiro e cozinha, que não precisarão ser compartilhadas com outras pessoas.

Viagem de motorhome pós pandemia

Sem dúvidas, a fase atual trouxe inúmeras mudanças no mundo, bem como diversas reflexões. A indústria do turismo, como um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus, precisou criar soluções para preparar a retomada do mercado.

motorhome estados unidos utah zion nationa park

O turismo massivo neste momento é praticamente impensável e por isso, atrações que antes eram lotadas, deverão reabrir com a capacidade limitada, evitando grandes aglomerações. Portanto, a alternativa mais viável, segura e confortável será buscar refúgio em meio à natureza.

Certamente, o turismo consciente deverá aumentar muito após este período de reflexão pelo qual estamos passando. Este é mais um dos fatores que vislumbra a experiência em um motorhome como uma excelente escolha.

pôr do sol joshua tree jumbo rocks campground motorhome

Para se ter uma idéia, pesquisas por viagem motorhome aumentaram 30% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A procura está tão grande que, um proprietário de empresa de locação na região de Austin, no Texas, disse que existe a possibilidade de não ter veículos suficientes para atender tamanha demanda.

Aliás, a busca por brasileiros interessados em viagem de motorhome aumentou 40%. Isso mostra o quanto os brasileiros estão cada vez mais criativos e dispostos a se aventurar em suas férias, mas sem deixar a segurança de lado.

Viagens de Motorhome são muito populares em outros países, como por exemplo nos Estados Unidos, Canadá, África do Sul e países europeus, onde possuem excelente infraestrutura de suporte aos viajantes.

campground waterloo region canada
Campground em Kitchener, Província de Ontário, Canadá

E pelo fato de a busca por destinos de natureza estar em alta, a preferência por viagem de motorhome desponta frente a outras modalidades.

Os Estados Unidos, país que figura como topo da lista de preferência dos brasileiros, é um excelente destino para viagem de natureza devido aos inúmeros parques nacionais espalhados por todo território.

Porque fazer uma viagem de motorhome pós pandemia

Conforme facilmente se nota, a pandemia do coronavírus trouxe, além de preocupação com a saúde, um cenário de instabilidade econômica, com alta na cotação de moedas estrangeiras, por exemplo.

Embora ainda que planejando viagem pós pandemia dentro ou fora do país, os viajantes tem pensado em formas para economizar.

Um estudo realizado pela CBRE Hotels Advisory Group, realizou a comparação dos custos de oito tipos de hospedagem com base em uma família hipotética de 2 adultos e 2 crianças.

Segundo o estudo, constatou-se que uma viagem de motorhome fica entre 27% e 62% mais econômica quando comparada aos demais tipos de hospedagens e viagens tradicionais.

Então, pensando na minimização dos custos, em destinos de natureza, na segurança e garantia do distanciamento social, uma viagem de motorhome pode ser considerada a melhor escolha.

de motorhome rota 66 califórnia

As vantagens são inúmeras pois, além de segurança, os visitantes ainda ainda terão a liberdade de escolher seus locais de parada e roteiro preferido, tudo isso ao ar livre, longe de aglomerações.

Além disso, os acessórios da hospedagem, como roupas de cama, banho e cozinha, serão utilizados somente pelas pessoas que fazem parte do grupo.

Você pode ainda comprar seus próprios utensílios de cozinha bem como roupas de cama e banho, não precisando usar os itens fornecidos pela empresa. Inclusive, esta é uma prática que adotamos por ser mais barato comprar do que alugar os kits da empresa.

interior do motorhome viagem de motorhome pós pandemia

Embora o mercado de viagem de motorhome esteja aquecido, com a queda na arrecadação durante o período de quarentena obrigatória em diversas partes do mundo, condições especiais para alugar um motorhome estão sendo oferecidas para quem planeja sua viagem pós pandemia.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio.
Ganhe desconto com o Cupom CASALABORDO

Nossas experiências em viagem de motorhome

Como apaixonados por road trip, o motorhome se tornou nossa forma favorita de viajar.

Desde a primeira experiência, em uma viagem de 11 dias pela Flórida, nos apaixonamos pela liberdade e vivência que a viagem de motorhome proporciona. Inclusive, elaboramos um post com dicas essenciais para uma viagem de motorhome na Flórida. Não deixe de conferir.

motorhome florida key west
De motorhome pela Flórida

Poder acordar cada dia em um novo lugar, com visuais diferentes, ter flexibilidade para mudar o roteiro, ficar mais em um local ou partir para o próximo. Tudo isso torna a viagem muito divertida e inesquecível.

Amanhecer-em-North-Tree-BLM Joshua tree califórnia
Amanhecer em Joshua Tree, na Califórnia.

Aliás, somado a tudo isso, muito conforto visto que é uma casa completa. Fizemos um post contando as várias vantagens de viajar de motorhome.

parte interna motorhome cozinha quarto viagem de motorhome pós pandemia

Na América do Norte, Europa e África do Sul, por exemplo, as viagens de motorhome são muito comuns então, a estrutura e segurança oferecidas são imensas.

Além disso, descobrimos o quanto as pessoas são receptivas com quem faz uma viagem de motorhome, durante nossa experiência de 13 dias pelo Canadá, na província de Ontário.

de motorhome no canada
De motorhome no Canadá

Nossa última viagem de motorhome foi pelo oeste americano em Novembro de 2019. Percorremos 4.500 km em 16 dias, cruzamos 4 Estados e conhecemos 7 parques nacionais. Sem dúvidas, o roteiro mais incrível de todos.

De Motorhome pelas estradas de Utah. viagem de motorhome pós pandemia
De Motorhome pelas estradas de Utah.

Se acaso está planejando uma viagem a bordo de um motorhome, saiba que pode fazer uma cotação e reservar seu veículo a partir de nosso blog, bastando clicar aqui.

Sempre usamos esse site para reservar motorhome e encontramos os melhores veículos com excelentes preços, além de muita praticidade e segurança.

motorhome por fora viagem de motorhome pós pandemia

Com toda nossa experiência, elaboramos o e-book “Motorhome: Guia Completo”, onde descrevemos todas as etapas, desde a escolha e reserva do veículo até a operação de suas funcionalidades. Um verdadeiro guia para ajudar os viajantes a curtirem ao máximo sua viagem de motorhome.

Considerações Finais

Assim como nós, sabemos que muitas pessoas estão ansiosas por sua viagem pós pandemia, quando for seguro. Mas mesmo com o contágio da COVID-19 controlado, não podemos descuidar da segurança.

Sem dúvidas, alugar um motorhome permite uma viagem muito segura e divertida.

Rincon Beach, Califórnia

A parte mais interessante de uma viagem de motorhome é a flexibilidade alcançada vez que casa já faz parte do carro. Com isso, é possível um maior deslocamento que, como consequência, permite explorar locais mais afastados, coisa que não seria possível caso escolhesse um hotel.

Em países onde este tipo de viagem é amplamente difundido, é comum encontrar famílias com crianças e animais de estimação praticando camping em motorhome. Então, é uma viagem que agradará toda a família.

Amanhecer no Death Valley National Park, Califórnia viagem pós pandemia

Como as preferências dos brasileiros para viagem pós pandemia tem sido destinos de natureza, estar a bordo de um motorhome fará toda diferença.

Como exemplo dos Estados Unidos, os parques nacionais são muito bem estruturados, bem como áreas de descanso gratuitas ao longo das estradas. Aliás, alguns parques já estão reabrindo justamente por ser uma atividade a céu aberto e com distanciamento.

viagem de motorhome pós pandemia

O que vale neste tipo de viagem é o planejamento. É possível realizar a locação de um motorhome ainda no Brasil, além de calcular todo roteiro a ser percorrido. Você encontra diversos posts sobre viagem de motorhome aqui em nosso Blog, os quais poderão sanar suas dúvidas.

viagem de motorhome pós pandemia

Se acaso optar por reservar seu motorhome através de nosso link, além de encontrar os melhores preços, poderá contar com nossa ajuda, desde o planejamento do roteiro até mesmo sanar dúvidas durante sua viagem.

Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Mas agora nos conte, curtiu a ideia de fazer uma viagem de motorhome pós pandemia? Deixe seu comentário pois o Blog tem mais vida com a sua participação.

Organize sua viagem com quem entende do assunto.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas pelos links do blog, você ganha descontos, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter nossa página no ar, sempre atualizada. Escolhemos nossos parceiros com base em nossas experiências e na qualidade dos serviços prestados.

Siga nossas redes sociais.

Instagram – @casalabordo

Facebook – Casal a Bordo

YouTube – Casal a Bordo

Twitter – @casalabordo

Euclides Torezan

Sul-matogrossense, 39 anos, servidor público. Um viajante nato, trilheiro, que ama animais, o contato com a natureza, trilhas e cachoeiras, esportes radicais e tudo o que envolve adrenalina. Apaixonado por motos e por tecnologia, é o responsável pelas imagens produzidas bem como edição de vídeos e do blog.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Nossa até agora não tinha conhecido a história de vocÊs durante essas viagens de motorhome, post super recomendado para quem for planejar sua próxima viagem!!! que bacana mesmo

  2. Uma viagem de motorhome é uma das coisas que eu ainda preciso fazer na vida. Acho muito legal! E, realmente, pensando em um pós-pandemia, o motorhome é uma ótima opção. Sem falar na total autonomia durante a viagem.

    Ótimo post!

    Um abraço!

  3. Nunca fiz uma viagem de Motorhome, mas tenho muita vontade. E acho uma boa ideia mesmo no pós pandemia. Muito legal o post.

  4. Eu adoro esses posts de vocês sobre viagem de motorhome! Também acho que no pós pandemia viajar de motorhome vai ser uma forma mais segura. Quero ter essa experiência, nunca tive!

  5. Tenho muita vontade de fazer uma viagem de motorhome, mas aqui pelo Brasil desconheço locais onde tenhamos segurança e que aceitem o pernoite dos motorhomes. Quem sabe no Canadá onde vejo que é muito mais equipado.

  6. Muito legal o post de vcs. Infelizmente no Brasil ainda nao tem estrutura e seguranca para viagens de home, mas esta crescendo o numero de adeptos a esse estilo.
    Torcemos que nossos políticos se interessem em fazer alguma coisa boa por esse segmento.
    Precisamos muito.
    E a pandemia veio tambem para mudancas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo